Parâmetros da Nota Fiscal

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Parâmetros | Parâmetros da Nota Fiscal

brsimples

 

..:: Última Modificação: 2 de abril de 2015

..:: Janelas: NFS_Parametro, WWNFS_Parametro

 

br_Objetivo

 

Através desta tela, o usuário poderá cadastrar os parâmetros necessários para a emissão de notas fiscais no faturamento.

 

br_Campos

 

 

Informações Gerais

 

Filial

Neste campo, o usuário deverá informar qual a filial irá receber os parâmetros que serão configurados para a emissão de Notas Fiscais.

 

Edita Nota Fiscal Faturamento Pedido

Com este campo habilitado, após a conclusão de cada Faturamento de pedido, o sistema abrirá a tela da Nota Fiscal de Saída (nfs_notafiscal) para possibilitar ao usuário informar algum dado adicional, entre outras modificações permitidas na Nota Fiscal.

 

Tipo de Movimento para Cupom Fiscal

O usuário deverá informar neste campo o Tipo de Movimento que será usado na geração da Nota Fiscal a partir do Cupom Fiscal, informando o respectivo número ou pesquisando através de um prompt de consulta.

 

Baixa Títulos automaticamente na devolução

O usuário deverá habilitar este campo caso desejar que, ao efetuar uma devolução, os títulos sejam baixados automaticamente.

 

Valida Placa pelo Cadastro de Veículo

Se o campo estiver habilitado, ao inserir um veículo, por exemplo na Carga (pdv_carga), o sistema retornará uma mensagem de erro caso não exista motorista relacionado à placa.

 

Permite Faturamento Parcial da Carga

Com o campo habilitado, caso exista uma carga vinculada à Nota Fiscal será permitido faturar o pedido parcialmente.

 

Número de dias sem movimentação para bloqueio do cliente

O usuário deverá informar neste campo o número de dias que, se um cliente ficar sem realizar movimentações, o mesmo será bloqueado.        

 

Agrupa Item na Nota Fiscal        

Para alguma nota gerada com itens iguais, caso neste campo for escolhido alguma das opções diferentes de Nenhum, os itens serão agrupados no XML e impressão da DANFE conforme a opção desejada pelo Usuário:

1.Por Produto, Unitário, ICMS, IPI, Almox, Posição, Lote - Os itens serão agrupados somente se Todos os itens forem iguais. Caso os produtos tenham somente o Valor Unitário, ICMS, IPI e Almoxarifado, os itens não serão agrupados.
2.Por Produto, Unitário, ICMS, IPI, Almox, Lote - Os itens serão agrupados somente se Todos os itens forem iguais. Caso os produtos tenham somente o Valor Unitário, ICMS, IPI e Almoxarifado, os itens não serão agrupados.
3.Por Produto, Unitário, ICMS, IPI - Os itens serão agrupados somente se todos os itens forem iguais. Caso os produtos tenham somente o Valor Unitário, ICMS e  IPI, os itens não serão em uma única linha abrangendo a quantidade e valores em sua totalidade.

 

Permite alteração no Valor e Descrição do Controle no Faturamento

Com este campo habilitado, será possível alterar o Valor e a Descrição do Controle, no Faturamento do Pedido.

 

Concatenar número da Série no documento financeiro

Ao gerar o financeiro da Nota, caso este campo esteja habilitado, o número do documento será gerado com o número da nota/serie. Por exemplo, para a Nota Fiscal 156 de série 1 o campo habilitado fará com que a numeração do documento financeiro seja 156/1.

 

Baixar titulo de venda à vista automaticamente        

O usuário deverá habilitar este campo caso desejar que, nas movimentações realizadas à vista, o título referente seja baixado automaticamente. O mesmo pode ser verificado em Relatório de Títulos Baixados (fin_movimentoprogbaixadowr).

 

Grava Pedido como Documento de Referência no Financeiro.

Com este campo habilitado, o Número do Pedido será inserido no campo Referência, na movimentação Financeira.

