Cadastro de Filiais no Tipo de Movimento

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Tipo de Movimento

brsimples

 

..:: Última Modificação: 23 de abril de 2015

..:: Janelas: NFS_TipoMovimentoFilial, WWNFS_TipoMovimentoFilial

 

br_Objetivo

 

Cadastrar filiais no Tipo de Movimento selecionado para realizar corretamente as movimentações de Notas Fiscais. O mesmo Tipo de Movimento não pode ser para todas as filiais pelo motivo de que os Tipos de Movimento podem ser Entrada em uma filial e Saída em outra, bem como gerar estoque, movimentar financeiro e em outra filial não, há também de considerar que um Tipo de Movimento pode ser configurado para gerar Transferência ou Devolução e em outra filial o mesmo não ocorra.

 

br_Campos

 

Filial

Neste campo, deve-se escolher entre as filiais da empresa, qual filial receberá as configurações e particularidades que serão definidas nos próximos campos.

 

Tipo de Movimento

O campo é preenchido automaticamente com o código gerado para o Tipo de Movimento selecionado.

 

Descrição

O campo é preenchido automaticamente com o nome cadastrado para o Tipo de Movimento selecionado.

 

Informações Gerais

 

Tipo

O Tipo de Entrada ou Saída é responsável pela correta aplicação dos impostos devidos por ocasião da entrada e saída dos produtos, controle de baixa de estoque, duplicatas e outros. Conforme o item selecionado neste campo, refletirá em ocultar ou aparecer outros campos abaixo.

importante

Quando o Tipo de Movimento for de Saída, os campos de Série e Espécie serão obrigatórios.

 

Gera Financeiro

O usuário deverá informar neste campo, que tipo de movimentação financeira acontecerá quando este Tipo de Movimento for selecionado em alguma movimentação no Sistema, escolhendo entre os itens previamente cadastrados:

01. Gerar Financeiro (Geral)

Este item é o mais utilizado, é selecionado caso o usuário necessita que o financeiro da movimentação seja realizado de forma geral, sem restrições.

02. Gerar Financeiro (Produtos)

Só será selecionado caso for realizado uma nota Consignada, que tenha produtos e serviços. O usuário deverá selecionar esta opção caso queira que o financeiro deva ser gerado apenas a partir dos Produtos desta nota.

03. Gerar Financeiro (Serviços)

Só será selecionado caso for realizado uma nota Consignada, que tenha produtos e serviços. O usuário deverá selecionar esta opção caso queira que o financeiro deve ser gerado apenas a partir dos itens de Serviços desta nota.

04. Não Gera Financeiro

Deve-se selecionar esta opção caso o usuário necessite que para determinada movimentação o sistema não deve gerar financeiro.

05. Gerar Financeiro (Somente Impostos)

Esta opção deve ser selecionada caso o usuário necessite que ao final da movimentação, o financeiro seja gerado apenas a partir dos impostos gerados para a nota.

importante

Se o Tipo for de Entrada e o campo Gera Financeiro estiver selecionado a opção Gerar Financeiro (Geral), ao concluir uma nota fiscal de saída será gerado um título a Pagar, mas caso este campo estiver marcado como saída, no mesmo processo será gerado um título a receber, definindo assim, o destino da movimentação.

 

Pedido

Este campo será configurado apenas se o campo Tipo estiver selecionado com a opção Entrada. 

Se o usuário necessita criar uma Nota Fiscal de Entrada através de Pedido, na escolha do Tipo de Movimento a ser utilizado, o mesmo deverá obrigatoriamente selecionar um Tipo de Movimento que tenha selecionado neste campo a opção: Necessita Pedido de Compra. Quando esta opção for selecionada, ao fazer uma nota com este tipo de movimento e não utilizar um pedido de compras para isso, será gerada uma mensagem alertando a obrigatoriedade do mesmo.

Caso o usuário desejar cadastrar uma Nota Fiscal de Entrada manualmente, o Tipo de Movimento a ser selecionado neste caso, deverá obrigatoriamente ter selecionado a opção: Não Utiliza Pedido de Compra.

