Pedido de Venda

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Pedido de Venda  |  Movimentação  |  Pedido de Venda

brsimples

 

..:: Última Modificação: 26 de Junho de 2014

..:: Janelas: PDV_Pedido, WWPDV_Pedido

 

br_Objetivo

 

O pedido de venda é considerado peça fundamental para o faturamento da empresa, pois determina as vendas e demanda de produtos e serviços. É uma confirmação da venda e, quando há a necessidade de formalização das necessidades do cliente em relação ao que sua empresa pode lhe oferecer, é o principal instrumento de efetivação deste atendimento.

 

Btn_CAMPOS_V201401 btn_ABAS_V20140120   btn_BOToES_V20140120 btn_PRE REQUISITOS_V20140120 btn_PASSO A PASSO_V20140120 btn_POSSIVEIS ERROS E ALERTAS_V20140120

 

br_Campos

 

Filial

Seleciona a Filial para qual valerá as informações selecionadas neste cadastro, a filial é carregada automaticamente através do sistema.

 

Pedido

Este campo tem a finalidade de gerar a sequência de cadastro do pedido de vendas. A sequência do pedido é gerada automaticamente através do sistema.

 

Situação

Este campo tem a finalidade de informar a situação atual do pedido de vendas. Essa informação é carregada automaticamente pelo sistema, de acordo com a movimentação do pedido.

 

Abas:

AbasGeral

 

Cliente

Através deste campo o usuário deverá informar para qual cliente o pedido de vendas será emitido. O cliente deverá ser selecionado através de um prompt de consulta, onde serão apresentados todos os clientes cadastrados para emissão do pedido de vendas. Esse cadastro de clientes poderá ser acessado através do seguinte local: Cadastro de Empresa.

importante

Quando o produto está marcado como Controlado, o cliente informado no pedido deve ser diferente do cliente informado no campo Cliente nos Parâmetros do Pedido.

 

Consumidor Final

O consumidor final é o adquirente da mercadoria ou bem, para uso ou consumo próprio ou integração no ativo imobilizado, onde efetivamente se encerra todas as etapas da circulação física, econômica ou jurídica da mercadoria ou bem. Este campo destina-se a informar se o cliente ou fornecedor é consumidor final do pedido de vendas.

 

Data de Emissão

Este campo data, refere-se à data em que o pedido de vendas será emitido, deve-se preencher com a data atual da emissão do pedido de vendas. Por padrão o sistema já apresenta a data atual neste campo.

 

Tipo de Movimento

Neste parâmetro, o usuário deverá informar o tipo de movimento do pedidos de venda, durante o cadastro de novos pedidos de venda, o tipo de movimento será carregado automaticamente, com o tipo de movimento cadastrado nos parâmetros do pedido. O cadastro do tipo de movimento poderá ser acessado através do local: Tipo de Movimento.

atencao

Quando o usuário efetuar a alteração no Tipo de Movimento, o sistema irá carregar as informações de Movimentação do Financeiro, Estoque e Venda conforme o Tipo de Movimento selecionado. Quando o usuário alterar o Tipo de Movimento do Pedido de Venda, todos os itens do pedido também serão alterados.

 

Tabela de Preço

A tabela de preço tem como objetivo, possibilitar ao usuário definir mais de um preço para o mesmo produto. Desta forma um produto pode possuir um ou mais preços que serão definidos no momento da venda conforme a tabela de preço selecionada. Na tabela de preço também é possível definir o percentual de desconto da tabela de preço, preço máximo e preço mínimo que poderá ser negociado pelo vendedor que utiliza a tabela de preço em questão.

Neste cadastro , o usuário deverá informar a tabela de preços padrão para o pedido de venda. O cadastro da tabela de preços poderá ser acessado através do seguinte local: Tabela de Preços.

 

Forma de Pagamento

Este cadastro tem como objetivo, permitir ao usuário definir a forma de pagamento para o pedido de vendas. Neste cadastro, o usuário deverá informar a forma de pagamento que será utilizada para o pedido de venda. Essa forma de pagamento será validada durante o faturamento do pedido.

Existem diversos tipos de pagamento, essas condições variam de acordo com a necessidade da empresa, segue lista de exemplos abaixo.

 01. A Vista;

 02. Antecipado;

 03. Bloqueto;

 04. Cartão de Crédito;

 05. Conta Salário;

 06. Cheque;

 07. Cheque OP (Cheque Ordem de Pagamento);

 08. Crédito em Conta Corrente;

 09. Depósito em Conta;

 10. Dinheiro;

 11. DOC (Documento de Crédito);

 12. Duplicata;

 13. Faturado;

 14. Não Fatura;

 15. TED (Transmissão Eletrônica de Documentos).

importante

O campo Banco Conta e Carteira terão os itens disponíveis conforme a Forma de Pagamento selecionada.

 

Operadora

Essa opção estará habilitada somente quando a forma de pagamento selecionada for Cartão de Crédito, neste caso será necessário informar qual é a operadora de cartão que será utilizada no pedido.

 

Bandeira

Essa opção estará habilitada somente quando a forma de pagamento selecionada for Cartão de Crédito, neste caso será necessário informar a descrição da bandeira relacionada ao cartão selecionado no campo acima.