 

Padrão de Impressão para Etiquetas

Por padrão serão carregados dois modelos de etiquetas, na qual o usuário poderá selecionar qual o modelo adequado para a sua movimentação:

ModelosEtiquetas01e02

Movimentação do Estoque pela data

Neste campo o usuário deverá definir se a movimentação do estoque se dará pela data de Emissão, de Saída ou do Servidor, fazendo assim com que o sistema verifique a opção selecionada neste campo para realizar a validação do Saldo de Estoque.

Quando selecionado a opção para movimentar o estoque pela data de Emissão, o sistema irá verificar a data de Emissão da Nota Fiscal, efetuando verificação e movimentação de estoque com esta data.

Quando selecionado a opção para movimentar o estoque pela data de Saída, o sistema irá verificar a data inserida no campo Data de Saída no momento da emissão da Nota Fiscal, efetuando verificação e movimentação de estoque com esta data.

Quando selecionado a opção para movimentar o estoque pela data do Servidor, o sistema irá verificar a data atual do servidor no momento da confirmação da Nota Fiscal, efetuando verificação e movimentação de estoque com esta data.

 

Baixa Antecipação Automaticamente

Quando selecionada esta opção, as antecipações existentes na nota fiscal serão baixadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção por parte do usuário, se a opção permanecer desmarcada, as antecipações da nota fiscal não serão baixadas sem uma intervenção por parte do usuário.

 

Replica Parcelas do Pedido de Venda para a Nota Fiscal

Selecionando esta opção, o sistema irá replicar as parcelas existentes no pedido de vendas para a nota fiscal, se no pedido existirem duas parcelas cadastradas, a nota fiscal possuirá também as mesmas duas parcelas, se a opção permanecer desmarcada, as parcelas do pedido de vendas não serão consideradas na nota fiscal.

 

Utiliza envio de e-mail da Nota Fiscal via Processo Batch

Quando essa opção for marcada, o envio de e-mails da nota fiscal será efetuada através de um Processo Batch. Dependendo da quantidade de notas selecionadas o envio de e-mail se torna lento, assim com esse processo o envio ocorre em um processo separado ao do sistema, possibilitando ao usuário continuar utilizando o sistema sem ter que esperar o envio de e-mail terminar.

 

Não Confirmar Notas Fiscais em modo de Alteração

Quando o parâmetro estiver marcado, o sistema não irá proceder com a confirmação da nota fiscal de saída automaticamente no momento em que o usuário confirmar alguma alteração na tela da nota fiscal de saída, por exemplo, o peso bruto, líquido e volumes da aba transporte da nota fiscal. Caso contrário, ao confirmar ao alterar alguma informação da nota fiscal, o sistema confirma automaticamente a situação da nota fiscal.

 

Utiliza Limite para Emissão de Boletos

Quando o parâmetro estiver marcado, o usuário deverá definir quais as prioridades e o limite de geração de boletos para cada Banco/Conta/Carteira que possuir layout de boleto vinculado (bancos sem layout vinculado não aparecem nesta listagem). Após definida a prioridade, o usuário deverá nos parâmetros da nota fiscal marcar a opção "Utiliza Limite para Emissão de Boletos".

Por fim, ao confirmar notas fiscais que o tipo de pagamento for "Bloqueto" e, existindo as configurações anteriormente mencionadas, o sistema irá alterar o Banco / Conta / Carteira de cobrança da nota fiscal de acordo com a prioridade e limite definidos. Para o limite definido, o sistema irá buscar a soma de vendas concluídas no dia de emissão da nota fiscal que está sendo confirmada. Caso o limite for atingido, o Banco/Conta/Carteira da próxima sequência de prioridade será gravado na nota fiscal, desde que o limite diário destes não esteja ultrapassado também.

 

Informações DANFE

 

Layout DANFE

O usuário deverá escolher neste campo, se deseja que a DANFE seja impressa de modo Paisagem ou Retrato.        

