Montagem de Carga

..:: DelsoftX  |  Gestão Combustível  |  Faturamento  |  Movimentação  |  Carga

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Movimentação  |  Montagem de Carga

brsimples

 

..:: Última Modificação: 23 de abril de 2015

..:: Janelas: WWPDV_Carga, PDV_Carga

 

br_Objetivo

 

Cadastrar montagens de carga que são utilizada para compor a carga de um transporte de mercadoria ou produto. Na montagem de carga é possível visualizar a ordem de entrega, designar um veículo específico para a entrega, designar um motorista específico para efetuar a entrega, unificar cargas, imprimir o Romaneio da Nota, do Pedido, imprimir listagem de Carregamento, lista de entrega, entre outras facilidades de se usar a Montagem de Carga através do Sistema DelsoftX.

 

br_Campos

 

Filtros

 

Data da Carga - Até

Número da Carga

Situação

Aprovação

Através dos campos acima, o usuário poderá filtrar os registros de carga que deseja que sejam carregados na tela de consulta.

 

importante

 

É imprescindível que para realizar um Faturamento de Carga, que exista em Tipo de Pedido um Tipo de Carga, na qual o campo Tipo Impressão do Pedido seja Romaneio de Carga.

 

Filial

O campo é carregado automaticamente com a Filial logada.

 

Número da Carga

O número é gerado automaticamente após a confirmação da ação.

 

Data da Carga

O campo é automaticamente preenchido com a data atual, podendo o usuário alterá-la.

 

Data/Hora de Saída

Através destes campos o usuário poderá informar a data e horário de saída da carga, para no momento da geração da Nota Fiscal correspondente, a mesma seja gerada com as informações contidas nestes campos. Os campos poderão ser preenchidos manualmente e através do botão ao lado dos campos.

 

Carga Extra

O campo poderá ser habilitado para indicar que a carga esta sendo feita em um dia que não é da determinada rota do dia.

 

 

Informações de Transporte

 

Transportadora

O usuário deverá informar a transportadora através de um prompt de consulta ou informá-la manualmente caso não esteja previamente cadastrada no sistema.

Caso for informado manualmente, o usuário ainda terá que definir ao lado se é pessoa Física, Jurídica ou Física com C.E.I, bem como, informar o CPF/CNPJ referente. Estes campos serão preenchidos automaticamente caso o usuário informar a Transportadora através do prompt de pesquisa.

 

Redespacho

Ocorrerá Redespacho quando uma transportadora contratar outra para realizar parte de uma prestação de serviço de transporte. O usuário deverá neste campo, informar a transportadora Redespachante, caso houver.

 

Motorista

Este campo deve ser preenchido com o Motorista da carga, selecionando em um prompt de pesquisa. O prompt de pesquisa retornará apenas para escolha as pessoas que estejam cadastradas como Motorista em Pessoa.

 

atencao

Quando o usuário não informar Transportador, Redespacho ou Motorista na Carga, irá carregar na nota fiscal as informações presentes no pedido de venda. Caso seja informado na carga, irá carregar as informações da carga.

 

 

Placa

Neste campo é necessário informar a Placa do Veículo.

 

Placa Complementar 1

Caso houver, neste campo será informado a Placa Complementar do veículo

 

Placa Complementar 2

Caso houver, neste campo será informado outra Placa Complementar do veículo

 

UF

Em cada placa complementar há um campo denominado UF, assim, para cada placa cadastrada, O usuário deverá informar a respectiva Unidade Federativa.

 

Capacidade em M³

Quando o usuário informar a(s) Placa(s), o campo é carregado automaticamente a capacidade de Metros Cúbicos conforme configurado no Cadastro de Veículos.

 

Capacidade em Kg

Quando o usuário informar a(s) Placa(s), o campo é carregado automaticamente a Capacidade de Quilos conforme configurado no Cadastro de Veículos.

 

 

Informações do Pedido

 

Valor Frete

O usuário poderá neste campo informar o valor do Frete para esta carga. 

 

Peso

O usuário poderá neste campo informar o Peso da carga. 

 

Volume

O usuário poderá neste campo informar o Volume da carga. 

 

Valor

O usuário poderá neste campo informar o Valor da carga. 

 

Tipo de Frete

O usuário poderá selecionar neste campo, se o Frete será pago pelo Cliente, Emitente ou Destinatário/Remetente.

 

Valor Total por KM

Após efetuada a viagem, o usuário poderá informar o valor gasto por Km.

 

Total de KM

Após efetuada a viagem, o usuário poderá informar o valor total gasto da Viagem.

 

Destino

O usuário poderá, neste campo, Informar o Destino da carga.

 

Observações

Poderá ser inserido neste campo, alguma informação ou observação sobre a carga.

 

br_Botoes

 

btn_unificar   Unificar Cargas

Caso o usuário desejar unificar diversas cargas, ao pressionar este botão, o sistema automaticamente gera uma nova carga com todas as cargas selecionadas, fazendo com que as cargas selecionadas anteriormente sejam eliminadas do grid.