 

Condição de Pagamento

Condição de pagamento representa os acordos típicos celebrados com os seus parceiros de negócios. Como tal, não terá de definir desde o princípio esta informação, para cada cliente e fornecedor. O pagamento, no Direito Civil, é uma das formas de extinção de uma obrigação, caracterizando-se pelo cumprimento voluntário desta pelo devedor, geralmente pela entrega de dinheiro ao credor. Feito o pagamento, a obrigação é solucionada (solutio) e o devedor é liberado da obrigação.

Neste campo, é necessário informar o Código da Condição de Pagamento, deverá ser informado o código ou selecionada uma condição de pagamento através do prompt de consulta. O cadastro da condição de pagamento poderá ser acessado através do seguinte local: Condição de Pagamento.

 

Usuário Emissor do Pedido

Este campo deverá trazer o usuário gerador do pedido de venda, o usuário apresentado nesta tela, será o usuário logado no sistema no momento da emissão do pedido de vendas, este campo será fixo e o nome do usuário ficará gravado no pedido, como usuário emissor do pedido de vendas.

 

Data de Digitação

Por padrão o sistema já apresenta a data atual neste campo.

 

Taxa Financeira

Este campo, refere-se à taxa financeira que será aplicada no pedido de venda. Este campo deverá ser preenchido com um valor numérico correspondente ao percentual da taxa financeira que está sendo aplicado para o pedido de venda. Para maiores informações sobre taxas financeiras, consultar http://www.bcb.gov.br/, existem diversas definições e diversos tipos de taxas financeiras, e o tipo de taxa, dependerá muito do tipo de movimentação que está sendo realizado.

 

Dias para Entrega

Quando o usuário informar o número de dias o sistema calcula a 'Data de Entrega', somando a data atual ao número de dias informado neste campo automaticamente.

 

Data de Entrega

Por padrão o sistema já apresenta a data atual neste campo.

 

Banco para Depósito

Informar o banco para depósito no qual será gerado o financeiro, este banco será sugerido durante a emissão do cupom fiscal do pedido, serão listados os bancos cadastrados no módulo gestão financeira (FIN_Banco). Os bancos são utilizado para movimentações de contas, emissão de cheques entre outros.

 

Conta para Depósito

Informar a conta para depósito na qual será gerado o financeiro dos pedidos, serão listadas as contas cadastrados no módulo gestão financeira (FIN_BancoConta). As contas por sua vez são utilizadas nas movimentações gerais do sistema, e somente estarão disponíveis se o banco estiver informado na tela de cadastro.

Se a conta gera lançamentos entre filiais, ela será filtrada pelo banco selecionado e se a matriz da filial gravada na conta é a mesma matriz da filial logada no momento. Se a conta não gera lançamentos entre filiais, ela será filtrada pelo banco selecionado e pela filial logada no momento.

 

Banco para Cobrança

Informar o banco para cobrança do pedido do cliente no qual será gerado o financeiro, este banco será sugerido durante a emissão do cupom fiscal do pedido, serão listados os bancos cadastrados no módulo gestão financeira (FIN_Banco). Os bancos são utilizado para movimentações de contas, emissão de cheques entre outros.

 

Conta para Cobrança

Informar a conta para cobrança do pedido do cliente na qual será gerado o financeiro dos pedidos, serão listadas as contas cadastrados no módulo gestão financeira (FIN_BancoConta). As contas por sua vez são utilizadas nas movimentações gerais do sistema, e somente estarão disponíveis se o banco estiver informado na tela de cadastro.

Se a conta gera lançamentos entre filiais, ela será filtrada pelo banco selecionado e se a matriz da filial gravada na conta é a mesma matriz da filial logada no momento. Se a conta não gera lançamentos entre filiais, ela será filtrada pelo banco selecionado e pela filial logada no momento.

 

Carteira para Cobrança

Indica a carteira de cobrança escolhida pelo cedente. Por exemplo, no Unibanco a carteira sem registro é conhecida como ESPECIAL e a registrada como REGISTRADA. Já no Itaú, a sem registro é conhecida como 174 ou 175 e a registrada como 109. Serão listadas as carteiras cadastrados no módulo gestão financeira (FIN_Carteira).

 

importante

O campo Banco Conta e Carteira terão os itens disponíveis conforme a Forma de Pagamento selecionada.

 

Representante

O representante, também conhecido como representante comercial, é o profissional encarregado de atuar como representante autônomo (ou como uma firma de representação) para realizar a venda de produtos de determinado(s) fabricante(s) em uma região específica. Este profissional pode vender para empresas atacadistas, varejistas ou distribuidoras. Este campo servirá para mostrar o representante do cliente, esse representante será informado no cadastro do cliente (EMP_Pessoa), e durante o cadastro do pedido de vendas o representante informado no cadastro do cliente será carregado automaticamente na tela do pedido de vendas.

Obs: este campo será desabilitado quando o parâmetro Consiste Representante Usuário que se encontra no programa Parâmetros do Pedido de Venda (pdv_parametro) estiver marcado.

 

Comissão (%)

Comissão é uma recompensa, na maioria das vezes financeira, oferecida pela intermediação de negócios ou cumprimento de metas ou objetivos definidos previamente com o intuito de incentivar os resultados comerciais.

 

Informar Manual o (%) da Comissão

Quando o campo é marcado, o sistema não irá alterar o valor de comissão informado pelo usuário no campo "Comissão (%)" para no caso de uma alguma negociação especial informar um percentual diferenciado.Quando desmarcado, toda vez que é inserido um item, ou recalculado a comissão o mesmo é atualizado ao % que é cadastrado do representante.

