Cadastro de Produtos

..:: Delsoft X  |  Gestão de Suprimentos  |  Compras  |  Cadastros | Cadastro de Produtos

brsimples

 

..:: Última Modificação: 11 de fevereiro de 2015

..:: Janelas: PRO_Produto

 

br_Objetivo

 

Registrar todos os produtos e serviços que irão ser movimentados no sistema, bem como informações suas informações, características e outras particularidades.

 

br_Campos

atencao

Serão aqui apresentadas as informações necessárias referente à duas abas do Sistema: Geral e Inf.Fiscal. Somente após o preenchimento das informações necessárias nestas abas que o usuário poderá clicar em Confirmar, liberando as demais abas para prosseguir com o cadastro acessando os devidos manuais através dos links disponibilizados no tópico Passo a Passo ou através da navegação de tópicos do próprio manual.

 

atencao

Não será possível mudar o tipo de controle de um produto se o mesmo já foi utilizados em notas fiscais.

 

atencao

Quando o produto é controlado por Lote e já exista movimentação não será possível alterar o campo Lote no cadastro.

 

Aba Geral

Informações Gerais

 

Produto

Neste campo o usuário deve informar o código para o produto, numérico ou nome do produto, caso o campo não seja preenchido, será gerado automaticamente um número sequencial para o produto a ser cadastrado.

 

Descrição

O usuário deve, neste campo, informar o Nome do produto, descrevendo da melhor maneira para identificá-lo mais facilmente entre os demais produtos cadastrados.

 

Grupo

Neste campo o usuário deverá informar, escolhendo através de um prompt de pesquisa, a qual Grupo o produto a ser cadastrado pertencerá. Posteriormente será muito utilizado para relatórios, onde poderá ser filtrado apenas por algum Grupo.

 

Subgrupo

Neste campo o usuário deverá informar, escolhendo através de um prompt de pesquisa, a qual Subgrupo o produto a ser cadastrado pertencerá. Posteriormente será muito utilizado para relatórios, onde poderá ser filtrado apenas por algum Grupo e o Respectivo Subgrupo.

 

Família

Neste campo o usuário deverá informar, escolhendo através de um prompt de pesquisa, a qual Família o produto a ser cadastrado pertencerá. Posteriormente será muito utilizado para relatórios, onde poderá ser filtrado apenas por algum Grupo, respectivo Subgrupo e Família.

 

Subfamília

Neste campo o usuário deverá informar, escolhendo através de um prompt de pesquisa, a qual Sub Família o produto a ser cadastrado pertencerá. Posteriormente será muito utilizado para relatórios, onde poderá ser filtrado apenas por algum Grupo, respectivo Subgrupo, Família e Subfamília.

 

Unidade Medida  

O usuário deve neste campo, selecionar  através de um prompt de pesquisa qual a unidade de medida do produto a ser cadastrado, escolhendo entre unidades que já devem estar previamente cadastradas em Unidade de Medida (wwpro_unidademedida).

 

Tipo de Controle do Estoque

O usuário poderá através deste campo, selecionar qual será o Controle de Estoque a ser aplicado a este produto, selecionando entre quatro opções:

1.Estoque Total: Utiliza-se este campo quando será controlado Valor e Quantidade do produto;
2.Estoque Físico: Utiliza-se este campo quando será controlado apenas Quantidade do produto;
3.Débito Direto: Utiliza-se esta opção caso o produto não será controlado pelo estoque, terá saída imediata;
4.Consignado: Utiliza-se esta opção caso o produto seja terceirizado.

 

Tipo de Custo

O usuário irá, neste campo, informar o Tipo de cálculo pra o custo médio do produto, para realizar o Fechamento de Custo, selecionando entre as opções:

1.Custo Médio;
2.Custo Padrão;
3.PEPS: Quando selecionada esta opção, a movimentação do estoque ocorrerá de forma que o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai;
4.UEPS: Quando selecionada esta opção, a movimentação do estoque ocorrerá de forma que o Último que Entra é o Primeiro que Sai.

 

Peso Líquido

Neste campo, o usuário poderá discriminar o peso Líquido do produto, que é o peso do produto sem contar a embalagem e qualquer outra coisa que esteja incluída no pacote.

 

Peso Bruto

Neste campo, o usuário poderá discriminar o peso Bruto do produto, que é a soma do peso do produto, mais a embalagem.

 

Volume

Neste campo, o usuário poderá discriminar o Volume do produto.

 

importante

Os dados informados nos campos Peso Líquido, Peso Bruto e Volume serão posteriormente levados à Nota Fiscal.

