Pedido Commerce

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 09 de Julho de 2014

..:: Janelas: ExtraWWPDV_PedidoManutencao, PDV_PedidoCommerceWP.

 

br_Objetivo

 

O Pedido Commerce é o processo simplificado de preenchimento do pedido de vendas. Tem como objetivo agilizar o atendimento da venda em balcão (venda direta), para varejo ou atacado. Serve como base para a emissão do cupom e nota fiscal.

Uma descrição mais detalhada sobre o Pedido de Venda poderá ser encontrada no tópico Pedido de Venda.

 

br_Campos

 

Filtros

 

Pedido, Romaneio, Cliente, Tipo de Pedido, Situação, Aprovação, Data de Emissão, Até, Data de Entrega, Ordem de Compra do Cliente, Usuário Emissor do Pedido, Representante, Filial Original, Pedido Original, Projeto, Orçamento Ano/Número/Versão, Região, Condição de Pagamento, Faturado Parcial

Através dos campos acima, o usuário poderá filtrar os pedidos que deseja mostrar na tela de consulta, informando os filtros desejados nos campos.

 

Filial

Seleciona a Filial para qual valerá as informações selecionadas neste cadastro, a filial é carregada automaticamente através do sistema.

 

Pedido

Este campo tem a finalidade de gerar a sequência de cadastro do pedido commerce. A sequência do pedido é gerada automaticamente através do sistema.

 

Pedido

 

Cliente

Através deste campo o usuário deverá informar para qual cliente o pedido de vendas será emitido. O cliente deverá ser selecionado através de um prompt de consulta, onde serão apresentados todos os clientes cadastrados para emissão do pedido de vendas. Esse cadastro de clientes poderá ser acessado através do seguinte local: Cadastro de Empresa.

Após inserido o nome do cliente, o sistema automaticamente retorna ao usuário um quadro de Informações do Cliente, no qual aparecerá os dados mais relevantes sobre o mesmo, bem como uma miniatura da foto cadastrada na aba Fotos, do Cadastro de Pessoas.

importante

Quando o produto está marcado como Controlado, o cliente informado no pedido deve ser diferente do cliente informado no campo Cliente nos Parâmetros do Pedido.

 

Tipo de Movimento

Neste parâmetro, o usuário deverá informar o tipo de movimento do pedido, durante o cadastro de novos pedidos, o tipo de movimento será carregado automaticamente, com o tipo de movimento cadastrado nos parâmetros do pedido. O cadastro do tipo de movimento poderá ser acessado através do local: Tipo de Movimento.

 

importante

Há a opção no Tipo de Movimento, 'Entrega Futura' onde deverá ser configurado se é de Venda, Remessa, desta forma o sistema irá carregar as Nota Fiscais na aba de Entrega Futura do Televendas.

 

Representante

O representante, também conhecido como representante comercial, é o profissional encarregado de atuar como representante autônomo (ou como uma firma de representação) para realizar a venda de produtos de determinado(s) fabricante(s) em uma região específica. Este profissional pode vender para empresas atacadistas, varejistas ou distribuidoras. Este campo servirá para mostrar o representante do cliente, esse representante será informado no cadastro do cliente (WWEMP_Pessoa), e durante o cadastro do pedido de vendas o representante informado no cadastro do cliente será carregado automaticamente na tela do pedido de vendas.

Obs: este campo será desabilitado quando o parâmetro Consiste Representante Usuário que se encontra no programa Parâmetros do Pedido de Venda (pdv_parametro) estiver marcado.

 

Condição de Pagamento

Este cadastro tem como objetivo, permitir ao usuário definir a condição de pagamento para o pedido. Essa condição de pagamento será validada durante o faturamento do pedido. O cadastro da condição de pagamento poderá ser acessado através do seguinte local: Condição de Pagamento.

 

Tipo de Pedido

Neste campo, é necessário informar o tipo do pedido de venda, o tipo do pedido poderá ser cadastrado através do seguinte local: Tipo de Pedido.

 

Data do Pedido

Este campo data, refere-se à data em que o pedido de vendas está sendo digitado, deve-se preencher com a data de digitação do pedido de vendas. Por padrão o sistema já apresenta a data atual neste campo. Após confirmado o cadastro, será possível efetuar a alteração da data do pedido.