 

Tipo de Pedido

Neste campo, é necessário informar o tipo do pedido de venda, o tipo do pedido poderá ser cadastrado através do seguinte local: Tipo de Pedido.

 

Espécie

Neste campo, é necessário informar a espécie do pedido de venda, existem três espécies disponíveis para o cadastro, a espécie deverá ser selecionada dentro de uma caixa de opções:

 1. Ordem de Produção;

 2. Ordem de Serviço;

 3. Ordem de Fundição.

 

Classificação

Neste campo, é necessário informar a classificação do pedido de venda, essa classificação deverá ser informada para identificação do pedido do cliente.

 

Desconto (%)

Define-se desconto como sendo o abatimento que o devedor faz jus quando antecipa o pagamento de um título ou quando o mesmo é resgatado antes de seu vencimento, ou ainda, como sendo o juro cobrado por um intermediário para antecipar o recebimento de um título, que representa um direito de crédito futuro. É uma operação tradicional no mercado financeiro e no comércio em geral.

Este campo percentual de desconto, refere-se ao percentual de desconto que será aplicado ao valor total final do pedido de vendas, no momento da emissão do cupom fiscal ou da realização do faturamento do pedido de vendas, após a conclusão do cadastro do pedido de vendas, será descontado o percentual informado neste campo, do valor total do pedido de venda.

 

Valor do Desconto

Neste campo, é necessário informar o valor do desconto do pedido de venda, esse valor será subtraído do valor total do pedido durante a emissão do cupom fiscal ou faturamento do pedido de venda.

 

Desconto Itens

Este campo é carregado automaticamente pelo sistema, não é possível alteração, somente visualização das informações carregadas neste campo, na tela de cadastro do pedido de vendas.

O valor dos descontos aplicados para o pedido de vendas, serão mostrados na aba Descontos do Pedido de Vendas.

 

Valor Devolução

Neste campo, é necessário informar o valor das devoluções do pedido de vendas, esse valor de devolução deverá ser registrado durante a movimentação de emissão do cupom fiscal ou de faturamento do pedido.

 

Valor do Acréscimo Financeiro        

Neste campo, é necessário informar o valor do acréscimo financeiro do pedido de venda, esse acréscimo poderá ocorrer por motivos de atraso no pagamento por parte do cliente.

 

Despesas Acessórias

Neste campo, é necessário informar o valor das despesas acessórias do pedido de vendas, essas despesas acessórias, poderão alterar o valor do pedido e consequentemente o valor total do mesmo durante a emissão do faturamento.

 

Ordem de Compra do Cliente

Neste campo, é necessário informar a ordem de compra do cliente do pedido de venda, o usuário deverá informar o número da ordem de compra emitido pelo cliente para a emissão do pedido de vendas baseado nas informações constantes na ordem de compra enviada pelo cliente.

 

Data da Ordem de Compra do Cliente

Neste campo, é necessário informar a data da ordem de compra do cliente do pedido de venda.

 

Área Restrita

Neste campo, é necessário informar se o pedido é de área restrita, se esta opção estiver selecionada o pedido será referente a uma área restrita da empresa, não enquadrando-se em nenhuma outra área da empresa, se a opção estiver desmarcada o pedido será para qualquer área da empresa solicitante.

 

Data da Produção

Neste campo, é necessário informar a data da produção dos itens do pedido de venda.

 

Valor Total do Pedido

Neste campo, será carregado automaticamente o valor total do pedido de vendas, o valor total do pedido será formado com base nos valores totais dos itens do pedido, menos os descontos, durante o preenchimento do pedido de venda. No caso de o pedido de venda, possuir um item com o valor de R$1000,00 com desconto no valor do pedido de 5%. O valor final do pedido de venda, deverá ser R$950,00 pois 5% do valor do pedido, deverá ser descontado do valor final, para os descontos aplicados ao pedido de vendas.

 

Orçamento Ano/Número/Versão

Se o pedido estiver relacionado a um orçamento, deverá vir preenchido automaticamente pelo sistema, o número, ano e versão do orçamento neste campo. Se não existir nenhum orçamento relacionado ao pedido, este campo permanecerá em branco.

 

Representante Auxiliar

Neste campo será carregado o nome do responsável auxiliar do pedido, se este existir no cadastro da empresa, se nenhum representante auxiliar estiver cadastrado, este campo do pedido de venda, permanecerá em branco.

 

Tipo de Fornecimento

Neste campo o usuário poderá definir o tipo de fornecimento que ficará relacionado ao pedido de vendas que está sendo cadastrado no sistema, é necessário que o usuário selecione um dos tipos de fornecimento através da caixa de seleção:

 01. Nenhum;

 02. Produção;

 03. Reposição;

 04. Triangulação;

 05. Exportação;

 06. Outros;

 07. Amostra;

 08. Ferramentas;

 09. Soluções.

 

Empreitada Global

Quando esta opção for selecionada, no momento do faturamento de produtos deste pedido de venda, o sistema irá gerar a nota fiscal em questão contra a própria filial emitente e, gerar como endereço de entrega o cliente do pedido de vendas. Para faturamento dos serviços, a nota fiscal ficará normalmente vinculada contra o cliente do pedido de vendas.

 

 

Projeto

Projeto

Informar um projeto já cadastrado no sistema. Esta informação é replicada automaticamente para todos os itens que serão inclusos neste pedido.

