Tipo de Documento

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Tipo de Documento

brsimples

 

..:: Última Modificação: 28 de Junho de 2013

..:: Janelas: TDO_TipoDoc, WWTDO_TipoDoc

 

br_Objetivo

 

Cadastrar os tipos de documento que serão utiilzados durante a emissão das notas fiscais, esses tipos serão utilizados na movimentação do faturamento, emissão de nota fiscal, faturamento, montagem e fechamento de carga.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Código

Neste campo, é informado o Código do do Tipo de Documento, esse código é gerado automaticamente pelo sistema conforme a sequência de cadastro.

 

Descrição

Neste campo, é necessário informar a descrição do controle, deverá ser informada uma descrição que diferencie o a cadastro dos demais tipos cadastrados.

 

Sigla

Neste campo, é necessário informar uma Sigla para identificação do Tipo de Documento, esta sigla servirá para a identificação do cadastro do tipo de documento.

 

Indicador do Tipo de Título - (SPED Fiscal ICMS/IPI)

Neste campo, é necessário informar o Indicador do Tipo de Título, este indicador servirá para futuras movimentações de emissão de nota fiscal, faturamento, montagem e fechamento, deverá escolher o Tipo de Título, dentro de uma caixa de opções.

 00. Duplicata - Quando o Tipo do Título for referente a uma Duplicata.

 01. Cheque - Quando o Tipo do Título for referente a um Cheque.

 02. Promissória - Quando o Tipo do Título for referente a uma Nota Promissória.

 03. Recibo - Quando o Tipo do Título for referente a um Recibo.

 

Exportar para o Bloco - (SPED Fiscal PIS/COFINS)

Neste campo, é necessário informar se o Tipo de Documento será Exportado para o Bloco, essa exportação servirá para importação dos dados das movimentações de emissão de nota fiscal, faturamento, montagem e fechamento, no SPED Fiscal, deverá escolher o que será exportado, dentro de uma caixa de opções.

 01. Nenhum: Quando o nenhuma informação for exportada durante as movimentações.

 02. A - Documentos Fiscais - Serviços (ISS): Quando os documentos fiscais de serviço forem exportados, deverá selecionar esta opção.

 03. F - Demais Documentos e Operações: Quando os demais documentos e operações forem exportados, deverá selecionar esta opção.

 

Considerar a Data de - dos Títulos (SPED Fiscal PIS/COFINS)

Neste campo, é necessário informar se Considerar as datas de Emissão, Vencimento e Pagamento dos Títulos SPED Fiscal, durante as movimentações, deverá escolher o que será considerado na movimentação, dentro de uma caixa de opções.

 01. Emissão: Quando considerar a data de emissão durante as movimentações.

 02. Vencimento: Quando considerar a data de vencimento durante as movimentações.

 03. Pagamento: Quando considerar a data de pagamento durante as movimentações.

 

Parâmetros

 

Contabilizar pelo Cliente / Fornecedor?

Neste campo, é necessário informar se durante a movimentação, utilizando o tipo de documento, será realizada a contabilização pelo cliente/fornecedor, se a opção estiver selecionada, será realizada a contabilização durante as movimentações, se o campo estiver desmarcado, não será realizada nenhuma contabilização durante as movimentações quando utilizado o tipo de documento que esteja com o parâmetro desmarcado.

 

Contabilizar na Inclusão?

Neste campo, é necessário informar se será realizada a contabilização na inclusão da movimentação, se a opção estiver selecionada, será realizada a contabilização da nota durante a sua inclusão, se a opção estiver desmarcada, não será realizada nenhuma contabilização para a nota.

 

Contabilizar na Baixa?

Neste campo, é necessário informar se será realizada a contabilização na baixa da movimentação, se a opção estiver selecionada, será realizada a contabilização durante a baixa da nota, se a opção estiver desmarcada, não será realizada a contebilização na baixa da nota.

 

Tipo de Documento é Previsão?

As previsões financeiras são geradas para o controle financeiro da empresa. Para tal no momento da geração das previsões financeiras é necessário informar um Documento do Tipo Previsão.

Neste campo, é necessário informar se o tipo do documento é previsão, se a opção estiver marcada, durante a movimentação, o tipo de documento será considerado como previsão, se a opção estiver desmarcada, o tipo do documento não será considerado como previsão.

 

Regime de Caixa

É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. A regra geral é a seguinte:

 1. A despesa só é considerada Despesa Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi paga.

 2. A receita só é considerada Receita Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida.

Neste campo, é necessário informar se durante a movimentação o Regime de Caixa será considerado, se a opção estiver selecionada, o tipo de documento será relacionado ao regime de caixa, se a opção estiver desmarcada, o regime de caixa não será considerado na movimentação.

 

br_passo_a_passo

 

wwtdo_tipodoc

 

1.Pressione o botão Inserir que irá aparecer a seguinte tela:

tdo_tipodoc

 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Após gravar o tipo de documento, deverá acessar o cadastro do tipo do documento em modo de Alteração, o sistema irá habilitar uma nova aba Categorias, clique na aba para adicionar uma nova categoria ao tipo de documento, será aberta a seguinte tela:

 
associationtdo_tipodoctdo_tipodoccategoria

4.Associe a categoria desejada ao Tipo de Documento.

 

5.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição é Obrigatório!

Ocorre quando a descrição não é informada.

 

ERRO: Sigla é Obrigatório!

Ocorre quando a sigla não é informada.