 

Tipo de Frete

Informar neste campo o tipo de frete que será considerado para o pedido, selecionando entre as opções disponíveis, previamente cadastradas em FRE_TipoFrete

 

Oportunidade do CRM

Oportunidade no CRM

Quando informado a oportunidade do CRM, ao passar pela sequência de aprovação que tem a fase informada, o sistema irá atualizar a oportunidade com a fase selecionada, e irá gerar uma ação com o assunto selecionado.

importante_simbolo O tópico somente é ativado para quando o sistema contempla o módulo CRM.

 

 

Item

 

Sequência

Este campo tem a finalidade de gerar a sequência de cadastro do pedido. A sequência do pedido é gerada automaticamente através do sistema.

 

Tabela de Preço Específica

Neste campo, é necessário informar a tabela de preço específica que será aplicada aos itens do pedido de vendas, a tabela deverá ser selecionada dentro de uma caixa de opções, deverá ser selecionado um preço tabelado cadastrado dentro de uma caixa de opções.

 

Item

Neste campo, é necessário informar o item que será incluído no pedido, deverá ser informado o código do item ou selecionar um produto cadastrado através de um prompt de consulta. Para realizar a inclusão do item no pedido, o usuário deverá realizar uma Consulta de Produtos.

importante_simboloQuando o item selecionado for um Produto Composto, o sistema automaticamente abrirá a tela de Relacionamento de Itens para Composição.

 

Descrição Complementar

Neste campo, deverá ser informada a descrição complementar do item cadastrado no pedido.

Por exemplo: Descrição do item: Gráfico - Confecção Selo / Convite / Impressos / CertificadoEnvelope - Descrição complementar: : Folders med.: 22x15.5cm, 4x4 cores, tinta Escala em Couche Fosco 115g. Gravação CTP. ( 40 modelos) Dobrado= 2 paralelas, Shirnk.

 

Observação de OF

Neste campo, deverá ser informada as observações da ordem de faturamento, essas observações serão utilizadas durante a emissão do faturamento do pedido.

 

Unidade de Medida

Neste campo, será mostrada a Unidade de Medida do Produto selecionado, este campo é preenchido automaticamente conforme o Produto selecionado.

 

Saldo Estoque Total

Neste campo, será mostrado o saldo em estoque do item selecionado para inclusão no pedido, com esta informação será possível visualizar se existe saldo do produto em estoque antes mesmo da confirmação de inclusão do item no pedido, este campo virá preenchido automaticamente pelo sistema com o saldo em estoque do produto selecionado.

 

Conversor

Neste campo, é necessário informar o conversor para o item. Por exemplo, o produto é cadastrado no sistema e sua unidade é caixa, mas durante a movimentação de pedido de compra, entrada ou saída do mesmo produto, é informada uma quantidade em unidade, diferente da quantidade inicialmente informada no cadastro do produto, neste caso é aplicado o conversor cadastrado neste campo, poderá ser informado o código do conversor ou selecionar um conversor cadastrado através de um prompt de consulta. O campo só será visível caso o usuário selecionar um produto com Unidade de Conversão cadastrada.

 

UN Conversão

Carregado pelo sistema conforme o conversor selecionado. Corresponde a unidade de medida de conversão cadastrada para o produto. O campo só será visível caso o usuário selecionar um produto com Unidade de Conversão cadastrada.

 

Quantidade Conversão

Neste campo, é necessário informar a quantidade que será convertida para o item. Por exemplo, foram adquiridas 15 unidades de um produto, mas no cadastro existe a unidade pacote com vinte unidades, então deverá ser feita a conversão de pacote para unidade do produto informado. O campo só será visível caso o usuário selecionar um produto com Unidade de Conversão cadastrada.

 

importante

Os campos: Conversor, UN Conversão e  Quantidade Conversão só ficarão visíveis, caso o produto selecionado possuir Unidade de Conversão cadastrada.

 

Quantidade

Neste campo, é necessário informar a quantidade pedida do item do pedido de vendas, corresponde a quantidade total do item.

 

Valor Unitário

Neste campo, é necessário informar o valor unitário para do item do pedido, essa informação é obrigatória, pois será baseada nela que o valor total do pedido de venda será calculado.

 

Valor Tabela Preço

Neste campo, será carregado o valor do item baseado no cadastro da Tabela de Preço informada, caso o usuário necessite, este valor poderá ser alterado manualmente.