 

Imprime Boleto na impressão da DANFE        

O usuário deverá habilitar este campo caso desejar que o Boleto seja impresso juntamente com a DANFE. O campo não poderá ser habilitado caso o usuário selecione a opção Paisagem no campo Layout da DANFE.

 

Imprime Nome Fantasia com Valor Total/Carga Cabeçalho DANFE        

Se o campo for habilitado, será impresso no Cabeçalho, juntamente com o Nome Fantasia, o Valor Total/Carga da movimentação.

 

Tipo de Impressão do Endereço de Cobrança na DANFE

O usuário poderá definir se o Endereço de Cobrança será ou não impresso na DANFE. Se o usuário optar por imprimir, o endereço será impresso em Dados Adicionais.

 

Imprime Código do Cliente na DANFE

O usuário poderá optar se, no campo Nome/Razão Social da DANFE, o campo será preenchido apenas com o Nome do Cliente ou, caso este campo for habilitado, o código do cliente no sistema será impresso, seguido do Nome do Cliente.

 

Tipo de Impressão do Endereço de Entrega na DANFE

O usuário poderá definir se o Endereço de Entrega será ou não impresso na DANFE. Se o usuário optar por imprimir, poderá optar se o endereço será impresso em Dados Adicionais ou no Cabeçalho da DANFE.        

 

Imprime Nome Fantasia com Razão Social na DANFE

O campo, se habilitado, possibilitará que o Nome Fantasia seja impresso juntamente com a Razão Social na DANFE.        

 

Forma de impressão do item na DANFE

O usuário poderá optar através deste campo se, na DANFE, o item será impresso:

1.Apenas a Descrição do Produto.
2.Apenas Descrição Técnica.
3.Descrição do Produto e Descrição Técnica.

 

Imprime número Lote da DANFE

Caso este campo seja habilitado, o Lote será impresso na DANFE juntamente com a Descrição dos produtos.

         

Número de casas Decimais na impressão da DANFE

O usuário irá definir o número de casas decimais que será impresso na DANFE nos seguintes campos: Peso Bruto, Peso Líquido, Quantidade e Valor Unitário.

 

Não imprimir desconto rateado na DANFE

Caso o campo seja marcado, o valor do desconto não será impresso na descrição do item.

 

Não imprimir acréscimo rateado na DANFE

Caso o campo seja marcado, o valor do acréscimo não será impresso na descrição do item.

 

Imprimir NF origem de controle na DANFE

Caso o campo seja marcado, o número da NF de origem de controle será impresso na DANFE.

 

Imprime Valor Unitário/Quantidade da Nota de Origem da Devolução

Se o parâmetro for habilitado, no momento da impressão da DANFE de uma Nota de Devolução originada por uma Nota Fiscal de Entrada, serão impressas as informações e Unidade, Valor Unitário e Quantidade conforme a Nota de Origem.

 

Imprime na DANFE a Base e Valor da Substituição Tributária por Produto

O usuário poderá definir neste campo dos parâmetros, se na DANFE será impressa a base do valor da substituição tributária do produto. Selecioniando a caixa de opções durante a impressão da DANFE o valor da substituição será impressa se a opção estiver desmarcada não será impresso o valor da substituição tributária.

 

Imprime o Representante nos Dados Adicionais na DANFE

O usuário poderá definir neste campo dos parâmetros se deseja realizar a impressão do Representante/Vendedor nos Dados Adicionais na DANFE.

 

Imprime referência do produto no cliente

Quando o campo for habilitado, o sistema irá gerar abaixo de cada item da Danfe a impressão das informações do Código do produto no cliente (informação que será buscada no campo "Referência" no cadastro do produto, aba filial, aba Clientes) e do número da ordem de compra (informação alimentada pelo usuário na geração do pedido de venda). Além disso, na geração do XML da nota fiscal de saída serão geradas as tags xPed e nItemPed (ambos alimentados pelo usuário na inclusão do item no pedido de venda).