 

Oportunidade do CRM

Oportunidade no CRM

Quando informado a oportunidade do CRM, ao passar pela sequência de aprovação que tem a fase informada, o sistema irá atualizar a oportunidade com a fase selecionada, e irá gerar uma ação com o assunto selecionado.

importante_simbolo O tópico somente é ativado para quando o sistema contempla o módulo CRM.

 

hmtoggle_plus1Transporte

Nesta aba de cadastro do pedido de vendas, deverão ser preenchidas as informações de transporte do pedido de vendas, a transportadora que irá realizar o transporte dos produtos adquiridos pelo cliente, tipo de frete do transporte, motorista, horários de saída da empresa e horário de chegada no cliente, valor do frete e valor do seguro do frete, UF de embarque do produto do cliente.

 

Transportador

Entende-se como transportador, a empresa/pessoa que realiza transporte, transporta produtos, mercadorias, pessoas, etc. Neste campo de cadastro do sistema, o vendedor do pedido, deverá informar quem será o transportador do pedido de vendas do cliente. O transportador deverá estar cadastrado no sistema, através do Cadastro de Pessoa, onde a opção transportador deverá estar selecionada no seu cadastro, para que seja possível relacioná-lo como transportador do pedido de vendas do cliente.

 

Transportador Redespacho

Redespacho é o contrato entre transportadores em que um prestador de serviço de transporte (redespachante) contrata outro prestador de serviço de transporte (redespachado) para efetuar a prestação de serviço de parte do trajeto.

 

Tipo do Frete Redespacho

Se durante a emissão do pedido de vendas, estiver previsto que possa ocorrer um redespacho do frete para o cliente, deverá ser informado o tipo do frete que será cobrado para o redespacho do pedido de vendas. É necessário escolher um dos tipos de frete dentro da caixa de opções:

 01 - Nenhum.

 02 - DESTINATÁRIO / REMETENTE PAGA.

 03 - EMITENTE PAGA.

 04 - SEM COBRANÇA.

 05 - TERCEIRO PAGA.

 

Placa

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o responsável pelo preenchimento das informações do pedido, poderá informar a placa do veículo que irá realizar o transporte dos produtos do pedido de venda do cliente, esta placa aqui informada, será utilizada posteriormente na emissão da nota fiscal para o transporte dos produtos do pedido do cliente.

 

Hora de Chegada do Caminhão

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar a hora prevista da chegada do caminhão para entrega dos produtos do cliente, com base nestas informações, o cliente terá uma previsão do horário de chegada do caminhão que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas.

 

Hora de Saída do Caminhão

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar a hora prevista da saída do caminhão da empresa para entrega dos produtos do cliente, com base nestas informações, o cliente terá uma previsão do horário de saída  do caminhão do pátio da empresa que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas.

 

Hora de Entrada do Caminhão

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar a hora prevista da entrada do caminhão na empresa para carregamento dos produtos do pedido do cliente, com base nestas informações, o cliente terá uma previsão do horário de chegada do caminhão que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas.

 

Tipo de Frete

Durante a emissão do pedido de vendas, o responsável pela digitação das informações do pedido de vendas, deverá informar o tipo de frete que será cobrado para o trasnporte do pedido docliente, deverá ser informado o tipo do frete que será cobrado para o cliente no pedido de vendas. É necessário escolher um dos tipos de frete dentro da caixa de opções:

 01 - Nenhum;

 02 - DESTINATÁRIO / REMETENTE PAGA;

 03 - EMITENTE PAGA;

 04 - SEM COBRANÇA;

 05 - TERCEIRO PAGA.

 

Valor do Frete

Frete é a quantidade a ser paga por um contratante, por uma prestação de serviço de transporte.

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, deverá informar o valor do frete que será cobrado do cliente no pedido de vendas, para o transporte dos produtos.

 

Valor do Seguro do Frete

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, deverá informar o valor do seguro do frete dos produtos transportados para o cliente do pedido de vendas.

 

Motorista

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar o motorista do caminhão, com base nestas informações, o cliente terá conhecimento do motorista do caminhão que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas.

 

UF de Embarque (Exportação)

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar a UF(Unidade Federativa) de embarque dos produtos, com base nestas informações, o cliente terá conhecimento da UF de embarque dos produtos no caminhão que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas. Informar a sigla da UF onde ocorrerá o embarque dos produtos.

 

Local de Embarque (Exportação)

Durante o preenchimento das informações de transporte do pedido de vendas, o vendedor dos produtos do pedido, poderá informar o local de embarque dos produtos, com base nestas informações, o cliente terá conhecimento do local de embarque dos produtos no caminhão que está realizando o transporte dos produtos adquiridos no pedido de vendas. Informar a descrição do local onde ocorrerá o embarque dos produtos.

 

Peso Bruto         

Neste campo, pode-se informar a soma do peso do produto, mais a embalagem.

 

Peso Líquido        

Pode-se informar neste campo, o peso de um determinado produto por si só, sem contar a embalagem e afins.

 

M³        

O campo é carregado automaticamente com a metragem cúbica dos produtos inseridos no pedido. A cada alteração nos itens, o campo será recalculado.

O cálculo será realizado a partir dos dados informados no tópico Dimensões, no Cadastro de Produto.

 

Volumes

Neste campo, é possível informar a quantidade do produto em Volume. Por exemplo 50 itens equivalem a 5 caixas de um produto, então a quantidade de volumes do produto é 5.        

 

Marca

Neste campo o usuário poderá informar a Marca dos volumes transportados. Esta informação estará presente da DANFE.        