 

Desconto (%)

O usuário poderá neste campo, informar a percentagem de desconto que deseja aplicar sobre o preço do produto. Vale ressaltar que, se o usuário alterar o valor do produto manualmente e inserir a percentagem no campo Desconto, o cálculo do valor com o desconto será realizado a partir do preço informado na Tabela de Preço, ignorando a alteração manual.

 

Acréscimo (%)

O usuário poderá neste campo, informar a percentagem de acréscimo que deseja aplicar sobre o preço do produto. Vale ressaltar que, se o usuário alterar o valor do produto manualmente e inserir a percentagem no campo Desconto, o cálculo do valor com o acréscimo será realizado a partir do preço informado na Tabela de Preço, ignorando a alteração manual.

importante_simbolo Caso o usuário tenha informado um valor percentual no campo Desconto ou Acréscimo e desejar que o mesmo seja removido do cálculo, o mesmo precisará apenas pressionar o botão Limpar Desconto/Acréscimo (btn_limparDescAcresc) fazendo assim com que o campo Valor Unitário volte automaticamente a possuir o valor do produto conforme cadastrado na Tabela de Preço.

 

Promoção (%)

Valor calculado automaticamente pelo sistema

 

Valor Total

Campo calculado automaticamente pelo sistema, baseado no valor unitário e quantidade do item do pedido.

 

Margem de Desconto

Campo calculado automaticamente pelo sistema.

 

Projeto

Neste campo, é necessário informar o projeto da filial onde serão relacionados os itens do pedido de vendas, deverá ser informado o código do projeto ou selecionar um projeto cadastrado através de um prompt de consulta. Este projeto corresponde ao local onde o item será aplicado. Por exemplo: Conserto de Veículo.

 

Dias para Entrega

Neste campo, é necessário informar o número de dias para entrega do serviço/produto vendido. Por exemplo: o cliente adquiriu um produto que ainda não foi produzido, então neste campo deverá ser informada a quantidade de dias que levará para a ser realizada a entrega do produto para o cliente.

 

Data Entrega

Neste campo, é necessário informar a data para entrega do item, a informação desta data no cadastro é muito importante, pois é com base nesta data que será realizada a entrega do pedido.

 

Considera Como

No momento do cadastro do pedido, o usuário poderá selecionar se o pedido será considerado como:

1.Nenhum - Posteriormente, na tela do Item do Pedido, o usuário terá a opção de habilitar o campo Gera Financeiro;
2.Bonificação - Posteriormente, na tela do Item do Pedido, o usuário Não terá a opção de habilitar o campo Gera Financeiro, o campo será desativado.  O produto que possuir quantidade bonificada, terá seu valor como desconto na nota fiscal e nas Observações do Pedido de Vendas serão inseridas observações da bonificação.
3.Venda - Posteriormente, na tela do Item do Pedido, o usuário terá a opção de habilitar o campo Gera Financeiro.

 

Almoxarifado

Neste campo, é necessário informar o almoxarifado do item do pedido, este almoxarifado informado é onde será realizada a movimentação de estoque do item do pedido, deverá ser informado o código do almoxarifado ou selecionar um almoxarifado cadastrado através de um prompt de consulta.

 

Posição

Neste campo, é necessário informar a posição do item dentro do almoxarifado, esta posição corresponde a localização física do item no estoque, posição onde o produto se encontra dentro de determinado almoxarifado.

 

Rua

Neste campo, é necessário informar a rua de localização do almoxarifado de localização do item do pedido.

 

Lote

Neste campo, é necessário informar o lote do item, esta informação geralmente vem impressa na caixa ou embalagem do produto junto com a data de fabricação e validade do produto.

 

Ordem de Compra

Neste campo, é necessário informar a ordem de compra do cliente do pedido de venda, o usuário deverá informar o número da ordem de compra emitido pelo cliente para a emissão do pedido de vendas baseado nas informações constantes na ordem de compra enviada pelo cliente.

 

Sequência do Item na Ordem de Compra

Informar neste campo, a sequência em que o item se encontra na Ordem de Compra, informado no campo anterior.

 

Tipo do Fornecimento

Selecionar o Tipo do Fornecimento do item. Este tipo do fornecimento é utilizado especificamente para digitação de pedidos de venda para montadoras.

