1-) Cadastro de Pelagens

Utilizado para fazer o cadastro das pelagens dos animais.

Para cadastrar uma nova pelagem, acesse a tela Cadastro de Pelagem dos Animais (wwcbv_pelagem) e clique no botão clip0059.

Com a tela Cadastro de Pelagem dos Animais (cbv_pelagem) aberta preencha o campo Descrição da Pelagem e clique no botão Confirmar. O campo Código da Pelagem será gerado automaticamente.

CBV_Pelagem

 

2-) Cadastro do Produto para Controle de Bovinos e Vacinas

Os gados e vacinas deverão ser cadastrados como produtos no sistema e marcados para fazer o controle de bovinos ou de vacinas. Para isso, cadastre o produto normalmente pela tela Produto (wwpro_produto) e, para utilizar o controle de bovinos, vá até a aba Controle de Bovinos e marque o campo Produto para controle de bovinos ou, para utilizar o controle de vacinas, vá até a aba Vacinas e marque o campo Produto para controle de vacina e informe o Código da Vacina.

As cabeças de gado ou as vacinas podem ser inseridas manualmente utilizando o botão clip0059 ou utilizar a tela de inclusão pela nota de entrada.

 

3-) Cadastro de Lotes de Bovinos

Para um melhor controle do gado, os mesmo são divididos em lotes, que podem ser separados em lotes com gado apenas masculino, apenas feminino ou misto.

No lote também deve ser informada a data de início do lote para controlar a idade (tempo) em meses do lote e, quando informado a data de término, o lote estará encerrado.

Para fazer o cadastro de um lote, abre a tela Cadastro de Lotes dos Bovinos (wwcbv_lote) e clique no botão clip0059. Na tela Cadastro de Lotes dos Bovinos (cbv_lote), informe os campos Lote, Descrição do Lote, Sexo do Lote, e Data de Início.

cbv_lote

Após o cadastro do lote, serão apresentadas as abas Vacinas (que apresentará as vacinas aplicadas ao lote) e Gado (que apresentará as cabeças de gado associadas ao lote).

Para encerrar um lote, utilize o botão clip0060 na tela Cadastro de Lotes dos Bovinos (wwcbv_lote).

 

4-) Cadastro de Áreas de Pastagem

Para fazer o manejo do gado, as fazendas são subdivididas em áreas de pastagem, onde, periodicamente, a pastagem é replantada e o sistema deve fazer o controle das sementes e insumos utilizados nessa pastagem. O gado é colocado nessas áreas de pastagem de forma rotativa, por isso os lotes de gado devem manter um histórico de utilização da área de pastagem.

O cadastro de uma nova área de pastagem deve ser feita pela tela Cadastro de Áreas de Pastagem (wwcbv_pastagem), clicando no botão clip0059. Ao abrir a tela Cadastro de Áreas de Pastagem (cbv_pastagem) informe o campo Descrição da Área e clique no botão Confirmar.

cbv_pastagem

Depois que a área de pastagem estiver cadastrada, será apresentado um “GRID” com os históricos da pastagem.

 

5-) Manutenção do Histórico da Pastagem

Para incluir um histórico de novo plantio da área de pastagem e fazer a manutenção dos insumos utilizados e dos lotes de gado que foram colocados nessa pastagem, utilize a tela Histórico da Pastagem (ExtraWWCBV_PastagemHistoricoIncluir).

Para fazer a inclusão, clique no botão clip0059 e, na tela Histórico da Pastagem (cbv_pastagemhistorico) selecione a Filial/Fazenda, o Código da Área, a Data do Plantio, Área Plantada (ha) e o Código da Semente e clique no botão Confirmar.

CBV_PastagemHistorico

Depois que o histórico estiver cadastrado, serão apresentadas as abas Histórico de Gado e Histórico de Insumos. Estas abas podem utilizadas para fazer a manutenção dos lotes de gado que estão na pastagem e dos insumos aplicados na pastagem ou pode ser utilizados os botões , para fazer a aplicação de insumos na pastagem, e clip0058, para incluir os lotes de gado na pastagem, abrindo as tela abaixo.

CBV_PastagemInsumoAplicar

CBV_PastagemGadoIncluir

 

6-) Cadastro de Bovinos e Vacinas pelas Notas Fiscais de Entrada

Para cadastrar as cabeças de gado e as vacinas utilizando as notas de entrada, acesse a tela Itens da Nota Fiscal de Entrada (extrawwnfs_notafiscalentradaitembovinos), onde serão listados os itens das notas de entrada que possuem produtos que fazer o controle de bovinos ou de vacinas.

Para fazer a entrada dos bovinos, selecione o item que faz controle de bovino e clique no botão clip0057 e, na tela que abrir, informe o número do brinco, uma descrição, a pelagem, o peso, a data de nascimento e o lote dos animais e depois clique no botão Confirmar.

cbv_bovinosentrada

Para fazer a entrada das vacinas, selecione o registro desejado e clique no botão clip0056 e, na tela que abrir, preencha os campos Lote, Quantidade e Validade e clique no botão Confirmar.

CBV_LoteVacina

 

7-) Aplicação de Vacinas

Utilizado para gerenciar as vacinas aplicadas nos lotes de bovinos, para utilizá-lo, acesse a tela Aplicação de Vacinas (ExtraWWCBV_VacinaAplicar), selecione a vacina e clique no botão clip0055 e informe os campos Filial/Fazenda, Lote, Data da Vacinação e Quantidade (quantidade aplicada para o lote) e clique no botão Confirmar.

CBV_LoteVacinaAplicar

Se a quantidade informada for inferior a quantidade disponível, o sistema irá manter a vacina em aberto com a a quantidade restante.