Cadastro de Grupos

..:: Delsoft X  |  Gestão de Suprimentos  |  Estoque |  Cadastros  |  Grupo

brsimples

 

..:: Última Modificação: 22 de Outubro de 2013

..:: Janelas: WWPRO_Grupo, PRO_Grupo

 

br_Objetivo

 

O Cadastro de Grupo de Produtos tem o objetivo de classificar e dividir os produtos da empresa para facilitar consultas e filtros para relatórios.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Grupo

O campo pode ser informado manualmente com o código desejado, se o mesmo não for informado pelo usuário, o sistema preenche automaticamente com um número sequencial após a confirmação do cadastro do grupo.

 

Descrição do Grupo

Neste campo o usuário deverá informar o nome do grupo que está sendo cadastrado no sistema.

 

Grupo Tipo

Neste campo o usuário deverá definir o tipo de item do produto ligado ao grupo. A classificação é definida pela Receita Federal, sendo utilizado na geração do SPED e para classificar no ERP o tipo de produto.

 01. Mercadoria para Revenda: Produto adquirido para comercialização.

 02. Matéria-Prima: Mercadoria que componha física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. Mercadoria que será transformada dentro da empresa.

 03. Embalagem: Mercadoria adquirida para ser utilizada na embalagem de produtos.

 04. Produto em Processo: Produto que possua as seguintes características cumulativamente: oriundo do processo produtivo e preponderantemente consumido no processo produtivo.

 05. Produto Acabado: Produto que possua as seguintes características cumulativamente: oriundo do processo produtivo, produto final resultante do objeto da atividade economica da empresa, e pronto para ser comercializado.

 06. Subproduto: Produto que possua as seguintes características cumulativamente: oriundo do processo produtivo, mas não é objeto da produção principal da empresa, tem aproveitamento econômico, não se enquadra no conceito de produto em processo ou de produto acabado.

 07. Produto Intermediário: Aquele que, embora não se integra ao novo produto, for consumido no processo de industrialização.

 08. Material de Uso e Consumo: As mercadorias consumidas ou usadas no estabelecimento: a) aterial de Reposição cujo consumo não decorra de uma aplicação direta no processo industrial, tal como o esmeril em pedra utilizada na recuperação ou conservação de ferramentas. b) A que, mesmo consumida em decorrência da ação direta sobre o produto em fabricação, esta ação não esteja estreitamente vinculada ao processo industrial ou não seja inconsicionalmente necessária a efetiva obtenção do produto final. c) As partes, peças e acessórios de máquinas, adquiridos em separado das respectivas máquinas.

 09. Ativo Imobilizado: É o conjunto de bens e direitos que a empresa necessita para funcionar. Exemplos de bens:  Imóveis (terrenos, edífios e construções), máquinas, computadores, móveis, instalações e ferramentas. Exemplos de direitos: marcas, patentes e direito de uso.

 10. Serviços: Os produtos neste tipo são ações, processos e atuações. o conceito de serviço surge na genaralidade dos casos como oposto ao conceito de produto.

 11. Outros Insumos: As mercadorias utilizadas na produção, mas não diretamente ligados ao item produzido.

 12. Outras: As mercadorias não classificadas em nenhum dos itens acima.

 

Tipo de Controle de Estoque

A informação contida neste campo será utilizada nas movimentações de estoque.

 01. Estoque Total: O produto é classificado para controlar o estoque de quantidade e valor.

 02. Estoque Físico: O produto é classificado para somente efetuar o controle de quantidade no estoque, não considerando valor.

 03. Débito Direto: O produto é classificado para uso e consumo na empresa. Neste caso estes produtos podem entrar ou não no estoque, mas são baixados imediatamente após a entrada como uma despesa.

 04. Consignado: O produto é classificado como consignado (emprétimos, industrialização).

 

Tipo de Despesa

O tipo de despesa é utilizado no lançamento dos documentos de compra (solicitação, cotação e pedido de compra) e baixa de materiais (acerto de estoque e requisição de materiais) do ERP. No cadastro de grupo deve ser cadastrado quando todos os produtos deste grupo possuírem a mesma classificação de despesa. O tipo de despesa também será utilizado para classificação das formas de despesas/gastos da empresa.

 

Tipo de Receita

O tipo de receita é utilizado no lançamento dos documentos de vendas de mercadorias do ERP. No cadastro de grupo deverá ser cadastrado quando para todos os produtos deste grupo for a mesma classificação de receita. O tipo de receita também será utilizado para classificação das formas de receitas/ entradas da empresa.

 

br_Pre-requisitos

 

Possuir tipo de despesa previamente cadastrado (Gestão Financeira/ Contas a Receber/ Cadastros).

Possuir tipo de receita previamente cadastrado (Gestão Financeira/ Contas a Receber/ Cadastros).

 

br_passo_a_passo

 

wwpro_grupo

 

1.Para incluir um novo grupo, pressione o botão Insere, deverá ser aberta a seguinte tela:

PRO_Grupo

2.O usuário deverá preencher os dados da tela, conforme explicado no tópico Campos do manual.
 
3.Após preenchidos os dados, pressione o botão Confirmar, para salvar o registro no sistema.
 
4.O painel SubGrupo será liberado para cadastro.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição do Grupo é obrigatório!

Ocorre quando o campo Descrição do Grupo não é preenchido.

 

ERRO: Grupo Tipo é obrigatório!

Ocorre quando o campo Grupo Tipo não é preenchido.

 

br_topicos_relacionados

 

Cadastro de SubGrupo.

Cadastro de Família.

Cadastro de SubFamília.