     

Código Antigo

Caso o usuário migrou de algum outro sistema para o Delsoft X, poderá neste campo inserir o código que o produto possuía no sistema antigo, afim de agilizar as movimentações podendo o usuário já inserir o código antigo ao procurar pelo produto, através do prompt de pesquisa.

 

Descrição Técnica do Produto

Neste campo o usuário poderá informar as especificações técnicas do produto, ou, caso o nome foi simplificado no campo Descrição, o usuário poderá cadastrar o nome completo do produto.

 

Referência

O usuário pode, neste campo, informar uma referência do produto oriunda da Nota Fiscal do Fabricante do Produto.

 

Validade

Neste campo é possível o usuário informar a Validade do produto, informando o número e, no campo ao lado o tipo. Por exemplo, se o produto terá validade de um ano, o usuário deve informar o número 1 e no campo ao lado a opção Ano.

 

importante

Os campos Tipo de Tipo de Produção (IPPT) e Cálculo (IAT) são pré-requisitos para a Homologação do PAF, não sendo necessário sofrer alterações por parte do usuário do sistema.

 

Tipo Validação na Conferência

O campo definirá se, na aprovação do Pedido de Vendas, o sistema exige ou não a conferência do item. 

Caso o usuário selecionar a opção:

1.Valida pelo Código de Barras Total: Será validado todos os produtos do pedido;
2.Valida pelo Código de Barras Unitariamente: Será validado cada produto do pedido, através do código de barras cadastrado para o produto na aba Código de Barra.

 

Genérico

Através deste campo, se o produto for marcado como genérico, o usuário poderá alterar a Descrição do Produto nas movimentações do sistema.

       

Controlado por Lote

Caso este campo for habilitado, todas as movimentações efetuadas com este produto que houver o campo Lote, este passará a ser obrigatório.

importante

Documento de Importação – Origem Direta ou Trading - Regra para Nota Fiscal de Saída

1.Se o Produto for Controlado por Lote (WWPRO_Produto – aba Geral);
2.Verifica o Lote informado no Item da Nota Fiscal;
3.Através do Produto e Lote informados, localiza a Nota Fiscal de Entrada verificando o Documento de Importação (informado no Item da NF de Entrada – para as NFs com a situação de Concluída);
4.Do cadastro de Documento de Importação (WWNFS_DocImportacao) a Origem da Importação (D – Direta ou T – Trading) será considerada para a localização da Regra do Imposto.

 

Preço dos valores da Composição

O usuário deverá habilitar este campo caso queira definir que o produto terá os preços dos produtos na composição.

 

Embalagem Retornável

O campo deve ser habilitado caso o produto possua embalágem retornável. Será utilizado posteriormente caso seja solicitado relatório de produtos que possuam esse tipo de embalagem.

 

Grade

Se este campo for habilitado, ao selecionar o produto em alguma movimentação, o sistema habilitará o botão Grade, na qual o usuário deverá acessá-la e informar a grade do produto para então seguir com o cadastro do item na movimentação.

 

Utiliza Co-Produto na Produção

Deve-se neste campo informar, se for o caso, um co-produto para o produto em questão. Por exemplo, em uma indústria que produz leite UHT, será gerada uma ordem de fabricação para a produção deste produto, mas a empresa também produz nata, e durante a produção do leite UHT o produto Nata é produzido.

 

Produto é Controlado

Quando um produto é controlado, por exemplo vacinas, torna-se obrigatório informar, no Frente de Caixa, um cliente específico diferente do cliente padrão.

 

Código Produto Vinculado  

Quando o campo: Gera Controle de Produto Vinculado, da tela Cadastro de Tipo de Controle (nfs_controle) estiver habilitado, no momento da geração da Nota Fiscal de Saída, o produto será substituído pelo produto inserido neste campo, o Produto Vinculado.

Exemplo: O processo pode acontecer no caso de uma venda de serviço sobre de um determinado produto, na qual, o produto inserido através da Nota Fiscal de Entada será substituído pelo código inserido neste campo para aquele produto na Nota Fiscal de Saída.

 

Letra

O usuário, no momento do cadastro de um novo produto, poderá informar uma Letra para diferenciá-lo, por exemplo, por setores, Setor A, B, C, assim sucessivamente. Será posteriormente utilizado para a Ordem de Fabricação, diferenciando estes setores.

 

Dimensões

 

Dimensões

Se o produto possuir dimensões, o usuário deverá definir entre as opções:

Dimensão Padrão - As informações preenchidas neste campo acompanharão o produto de forma apenas informativa.