 

 

Totalizadores

 

Valor Total do Pedido

O campo é carregado automaticamente com o valor monetário do pedido, resultante dos valores totais de cada item inserido.

 

Total de M³ do Pedido

O campo é carregado automaticamente após a inserção dos itens, informando o total de Metros Cúbicos do pedido.

 

Total de Peças do Pedido

O campo é carregado automaticamente após a inserção dos itens, informando o total de Peças do pedido.

 

atencao

Foi desenvolvida a validação de produtos controlados nas telas do pedido, quando o produto está marcado como controlado, o cliente informado no pedido deve ser diferente do cliente informado na tela de parâmetros do pedido de venda, na aba Cupom/Pedido.

 

br_Botoes

 

Btn_CopiaPedidoVenda Copiar Pedido de Venda

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para informar o tipo de cópia do pedido que será realizada.

 

Btn_ReprogramarDataEntrega Reprogramar Data de Entrega

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para alterar a data de entrega do pedido.

 

Btn_ReservarItemPedido Alocar Itens do Pedido de Vendas

Ao pressionar o botão, será possível reservar os itens dos pedidos de venda selecionados.

atencao

Somente se a parametrização do Pedido de Vendas estiverem com o parâmetro Tipo de Reserva de Estoque Manual selecionado, será possível alocar os itens do pedido, demais tipos pela aprovação da carga ou do pedido a reserva será realizada automaticamente após a aprovação do pedido de vendas.

 

Btn_Aprovar2 Aprovar

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para aprovação dos pedidos selecionados, após confirmação a situação do pedido será atualizada para aprovado.

 

Btn_RetornarAprovacao Retornar Aprovação

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para retornar a aprovação dos pedidos selecionados, após confirmação a situação do pedido será atualizada para aberto.

 

Btn_BloquearPedido Bloquear / Retornar Bloqueio

Ao pressionar o botão,será aberta uma nova tela para bloquear pedidos ou retornar o bloqueio de pedidos bloqueados.

 

Btn_CancelarPedido Cancelar / Retornar Cancelamento

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para cancelar ou retornar o cancelamento dos pedidos.

 

Btn_EncerrarPedido Encerrar

Ao pressionar o botão, o pedido será encerrado.

 

btn_impressao Impressão do Pedido

Ao pressionar o botão, irá ser realizada a impressão da do pedido de vendas, deverá selecionar no mínimo um pedidopara que o mesmo seja impresso, se nenhum pedido estiver selecionado o relatório será gerado em branco sem informações.

 

Btn_Impressao_Ordem_Carga Impressão da Ordem de Carga

Ao pressionar o botão, irá ser realizada a impressão da Ordem de Carga. Para que seja realizada a impressão, deverá no mínimo selecionar um pedido.

 

Btn_Envio_Email_Pedido Envio de E-mail do Pedido

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para o envio de e-mail do pedido de venda, para que seja possível enviar um email deve-se selecionar no mínimo um pedido. O pedido selecionado ficará anexo à mensagem que será encaminhada por e-mail.

 

Btn_EmEntrega_CancelaEntregaEm Entrega / Cancela Entrega

Ao pressionar o botão, ser realizada a entrega dos itens do pedido ou o cancelamento da entrega dos itens do pedido. Não será possível realizar a entrega ou cancelamento da entrega do pedido, se o mesmo ainda não estiver aprovado.

 

Btn_altera_parcelas Altera Parcelas

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para realizar a alteração das parcelas do pedido commerce, as parcelas do pedido estarão disponíveis somente se durante o cadastro do pedido, a condição de pagamento do mesmo for parcelada (PDV_PedidoParcela).

 

btn_wrench_orange Alterar a Quantidade dos Produtos

Ao pressionar este botão, será aberta uma nova tela para que o usuário possa estar realizando a alteração da quantidade dos produtos do pedido commerce.

pdv_pedidoitemalteraquantidade

 

Btn_Confere_pedido Conferência do Pedido

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para que seja realizada a conferência do pedido commerce, esta conferência deverá ser realizada antes da finalização do pedido, não é possível realizar alterações no pedido, após sua finalização, somente a sua consulta (PDV_PedidoConfere).

