Itens da Nota Fiscal

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Movimentação  |  Nota Fiscal de Saída

brsimples

 

..:: Última Modificação: 13 de abril de 2015

..:: Janelas: NFS_NotaFiscalItem, WWNFS_NotaFiscalItem

 

br_Objetivo

 

Esta tela tem como objetivo, a inclusão dos itens da nota fiscal de saída.

 

br_Campos

 

Filial

Neste campo, é informada a Filial da Nota Fiscal, o campo é carregado automaticamente pelo sistema com a filial da nota fiscal selecionada.

 

Sequência

Neste campo, é informada a sequência da Nota Fiscal, a sequência vem carregada automaticamente pelo sistema.

 

Nota Fiscal

Neste campo, é informado o Número da Nota Fiscal, o campo vem carregado automaticamente pelo sistema com o número da nota fiscal selecionada.

 

Série

Neste campo, é informada a Série da NF, o campo vem carregado automaticamente pelo sistema com o número de série da nota fiscal selecionada.

 

Informações Gerais

 

Item

Neste campo, é informado o número do Item da NF, o número é gerado automaticamente conforme a sequência de cadastro no sistema.

 

Tabela de Preço

Neste campo, é necessário informar a tabela de preços que será utilizada para o item da nota, deverá selecionar uma das tabelas de preço dentro de uma caixa de opções.

 

Produto

Neste campo, é necessário informar o Produto referente ao item da nota, deverá ser informado o código ou selecionar um produto cadastrado através de um prompt de consulta.

importante

Após estas configurações, no momento de inclusão de uma nota fiscal de saída com o tipo de movimento de saída criado e o produto que controla embalagem retornável, ao confirmar a inclusão do item será apresentada a tela de seleção das embalagens retornáveis "NFS_NotaFiscalItemEmbalagemWP", onde o usuário irá informar a quantidade de embalagens utilizadas. Ao confirmar, serão inclusas nas movimentações de estoque do item também a movimentação de estoque das embalagens.

 

Descrição do Produto

Neste campo, é informado o Nome do produto, o campo é preenchido conforme a escolha do produto.

 

Item é Serviço

Neste campo, é necessário informar se o Item é de Serviço, se a opção estiver selecionada, o item da nota será considerado como um serviço, se a opção estiver desmarcada, o item não será considerado como serviço.

 

Unidade

Neste campo, é informada a Unidade de Medida do produto, o campo é preenchido conforme a escolha do produto, é permitida a alteração da Unidade de medida do produto.

 

NCM

Neste campo, é informado o código NCM (NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL) do produto, o campo vem preenchido conforme a escolha do produto.

 

Produto do Cliente

Neste campo, é necessário informar o Produto referente ao item de sequência,

 

Seq. Item Ord. Compra

Neste campo, é necessário informar a Sequência do Item da Ordem de Compra

 

Tipo de Movimento

 

Movimenta Estoque

Neste campo, é necessário informar se o tipo Movimenta Estoque, se o campo estiver selecionado, durante a movimentação da nota fiscal, o item que estiver com a opção selecionada, realizará a movimentação do estoque, se a opção estiver desmarcada, não será realizada nenhuma movimentação de estoque.

 

Movimenta Financeiro

Neste campo, é necessário informar se o tipo Movimenta Financeiro, se a opção estiver selecionada, durante a movimentação da nota fisca, será realizada uma movimentação financeira do item que estiver com a opção selecionada, se a opção estiver desmarcada, não será realizada nenhuma movimentação financeira.

 

Considera como Venda

Neste campo, é necessário informar se o tipo é Considerado como Venda, se a opção estiver selecionada, a movimentação do item será considerada como venda, se a opção estiver desmarcada, a mesma não será considerada como venda.

 

Gera Ordem Fabricação

Neste campo, é necessário informar se o tipo Gera Ordem de Fabricação, se a opção estiver selecionada, durante a movimentação da Nota Fiscal, será gerada uma ordem de fabricação do item, para que o mesmo seja fabricado, se a opção estiver desmarcada, não será gerada a ordem de fabricação durante a movimentação.