Dimensão na Grade - Se o usuário selecionar esta opção, as informações preenchidas nos campos abaixo serão carregadas no módulo de Engenharia, Solicitação de Compra, Nota Fiscal de Entrada, entre outros lugares que informem as dimensões do produto.

importante_simbolo

Caso esta opção for selecionada, o campo Grade, citado acima, deverá ser habilitado.

 

Unidade das Dimensões        

Deve-se neste campo informar a Unidade de Medida utilizada para o controle das dimensões, por padrão, utiliza-se Milímetros (mm).

 

Conversor das Dimensões

Este campo tem a finalidade de realizar a conversão das Unidades de Medida, por exemplo, se é necessário converter Milímetros (mm) para Metros (m), deve-se neste campo informar o valor 1.000 (mil).

 

Conversor para Unidade do Produto

Este campo tem a finalidade de realizar a conversão da Unidade , por exemplo, se é necessário converter de m² para Kg.

 

Comprimento Bruto

Este campo, apenas de caráter informativo, poderá conter os dados sobre Comprimento do Produto.

 

Largura Bruto

Este campo, apenas de caráter informativo, poderá conter os dados sobre Largura do Produto.

 

Espessura Bruto

Este campo, apenas de caráter informativo, poderá conter os dados sobre  do Produto.

 

Comprimento Líquido

Informar o comprimento líquido do produto.

 

Largura Líquido

Informar a largura líquido do produto.

 

Espessura Líquido

Informar a Espessura Líquido do produto.

 

Medida de Comprimento

Informar a Medida de Comprimento, selecionando uma entre as opções:

1.(Nenhum);
2.Milímetros;
3.Centímetro;
4.Metro.

 

Metros Cúbicos

Informar o valor em Metros Cúbicos do produto.

 

Fórmula para Calcular Dimensão

Este campo será utilizado caso, no campo Dimensões, estiver selecionada a opção Dimensão na Grade e deve conter a fórmula para calcular a dimensão do produto, por exemplo: Compr * Larg / 100.

 

Cadastro

 

Usuário do Cadastro

O campo será carregado automaticamente com o nome do usuário que cadastrou o produto. No caso de cadastro de um produto novo, será carregado com o usuário logado no momento. Caso o usuário queira editar um Produto já cadastrado no sistema, este campo informará o usuário que realizou o cadastro do produto no sistema.

 

Data/Hora do Cadastro

O campo é carregado automaticamente com a Data e Hora do cadastro do Produto. No caso de um novo produto, será carregado com a data e horário atual. Caso o usuário acesse esta tela através do botão Editar, o campo informará a data e horário que o usuário realizou o cadastro do Produto no sistema.

 

Usuário Última Alteração

O campo será carregado automaticamente com o nome do usuário que realizou a ultima alteração no sistema para este produto. No caso de um novo cadastro, este campo não terá nenhuma informação.

 

Data/Hora Última Alteração

O campo é carregado automaticamente com a Data e Hora que foi realizada a ultima alteração no sistema para este Produto. No caso de um novo cadastro, este campo não terá nenhuma informação.

 

Aba Inf. Fiscal

Fiscal

 

Origem

Neste campo, o usuário deverá definir a origem do produto, escolhendo entre as opções:

0. Nacional;

1.Estrangeira - Importação Direta;
2.Estrangeira - Adquirida no Mercado Interno;
3.Nacional - Mercadoria ou Bem com Conteúdo de Importação Superior a 40%;
4.Nacional - Cuja Proteção Tenha Sido Feita em Conformidade com os Processos Produtivos Básicos;
5.Nacional - Mercadoria ou Bem com Conteúdo de Importação Inferior ou Igual a 40%;
6.Estrangeira - Importação Direta, sem Similar Nacional, Constante em Lista de Resolução CAMEX;
7.Estrangeira - Adquirida no Mercado Interno, sem Similar Nacional, Constante em Lista de Resolução CAMEX.

 

NCM

NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM na sua documentação legal (nota fiscal, livros legais, etc.), cujo objetivo é classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul.

 

CNAE

A CNAE é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país. Trata-se de um detalhamento aplicado a todos os agentes econômicos que estão engajados na produção de bens e serviços, podendo compreender estabelecimentos de empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (pessoa física) .

 

Serviço Principal

Quando o produto é Serviço, este campo deve ser preenchido com o serviço principal do produto, o usuário irá definir entre uma lista de opções, regidas pela LC 116/03, previamente cadastradas em Gestão Administrativa | Fiscal | Cadastros | Lista de Serviços LC 116/03.

