Servidor para Envio de Email

..:: Delsoft X  |  Gestão Tecnologia  |  Tecnologia  |  Cadastros  |  Servidor para Envio de Email

brsimples

 

..:: Última Modificação: 20 de Maio de 2014

..:: Janelas: WWTEC_CtaEnvEmailServidor, TEC_CtaEnvEmailServidor

 

br_Objetivo

 

Tem como objetivo configurar o servidor para envio de e-mails. Essa configuração vai ser utilizada pelo sistema para enviar e-mails de notificação, lembretes e alertas sobre as operações decorrentes do sistema Delsoft X.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Código

Neste campo, é informado o Código do Servidor de email, este código é gerado automaticamente pelo sistema após a confirmação do cadastro.

 

Descrição

Neste campo o usuário deverá informar a Descrição para o Servidor de e-mails. Essa descrição servirá para identificar os servidores de uma maneira mais rápida. Por exemplo: Gmail.

 

Host

Neste campo o usuário deverá informar o endereço virtual do host onde se encontra o servidor de e-mails (IP). Informar o endereço virtual do host onde se encontra o servidor de e-mails. Por exemplo: smtp.gmail.com

 

Porta

Neste campo o usuário deverá informar a porta de conexão para o endereço virtual do servidor de e-mails. Informar a porta de conexão para o endereço virtual do servidor de e-mails. Por exemplo: 587. 995.

 

Autenticação

Neste campo o usuário deverá informar se a conexão com o servidor requer autenticação. O campo possui duas opções: Sim ou Não, que indicam se deve usar autenticação na conexão com o servidor de e-mails.

 SIM - Se exige autenticação no servidor de envio de email.

 NÃO - Se não exige autenticação no servidor de envio de email.

 

Segurança

Neste campo o usuário deverá informar o protocolo de comunicação entre o sistema e o servidor de e-mails. O campo possui duas opções: HTTP ou HTTPS. HTTP: a conexão será direta e sem criptografia. HTTPS: a conexão será segura e será criptografada, garantindo a segurança e o sigilo dos dados trafegados pela rede.

 HTTP - O Hypertext Transfer Protocol (HTTP), em português Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos.1 Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

 HTTPS - (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

 

TimeOut

Neste campo o usuário deverá informar o tempo em segundos do Time Out de conexão. Informar o tempo em segundos do Time Out de conexão, ou seja, o tempo em que o sistema tentará conectar no servidor de e-mails até conseguir ou não a conexão. Por exemplo: 1. 25. 14.

importante

É importante que o endereço e a porta de conexão estejam corretas para o correto funcionamento da conexão e o envio dos e-mails do sistema.

 

Método de Acesso

Neste campo o usuário deverá selecionar o método de acesso ao servidor de envio de emails, é necessário escolher um dos métodos disponíveis dentro da caixa de seleção.

 

Tipo de Segurança

Quando selecionado o método de acesso Genexus, não será possível escolher o tipo de segurança, quando selecionado o método de acesso Java, o usuário poderá escolher um dos tipos de autenticação que ficarão disponíveis dentro da caixa de seleção:

 1. None

 2. SSL

 3. TLS

 

br_Passo_a_Passo

 

1.Através da tela abaixo, o usuário poderá efetuar a inclusão de um Servidor para Envio de Email, será exibida uma tela com os servidores já cadastrados.

wwtec_ctaenvemailservidor
 

2.Pressione o botão Insere para cadastrar um novo perfil, a seguinte tela será apresentada:

TEC_CtaEnvEmailServidor

3.O usuário deverá preencher todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos do manual.
 
4.Pressione o botão Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição é obrigatório!

Ocorre quando não é informado a Descrição do Servidor de e-mails.

 

ERRO: Host é obrigatório!

Ocorre quando não é informado Host do Servidor de e-mails.

 

ERRO: Porta é obrigatório!

Ocorre quando não é informado a Porta do Servidor de e-mails.