 

Quantidades

 

Conversores

Neste campo, é necessário informar o Conversor de unidade do produto, deverá ser informado o códigou ou escolher um conversor cadastrado dentro de um prompt de consulta.

 

UN Conversão

Neste campo, é informado o nome da unidade do Conversor do produto, o campo é preenchido automativcamente conforme o conversor selecionado.

 

Fator de Conversão

Neste campo, é informado o Fator de Conversão do Produto, o campo vem preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com o conversor escolhido.

 

Conversor de Compra

Neste campo, é necessário informar o Conversor que será utilizado para Compra, deverá ser informada a descrição do conversor no campo.

 

Quantidade

Neste campo, é necessário informar a Quantidade total do produto da nota fiscal de saída.

 

Valor Unitário

Neste campo, é necessário informar o Valor Unitário do produto.

 

Desconto

Neste campo, é necessário informar o Desconto do produto, se existir.

 

Acréscimo

Neste campo, é necessário informar o Acréscimo do produto, se existir.

 

Valor Total

Neste campo, é informado o Valor Total do Produto, o campo é carregado com a multiplicação entre o Valor Unitário e a Quantidade.

 

Valor Líquido

Neste campo, é informado o Valor Líquido do Produto, o campo é carregado automaticamente com a multiplicação entre o Valor Unitário e a Quantidade menos os Descontos.

 

Volumes

Neste campo, é necessário informar a quantidade do produto em Volume. Por exemplo 50 itens equivalem a 5 caixas de um produto, então a quantidade de volumes do produto é 5.

As informações de Volumes dos itens da nota fiscal serão buscadas na impressão da Danfe (juntamente com as informações de transporte) e também no envio do XML da nota fiscal eletrônica (para quando existir uma transportadora informada na nota fiscal).

 

Peso Líquido

Neste campo, é necessário informar o Peso Líquido do produto, este valor corresponde somente ao valor do produto, sem sua embalagem.

 

Peso Bruto

Neste campo, é necessário informar o Peso Bruto do produto, este valor corresponde ao peso total do produto já com sua embalagem, peças, etc.

 

Espécie do Volume

Este campo será carregado automaticamente pelo sistema, de acordo com a parametrização do cadastro de produtos.

 

Estoque

 

Almoxarifado

Neste campo, é necessário informar o Almoxarifado do Item da Nota, deverá ser informado o código ou escolher um Almoxarifado cadastrado dentro de um prompt de consulta.

 

Rua

Neste campo, é necessário informar a Rua de localização do almoxarifado do Item, deverá ser informado o código ou escolher uma Rua cadastrada dentro de um prompt de consulta.

 

Posição

Neste campo, é necessário informar a Posição do Item no almoxarifado, deverá ser informado o código ou escolher uma Posição cadastrada dentro de um prompt de consulta.

 

Lote

Neste campo, é necessário informar o Lote do Item, deverá ser informado o código ou escolher um Lote cadastrado dentro de um prompt de consulta.

importante

Documento de Importação – Origem Direta ou Trading - Regra para Nota Fiscal de Saída

1.Se o Produto for Controlado por Lote (WWPRO_Produto – aba Geral);
2.Verifica o Lote informado no Item da Nota Fiscal;
3.Através do Produto e Lote informados, localiza a Nota Fiscal de Entrada verificando o Documento de Importação (informado no Item da NF de Entrada – para as NFs com a situação de Concluída);
4.Do cadastro de Documento de Importação (WWNFS_DocImportacao) a Origem da Importação (D – Direta ou T – Trading) será considerada para a localização da Regra do Imposto.

 

Data Fabricação

Neste campo, é necessário informar a Data Fabricação do Item.

 

Data Validade

Neste campo, é necessário informar a Data Validade do Item.

 

Certificado Qualidade

Neste campo, é necessário informar código do Certificado de Qualidade, alguns itens fabricados atualmente possuem certificado de qualidade, em posse dessas informações, a mesma poderá ser informada neste campo no cadastro dos produtos da nota fiscal.

 

 

Observação

 

Observação

Neste campo, é necessário informar uma descrição da Observação dos itens da nota fiscal, essa observação será impressa na nota fiscal logo abaixo dos itens da nota.

