Parâmetro do Patrimônio

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Patrimônio  |  Parâmetros  |  Parâmetros do Patrimônio

brsimples

 

..:: Última Modificação: 18 de agosto de 2014

..:: Janelas: WWPAT_Parametro, PAT_Parametro

 

br_Objetivo

 

Cadastrar os Parâmetros do Patrimônio, tais como Ano e Mês de implantação, Plano de Contas Utilizado, Configurações para Depreciação, entre outros. Estas configurações terão impacto sobre várias rotinas do Módulo Patrimonial, tais como as várias etapas do Fechamento Patrimonial.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

Filial

O campo é carregado automaticamente de acordo com a Filial ativa no sistema.

 

Utiliza Módulo Patrimônio?

Definir se a Filial em questão utiliza ou não o Módulo do Patrimônio.

 

Data Fechamento Patrimônio

Informar a última data que foi realizado o Fechamento do Patrimônio. Esta Data é atualizada automaticamente quando é realizada o Fechamento do Patrimônio, ela sempre estará preenchida com o último dia do mês em que foi realizado o fechamento.

 

Indicador de Rotina Exclusiva em Uso

Informar que Rotina Exclusiva está sendo utilizada no momento. Dependendo da Rotina que está em uso, algumas funcionalidades do sistema ficam bloqueadas para manter a integridade dos Dados que estão sendo processados, Existem as seguintes Rotinas Exclusivas:

1.Nenhum - Não existe nenhuma Rotina Exclusiva em uso.
2.Calculando Depreciação - É utilizado quando o cálculo do período está sendo realizado, assim alguns cadastros e rotinas não poderão ser utilizadas pois se for incluso um Item enquanto o cálculo é realizado o novo Item poderá não ser calculado, gerando assim valores inconsistentes. após o cálculo ser realizado, os campos Valor da Depreciação Acumulada e Valor Residual serão atualizados.
3.Cancelando Cálculo - É utilizado quando o cancelamento do cálculo está sendo realizado, assim os valores calculados para o período serão subtraídos novamente, voltando os campos Valor da Depreciação Acumulada e Valor Residual ao estado anterior do Cálculo do Período ser realizado.
4.Gerando Demonstrativo - É utilizado quando o Demonstrativo Contábil está sendo montado, neste processo é verificado o Movimento do Período, tais como Inclusão, Baixa e Depreciação, e então é gerado o Demonstrativo Contábil contendo as Contas a Débito e as Contas a Crédito e o Valor do Movimento realizado, maiores informações sobre as Contas Debitadas e Creditadas do Demonstrativo Contábil podem ser encontradas em Grade Contábil do Patrimônio. Só será mostrado se o Módulo Contábil for utilizado.
5.Deletando Demonstrativo - É utilizado quando o Demonstrativo Contábil está sendo deletado, este processo é executado quando o Cálculo do Período é cancelado ou o período é Reaberto, visto que ao realizar a Reabertura do Período, o cancelamento do cálculo é realizado também. Após o Demonstrativo ser deletado, não existirá mais nenhum lançamento no período em questão, assim, não será possível visualizar o relatório do Demonstrativo neste período, ou seja, ela será gerado sem lançamentos, o mesmo ocorre na Consulta do Item. Só será mostrado se o Módulo Contábil for utilizado.
6.Contabilizando Depreciação - É utilizado quando todos os lançamentos efetuados no Demonstrativo Contábil são contabilizados, ou seja, serão lançados na Contabilidade, ou seja, será criado um Lote automaticamente com Referência PAT - dd/mm/yyyy, onde o dia sempre será o último do Mês. Só será mostrado se o Módulo Contábil for utilizado.
7.Cancelando Contabilização - É utilizado quando os Lançamentos efetuados na Contabilidade estão sendo deletados, o Lote não será eliminado, apenas os registros referente ao Lote. Só será mostrado se o Módulo Contábil for utilizado.
8.Fechando Período - É utilizado quando a Data do Último fechamento está sendo alterada para a nova Data de Fechamento, a Data do Fechamento sempre será o Último dia do Mês Aberto.
9.Reabrindo Período - É utilizado quando a Data do Último fechamento está sendo alterada para a Data do Último Fechamento do Mês anterior, ao executar este processo, o Cancelamento da Contabilização e o Cancelamento do Cálculo será realizado, com isso o Demonstrativo Contábil também será deletado.

 

Ano - Mês de Implantação

Informar qual foi o ano e o mês que o Módulo do Patrimônio foi implantado na Filial.