 

Considera Como

Neste campo deve ser selecionado a opção de como será considerada a Nota Fiscal que receberá este Tipo de Movimento.

 01. Nenhuma - Deve deixar selecionado esta opção caso o Tipo de Movimento irá se referir a Retorno de Industrialização ou Devolução de Vendas.

 02. Venda - Deve-se selecionar esta opção para quando a Nota Fiscal a utilizar este Tipo de Movimento  será considerada como Venda.

 03. Compra - Esta opção deve ser selecionada sempre que a Nota Fiscal a utilizar este Tipo de Movimento será considerada como Entrada.

 04. Bonificação - Deve-se selecionar esta opção quando o Tipo de Movimento será considerado como Bonificação.

 05. Troca - Deve-se selecionar esta opção quando o Tipo de Movimento será considerado como Troca.

importante_simbolo

Considera-se Bonificação a mercadoria que, por liberalidade do vendedor (ou fornecedor), é distribuída gratuitamente ao cliente). Na prática, ela ocorre o faturamento de determinada quantidade de produto ao preço normal, mas sendo entregue uma quantidade de mercadoria ou produto maior do que o normal para aquele preço acertado.

As opções Bonificação e Troca serão utilizadas pelo Romaneio de Carga e não carregam nenhum valor a ser cobrado. O item utilizado será também especificado no Relatório de Romaneio.

 

Tipo de Remessa

Este campo será utilizado quando há uma terceira empresa envolvida nos processos de produção, armazenagem, empréstimo ou conserto. O usuário deverá selecionar entre as opções qual a melhor se encaixa com o processo a qual o terceiro está envolvido:

1.Nenhuma.
2.Eu remeto para Terceiro Industrializar.
3.Terceiro Remete para Eu Industrializar.
4.Eu Remeto para Terceiro Armazenar.
5.Terceiro Remete para Eu Armazenar.
6.Eu Remeto Empréstimo para Terceiro. 
7.Eu Recebo Empréstimo de Terceiro.
8.Eu Remeto para Terceiro Consertar.
9.Terceiro Remete para Eu Consertar.

importante

Quando é selecionado um dos itens do campo Tipo de Remessa, o sistema automaticamente obrigará o preenchimento do campo Tipo de Controle da Remessa, localizado ao final da página.

 

Operação Triangular:

Uma operação Triangular, por exemplo, é quando a Empresa A (Fornecedora) compra de B (Adquirente), mas B não tem a mercadoria e compra de C (Industrializadora). A empresa C entrega diretamente para a empresa A emitindo uma nota de Venda para B e uma de Remessa para A.

Este processo faz com que não seja necessário gerar uma nota de  retorno das mercadorias industrializadas até a “Empresa A – Fornecedora”, gerando assim mais agilidade no processo.

Neste campo, deve ser configurado apenas se a movimentação será Venda Triangular. Deve-se selecionar se a Nota Fiscal a utilizar este Tipo de Movimento será a nota de Remessa ou a nota de Venda da movimentação.

importante

O tipo de Movimento configurado como Venda, será o Tipo de Movimento a ser escolhido no momento da geração da Nota Fiscal. O Tipo de Movimento configurado como Remessa deverá ser cadastrado primeiro e será selecionado no campo 'Gera nota referência com o movimento', localizado na parte inferior da tela.

 

Espécie

Neste campo, o usuário deve escolher a Espécie da Nota Fiscal a ser gerada com este Tipo de Movimento. No processo de Transferência, por exemplo, o sistema verifica este campo para gerar a Nota em outra filial com a espécie solicitada.

 

Modelo

Neste campo, o usuário deve escolher o Modelo da Nota Fiscal a ser gerada com este Tipo de Movimento. No processo de Transferência, por exemplo, o sistema verifica este campo para gerar a Nota em outra filial com o modelo solicitado.

