Cadastro de Aprovação do Pedido de Venda

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 23 de abril de 2015

..:: Janelas: PDV_AprovacaoSeq, WWPDV_AprovacaoSeq

 

br_Objetivo

 

Permite cadastrar as aprovações para os pedidos de vendas. Nesta tela de cadastro o responsável irá definir quais as aprovações que o pedido deverá passar até ser encerrado ou faturado. Durante a aprovação de um pedido de vendas, de acordo com a aprovação relacionada ao pedido, será aberta a tela contendo todos os passos da aprovação informados neste cadastro.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Situação do Pedido

Deve-se neste campo, informar a a situação do pedido que será utilizada para aprovação do pedido de vendas, selecionando uma das situações dentro de uma caixa de opções. De acordo com a situação informada no cadastro da aprovação do pedido de vendas, as informações do cadastro serão adaptadas a cada uma delas. São elas:

 Aberto - É a situação que define o pedido como aberto, foi criada para que seja a situação inicial do pedido, nessa situação geralmente pode se alterar o pedido e seus valores.

 Aprovado - É  a situação que define se o pedido foi aprovado, no caso ela pode ser usada para qualquer aprovação, financeira e comercial só citando exemplos.

 Cancelado - Essa situação define o pedido como cancelado, no caso de uma venda que foi cancelada devido a algum problema, pode se colocar o pedido nessa situação.

 Bloqueado - Essa situação define o pedido como bloqueado, geralmente o pedido fica nessa situação quando cai em alguma validação, por exemplo, na aprovação se for marcado para consistir estoque, o sistema vai bloquear o pedido.

 Encerrado - Essa situação define o pedido como encerrado, é usada caso um pedido que foi faturado parcial, por exemplo, possa ser finalizado.

 Faturado - Essa situação define o pedido como faturado, é usada caso um pedido já tenha sido faturado nos registros do sistema.

 Cupom - Essa situação define se o pedido teve o cupom impresso, hoje em dia os clientes usam mais a situação de faturado.

 DAV Impresso - Essa situação define se o pedido teve o DAV impresso (Documento Auxiliar de Venda), o DAV não substitui o documento fiscal e deverá ser utilizado exclusivamente para atender às necessidades operacionais do estabelecimento na emissão de orçamento, pedido ou outro documento de controle interno do estabelecimento, antes de concretizada a operação ou prestação de serviço.

 

importante

No Encerramento e Cancelamento do Pedido de Venda, o sistema efetuará a exclusão do Adiantamento automaticamente

 

Letra

Deve-se neste campo, informar uma letra para identificação do cadastro da aprovação do pedido de vendas para diferenciar o cadastro dos demais. Não será permitido mais de um registro com a mesma letra no cadastro.

 

Sequência de Aprovação

Deve-se neste campo, informar uma sequência numérica para identificação do cadastro na aprovação do pedido de vendas. Não será permitido o registro de sequências com a mesma numeração.

 

Descrição da Aprovação

Deve-se neste campo, informar uma descrição da aprovação do pedido para identificação no pedido de vendas para diferenciar o cadastro dos demais.

 

Cor

Deve-se neste campo, definir uma cor para identificação do cadastro da aprovação do pedido de vendas para diferenciar o cadastro dos demais. Durante o cadastro, movimentação e aprovação do pedido de vendas, a cor definida neste cadastro, será aplicada a tela de movimentação do pedido de venda.

 

Envia e-mail para aprovadores

Quando o usuário realizar a aprovação do pedido de venda e o campo estiver habilitado, o sistema automaticamente irá enviar e-mail para todos os aprovadores da sequência de aprovação do pedido.

 

CRM

Quando informado a oportunidade do CRM, ao passar pela sequência de aprovação que tem a fase informada, o sistema irá atualizar a oportunidade com a Fase selecionada e irá gerar uma ação com o Assunto selecionado.

importante_simbolo O tópico somente é ativado para quando o sistema contempla o módulo CRM.

 

 

Situação do Pedido

 

Permite alteração do Pedido

Se este campo for ativado, será permitido realizar alteração no pedido de vendas, se estiver desmarcado, não será permitido realizar alterações no pedido de vendas.

 

Liberado para emissão de Nota Fiscal

Se este campo for ativado, o pedido de vendas estará liberado para emissão da nota fiscal, se estiver desmarcado, o pedido não será liberado para emissão da nota fiscal.