 

Numeração Volumes

Neste campo o usuário poderá informar quantos volumes serão transportados. 

 

Número de Fardos        

Neste campo o usuário poderá informar o número de fardos que serão transportados                

Espécie        

Neste campo o usuário poderá informar a Marca dos volumes transportados.

 

Valor Montagem

O usuário poderá, neste campo, informar o valor da montagem, o qual será descontado do cálculo de comissão.

 

Valor Frete Aux.

O usuário poderá, neste campo, informar o valor do Frete, o qual será descontado do cálculo de comissão.

hmtoggle_plus1Observações

Imprimir em

Neste campo, é necessário informar onde serão impressas as possíveis observações do faturamento fixo.

Existem quatro possíveis observações, são elas:

 01. Itens da Nota Fiscal - Imprime a observação junto ao item.

 02. Serviços - Quando se deseja imprimir nos Serviços.

 03. Dados Adicionais - Quando se deseja imprimir nos Dados Adicionais.

 04. Nenhum - Quando não se deseja imprimir em lugar algum.

 

Informações Adicionais

Neste campo, o vendedor poderá inserir informações adicionais que sejam pertinentes ao pedido de vendas que está sendo emitido para o cliente, neste campo, poderá ser inserido qualquer tipo de informação que o vendendor entenda ser necessária ao cadastro nas observações do pedido do cliente.

 

Validade

Neste campo, o vendedor poderá inserir informações de validade que sejam pertinentes ao pedido de vendas que está sendo emitido para o cliente, neste campo, poderá ser inserido qualquer tipo de informação que o vendendor entenda ser necessária ao cadastro da validade nas observações do pedido do cliente.

 

Prazo de Entrega

Neste campo, o vendedor poderá inserir informações do prazo de entrega que sejam pertinentes ao pedido de vendas que está sendo emitido para o cliente, neste campo, poderá ser inserido qualquer tipo de informação que o vendendor entenda ser necessária ao cadastro da prazo de entrega nas observações do pedido do cliente.

 

Observações

 Ver tópico Observações do Pedido de Venda

 

hmtoggle_plus1Informações do Cliente

Nesta aba deverão ser cadastradas as informações do cliente, o próprio nome da aba, sugere que os dados que devem ser informados neste cadastro, são referentes à informações referentes ao cliente do pedido de vendas.

 

Contato

O contato, refere-se a uma pessoa, na qual, a empresa possa ter como referência para qualquer necessidade de contato, telefônico, pessoal ou eletrônico. O cliente deverá informar um contato seu para que a empresa possa registrar a informação no pedido de venda. O contato do cliente, poderá ser localizado no Cadastro da Pessoa.

 

Empresa de Cobrança

A empresa de cobrança, refere-se a empresa que realizará a cobrança do pedido de vendas do cliente, esta cobrança, poderá ser realizada pela empresa através do contato informado pelo cliente no pedido de vendas. Ao clicar no prompt de consulta, serão listados todos os cadastros de Pessoa.

 

Empresa para NF Triangular

A operação triangular caracteriza movimentações, na qual uma empresa adquire mercadoria de um fornecedor, sendo que esta é enviada, pelo próprio fornecedor por conta e ordem do adquirente, para uma terceira empresa (beneficiadora), sem transitar pelo estabelecimento do comprador da industrialização. Posteriormente a empresa beneficiadora devolve a mercadoria beneficiada para a empresa adquirente.

 

Endereço

Nesta parte do cadastro das informações do cliente, deverá ser preenchido o endereço do cliente. Este endereço poderá ser utilizado posteriormente para que a empresa possa localizar o cliente, através do seu endereço.

 

Endereço

Este endereço aqui informado, deve ser o endereço principal do cliente, o endereço do cliente poderá ser visualizado no Cadastro de Pessoas.

 

Logradouro, Número, Bairro, Complemento, Cep, Região

Campos carregados automaticamente pelo sistema com base no endereço informado.

 

Endereço de Entrega

Nesta parte do cadastro das informações do cliente, deverá ser preenchido o endereço de entrega dos produtos do cliente. Este endereço de entrega será utilizado para que a empresa possa realizar a entrega dos produtos ao cliente, através do seu endereço.

 

Código

O vendedor do pedido de vendas, deverá informar neste campo o código do cliente, onde será realizada a entrega do pedido de vendas. O cliente deverá estar previamente cadastrado no sistema, através do seguinte local: Cadastro de Pessoas, com a opção fornecedor selecionada no seu cadastro.

 

Endereço

Após o cadastro do cliente no endereço de entrega, é necessário que o cliente informe o endereço onde será realizada a entrega dos produtos do pedido de vendas, este endereço também deverá estar previamente cadastrado no sistema, através do seguinte local: Cadastro de Pessoas, com as informações do endereço de entrega preenchidas, pois neste campo serão carregados somente os endereços de entrega cadastrados para o cliente no cadastro de pessoas.

 

Local de Entrega

Após o cadastro do endereço de entrega do pedido de venda do cliente, o vendedor poderá definir junto ao cliente, o local onde será realizada a entrega dos produtos do pedido de vendas. Sendo assim, durante a entrega dos produtos do pedido de vendas, o transportador saberá exatamente o local onde os produtos deverão ser entregues.

 

Endereço de Cobrança

Nesta parte do cadastro das informações do cliente, deverá ser preenchido o endereço de cobrança do cliente. Este endereço de cobrança será utilizado para que a empresa possa realizar a cobrança do cliente, através do seu endereço.