 

btn_cargaporcliente Gerar Montagem de Carga por Cliente

O botão só será visível se houver Embalagens cadastradas. O usuário, ao pressionar o botão, será apresentada a seguinte tela:

PDV_EmbalagemGerarCargaporCliente

Onde o usuário deverá informar a quantidade que deseja efetuar o carregamento e informar o Cliente, ao confirmar as informações o sistema irá verificar as Embalagens disponíveis, os Pedidos Aprovados, também irá fazer a validações de estoque e ao final irá efetuar a Montagem Carga, caso não tenha encontrado nenhuma inconsistência.

 

Grid

 

btn_definirroteiroDefinir Roteiro da Carga

Através deste botão o usuário poderá alterar o roteiro que será efetuado, pressionando sob a cidade desejada, e arrastando-a até a ordenação desejada. Como ilustra a figura abaixo:

PDV_CargaDefineRoteiro

Observe que é necessário aparecer uma linha menor entre os demais, informando em qual ordenação o item será posicionado, conforme foi destacado neste manual em vermelho.

 

Btn_WWTMS_ContratoAprovacao        Aprovar

Ao pressionar o botão, a carga será aprovada e no mesmo momento o sistema habilitará o botão de Faturamento e os botões de relatórios possíveis de serem impressos, no qual podem ser verificados pressionando o botão Tela para Impressões da Montagem de Carga (btn_imprimir_plus_verde). Também serão desabilitados as opções de edição (btn_modifica) e exclusão (btn_excluir2) da carga.

 

Btn_WWTMS_ContratoReprovar        Retornar Aprovação

Caso houver necessidade de retornar a aprovação da carga para realizar alterações o usuário poderá pressionar este botão. Ao efetuar esta ação, a alteração poderá ser realizada e os botões de edição (btn_modifica) e exclusão (btn_excluir2) poderão ser utilizados novamente.

 

Btn_WWTMS_Contrato_SuspenderContrato        Bloquear/Desbloquear

Essa função é utilizada quando a carga está pronta para ser faturada, carregada, qualquer outro processo, porém por qualquer motivo a pessoa responsável decide que isso deve aguardar. Por falta de algum documento, por exemplo, ou algum acerto com os clientes ou transportadora. Assim ela fica num status que não permite a emissão das notas fiscais, mas não é cancelada. E quando a situação for resolvida, pode ser desbloqueada para execução dos processos pendentes.

 

btn_dinheiro_plus Faturar

Ao pressionar o botão acima, será aberta uma nova tela, para que o usuário possa efetuar o faturamento da carga. Deverá ser aberta uma tela semelhante a tela abaixo:

pdv_cargapedidofaturar

 

importante

Há a possiblidade de efetuar o agrupamento dos Pedidos ao efetuar o Faturamento da Montagem de Carga. Para efetuar o agrupamento o usuário deve marcar a opção 'Agrupa Pedidos na Nota Fiscal' na tela 'Faturamento da Carga (PDV_CargaPedidoFaturar)', quando o usuário marcar essa opção ficará salva no navegador e a próxima vez que o usuário abrir essa tela o sistema irá carregar conforme o último faturamento efetuado.

atencao

Quando o usuário não informar Transportador, Redespacho ou Motorista na Carga, irá carregar na nota fiscal as informações presentes no pedido de venda. Caso seja informado na carga, irá carregar as informações da carga.

 

btn_clipboard_paste_document_text Gera Agenda TMS

Botão apenas ficará habilitado quando TMS estiver habilitado e a situação da Montagem de Carga estiver Faturada. Ao pressionar o botão acima, será aberta uma nova tela para que o usuário possa preencher os dados do agendamento da carga no TMS. Após pressionar o botão, deverá ser aberta uma tela semelhante a esta:

 

pdv_cargageraagendawp

 

btn_imprimir_plus_verde Tela para Impressões da Montagem de Carga

Ao pressionar o botão, o sistema apresentará a tela abaixo, onde será possível visualizar todas as opções de impressão possíveis, de forma a facilitar a escolha do relatório a ser impresso.

PDV_CargaImpressoesWP

 

Opções da tela de Impressões

 

btn_relatoriodecorte

 

Quando o parâmetro Utiliza Corte na aprovação da Montagem de Carga na aba Carga/Embalagem em Parâmetros do Pedido estiver habilitado e o usuário realizar uma carga com quantidade de itens maior que disponível no estoque o sistema realizará o corte da carga. Ao pressionar o botão, será emitido o relatório como ilustra imagem abaixo:

PDV_Carga_RelatorioCorteCarga

 

btn_faltaestoquecarga

Através deste botão o usuário poderá visualizar os produtos da carga com quantidade solicitada maior que a quantidade disponível em estoque. O botão ficará habilitado apenas quando a situação da Carga estiver Aberta. O relatório será emitido semelhante a imagem abaixo:

PDV_Carga_RelatorioFaltadeEstoque

 

btn_listaentrega

Pressionando o botão, será emitido um relatório com um campo (Qtde Sep.) para o usuário escrever manualmente a quantidade que foi separada pela expedição. Conforme ilustra o relatório abaixo:

ListaItensEntregaSeparacao

 

btn_embarque

O usuário utilizará este botão para imprimir o relatório de embarque, gerando um relatório semelhante ao que segue:

RelatoriodeEmbarque

 

btn_romaneiopedido

O usuário utilizará este botão para imprimir o Romaneio do Pedido após a Aprovação da carga antes mesmo de faturá-la. Ao pressionar o botão, será emitido o relatório semelhante à figura abaixo:

PDV_Carga_RomaneiodeCarga

 

btn_ListagemCarregamento

Após a Aprovação da carga, será possível imprimir a Lista de Carregamento, semelhante à figura a seguir:

PDV_Carga_ListaItensCarregamento

 

btn_listaentregas

Ao pressionar o botão, o usuário emitirá para impressão a lista dos Itens para Entrega, semelhante à ilustração abaixo:

PDV_Carga_ListaItensEntrega

 

btn_listaentregasemvalor

Ao pressionar este botão, o usuário poderá emitir um relatório sem os valores, semelhante ao que segue:

ListaItensEntregaSemValor

 

btn_listaentregascidade

Ao pressionar o botão, o sistema emitirá um relatório demonstrando todas as cidades que há entregas a serem realizadas da carga solicitada, gerando um relatório semelhante ao que segue:

PDV_Carga_relEntregaporCidade

 

btn_romaneionotafiscal

Após Aprovar e Faturar a Carga o usuário poderá imprimir o Romaneio da carga e informar a forma de pagamento recebida de cada cliente, ordenado por cidade. Ao pressionar o botão, será emitido o relatório como ilustra imagem abaixo:

PDV_Carga_RomaneiodeCarga

 

btn_danfeboleto

Ao pressionar o botão acima, será impressa a DANFE referente a montagem da carga. Deverá ser gerado um documento semelhante ao Boleto impresso abaixo:

anfs_nfedanfeweb

 

br_Pre-requisitos

 

É necessário existir no sistema:

 Transportadores cadastrados em Pessoa.

 Motoristas cadastrados em Pessoa.

 UF cadastradas em Estado.

 Filiais cadastradas.

 Tipos de Frete cadastrados.

 Tipo de Pedido de Carga.

 Tipo de Aprovação de Carga.

 

br_passo_a_passo

 

WWPDV_carga

1.Caso desejar Aprovar uma Carga já existente, pressione em Aprovar (Btn_WWTMS_ContratoAprovacao).
 
2.Se for necessário retornar a aprovação da Carga, pressione em Retornar Aprovação (Btn_WWTMS_ContratoReprovar).
 
3.Se for necessário bloquear ou desbloquear alguma carga, pressione em Bloquear/Desbloquear (Btn_WWTMS_Contrato_SuspenderContrato).
 
4.Para realizar a impressão de algum relatório, pressione o botão Tela para Impressões da Montagem de Carga (btn_imprimir_plus_verde).
 
5. Para Faturar a Carga após a Aprovação da mesma, presisone em Faturar (btn_dinheiro_plus).
 
6. Verifique os produtos selecionados e Confirme.

wwpdv_carga_faturar

7. Se não houver divergência, o sistema irá gerar a Nota Fiscal correspondente.
 
8. Para cadastrar uma nova Carga, pressione o botão Inserir, que irá aparecer a seguinte tela:

PDV_Carga

9. Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
10. Pressione o botão Confirmar para habilitar abaixo o grid Itens do Pedido.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

atencao

 

Na tela da Montagem de Carga, foi criado o botão 'Gera agenda TMS' que apenas ficará habilitado quando a situação da Montagem de Carga estiver Faturada, caso tenha alguma Agenda relacionada a Montagem de Carga não será possível fazer alteração ou retornar Aprovação. O botão apenas ficará habilitado quando o cliente possuir o módulo TMS habilitado.

 

ERRO: Filial | Seq. | NF : 72381213000111 | 6718 | 70400 - 999 - O elemento 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:UF' e invalido - O valor '' e invalido dependendo do tipo de dados 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:TUf' - Falha na restricao Enumeration.

Como existia um número de RNTC configurado para a transportadora, era necessário o vínculo de uma placa no faturamento da carga para então ser buscada a UF correta. Ou então, desvincular o código do RNTC do cadastro da transportadora.

 

ERRO: Não existe 'Cadastro de Motorista'.

Quando o motorista não é preenchido ou foi preenchido com um Motorista não existente.

 

ERRO: Não existe 'Cadastro de Transportador'.

Quando o Transportador não é preenchido ou foi preenchido com um Transportador não existente.

 

ERRO: Campo Transportador foi informado, Placa é obrigatório.

Quando o Transportador é informado sem placa.

 

ERRO: Data Inválida.

Ocorre quando a data selecionada é inválida.

 

ERRO: Placa é obrigatório.

Ocorre quando sistema esta configurado para utilizar módulo de combustível e a placa não é informada.