 

Imprime Unidade de Conversão na DANFE

Se o campo for habilitado, os itens da DANFE serão impressos com os valores unitário e quantidade convertidos, bem como a unidade de medida do mesmo, sanando assim a necessidade de que estes valores sejam destacados nas Notas Fiscais das prefeituras, conforme as mesmas recebem as mercadorias, que geralmente são em lotes de caixas, tonéis, entre outros.

 

Imprime RG na Inscrição Estadual quando for ISENTA

Quando a IE for cadastrada como ISENTA, na DANFE será discriminado o RG no espaço destinado à Inscrição Estadual.

 

Impressão do Tipo de Custo

O usuário poderá definir através deste campo a impressão que será utilizada para o tipo de custo, escolhendo um dos tipos disponíveis dentro da caixa de seleção:

 01. Dados Adicionais - Serão impressos os dados adicionais relacionados ao tipo de custo relacionado a DANFE.

 02. Concatena ao Item - As informações relacionadas ao tipo de custo, serão concatenadas ao item da DANFE.

 03. Não Imprime - Não será impresso o tipo de custo na DANFE.

 

Concatena a ordem de compra do item na descrição do produto

Se a opção estiver selecionada nos parâmetros, o sistema irá concatenar a ordem de compra do item, na descrição do produto da DANFE, caso a opção permaneça desmarcada o sistema não irá concatenar a ordem de compra.

 

Concatenar Grade ao Código do Produto

Se a opção estiver selecionada nos parâmetros do sistema, os produtos que possuírem grade, serão adicionados ao código na impressão da DANFE e no envio do XML a descrição da grade em questão.

 

Gerar descrição da CFOP no XML

Quando o campo estiver marcado, toda NFe válida que for enviada para sefaz terá a descrição da CFOP apresentada logo após o seu código na estrutura do XML. Se o campo não estiver marcado apenas o código da CFOP será gerado no XML como é já é feito atualmente.

 

Envia Inscrição Rural do Produtor na Inscrição Estadual no Xml

Essa opção quando marcada, fará com que o sistema, ao enviar o xml de uma nota fiscal no qual o cliente é um produtor e o mesmo possuir uma inscrição rural informada, o sistema vai gerar no campo de inscrição estadual a inscrição rural, com isso essa informação também vai aparecer na impressão da danfe no modelo paisagem, caso o parâmetro novo não for marcado o sistema vai se comportar como antigamente.

 

Imprime característica da descrição completa do produto nos dados adicionais

Essa opção quando marcada, fará com que o sistema efetue a impressão da característica da descrição completa do produto nos dados adicionais do documento, se a opção permanecer desmarcada a impressão completa não será efetuada.

 

Informações de Devolução

 

Quando os campos Banco, Conta e Carteira estiverem preenchidos, ao fazer a Nota Fiscal de Devolução, o sistema irá buscar as informações desta conta para lançar no campo de Conta na Nota Fiscal de Devolução gerada.

 

Tipo de Documento para Devolução de Compra

Informar o tipo de documento que será gerado no caso de Devoluções de Compra.

 

Obrigar Justificativa na Devolução de Notas Fiscais

Selecionando a caixa de opções o sistema irá exigir ao usuário o preenchimento de uma justificativa durante a devolução da nota fiscal, se a opção permanecer desmarcada, a justificativa não será obrigatória.

 

Baixa Títulos automaticamente na devolução

Informar se, quando houver devolução, os títulos serão baixados automaticamente.

 

Calcular Impostos na Devolução

Na emissão de notas fiscais de devolução, é possível ao usuário optar em recalcular os impostos ou simplesmente copiar os impostos da origem da devolução. Para recalcular os impostos, basta habilitar este campo.

 

Nome do Produto do XML de Importação para Devolução de Compra

Ao gerar uma Nota Fiscal de Devolução de Compra com o Parâmetro marcado, o sistema irá trazer na descrição do produto que foi informada no XML de Importação que originou a Nota Fiscal de Entrada que será devolvida.

 

Informações do Faturamento Fixo

 

Centro de Custo

O usuário deverá informar neste campo, através de um prompt de consulta, o Centro de Custo que o sistema irá utilizar para o Faturamento Fixo.

