Fechamento Patrimonial

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Patrimônio  |  Fechamentos  |  Fechamento Patrimonial

brsimples

 

..:: Última Modificação: 02 de Abril de 2014

..:: Janelas: PAT_FechamentoWP

 

br_Objetivo

 

O Fechamento Mensal tem por objetivo, registrar a movimentação mensal dos Itens do Patrimônio, tais como Inclusões de Novos Itens, Baixa dos Itens, União, Desmembramento, Cálculo do Período, entre outros.

O Fechamento Mensal é feito de várias etapas, onde algumas dependerão de algumas configurações, tais como se utiliza ou não o Módulo Contábil. Após todas as opções do Fechamento Mensal for executado, o Período será fechado, a depreciação dos Itens será calculada, será feita a Contabilização (Se o Módulo Contábil for utilizado), entre outros.

 

br_Campos

 

Seleção

Grupo

Se necessário, informar um Grupo de empresas para filtro das Filiais.

 

Filial

Informar quais as Filiais que será realizado o Fechamento.

importante

 A Filial ativa no Sistema sempre irá ser selecionada quando estiver presente no Filtro de Grupo, e não poderá ser desmarcada. Caso seja selecionado um Grupo que a Filial não pertença, no momento em que for confirmado para executar uma Opção de Fechamento, uma mensagem de alerta será apresentada e o Processo não será executado.

 

Último Fechamento em

O Mês e o Ano são carregados automaticamente de acordo com a Filial ativa no Sistema e o Período do Último Fechamento da mesma.

 

Efetuar Fechamento de

O Mês e o Ano são carregados automaticamente de acordo com a Filial ativa no Sistema e o Período do Último Fechamento da mesma, somando 1 ao Mês.

 

Opções de Fechamento

Opção de Fechamento

Informar o Processo de Fechamento que será realizado. As opções são carregadas automaticamente de acordo com etapa que o Fechamento da Filial está. A cada opção de fechamento executada,  a  etapa de fechamento da Filial muda e novas opções serão listadas:

1.Calcular Depreciação - O Cálculo da Depreciação visa, calcular e depreciar o Item do Patrimônio quando o mesmo não está baixado e sua Vida Útil ainda não foi depreciada totalmente. Nos parâmetros da empresa é configurado a forma como ocorre o cálculo da Depreciação, tais como Deprecia no Mês da Aquisição, Deprecia no Mês da Baixa a forma do Cálculo da Depreciação que pode ser Dia, Quinzena ou Mês.
 
No Cálculo Diário, a Depreciação do Item é calculada a partir da Data de Aquisição até o último dia do mês, se a Opção Depreciação no Mês de Aquisição nos Parâmetros da Filial estiver marcada, e depreciado o mês inteiro, no caso de não estar no mês de aquisição. No caso de estar no Mês da Baixa, o cálculo é realizado do primeiro dia do mês até o Dia da Baixa se a Opção Deprecia no Mês da Baixa estiver marcada nos Parâmetros da Filial.
 
No Cálculo Quinzenal, a Depreciação é calculada mensalmente, porém caso a Data de Aquisição do Item seja menor ou igual a 15, o Item será depreciado no Mês de Aquisição, se for maior, o Item será Depreciado apenas no Mês seguinte. A Opção Deprecia no Mês de Aquisição não tem qualquer efeito no Cálculo Quinzenal.
 
No Cálculo Mensal, o Item é depreciado o Mês inteiro, independente da Data de Aquisição, o mesmo ocorre com a Depreciação no Mês da Baixa. Irá depender das Opções Deprecia no Mês da Aquisição e Deprecia no Mês da Baixa nos Parâmetros da Filial.
 
2.Cancelar Cálculo - O Cancelamento do Cálculo visa eliminar o histórico de Cálculo do Item (o mesmo é criado quando é realizado Calcular Depreciação), e subtrair o valor Depreciado do Item no Mês.
 
3.Demonstrativo Contábil - O Demonstrativo Contábil visa carregar os Dados que serão enviados para a contabilidade, verificando as Contas de Débito e Crédito, fazendo as validações e apresentando as mensagens de erros quando existirem. O Demonstrativo é excluído para o Mês e Ano de ocorrência caso haja um demonstrativo já gerado, e logo depois de ser excluído, ele é gerado novamente.
 
4.Contabilizar Depreciação - A Contabilização da Depreciação visa reunir as informações geradas no Demonstrativo e enviá-las para a Contabilidade. Será criado um Lote novo para o Lançamento, e dentro deste Lote serão gerados os lançamentos contábeis referente a Contabilização da Depreciação.
 
5.Cancelar Contabilização - O Cancelamento da Contabilização visa eliminar os lançamentos realizados para o Lote, o cabeçalho não é eliminado. Quando a Contabilização é realizada novamente, um novo cabeçalho é criado.
 
6.Fechamento do Período - O Fechamento do Período visa atualizar a Data do Último Fechamento Contábil caso o Cálculo da Depreciação, Demonstrativo Contábil e a Contabilização da Depreciação forem executadas com sucesso.
 
7.Reabertura do Período - A Reabertura do Período visa reabrir o Mês anterior a Data do Último Fechamento, para isso, a Data do Último Fechamento é atualizada para o Mês Anterior e o Cancelamento da Depreciação e o Cancelamento do Cálculo são realizados.