 

 

Projeto

 

Projeto

Caso o Item estiver vinculado a um Projeto, este deverá ser informado neste campo.

 

 

Rateio

importante

Este tópico só estará disponível ao usuário se o módulo contábil estiver habilitado.

 

Tipo de Receita

Neste campo, é necessário informar o tipo de receita para rateio dos itens da nota fiscal.

 

Conta Contábil de Estoque

Neste campo, é necessário informar a conta contábil do estoque referente ao rateio dos itens da nota fiscal.

 

Conta Contábil

Neste campo, é necessário informar a conta contábil referente ao rateio dos itens da nota fiscal.

 

Centro de Custo

Neste campo, é necessário informar o centro de custo referente ao rateio dos itens da nota fiscal.

 

br_Botoes

 

dsf_ico_nfs_notafiscalitemimposto Impostos

Ao pressionar o botão, será visualizado os Impostos Vinculados ao item da nota.

 

btn_impostodoitem Imposto do Item da Nota Fiscal

Ao pressionar o botão o usuário poderá efetuar a manutenção (inclusão / alteração / exclusão) no Imposto do Item da Nota Fiscal. Os impostos que ficarão disponíveis para manutenção, serão os Impostos personalizados pelo usuário (Imposto Padrão - Gestão Administrativa - Fiscal - Parâmetros e Cadastro do Imposto).

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter tipo de frete cadastrado no módulo suprimentos.

 Ter produtos cadastrados no módulo suprimentos.

 Ter tabelas de preços cadastradas.

 Ter nota fiscal emitida em Nota Fiscal de Saída.

 

br_passo_a_passo

 

wwnfs_notafiscalitem

1.Clique no botão Inserir, será aberta a seguinte tela:

 

nfs_notafiscalitem_1

2.Feito isto, preencha os dados da tela, conforme explicado no tópico Campos deste manual.

 

3.Clique em Confirmar para salvar as informações.
 
4.Após a confirmação, ao acessar novamente o cadastro do item, através do Botão Alterar, serão mostradas as opções na tela de cadastro do Item conforme imagem abaixo:

nfs_notafiscalitem_2

5.Para realizar a inclusão de itens de Estoque, clique na opção Incluir, deverá abrir a seguinte tela: Inclusão de Estoque do Item.
 
6.Para realizar a inclusão de itens de complementares, clique na opção Incluir, deverá abrir a seguinte tela:NFS_NotaFiscalItemComp.
 
7.Após a confirmação do item no cadastro da nota fiscal de saída, será habilitada uma nova aba, Controle de Embalagens Retornáveis.
 
8.Pressione o botão Confirmar, para finalizar a inclusão dos itens da nota.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

importante

Foi efetuado o desenvolvimento de um controle de espécies de volume específico para cada item da nota fiscal de saída. Para isto, será necessário nos parâmetros da nota fiscal, o usuário marcar a opção "Utiliza espécie padrão por item", além de, pré configurar no cadastro de produtos, na aba de filiais, as informações "Espécie Padrão na nota fiscal" e "Capacidade da espécie padrão". A capacidade informada será levada em consideração para o cálculo da quantidade de volumes utilizada na nota fiscal. Ao inserir um novo item na nota fiscal, após informar a quantidade do item, o sistema irá gerar automaticamente as informações de "Volumes" e "Espécie do Volume" (de acordo com a parametrização do cadastro de produtos) no item da nota fiscal, ficando à critério do usuário a alteração destas informações ou não. As informações de Volumes dos itens da nota fiscal serão buscadas na impressão da Danfe (juntamente com as informações de transporte) e também no envio do XML da nota fiscal eletrônica (para quando existir uma transportadora informada na nota fiscal).

 

ERRO: Não existe 'Cadastro de Produto'

Ocorre quando o Produto não está preenchido.

 

ERRO: Quantidade é obrigatório!

Ocorre quando a Quantidade não está preenchida.

 

ERRO: Valor Unitário é obrigatório!

Ocorre quando o Valor Unitário não está preenchido.

 

br_topicos_relacionados

 

Nota Fiscal de Saída