 

Código

O vendedor do pedido de vendas, deverá informar neste campo o código do cliente, onde será realizada a cobrança do pedido de vendas. O cliente deverá estar previamente cadastrado no sistema, através do seguinte local: Cadastro de Pessoas.

 

Endereço

Após o cadastro do cliente no endereço de cobrança, é necessário que o cliente informe o endereço onde será realizada a cobrança do pedido de vendas, este endereço também deverá estar previamente cadastrado no sistema, através do seguinte local: Cadastro de Pessoas, com as informações do endereço de cobrança preenchidas, pois neste campo serão carregados somente os endereços de cobrança cadastrados para o cliente no cadastro de pessoas.

hmtoggle_plus1Itens

Para mais informações sobre o cadastro dos Itens do Pedido de Vendas, clique aqui.

hmtoggle_plus1Parcelas

Para mais informações sobre o parcelamento do Pedido de Vendas, clique aqui.

hmtoggle_plus1Anexos

Para mais informações sobre o cadastro de Anexos ao Pedido de Vendas, clique aqui.

hmtoggle_plus1Aprovação

Nesta tela o usuário terá possibilidade de consultar e analisar as informações referentes as aprovações do pedido de venda, esta aba servirá somente para consulta e visualização das aprovações.

 

br_Campos

 

Sequência

Neste campo, é informada a sequência da aprovação do pedido, esta sequência é gerada automaticamente pelo sistema.

 

Nome

Neste campo, é informada a situação atual do pedido de venda, será mostrado o nome da situação do pedido de venda.

 

Data

Neste campo, é informada a data de emissão do pedido de venda.

 

Hora

Neste campo, é informada a hora de emissão do pedido de venda.

 

Tipo

Neste campo, é informado o tipo do pedido de venda.

 

Item do Pedido

Neste campo, é informado o código do item do pedido de venda.

 

Usuário

Neste campo, é informado o usuário que cadastrou o pedido de venda.

 

Divergência

Neste campo, é informada a divergência encontrada durante a aprovação do pedido de venda.

 

Justificativa

Neste campo, é informada a justificativa registrada na aprovação do pedido de venda.

 

Motivo

Neste campo, é informado o motivo da aprovação do pedido de venda.

 

Tipo Pedido

Neste campo, é informado o tipo do pedido para aprovação do pedido de venda.

 

Exemplo:

 

wwpdv_pedidoapr

 

1.Selecione uma parcela e pressione o botão Alterar, em seguida será exibida a seguinte tela:

pdv_pedidoapr

hmtoggle_plus1Comissão

Para mais informações sobre as Comissões do Pedido de Vendas, clique aqui.

hmtoggle_plus1Impostos

Através desta aba será possível visualizar os impostos aplicados ao pedido de vendas. Por exemplo, ICMS, IPI, COFINS, etc. Para mais detalhes sobre o cadastro e regras do imposto, verifique o manual de Cadastro do Imposto.

hmtoggle_plus1Descontos

Através desta aba o usuário poderá visualizar os descontos concedidos para o pedido de vendas.

 

Campos

 

Filial

Seleciona a Filial para qual valerá as informações selecionadas neste cadastro.

 

Pedido

Este campo tem a finalidade de gerar o número de cadastro do pedido de vendas. O número do pedido é gerado automaticamente através do sistema.

 

Sequência

Neste campo, é informada a sequência de cadastro do anexo, esta sequência é gerada automaticamente pelo sistema.

 

Desconto (%)

Neste campo, é informado o percentual de desconto do pedido de venda.

 

Valor Base

Neste campo, é informado o valor base dos itens do pedido de venda.

 

Valor do Desconto

Neste campo, é informado o valor do desconto aplicado para o pedido de venda.

 

Origem do Desconto

Neste campo, é necessário informar o local onde o arquivo a ser anexado se encontra, ao clicar na opção Escolher Arquivo, será aberta uma nova janela para selecionar o arquivo que será anexado ao pedido de venda.

 

Desconto em Cascata?

Neste campo, é informado se o desconto será aplicado em cascata, se a opção estiver marcada o desconto será aplicado em cascata, se estiver desmarcada o desconto não será em cascata. Maiores informações sobre o desconto em cascata, poderão ser visualizados em Parâmetros de Desconto.

 

Observações

Neste campo, é informada a observação do desconto do pedido de venda.

 

Exemplo

 

wwpdv_pedidodesc

 

Pressione o botão Visualizar, em seguida será exibida a seguinte tela:

pdv_pedidodesc

 

hmtoggle_plus1Dispositivo Móvel

Dispositivo

Neste campo, é informado o código do dispositivo móvel, este código é gerado automaticamente pelo sistema.

 

Nº Pedido no Dispositivo

Neste campo, é informado o número do pedido no dispositivo móvel, este número é gerado automaticamente pelo sistema.

 

Permite Alterar Pedido no Dispositvo

Neste campo, é necessário informar se o pedido poderá ser alterado em dispositivo móvel. Ex: Tablet, Smatphone, etc.

Se a opção estiver selecionada, será possível realizar alterações no pedido, através de um dispositivo móvel, se a opção estiver desmarcada, não será possível realizar alterações no pedido através de um dispositivo móvel.

 

hmtoggle_plus1Reprogramação

Nesta aba, serão carregadas as informações relacionadas a todas as reprogramações já efetuadas para o pedido de venda.

