Relatório Gerencial de Vendas

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Relatórios  | Relatório Gerencial de Vendasbrsimples

 

..:: Última Modificação: 13 de agosto de 2014

..:: Janelas: NFS_RelatorioGerencialWR

 

br_Objetivo

 

O relatório Gerencial de Vendas tem por objetivo realizar a listagem do relatório de notas fiscais e apresentar os resultados alcançados pela empresa, sendo possível também listar os relatórios por cliente, por produto, grupo de produtos, entre outros. Muito importante para facilitar o trabalho dos supervisores acerca da verificação e confirmação da veracidade e consistência das informações prestadas pela entidade, para acompanhar e obter informações financeiras sólidas acerca do crescimento de ganhos, redução de custos, despesas, além de pontos que podem ser melhorados (onde reduzir despesas, por exemplo). Com este relatório é possível analisar a Margem de Lucros em Valores e em Percentual além de apresentar dados essenciais para o efetivo controle das vendas e consolidar o sucesso da empresa.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter notas fiscais geradas em Nota Fiscal de Saída que estejam com a situação confirmada.

 

br_Campos

 

Tipo de Custo

O tipo de custo selecionado neste campo definirá qual preço de custo do produto será comparado ao valor do preço de vendas atual, para então obter os valores e resultados finais do relatório, principalmente da Margem de Lucro.

 

Gerar Relatório Sintético?

Com o campo ativado, o relatório é gerado de maneira diferenciada, ocultando alguns campos que não devem ser apresentados aos representantes.

 

Listar Devoluções?

Se o campo for habilitado, o relatório apresentará na coluna Dev o valor das notas fiscais que foram efetuadas devolução, caso contrário, a coluna aparecerá sempre zerada.

 

atencao

Quando o usuário tiver um representante associado, e o parâmetro "Consiste Representante Usuário" na tela de Parâmetros do Pedido de Venda, esse usuário só poderá emitir relatórios da movimentação dele mesmo. Por isso aparece essa validação, pois o sistema entende que o usuário é um vendedor externo, que só pode acessar informações de suas movimentações.

 

br_passo_a_passo

 

Se o usuário é Representante, o campo Gerar Relatório Sintético é automaticamente desativado, fazendo assim com que o relatório seja obrigatoriamente gerado de maneira diferenciada, ocultando alguns campos que não devem ser apresentados aos representantes.

Abaixo são demonstradas todas abas e possibilidades de filtros para geração do Relatório Gerencial de Vendas:

NFS_RelatorioGerenciaWR1

 NFS_RelatorioGerenciaWR2        NFS_RelatorioGerenciaWR3

 

 NFS_RelatorioGerenciaWR4

 

 NFS_RelatorioGerenciaWR5

 NFS_RelatorioGerenciaWR6

 

Para Relatórios criados com os Filtros:

Por Representante - Por Grupo - Totais por Estado - Total por Cliente - Por Produto o resultado final será semelhante a este:

Relatorio_Representante_Grupo_totais_total_produto

 

Onde:

A coluna Representante, listará apenas os representantes referenciados em movimentações deste período.

A coluna Quantidade mostrará o total de itens vendidos nas notas do período que o representante está relacionado.

A coluna Unitário apresentará a média de valores unitários de todas as notas do período que o representante esteja referenciado.

A coluna Receita Bruta mostrará o valor das notas relacionadas ao representante (coluna Receita Líquida), somados aos valores dos Impostos, Frete e Comissão.

A coluna Dev mostrará o valor de todas as notas relacionadas ao representante que fora realizada devolução.

As colunas IPI, ST, ICMS e PIS/COFINS/CSLL mostrarão o valor somado dos impostos das notas apresentadas no período, para cada representante.

A coluna Frete apresentará a soma dos valores de Frete aplicados às notas relacionadas no período.

A coluna Comissão mostrará a soma dos valores de Comissão aplicados às notas relacionadas no período.

A coluna Receita Líquida apresentará o resultado da operação efetuada subtraindo os valores de ICMS, PIS, Frete da Comissão da Receita Bruta (Valor total dos Itens).

Se houver valor de custo de produção, este considerado Matéria Prima, fará com que a coluna Matéria Prima apresente o resultado deste valor de custo multiplicado à quantidade de produtos.

A coluna Margem apresentará a Margem de Lucro gerada a partir das notas do período, mostrando o valor final da operação do Valor total dos Itens (Coluna Receita Bruta) subtraídos ao Valor do IPI, ST, ICMS, PIS, Custo (Coluna Matéria Prima) Frete e Comissão.

A coluna %Marg apresentará o percentual de Lucro gerado a partir das notas do período, efetuando o cálculo do Valor da Margem dividido pela Receita Bruta, multiplicando o resultado por cem.

A coluna Prazo apresentará o prazo médio dos pagamento dos clientes das vendas efetuadas no período.

 

importante_simbolo

Ao final do relatório, será apresentado o Total de Faturamento, na qual:

Os campos Quantidade, Receita Bruta, IPI, ST, Devoluções, ICMS, Frete, PIS/COFINS/CSLL, Comissão, Descontos, Margem, Matéria Prima, Receita Líquida e Valor Total da Vendas no Financeiro apresentam a Soma de todos os valores apresentados no relatório.

O campo Unitário apresenta o resultado do cálculo do valor do campo Receita Bruta dividido pelo valor do campo Quantidade, ambos no quadro do Total de Faturamento.

O campo % Marg, apresenta o resultado do cálculo do valor do campo Margem dividido pelo valor do campo Receita Bruta, ambos no quadro do Total de Faturamento, posteriormente, multiplica o resultado por 100 para obter o resultado em percentagem.

No campo Prazo, o cálculo é baseado no prazo informado para cada nota fiscal do período e não sobre a média apresentada no relatório gerencial. O sistema se baseia principalmente nos valores dos itens, considerando maior peso para efetuar o cálculo da média de prazos.