 

Série NF

O usuário deve informar a série desejada para este Tipo de Movimento, escolhendo entre as séries previamente cadastradas no Cadastro de Séries. A série neste campo selecionada, irá ser utilizada em várias rotinas do Delsoft X, por exemplo, é utilizada na Geração de Conhecimento de Frete de Terceiros a partir do CTE da filial transportadora, na geração de de notas de Devolução, Notas de Controle, Faturamento Fixo, Nota de Estorno, Faturamento de Carga, Ficha de Apropriação.

 

CFOP para Operações Dentro da UF

CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes e de comunicação. É através do CFOP que é definido se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos.

O campo deve ser preenchido com um código válido para Operações Dentro da UF, por exemplo:

Entrada: 1101, 1102, 1103.

Saída: 5101, 5102, 5103.

 

CFOP para Operações Fora da UF

O campo deve ser preenchido com um código válido para Operações Fora da UF, por exemplo:

Entrada: 2101, 2102, 2103.

Saída: 6101, 6102, 6103.

 

CFOP para Importação/Exportação

O campo deve ser preenchido com um código válido para Operações Fora da UF, por exemplo:

Entrada: 3101, 3102, 3103.

Saída: 7101, 7102, 7103.

importante

O código deve obrigatoriamente ser indicado em todos os documentos fiscais da empresa, como por exemplo, notas fiscais, conhecimentos de transportes, livros fiscais, arquivos magnéticos e outros exigidos por lei, quando das entradas e saídas de mercadorias e bens e da aquisição de serviços. Cada código é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito é possível identificar qual o tipo de operação, se entrada ou saída de mercadorias:

 1.000 - Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Estado.                        5.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado.

 2.000 - Entrada e/ou Aquisições de Serviços de outros Estados.                6.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados.

 3.000 - Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Exterior.                        7.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior.

 

Opções

 

Movimenta Estoque

O usuário deverá definir neste campo, como se dará a movimentação de produtos oriundas de Notas Fiscais com este Tipo de Movimento.

Definirá se o produto Movimenta Estoque, se Não Movimenta estoque ou se a movimentação se dará por Transferência entre Almoxarifados.

 

Data Inicial da Vigência, Data Final da Vigência

Informar a Data inicial e final de Vigência do Tipo de Movimento através do ícone (ico_data). Quando o usuário informar um Tipo de Movimento que não esteja com seu cadastro vigente na data de emissão do documento, o Sistema DelsoftX apresenta uma mensagem de erro impossibilitando a emissão de Notas Fiscais e Pedidos de Venda com o Tipo de Movimento selecionado.

 

Calcula Comissão

Neste campo, o usuário deverá definir se, ao utilizar este Tipo de Movimento para uma Nota Fiscal de Saída, será calculado ou não a Comissão para os Representantes.

 

Exporta para a Contabilidade

Este campo, se ativado, permitirá a contabilização da Nota Fiscal, porém, só terá utilidade caso o Módulo Contábil estiver ativado no sistema em: Parâmetros da Contabilidade por Filial. É importante ressaltar que o campo só será visível se o Módulo Contábil estiver ativo no sistema.

 

Contabiliza Somente Impostos

O usuário deverá acionar este campo caso queira que, ao utilizar este Tipo de Movimento, a contabilização será gerada apenas sobre o valor dos  Impostos da Nota fiscal de Saída. Não será habilitado caso o campo Exporta para Contabilidade estiver desativado. Como o campo acima, só será visível se o Módulo Contábil estiver ativo no sistema

 

Transferência entre Filiais

A Nota Fiscal de Transferência é utilizada por empresas que transportam mercadorias entre suas filiais, por diversos motivos. Pode ser utilizada para transportar um produto que foi industrializado em uma filial para revenda em outra. Neste caso, os impostos serão ajustados conforme o tipo de transferência realizada.