 

Voltar ao topo

 

importante

O usuário tem a possibilidade de efetuar controle de entregas futuras pelo Pedido de Venda. Para esta funcionalidade o Tipo de Movimento deverá estar configurado da seguinte forma:

1.     Operação Triangular igual à venda.

2.     Tipo de Movimento de Referência deverá estar configurado com Tipo de Movimento Operação Triangular igual à Remessa.

3.     Não poderá ter controle relacionado. (Caso tenha, o processo continuará a funcionar normalmente pela aprovação da Nota Fiscal gerando controles).

 

importante

Ao aprovar o Pedido de Venda caso o Tipo de Movimento estiver configurado conforme descrito acima, será gerado uma cópia do Pedido de Venda, substituindo o Cliente pela Pessoa Triangular e também substituindo o Tipo de Movimento para o Tipo de Movimento de Remessa.

 

Através da tela 'Pedidos de Entrega Futura (PDV_PedidoEntregaFutura)' para o usuário manter controle do que esta pendente para efetuar a entrega, podendo filtrar por Pedido, Pedido Original, Cliente e Produto. Nesta mesma tela é possível fazer a emissão de um relatório com as mesmas informações dispostas na tela.

 

Voltar ao topo

 

atencao

O pedido de venda de remessa era gerado no momento em que o usuário realizava a Aprovação do pedido de vendas de venda para entrega futura, a remessa será agora gerada no momento da confirmação da nota fiscal de saída, gerada através do pedido de venda.

Para que este processo seja executado corretamente, o usuário deverá configurar dois tipos de movimento: Um deles sendo o tipo de movimento da venda, que deve estar com a opção "Entrega Futura" selecionada como "Venda" e, o tipo de movimento referência sendo o outro tipo de movimento, que deve estar com a opção "Entrega Futura" selecionada como "Remessa". Ambos os tipos de movimento NÃO devem possuir controles vinculados, caso contrário, o processo de venda para entrega futura não funcionará através da cópia de pedidos.

Assim configurado, o usuário deverá emitir primeiramente o pedido de venda com o tipo de movimento configurado como "Venda" e, ao confirmar a nota fiscal gerada por este pedido de venda, será gerado um novo pedido de venda com o tipo de movimento de remessa configurado.

 

 

br_Botoes

 

Voltar ao topo

Btn_AlterarFilial Alterar Filial do Pedido

Ao pressionar o botão irá abrir uma janela pop-up para o usuário alterar a filial dos pedidos selecionados.

 

Btn_CopiaPedidoVenda Copiar Pedido de Venda

Ao pressionar o botão, será realizada aberta uma nova tela para o usuário efetuar uma cópia do pedido.

pdv_pedidocopiarwp

Nesta tela o usuário terá a opção de:

Criar Cópia do Pedido - Apenas criar uma cópia igual ao pedido selecionado;

Alterar Filial - Cria a cópia do pedido diretamente em outra filial. No momento em que o usuário seleciona esse tipo de cópia, automaticamente é apresentado um campo para que seja selecionado a filial de destino desejada;

Criar Cópia do pedido e encerrar - Cria cópia do pedido e já o encerra automaticamente;

Criar cópia do Orçamento com Versionamento - Cria a cópia do orçamento selecionado e automaticamente versiona o novo orçamento gerado.

 

Btn_ReprogramarDataEntrega Reprogramar Data de Entrega

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para alterar a data de entrega do pedido, como ilustra a tela abaixo:

PDV_PedidoProgWP

Nesta tela o usuário poderá informar a Data e a Justificativa para a reprogramação, além de informar o(s) email(s) que receberá(ão) uma notificação da alteração da reprogramação efetuada.

Após realizada uma ou mais alterações, os registros destas atividades serão armazenadas na aba Reprogramações e Reprogramações dos itens, no qual, o usuário poderá acessá-la para realizar conferência. Conforme ilustra imagem abaixo:

wwpdv_pedidoprog

wwpdv_pedidoprogitem

 

Btn_ReservarItemPedido Reservar Itens do Pedido de Vendas

Ao pressionar o botão, permite reservar os itens dos pedidos de venda selecionados.

 atencao

Somente se a parametrização do Pedido de Vendas estiverem com o parâmetro Tipo de Reserva de Estoque Manual selecionado, será possível realizar a reserva dos itens do pedido, demais tipos pela aprovação da carga ou do pedido a reserva será realizada automaticamente após a aprovação do pedido de vendas.

 

btn_aprovar2 Aprovar

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para aprovação dos pedidos selecionados:

AprovacaoPedidodeVenda

(O nome do Cliente foi removido para preservação da identidade)

Nesta tela o usuário terá a sua disposição os botões:

btn_situacaocredito Situação de Crédito

Pressionando o botão, o usuário poderá analisar a situação de crédito do cliente através de uma tela semelhante à imagem abaixo:

Situacaofinanceira

(O nome da Pessoa foi removido para preservação da identidade)

 

btn_aprovaorcamentoConsulta Informações Financeiras

Ao pressionar o botão, o sistema deverá abrir em uma nova aba a Consulta Financeira do cliente.

Após realizada as análises, o usuário deverá informar uma justificativa se o pedido possa ser aprovado.

 

 

atencao

 

Para ajustar o número de linhas no grid,  o usuário deve acessar a tela de Cadastro de Programas, e definir o número de linhas para a tela 'PDV_PedidoAprovacao'.