 

btn_situacaocredito Situação de Crédito

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela onde será possível visualziar a situação do crédito do cliente, esta informação já está disponível  na guia de cadastro das informações do pedido, quando o cliente é informado, as principais informações financeiras do cliente já são carregadas, sendo possível através desta opção, detalhar a situação do crédito do cliente.

 

btn_limparDescAcresc Limpar Desconto/Acréscimo

O usuário poderá acionar este botão caso desejar que os valores inseridos nos campos Desconto e Acréscimo sejam removidos do cálculo. Bastando ao usuário apenas pressioná-lo para o campo Valor Unitário voltar a carregar o valor cadastrado na Tabela de Preço para o produto selecionado

 

btn_pedidotelevendas

Pressionando este botão, será aberta uma nova tela para o usuário visualizar as informações da pessoa informada no Pedido de Venda, como principais informações do Cadastro de Pessoas, último Pedido, última Nota Fiscal, Limite de Crédito, Pedidos de Venda, Notas Fiscais, Notas Fiscais de Devolução, Títulos a Receber, Títulos a Receber de Adiantamento, Notas Fiscais de Entrega Futura Venda e Remessa.

Na aba de pedidos o usuário poderá selecionar os itens de pedidos anteriores e adicioná-los ao pedido que esta sendo gerado.

Caso usuário desista de gerar o pedido de venda pela tela do Televendas poderá clicar em 'Fechar e Excluir Pedido', dessa forma o pedido será automaticamente excluído.

pdv_pedidotelevendarwp

 

btn_pedidoconfiguradorproduto

Ao pressionar o botão, o sistema DelsoftX abrirá uma tela no qual o usuário poderá selecionar uma das configurações previamente cadastradas em Configuração de produto. O sistema disponibilizará a próxima tela dependendo da Configuração selecionada, apresentando uma série de passos a serem seguidos para então ser inserido o produto no item do pedido. Estes passos são definidos no Cadastro da configuração que o usuário selecionar.

importante

Este botão ficará visível apenas quando o cliente tiver pelo menos um registro de Configuração de produto.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter clientes e fornecedores cadastrados em Pessoa

 Ter tipos de movimento cadastrados em Tipo de Movimento

 Ter condições de pagamento cadastradas Condição de Pagamento

 Ter representantes cadastrados em Representante

 

br_passo_a_passo

 

extrawwpdv_pedidomanutencao

 

1.Pressione o botão Inserir, que irá aparecer a tela Pedido de Vendas:

pdv_pedidocommercewp

 

2.Após informar o cliente, pressione o botão: Situação de Crédito, será aberta a seguinte tela:

Situacao_Financeira_Cliente

 

3.Após consultar a situação de crédito do cliente, pressione o botão Fechar, para retornar a tela de cadastro do pedido.

 

4.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.

 

5. Pressione o botão Finalizar Pedido, para concluir o pedido, ao acionar o botão, será aberta uma nova janela: PDV_PedidoCommerceEncerraWP.
 
6.Para simular o pedido antes de finalizar o mesmo, clicar na opção: Simulação Venda.

atencao

O botão Simulação Venda não ficará habilitado quando o pedido estiver em modo de alteração.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

atencao

Foi alterada a tela do Item do Pedido Commerce, para quando o Produto estiver configurado como 'Controla Lote' no cadastro de produto, ao confirmar o item do pedido o sistema valide se o mesmo está com lote informado e se o lote informado é válido.

 

Atenção: É necessário informar o cliente!

Ocorre quando o cliente não é informado no cadastro do pedido commerce.

 

Atenção: É necessário informar um Tipo de Movimento!

Ocorre quando o tipo de movimento não é informado no cadastro do pedido commerce.

 

ERRO: Cliente não está relacionado ao Representante selecionado!

Ocorre quando o cliente informado no cadastro do pedido, não está relacionado ao representante informado no pedido commerce.

 

ERRO: Banco e/ou Conta e/ou Carteira estão Inválidos

O erro ocorre por existir bancos específicos de uso do usuário em Parâmetros por Usuário, limitando-se apenas a aqueles para qualquer movimentação. Se não tiver Banco/Conta para o usuário, o mesmo poderá utilizar-se de qualquer conta cadastrada no sistema, porém, havendo uma ou mais cadastradas, o usuário não poderá utilizar mais nenhuma conta bancária além destas.