Geração do Arquivo SPED Fiscal ICMS/IPI

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Fiscal  |  Geração de Arquivos  |  SPED Fiscal ICMS/IPI

brsimples

 

..:: Última Modificação:  1 de abril de 2015

..:: Janelas: FIS_SPEDFiscalICMSIPIWP

 

br_Objetivo

 

Gerar o Arquivo do SPED Contábil que é enviado para a Receita Federal.

 

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto no  6.022, de 22 de janeiro de 2007, que o definiu da seguinte maneira:

“Instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.”

O projeto SPED tem como objetivos principais:

- promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações

contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais de acesso.

- racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores; e

- tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

 

br_Campos

 

Seleção

 

Filial

Neste campo é carregada a filial para a qual será realizada a geração do SPED Contábil, essa informação virá preenchida automaticamente pelo sistema.

 

Data Inicial, Data Final

Nestes campos, o usuário deverá informar a data inicial e final de geração do SPED Contábil, por padrão o sistema trará os campos preenchidos, com o intervalo de um mês, para que seja realizada a geração do SPED.

 

Plano de Contas

Neste campo o usuário deverá selecionar o plano de contas que será utilizado para a geração do SPED Contábil, é necessário escolher um dos planos de contas disponíveis dentro da caixa de seleção.

 

Gerar Arquivo Centralizado na Matriz

Através da seleção desde campo, o usuário poderá definir se o arquivo do SPED a ser gerado, deverá ser centralizado na matriz, se a opção permanecer desmarcada, o arquivo não será gerado na matriz.

 

Gerar Arquivo com Plano de Contas Referencial

Através da seleção desde campo, o usuário poderá definir se o arquivo do SPED a ser gerado deverá gerar com o plano de contas referencial, se a opção permanecer desmarcado, o arquivo não será gerado com o plano de contas referencial.

 

Gerar Arquivo com Registro J930 - Qualificação 203 - (Diretor - conforme tabela DNRC)

O registro J930 - Qualificação 203 - Diretor, quando selecionado identifica os signatários da escrituração na geração do arquivo para o SPED Contábil, se a opção permanecer desmarcada, o arquivo não será gerado.

 

Gerar Arquivo com Registro J930 - Qualificação 205 - (Administrador - conforme tabela DNRC)

O registro J930 - Qualificação 205 - Administrador, quando selecionado identifica os signatários da escrituração na geração do arquivo para o SPED Contábil, se a opção permanecer desmarcada, o arquivo não será gerado.

 

Gerar Arquivo com Registro J930 - Qualificação 309 - (Procurador - conforme tabela DNRC)

O registro J930 - Qualificação 309 - Procurador, quando selecionado identifica os signatários da escrituração na geração do arquivo para o SPED Contábil, se a opção permanecer desmarcada, o arquivo não será gerado.

 

Gerar Arquivo com Registro J930 - Qualificação 900 - (Contador - conforme tabela DNRC)

O registro J930 - Qualificação 900 - Contador, quando selecionado identifica os signatários da escrituração na geração do arquivo para o SPED Contábil, se a opção permanecer desmarcada, o arquivo não será gerado.

 

Indicador de Situação no Início do Período        

 

Indicador de Existência de NIRE        

 

Indicador de Finalidade da Escrituração        

 

Indicador de Empresa de Grande Porte        

 

Leiaute        

 

Arquivo        

 

br_passo_a_passo

 

Para gerar o Arquivo do SPED Contábil.

ctb_spedcontabilwp

1.Preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
2.Clique em Gerar Arquivos para iniciar o processo de Geração do SPED Contábil.
 
3.Clique em CheckList para gerar uma lista das pendências para geração do SPED Contábil.