Quando o cadastro da aprovação, estiver configurado para 'Consiste Pedido Antecipado' na tela PDV_AprovacaoSeq, o sistema verifique se a Forma de Pagamento está definida como Antecipado ou se alguma das parcelas esta marcada com Antecipada.

 

importante

Durante a aprovação do Pedido de Venda, foi alterado o sistema, para quando o campo 'Validade Limite Calculado' estiver com a Data menor que a data de aprovação e a Pessoa não conter mais saldo de crédito, o sistema irá retornar a data que está configurada no campo 'Validade Limite Calculado' na mensagem de divergências na aprovação do Pedido.

 

 

Btn_RetornarAprovacao Retornar Aprovação

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para retornar a aprovação dos pedidos selecionados, após confirmação a situação do pedido será atualizada para aberto.

 

Btn_BloquearPedido Bloquear / Retornar Bloqueio

Ao pressionar o botão,será aberta uma nova tela para bloquear pedidos ou retornar o bloqueio de pedidos bloqueados.

 

Btn_CancelarPedido Cancelar / Retornar Cancelamento

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para cancelar ou retornar o cancelamento dos pedidos.

 

Btn_EncerrarPedido Encerrar

Ao pressionar o botão, o pedido será encerrado.

 

btn_impressao Impressão do Pedido

Ao pressionar o botão, irá ser realizada a impressão da do pedido de vendas, deverá selecionar no mínimo um pedido para que o mesmo seja impresso, se nenhum pedido estiver selecionado o relatório será gerado em branco sem informações. O Layout do documento será impresso conforme o que foi previamente configurado no campo Tipo Impressão do Pedido em Tipo do Pedido.

 

Btn_Impressao_Ordem_Carga Impressão da Ordem de Carga

Ao pressionar o botão, irá ser realizada a impressão da Ordem de Carga. Para que seja realizada a impressão, deverá no mínimo selecionar um pedido.

 

Btn_Envio_Email_Pedido Envio de E-mail do Pedido

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para o envio de e-mail do pedido de venda (PDV_PedidoMail), para que seja possível enviar um email deve-se selecionar no mínimo um pedido. O pedido selecionado ficará anexo à mensagem que será encaminhada por e-mail.

 

Btn_EmEntrega_CancelaEntregaEm Entrega / Cancela Entrega

Ao pressionar o botão, ser realizada a entrega dos itens do pedido ou o cancelamento da entrega dos itens do pedido. Não será possível realizar a entrega ou cancelamento da entrega do pedido, se o mesmo ainda não estiver aprovado.

 

Btn_altera_parcelas Altera Parcelas

Através deste botão o usuário poderá alterar as parcelas sem a necessidade de abrir o pedido de venda em modo de alteração (btn_modifica). O botão só ficará habilitado se a situação do pedido de venda  permitir alteração.

 

Voltar ao topo

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter clientes e fornecedores cadastrados em Pessoa

 Ter tipos de movimento cadastrados em Tipo de Movimento.

 Ter condições de pagamento cadastradas Condição de Pagamento.

 Ter representantes cadastrados em Representante

 Ter moedas cadastradas no módulo financeiro.

 Ter centros de custo cadastrados no módulo fiscal.

 Ter UF cadastradas em Estado.

 

Voltar ao topo

br_passo_a_passo

 

WWPDV_Pedido

 

1.Pressione o botão Inserir, que será disponível a tela de cadastro de um novo pedido de vendas, conforme ilustra figura abaixo:

PDV_Pedido

 

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Após o cadastro das informações principais do pedido de vendas, serão habilitadas as demais abas para prosseguir com o processo.
4. Pressione o botão Confirmar, para incluir o pedido de vendas no cadastro do sistema, após a sua confirmação, será possível acessá-lo em modo de alteração para complementar o cadastro das demais abas que serão habilitadas no pedido de vendas, conforme demonstrado abaixo:

pdv_pedido_allabas

Voltar ao topo

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Cliente é obrigatório!

Ocorre quando o Cliente não é informado.

 

ERRO: Data de Emissão é obrigatório!

Ocorre quando a Data de Emissão não é informada.

 

ERRO: Tipo de Movimento é obrigatório!

Ocorre quando o Tipo de Movimento não é informado.

 

ERRO: Data de Digitação é obrigatório!

Ocorre quando a Data de Digitação não é informada.

 

ERRO: Data de Entrega é obrigatório!

Ocorre quando a Data de Entrega não é informada.

 

ERRO: Banco para Cobrança é obrigatório!

Ocorre quando o Banco para Cobrança não é informado.

 

ERRO: Conta para Cobrança é obrigatório!

Ocorre quando a Conta para Cobrança não é informada.

 

ERRO: Carteira para Cobrança é obrigatório!

Ocorre quando a Carteira para Cobrança não é informada.

 

ERRO: Situação não permite alterar situação de Entrega

Ocorre quando ao tentar entregar ou cancelar a entrega de um pedido, a situação esteja diferente de aprovado.

 

ERRO: Banco e/ou Conta e/ou Carteira estão Inválidos

O erro ocorre por existir bancos específicos de uso do usuário em Parâmetros por Usuário, limitando-se apenas a aqueles para qualquer movimentação. Se não tiver Banco/Conta para o usuário, o mesmo poderá utilizar-se de qualquer conta cadastrada no sistema, porém, havendo uma ou mais cadastradas, o usuário não poderá utilizar mais nenhuma conta bancária além destas.

 

Voltar ao topo