Na Nota Fiscal de Transferência, é criado uma Nota Fiscal de Saída, onde o Tipo de Movimento escolhido, deverá ser de Saída e campo aqui explicado deverá ser habilitado. No momento da confirmação da Nota de Saída, automaticamente deverá ser criado uma Nota Fiscal de Entrada na filial desejada.

importante

No momento da geração da Nota Fiscal de Saída, o campo Cliente deve ser preenchido com a Filial que receberá os produtos.

Antes do Tipo de Movimento de Saída, o usuário deverá criar um Tipo de Movimento de Entrada, para ser levado automaticamente à Nota Fiscal de Entrada gerada na filial. Este Tipo de Movimento deverá ser relacionado ao Tipo de Movimento de Saída através do campo 'Gera nota referência com o movimento'.

 

Devolução

A Nota Fiscal de Devolução de Vendas é utilizada quando, por exemplo, o produto não é aceito pelo cliente, por motivo de mercadoria trocada, produto falho, quantidade errada, etc. Precisando assim gerar uma nota, por parte do vendedor, de Devolução da Venda, ou, Retorno de Mercadorias. Os impostos da nota de saída (origem) deverão ser levados para a nota de devolução (entrada) . Além disso, a Nota de Devolução deverá trazer o número da Nota Fiscal originária e informado os impostos relativos às quantidades devolvidas.

 

Complemento de Preço

Quando é registrado uma entrada de mercadoria e esta, sofre alteração de valor, deve-se gerar uma Nota Fiscal de Saída, com o Tipo de Movimento com este campo habilitado, então, o sistema verificará o novo valor dos produtos e gerará um débito ou acréscimo no valor dos produtos. Quando este campo estiver habilitado, a nota terá impostos também pois se há necessidade de complementar um valor, significa que não foi gerado imposto desse valor na NF de origem.

 

Garantia

O campo deverá ser marcado para o cadastros de Notas Fiscais de Entrada de Garantia, por exemplo, caso a empresa efetuou a venda de um produto, e este chegou ao cliente com defeito de fabricação, este deverá ser retornado à empresa fornecedora através de uma Nota Fiscal. A empresa fornecedora, ao receber a Nota do cliente, realizará o cadastro da Nota Fiscal de Entrada de Produto, com um Tipo de Movimento com o campo Garantia habilitado.

 

Baixa quantidade do pedido

Se este campo estiver desmarcado, o usuário poderá utilizar o mesmo Pedido de Vendas para faturar diversas notas, não alterando o pedido para Faturado ou Faturado Parcial. Caso o campo for marcado, após o faturamento total do pedido, este não poderá mais ser utilizado, apenas se a Nota Fiscal referente for reaberta.

 

Controla Embalagem Retornável

Este campo é usado no processo de faturamento, e quando marcado, indica que deve ser gerada uma nota fiscal de retorno das embalagens enviadas ao cliente através da nota fiscal de venda.

 

Gera Ordem Fabricação

A ativação deste campo permitirá a geração automática da Ordem de Fabricação de algum produto no momento da confirmação da Nota Fiscal. Quando este campo estiver habilitado, no momento de inserir os itens na nota, o sistema disponibilizará outro campo para manter ativado ou desativar a Ordem de Fabricação automática para cada item. O usuário pode, desta maneira, gerar Notas Fiscais com produtos que geram e não geram Ordem Fabricação  na mesma nota.

Uma Ordem de Fabricação (OFs) é uma instrução para produzir uma determinada quantidade de um item. Em uma distribuidora de combustíveis por exemplo, haverá uma Ordem de Fabricação para Gasolina, este produto consumirá outros produtos para que possa ser fabricado, assim, os produtos a serem consumidos para a fabricação serão baixados do estoque, e o produto a ser produzido entrará no estoque. Haverá ainda uma movimentação de saída do produto pronto, que está sendo especificado na Nota Fiscal de Saída.

 

importante

Para o sistema gerar corretamente a Ordem de Fabricação para os produtos, o mesmo deverá obrigatoriamente possuir uma Estrutura cadastrada em Estrutura de Produto.