 

br_Pre-requisitos

 

Parâmetros da Empresa configurados adequadamente para as necessidades.

 

br_passo_a_passo

 

Para executar um Fechamento Patrimonial:

 

PAT_FechamentoWP

1.Informe Grupo se houver necessidade de filtros das Filiais.
2.Informe as Filiais que irão ser processadas.
3.Escolha a Opção de Fechamento.
4.Clique em Confirmar para executar o processo selecionado.

importante

 Após clicar em Confirmar uma série de validações são realizadas, verificando se a etapa de fechamento de todas as empresas selecionadas estão iguais a da Filial Ativa, e se a Filial Ativa está selecionada.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

 

ADVERTÊNCIA: Ficha CIAP - Valor dos Créditos - Conta Contábil a Débito na Manutenção da Ficha CIAP

Ocorre quando existe problemas de cadastro na Conta Contábil a Débito do Valor dos Créditos (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ADVERTÊNCIA: Ficha CIAP - Valor dos Créditos - Conta Contábil a Crédito na Manutenção da Ficha CIAP

Ocorre quando existe problemas de cadastro na Conta Contábil a Crédito do Valor dos Créditos (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ERRO: Manutenção da Ficha CIAP | Não foi definida as Contas Contábeis do Valor dos Créditos nos Parâmetros Patrimonial da Filial!

Ocorre quando não existe parametrização para as Contas Contábeis a Débito e Crédito para o Valor dos Créditos (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ADVERTÊNCIA: Ficha CIAP - Valor das Excluídas - Conta Contábil a Débito na Manutenção da Ficha CIAP

Ocorre quando existe problemas de cadastro na Conta Contábil a Débito do Valor das Excluídas (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ADVERTÊNCIA: Ficha CIAP - Valor das Excluídas - Conta Contábil a Crédito na Manutenção da Ficha CIAP

Ocorre quando existe problemas de cadastro na Conta Contábil a Crédito do Valor das Excluídas (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ERRO: Manutenção da Ficha CIAP | Não foi definida as Contas Contábeis do Valor das Excluídas nos Parâmetros Patrimonial da Filial!

Ocorre quando não existe parametrização para as Contas Contábeis a Débito e Crédito para o Valor das Excluídas (Manutenção da Ficha CIAP nos Parâmetros da Filial).

 

ERRO: As filiais do grupo selecionado não estão na mesma etapa do fechamento. Favor verificar!

Ocorre quando as etapas de fechamento das filiais selecionadas estão diferente.

 

ERRO: Filial <Código da Filial> sem parâmetros para o Módulo Patrimonial definidos!

Ocorre quando não foi encontrado os parâmetros da filial para o módulo patrimonial.

 

ERRO: Houve Erros ao Gerar o Demonstrativo Contábil, por favor corrija os erros e gere o Demonstrativo novamente!

Ocorre quando há erros no processo para gerar o Demonstrativo Contábil, corrija os erros para poder Contabilizá-los.

 

ERRO: Não é possível reabrir período anterior ao Mês/Ano de Implantação!

Ocorre quando a Opção de Fechamento é Reabertura e o Período que irá ser reaberto é anterior ao Mês / Ano de Implantação, por exemplo, o Mês / Ano de Implantação é 01/2012, e o Período para ser Reaberto é 12/2011, ou seja, ocorre quando o campo "Último Fechamento em" estiver vazio!.

 

ERRO: Referência (<Referência>) nos Lançamentos Contábeis não encontrada!

Ocorre quando a Referência criada nos Lançamentos Contábeis não foi encontrada no cancelamento da Contabilização.

 

ERRO: Lote (<Número do Lote>) Integrado na Contabilidade, não é possível eliminar a Contabilização!

Ocorre quando o Lote que iria ser eliminado com o Cancelamento da Contabilização, já está Integrado na Contabilidade.

 

ERRO: Não há Registros para Contabilizar, o Lote não será criado!

Ocorre quando o Demonstrativo Contábil foi gerado porém não houve registros a serem contabilizados.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Calculando Depreciação

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para o Cálculo da Depreciação.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Cancelando Cálculo

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para o Cancelamento do Cálculo da Depreciação.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Contabilizando Depreciação

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para a Contabilização da Depreciação .

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Cancelando Contabilização

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para o Cancelamento da Contabilização.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Fechando Período

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para o Fechamento do Período.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Reabrindo Período

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para a Reabertura do Período.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Gerando Demonstrativo Contábil

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para a Geração do Demonstrativo Contábil.

 

ERRO: Rotina Exclusiva em Uso! - Deletando Demonstrativo Contábil

Ocorre quando a Rotina Exclusiva esta sendo usada para a Eliminação do Demonstrativo Contábil.

 

ADVERTÊNCIA: O Grupo Selecionado não tem a Filial Logada!

Ocorre quando é clicado no botão para executar uma opção de fechamento e a Filial Ativa não está selecionada.

 

 

importante

 Erros provenientes do CheckList poderão ser apresentados na Tela!

 

 

br_topicos_relacionados

 

Parâmetros da Filial

Item do Patrimônio