 

Serviço Secundário

Quando o produto é Serviço, este campo deve ser preenchido com o serviço secundário do produto, o usuário irá definir entre uma lista de opções, regidas pela LC 116/03, previamente cadastradas em Gestão Administrativa | Fiscal | Cadastros | Lista de Serviços LC 116/03.

 

Gênero do Item

O gênero do Item, geralmente composto pelos primeiros dígitos do NCM, servirá para análise de dados no envio da nota so SEFAZ, os dados contidos neste campo deverão estar de acordo com a informação inserida no campo NCM, caso contrário, ocorrerá problemas ao gerar o XML.

 

Tipo de Ligação

Para Notas Fiscais de Entrada de Consumo de Energia Elétrica, o campo deve ser preenchido com o Tipo de Ligação do produto, se é Monofásico, Bifásico ou Trifásico, caso contrário, permanece a opção Nenhum. Esta informação estará contida no campo 26 do registro C500 no SPED Fiscal ICMS/IPI.

 

Grupo de Tensão

Para Notas Fiscais de Entrada de Consumo de Energia Elétrica, o campo deve ser preenchido com o Grupo de Tensão do produto, se é Monofásico, Bifásico ou Trifásico, caso contrário, permanece a opção Nenhum. Esta informação estará contida no campo 27 do registro C500 no SPED Fiscal ICMS/IPI.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Grupo Cadastrado.

Ter Sub-Grupo Cadastrado.

Ter Família Cadastrada.

Ter Sub-Família Cadastrada.

Ter Unidade de Medida Cadastrada.

 

br_passo_a_passo

 

WWPRO_Produto

1.Para incluir um Produto com Descrição Formatada pressione o botão Insere.
 
2.Para incluir um novo registro, pressione o botão Insere;

pro_produto

3.Preencher os campos da aba Geral segundo o tópico Campos deste manual;
4.Clicar na aba Inf.Fiscal;

PRO_Produto_abaInfFiscal

5.Preencher os campos da aba Geral segundo o tópico Campos deste manual;
6.Pressione em Confirmar para salvar as alterações e liberar as demais abas;
7.Para Cadastrar uma nova Filial para produto pressione o botão Insere da aba Filial;
8. Para Cadastrar uma nova Característica pressione o botão Insere da aba Características;
9. Para Cadastrar uma nova grade no produto vá até a aba Grades e pressione o botão Insere;
10. Para Cadastrar um novo código de barras vá até a aba Código de Barra e pressione o botão Insere;
11. Para Cadastrar um novo Conversor de Unidade vá até a aba Conversor de Unidade e pressione o botão Insere;
12. Para Cadastrar um novo Similar vá até a aba Similares e pressione o botão Insere;
13. Para Cadastrar uma nova imagem vá até a aba Imagem;
14. Para Consultar um Log da Descrição vá até a aba Log de Descrição;
15. Para cadastrar o produto como Produto Perigoso vá até a aba Produto Perigoso;
16. Para inserir Co-Produtos ao produto cadastrado vá até a ava Co-Produto e pressione o botão Insere;
17. Para anexar arquivos à este produto vá até a aba Anexos.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição do Produto é obrigatório!

Ocorre quando o campo Descrição não é preenchido.

 

ERRO: Código do Produto é Obrigatório!

Ocorre quando o campo Código não é preenchido, e nos parâmetros de cadastro a opção "Permite Código de Produto Sequencial'' não estiver marcada.

 

ERRO: Grupo é obrigatório!

Ocorre quando o campo Grupo não é preenchido.

 

ERRO: Subgrupo é obrigatório!

Ocorre quando o campo Subgrupo não é preenchido.

 

ERRO: Produto possui movimentação, não é possível alterar o campo Grade ou Composto!

Ocorre na tentativa de alterar a grade ou composto de um Produto que já foi movimentado.

 

ERRO: Não é possível marcar as opções Grade e Composto no mesmo produto!

Ocorre na tentativa de marcar Grade e Composto para o mesmo produto.

 

ERRO: Existe valores não informados na Descrição Técnica!

Ocorre quando não foram informados valores na descrição técnica do produto, quando configurados para possuir Descrição .

 

ERRO: Unidade de Medida é obrigatório!

Ocorre quando não é informada uma uma unidade de medida.

 

  ERRO: Tipo de Arquivo para a Imagem é Inválido!

  Ocorre quando o tipo de imagem não possui um formato aceito (jpg, gif, jpeg, png).