 

Permite emitir CT-e sem Nota Fiscal

O campo será utilizado quando o CT-e for emitido para algum Tipo de Serviço Subcontratado. Se o campo for habilitado, ao tentar confirmar um CT-e que não tiver nenhuma nota fiscal vinculada o sistema não retornará erro.

 

Usa no Pedido de Venda (Pedido Commerce)

Este campo indica que, se ativado, o Tipo de Movimento gerado será uma das opções a serem selecionadas no campo Tipo de Movimento no Pedido Commerce.

 

Informar Nrº de Série nos Itens da Nota Fiscal

Na geração da Nota Fiscal, caso utilize um Tipo de Movimento com este campo ativado, no momento do cadastro dos itens o sistema habilitará um campo, até então inexistente, denominado Número(s) de Série, onde o usuário deve informar quais os números de série de cada produto cadastrado no momento, separados por vírgula.

Logo após confirmar a inclusão dos itens com os respectivos números de série, o sistema automaticamente carregará as informações no grid denominado Números de Série Associados ao Documento Fiscal, ao final da página.

Para a Nota de Entrada, após a inclusão dos itens com os respectivos números de série, o sistema automaticamente carregará uma aba até então inexistente denominada Números de Série com todos os números de série de cada item cadastrado.

 

Lançamento de Manutenção no Item da NF Entrada

Este campo quando marcado, fará com que o sistema efetue um lançamento de manutenção no item da nota fiscal de entrada, a opção permanecendo desmarcada, não terá efeito durante o lançamento da nota fiscal.

 

Nota Fiscal de Entrada por Emissão Própria

Caso este campo “Nota Fiscal de Entrada por Emissão Própria” estiver marcado, significa que o Documento é um Documento de Emissão Própria, como no Caso de Nota de Importação, a Receita não aceita a Nota Fiscal do Exterior, logo temos que emitir uma Nota Fiscal Própria.

importante

Após confirmar a Nota Fiscal, sua Origem não será mais do Recebimento e sim do Faturamento, desta forma o Documento não será mais listado nas Notas Fiscais de Entrada, e sim nas Notas Fiscais de Saída (Os Documentos de Emissão Própria possuem um campo com um Quadrado na Cor Azul no Grid).

 

Considera para o Cálculo de MRP

Gerar Sequencial p/ Lote do Item do Pedido de Compra

Este campo é usado quando precisa ter número de lote gerado diretamente do pedido para que posteriormente quando lançada a nota seja utilizada este lote.

 

Abastecimento (Geração de Fatura Via Cupons)

Este campo é usado no processo de suprimentos, e quando marcado, indica que não deve ser gerado título a pagar da nota fiscal de entrada, mas é aberta uma tela para selecionar títulos existentes, e associar à nota fiscal. Nesse processo é gerada uma fatura dos títulos existentes.

A Nota Fiscal de Entrada que usar o tipo movimento com este campo marcado, irá exigir que o usuário selecione os cupons (títulos), e gere um fatura com esse títulos, vinculando essa fatura gerada com a nota fiscal. Desta forma, ao confirmar a nota fiscal não será gerado o financeiro, pois já foi feito a geração da fatura com seus devidos cupons (títulos). Ao retornar essa nota fiscal, o sistema irá desfazer a fatura, eliminando-a e voltando os títulos selecionados ao normal.

 

Baixar Item Acabado no Retorno de Industrialização para Terceiro

Com este campo marcado será obrigatório lançar itens a serem baixados do estoque, antes da confirmação da nota fiscal de retorno da industrialização na janela de nota fiscal de saída.

 

Tipo Pedido de Venda

Este campo terá validade apenas para os pedidos realizados através do Pedido Commerce. Quando algum item é selecionado neste campo, o mesmo aparecerá como padrão no campo Tipo de Pedido durante a geração do Pedido Commerce, não impedindo que o usuário selecione outra opção no momento. Este campo só será visível se no campo Tipo, estiver selecionada a opção Saída.