 

Liberado para Produção

O campo tem a funcionalidade de controlar o pedido de venda, se pode ou não ser produzido conforme a situação/aprovação do pedido de venda, liberando assim  a geração da Necessidade de Produção no Cálculo de MRP e na Geração de OF através do Pedido de Venda, mesmo quando a Situação do Pedido de Venda esta "Em Aberto".

 

Consistências

 

Consiste Limite de Crédito

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência no valor do limite de crédito do cliente durante a aprovação do pedido de vendas, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao limite de crédito durante a aprovação do pedido de vendas. Por exemplo: Limite de crédito do cliente R$50.000,00.

 

Consiste Limite de Desconto

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência no valor do limite de desconto para o cliente durante a aprovação do pedido de vendas, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao limite de desconto durante a aprovação do pedido de vendas. Por exemplo: R$1.500,00.

 

Preço do Pedido

Deve-se neste campo, informar o preço do pedido que será utilizado durante a aprovação do pedido de vendas, selecionando um dos preços dentro de uma caixa de opções. São eles:

 Preço do Pedido Diferente da Tabela - Quando durante a aprovação do pedido, o preço estiver difetente da tabela.

 Preço do Pedido Menor que a Tabela - Quando durante a aprovação do pedido o preço estiver menor que a tabela.

 Nenhum - Quando não realizar nenhuma verificação do preço durante a aprovação do pedido.

 

Margem de Negociação

Deve-se neste campo, informar a margem de negociação durante a aprovação do pedido de venda, selecionando uma das margens dentro de uma caixa de opções. São elas:

 Consiste Margem de Negociação (Acrés/Desc) - Será realizada a consistência da margem de negociação de acréscimo/desconto durante a aprovação do pedido de vendas.

 Consiste Margem de Negociação (Desconto) - Será realizada a consistência da margem de negociação de desconto durante a aprovação do pedido de vendas.

 Nenhum - Não será realizada nenhuma consistência da margem de negociação durante a aprovação do pedido de vendas.

 

Percentual, Até

Deve-se neste campo, informar o percentual de negociação durante a aprovação do pedido de venda, esse percentual será aplicado na aprovação do pedido, somente se a margem de negociação estiver informada para realizar consistência durante a aprovação. Por exemplo: 5,00 Até 10,00.

 

Tipo de Movimento

Deve-se neste campo, informar o tipo de movimento que será registrado durante a aprovação do pedido de venda. O tipo de movimento poderá ser cadastrado através do seguinte local: Cadastro de Tipo de Movimento.

 

Consiste Pedido Antecipado

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido de vendas se o Tipo de Pagamento for Conta Salário.

 

Consiste Pagamento a Vista

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido de vendas para verificar se o pagamento do pedido será a vista, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao pagamento na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Cliente Novo

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido de vendas para verificar se o cliente do pedido de vendas é novo, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao cliente na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Cliente Bloqueado

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência para verificar se o cliente do pedido de vendas está bloqueado para realizar pedidos, estando bloqueado, quando o usuário tentar gravar o pedido, o sistema não irá armazenar a movimentação pois o cliente estará bloqueado, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao bloqueio do cliente na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Situação do Cliente

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência para verificar se o situação do cliente durante a aprovação do pedido de vendas, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a situação do cliente na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Serasa

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para verificar se o cliente possui pendência no serasa, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação ao serasa na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Títulos em Atraso

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para verificar se o cliente possui títulos em atraso, se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação aos títulos do cliente na aprovação do pedido de vendas.

 

Consiste Prazo Médio

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para ver se consiste prazo médio durante a emissão do pedido para o cliente,  se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a devolução de cheques do cliente. Por exemplo: O pedido tem um prazo médio de 15 dias, se um novo pedido for efetuado com um prazo maior do que o médio definido, será necessária a aprovação do pedido.

 

Consiste Quantidade por Embalagem

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para ver a quantidade de produto por embalagem para o cliente,  se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a devolução de cheques do cliente. Por exemplo. Tem um item que sua embalagem contém dez unidades, e quando é realizado um pedido, o mesmo ao invés de ser feito por embalagem, é feito por unidade, e a quantidade solicitada excede a quantidade informada por embalagem para o produto. Essa informação da embalagem poderá ser visualizada no Cadastro de Produto, através da aba Conversores de Unidade do Produto.