 

Número de Linhas no GRID do Faturamento Fixo

O usuário deverá informar neste campo o número de linhas que deverão ser listadas na Prévia do Faturamento Fixo (nfs_fatfixoregrafaturamentowp).

 

Digita Manualmente Cupom Fiscal

O campo deverá ser habilitado caso o usuário desejar digitar manualmente o Cupom Fiscal.

 

Imprime o Valor Base de Cálculo no Complemento do ICMS

Se habilitado, o campo permitirá que seja impresso na DANFE o valor da base de cálculo do ICMS.

 

Gera Financeiro Bloqueado

Para Notas Fiscais com Carga relacionada, se o campo for habilitado, o Financeiro das movimentações serão gerados, porém bloqueados, cabendo ao Supervisor desbloquear.

 

Imprime Unidade de Conversão na NF

Caso o campo seja habilitado, serão impressos na Nota Fiscal as Unidades de Conversão.

 

Espécie Padrão para Volumes

 

Marca Padrão para Impressão na Nota Fiscal

Se o usuário cadastrar neste campo uma Marca Padrão, o mesmo será encaminhado como padrão na emissão da Nota Fiscal, na aba Transportes, não impossibilitando-o de trocar a informação por outra que seja necessário.

 

Espécie Padrão para a Impressão da Nota Fiscal

Se o usuário cadastrar neste campo uma Espécie Padrão, o mesmo será encaminhado como padrão na emissão da Nota Fiscal, na aba Transportes, não impossibilitando-o de trocar a informação por outra que seja necessário.

 

Utiliza espécie padrão por item

Para que seja possível realizar um controle de espécies de volume específico para cada item da nota fiscal de saída, é necessário que esta opção esteja selecionada nos parâmetros da nota fiscal, se a opção estiver desmarcada, não será realizado o controle de espécies nos itens da nota fiscal de saída.

 

Arredonda a Quantidade de Volumes da Nota Fiscal

Quando marcado, os volumes da Nota Fiscal serão arredondados. A habilitação deste campo é importante para clientes que trabalham com caixas como volumes, por exemplo, na prática não são utilizadas 7,6 caixas, para este caso, serão necessárias 8 caixas.

 

Validar Volumes na Confirmação

No faturamento de cargas, no momento em que o sistema efetua a confirmação da nota fiscal de saída, se essa opção estiver marcada, o sistema irá efetuar uma validação que levará em consideração a comparação do somatório da quantidade de volumes, peso líquido e peso bruto dos itens para com os valores da capa.

 

Importação de Arquivos

 

Diretório

Neste campo o usuário poderá definir o diretório onde os arquivos importados serão armazenados no sistema. Por exemplo: C:\Temp\NF\

 

Extensão

Neste campo o usuário poderá definir as extensões dos arquivos que serão importados pelo sistema, é possível definir diversas extensões de arquivo, separando-os por ";". Por exemplo: Imp; NFS; Txt; Xls; PDF, etc

 

br_Botoes

 

Duplicar

Através deste botão é possível duplicar as configurações de uma filial para outra, cabendo ao usuário somente selecionar a Filial de origem, pressionar o botão Duplicar e selecionar a Filial a receber a cópia.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter Filiais cadastradas.

 Ter Centro de Custos cadastrados para Faturamento Fixo.

 Ter Tipo de Movimento cadastrados em Tipo de Movimento para gerar Nota Fiscal a partir de Cupom Fiscal.

 

br_passo_a_passo

 

wwnfs_parametro

1.Pressione o botão Inserir para criar um novo parâmetro para as  Notas Fiscais, conforme demonstra a imagem abaixo:

 

NFS_Parametro

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.

 

3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Não é permitido o número de linha menor ou igual a zero

Ocorre quando o Número de Linhas informado é menor ou igual a zero.

 

ERRO: Não existe 'NFS_Parametro Fax Fixo Centro Custo'

Ocorre quando não existe o Centro de Custo digitado manualmente.