 

Percentual de variação para baixa do Pedido de Venda

Caso seja necessário baixar apenas algum percentual limite do pedido, deve-se preencher este campo com o valor solicitado. Por exemplo, se informado um valor de 50% neste campo, quando um pedido for faturado, esta baixa deverá ser total ou, quando parcial, menor a 50%.Este campo só será visível se no campo Tipo, estiver selecionada a opção Saída.

 

Utilização do Tipo de Movimento

Através deste campo o usuário poderá definir em que locais o Pedido de Vendas  será listado para ser faturado. Deve-se selecionar entre as opções: Ambos, Nota Fiscal e Cupom Fiscal na qual se o usuário selecionar a opção:

Cupom Fiscal: O pedido será listado apenas no Frente de Caixa.

Nota Fiscal: O pedido será listado no Faturamento do Pedido.

Ambos: O pedido será listado tanto no Frente de Caixa quanto no Faturamento do Pedido.

 

 

Tipo de Despesa/Receita

 

Neste campo, o usuário deverá informar o tipo de Despesa ou Receita que o sistema deverá buscar para classificar os valores gastos na empresa, através do registro do contas a pagar.

Para Tipos de Movimento de saída, o campo é alterado para Tipo de Receita, assim, quando o usuário realizar a pesquisa pelo prompt o sistema mostrará como opções para escolha apenas os Tipos cadastrados no sistema como Receita.

Para Tipos de Movimento de entrada, o campo é alterado para Tipo de Despesa, assim, quando o usuário realizar a pesquisa pelo prompt o sistema mostrará como opções para escolha apenas os Tipos cadastrados no sistema como Despesa.

 

Tipos de Movimento de Referência

 

Gera nota referência com o movimento

Este é o campo de preenchimento automático citado nos exemplos de Transferência entre Filiais e Nota Triangular, tem a finalidade de utilizar um Tipo de Movimento específico para a nota gerada através destas movimentações.

 

Controle de Remessa

 

Tipo de Controle da Remessa

Este campo será de preenchimento obrigatoriamente se, para este tipo de movimento for selecionado no campo Tipo de Remessa uma das opções abaixo:

1.Eu remeto para Terceiro Industrializar.
2.Eu Remeto para Terceiro Armazenar.
3.Eu Remeto Empréstimo para Terceiro. 
4.Eu Remeto para Terceiro Consertar.

 

Tipo de Movimento de Origem da Remessa

Este campo será de preenchimento obrigatório se, para este tipo de movimento for selecionado no campo Tipo de Remessa uma das opções abaixo:

1.Terceiro Remete para Eu Industrializar.
2.Terceiro Remete para Eu Armazenar.
3.Eu Recebo Empréstimo de Terceiro.
4.Terceiro Remete para Eu Consertar.

 

Tipo de Despesa para Compra e Ordem

O preenchimento deste campo será necessário se no campo Operação Triangular for selecionado o item 'Compra e Venda'. Posteriormente a informação aqui cadastrada será utilizada na confirmação da nota de Entrada, onde é gerado uma requisição de material para baixa de estoque.

importante

Quando utilizado o Tipo de Remessa, o Tipo de Movimento não poderá Lançar Transferência entre Almoxarifados no Estoque.

 

Cadastro de Controles do Tipo de Movimento

 

Se houver informações no campo Tipo de Controle da Remessa Serão carregadas informações neste grid automaticamente assim que o Tipo de Movimento for confirmado. Por padrão, se o Tipo de Movimento for de Saída, a Ação será 'Criar', se Entrada, 'Baixar'. O usuário poderá também cadastrar informações manualmente, clicando em Inserir para abrir a tela de Cadastro de Controles.

 

br_passo_a_passo

 

NFS_TipoMovimentoFilial

 

1.Preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
2.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Já existe o registro
Quando já existe o registro na filial selecionada que se deseja cadastrar.

 

ERRO: Data Inválida

Ocorre quando a data selecionada é inválida.

 

br_topicos_relacionados

 

Tipo de Movimento