 

Consiste Cheques Devolvidos

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para ver se existem cheques devolvidos para o cliente,  se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a devolução de cheques do cliente.

 

Obriga Aprovação Acréscimo/Desconto Financeiro

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido, onde será realizado um acréscimo ou concedido um desconto financeiro para o pedido, se a opção estiver desmarcada, nenhuma validação será realizada durante a aprovação.

 

Consiste Pedido Externo

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para ver se existem pedidos externos emitidos para o cliente,  se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a devolução de cheques do cliente. Por exemplo: O funcionário é representante da empresa e está realizando uma viagem a um cliente, durante a a viagem, o funcionário realizou o cadastro de um pedido de venda. Na aprovação do pedido, deverá ser realizada uma verificação do pedido para constatar sua veracidade e assim prosseguir com o faturamento do mesmo.

 

Aprovação Obrigatória

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência onde será obrigatória a aprovação do pedido, se o campo estiver desmarcado, a aprovação do pedido não será obrigatória.

 

Exige Conferência

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para que seja feita uma conferência dos itens do pedido antes da entrega para o cliente,  se estiver desmarcado, não será realizada nenhuma validação com relação a devolução de cheques do cliente. Por exemplo: O cliente comprou diversos itens da empresa e durante a entrega do pedido, será exigido pelo sistema que seja realizada a conferência de todos os itens do pedido que estão sendo entregues ao cliente.

 

Consiste Estoque

Caso o campo for marcado, o sistema vai validar o total dos itens com o saldo disponível em estoque, caso não houver saldo suficiente o sistema vai parar a aprovação do pedido na sequência em que este campo foi marcado, se mesmo assim desejar aprovar o pedido basta aprova-lo novamente que irá passar para a próxima sequência.

 

 Consiste Valor do Pedido por Alçada: Inicial - Final 

Para consistir o valor do pedido por alçada de valor, o usuário deve preencher estes campos com o valor inicial e final nos campos adequados.

 

Consiste Consulta ao Serasa em:

Se este campo for ativado, será realizada uma consistência durante a aprovação do pedido para que seja feita uma Consulta ao Serasa antes da entrega para o cliente. Ao gerar um pedido ou uma ordem de serviços, caso o cliente selecionado não tenha uma consulta a serasa nos últimos x dias informados, o sistema irá gerar exigir a aprovação para a próxima sequência. O usuário deverá informar neste campo qual a quantidade de dias limite a ser verificado. 

 

Alterar Tipo do Pedido Para

Deve-se neste campo, informar se durante a aprovação do pedido de venda o tipo do pedido será alterado, para alterar o tipo do pedido, o mesmo deverá ser selecionando dentro de uma caixa de opções. Os tipos de pedido apresentados na caixa de opções são todos os tipos de pedido existentes no cadastro da Aprovação do Pedido de Vendas.

 

br_passo_a_passo

 

wwpdv_aprovacao
 

1.Pressione o botão Modifica, em seguida será exibida a seguinte tela.

 

wwpdv_aprovacaoseq

 

2.Pressione o botão Incluir, em seguida será exibida a seguinte tela.

pdv_aprovacaoseq
 

3.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
4.Pressione o botão (Btn_Altera_sequencia_aprovacao) Altera Sequência Aprovação, em seguida será exibida a seguinte tela.

 

pdv_altera_sequencia_aprovacao
 

5.Altere a Sequência da Aprovação conforme a necessidade.
 
6.Clique em Confirmar para salvar as informações.
 
7.Após confirmar o cadastro de aprovação do pedido de venda, clique na ação Modifica, no registro cadastrado, deverá abrir uma nova tela: Cadastro de Usuários.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Letra é obrigatório!

Ocorre quando a letra não é preenchida no cadastro.

 

ERRO: Sequência de Aprovação é obrigatório!

Ocorre quando a sequência de aprovação do pedido não é preenchida no cadastro.

 

ERRO: Descrição da Aprovação é obrigatório!

Ocorre quando a descrição da aprovação do pedido não é preenchida no cadastro.

 

ERRO: Cor do Fundo é obrigatório!!

Ocorre quando a cor não é preenchida no cadastro.