 

 

Informações do Período de Cálculo

 

Cálculo da Depreciação

Informar o período que as depreciações serão realizadas. Selecionando uma entre as opções:

1.Dia - A Depreciação do item será calculada por Dia.
2.Quinzena - Se o item for adquirido nos 15 dias será Depreciado no mês corrente, senão, será Depreciado no mês seguinte.
3.Mês - A Depreciação do item será calculada mensalmente.

 

Total de Dias no Ano

Através dessa opção, o usuário poderá escolher a quantidade de dias o Ano terá para o Cálculo diário, para isso foi adicionado o Campo "Total de Dias no Ano", este Campo possui 2 opções:

360 - Quando for escolhido esta opção, o Sistema entenderá que o Cálculo diário, terá apenas 360 no Ano.

365 - Quando for escolhido esta opção, o Sistema entenderá que o Cálculo diário, terá apenas 365 no Ano.

 

O Cálculo diário funciona assim:

(ValorAquisição * (Taxa / 100)) * DiasConsideradosMes / TotalDiasAno, onde:

ValorAquisição = O Valor de Aquisição do Item

Taxa = Taxa definida no Controle do Item

DiasConsideradosMes = É um Cálculo, Total de Dias no Mês - DataOcorrência + 1 para a Inclusão, e a Data de Baixa para a Baixa, ou seja, digamos que o Item foi Incluso no Dia 17/06, então 30 - 17 + 1 = 14.

TotalDiasAno = Definido no Parâmetro da Filial.

 

Na União / Desmembramento, não é mais permitido concluir o Processo se o Fechamento do Período anterior não está completo, ou seja, se eu faço uma União/Desmembramento hoje, dia 17/06/2014, para concluir ela, eu preciso ter o Fechamento do Período 05/2014 concluído, caso contrário não será possível Processar a União/Desmembramento.

 

Deprecia no Mês da Aquisição?

Informar o período que as depreciações serão realizadas no mês da Depreciação.

 

importante

 Caso Cálculo da Depreciação estiver selecionado "Quinzena", a regra aplicada será: Se o Item for adquirido entre os dias 1 e 15, o Item será depreciado no mês de aquisição, caso o Item for adquirido a partir do dia 16 até o último dia do mês, o Item será depreciado no mês seguinte, independente do Parâmetro Deprecia no Mês de Aquisição.

 

Deprecia no Mês da Baixa?

Informa se no Mês que houve a baixa do item, o mesmo será Depreciado. Caso o campo seja marcado, o Item será depreciado no Mês da baixa.

 

Status

Informar Status atual do fechamento do Patrimônio, selecionando uma entre as opções:

1.Nenhum - O Período foi Fechado, logo não existe Status do Fechamento.
2.Período Calculado - Informa que o Período está apenas Calculado, porém não será possível fazer inclusão, desmembramento, união ou qualquer outro processo que tenha influência direta com o patrimônio líquido do período.
3.Demonstrativo Gerado - Informa que todo o cálculo realizado para o período foi convertido em um relatório para consulta dos itens calculados, posteriormente este relatório será contabilizado. Para acessar este relatório é possível utilizar o "Relatório Geral" ou a consulta do item, onde mostrará apenas os cálculos realizados para o Item informado.
4.Período Contabilizado - Todos os Movimentos realizados no Demonstrativo foi contabilizado, ou seja, um Lote nos Lançamentos Contábeis foi criado contendo a contabilização da depreciação, união, desmembramento ou qualquer mudança que altere o estado do item no período.

 

importante

 A Sequência do Status está na forma como foi apresentado, porém segue esta sequência apenas se utilizar o Módulo Contábil, caso o Módulo Contábil não for utilizado o Status pula de Nenhum para Período Contabilizado.
 Assim como a Rotina Exclusiva, se o Status do Fechamento for diferente de Nenhum, alguns processos não são executados para manter a integridade dos Dados, por exemplo não é possível incluir, unir, desmembrar, baixar, entre outros, se o Status for diferente de Nenhum.

 

br_passo_a_passo

 

Para configurar os Parâmetros do Patrimônio:

WWPAT_Parametro

1.Clique no Botão Inserir para abrir a seguinte tela:

PAT_Parametro

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.
4.Logo após confirmar as informações, aparecerá as tabelas:

Manutenção Contábil

Manutenção Fiscal

 

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Já existe o registro!

Ocorre quando já foi cadastrado um Parâmetro para a Filial Ativa no Sistema.

 

ERRO: Ano de Implantação Inválido! Ano Deve Conter 4 Dígitos!

Ocorre quando o ano informado possui menos de 4 dígitos.

 

br_topicos_relacionados

 

Manutenção Contábil

Fechamento Mensal