Nota Fiscal de Entrada

..:: Delsoft X  |  Gestão de Suprimentos  |  Recebimento  |  Movimentação  |  Notas Fiscal de Entrada

brsimples

 

..:: Última Modificação: 08 de Outubro de 2013

..:: Janelas: NFS_NotaFiscalEntrada

 

br_Objetivo

 

A Nota Fiscal de Entrada tem o objetivo de inserir, alterar ou consultar os dados da nota emitida pelo fornecedor. Na janela de cadastro, é possível inserir os dados da nota manualmente, ou seja, sem passar por pedido de compra ou controle de estoque, digitando todas as informações da capa da nota fiscal de entrada.

 

br_Campos

 

Filial

Sequência

Situação

Os campos acima, virão preenchidos automaticamente pelo sistema, no momento do cadastro de uma nova nota fiscal de entrada.

 

Informações do Fornecedor

Nesta aba do cadastro, serão carregadas as informações relacionadas ao fornecedor da nota fiscal de entrada.

 

Cliente / Fornecedor

Neste campo o usuário deverá informar o Cliente / Fornecedor da nota fiscal de entrada no sistema, o usuário deve informar o seu código ou selecionar um fornecedor cadastrado através do prompt de consulta. Após o preenchimento do fornecedor na tela de cadastro, os demais campos relacionados ao mesmo, serão carregados automaticamente.

 

Tipo de Pessoa, C.N.P.J., Inscrição Estadual, Telefone, Fax, Cidade, CEP, UF, Logradouro, Número, Bairro, Complemento, E-mail

Após informado o código do fornecedor, os demais campos serão carregados automaticamente pelo sistema com as informações existentes do cadastro do fornecedor.

 

Informações da Nota Fiscal

Nesta aba, deverão ser informados todos os dados relacionados a nota fiscal de entrada.

 

Tipo de Movimento

Neste campo o usuário deverá informar, o Tipo de Movimento da Nota Fiscal de Entrada. É necessário informar o código ou selecionar um dos tipos de movimento cadastrados através do prompt de consulta.

 

Nota Fiscal

Neste campo o usuário deverá informar, um número para a Nota Fiscal de Entrada que está sendo cadastrada no sistema. O sistema não permitirá um número maior que 15 (quinze) dígitos.

 

Série (Receita Federal)

Neste campo o usuário deverá informar, uma Série para Nota Fiscal de Entrada, esta série servirá para identificação do lançamento junto a Receita Federal.

 

Série

Neste campo o usuário deverá informar, uma Série para cadastro da Nota Fiscal de entrada, o usuário deverá informar o código ou selecionar uma série cadastrada no sistema, através do prompt de consulta.

 

Espécie

Neste campo o usuário deverá informar, a Espécie da Nota Fiscal de Entrada. É necessário informar o código ou selecionar a espécie cadastrada através do prompt de consulta. No prompt, serão mostradas as espécies relacionadas a série selecionada no campo anterior.

 

Modelo

Este campo será carregado automaticamente pelo sistema com a descrição da espécie, após o preenchimento da espécie pelo usuário.

 

Chave de Acesso da NF-e

Neste campo o usuário deverá informar, a chave de acesso a nota fiscal eletrônica, para que o cliente possa consultá-la, através do endereço do SEFAZ.

 

Data de Emissão

Neste campo o usuário deverá informar, a Data de Emissão da nota fiscal que está sendo cadastrada no sistema. Data que consta na nota fiscal.

 

Hora de Emissão

Neste campo o usuário deverá informar, a Hora de Emissão da nota fiscal que está sendo cadastrada no sistema. Hora que consta na nota fiscal.

 

Data de Chegada

Neste campo o usuário deverá informar, a Data de Chegada da nota fiscal que está sendo cadastrada no sistema. Data em que os produtos estão entrando na empresa.

 

Hora de Chegada

Neste campo o usuário deverá informar, a Hora de Chegada da nota fiscal que está sendo cadastrada no sistema. Hora em que os produtos estão entrando na empresa.

 

Condição de Pagamento

Neste campo o usuário deverá informar, um Condição de Pagamento que será utilizada para o cadastro da Nota Fiscal de entrada. O usuário deve selecionar uma das condições de pagamento disponíveis através da prompt de consulta do sistema.

 

Tipo de Frete

Neste campo o usuário deverá informar, um Tipo de Frete da Nota Fiscal de Entrada, o usuário deverá informar o código ou selecionar um tipo de frete através da caixa de opções. Clique para visualizar o cadastro dos Tipos de Frete.

 

Nota Fiscal Complementar

Neste campo o usuário deverá informar, se a Nota Fiscal é Complementar, para definir esta informação para a nota fiscal, o usuário deverá selecionar uma das opções disponíveis na caixa de seleção:

 01. (Nenhum).

 02. Transferência de Crédito.

 03. Transferência de Débito.

 04. Complemento de Preço.

 05. Complemento de Imposto.

 06. Ressarcimento de Imposto.

 07. Complemento de Preço e Quantidade.

 

Moeda

Informe a moeda em que a nota está expressa, normalmente você não precisará modificar esta informação a menos que você tenha negociado esta compra em outra moeda diferente de Reais.

 

Peso Líquido

Neste campo o usuário deverá informar, o Peso Líquido dos itens da nota fiscal de entrada.

 

Peso Bruto

Neste campo o usuário deverá informar, o Peso Bruto dos itens da nota fiscal de entrada.

 

Volumes

Neste campo o usuário deverá informar, a quantidade de volumes da nota fiscal de entrada.

 

Espécie

Neste campo o usuário deverá informar, a espécie da mercadoria que está sendo transportada na nota fiscal de entrada. Por exemplo: Combustível.

 

Marca

Neste campo o usuário deverá informar, a Marca dos produtos que estão vinculados a nota fiscal de entrada.

 

Combustível

*Este painel só estará visível quando o módulo de combustível estiver habilitado nos Parâmetros do Módulo de Combustível.

nfs_notafiscalentrada_abacombustível

ANP Agente Regulador

ANP Instalação

Data Instalação

Data Validade

Atividade

Modal

Bandeira

Categoria

Os camos acima, serão carregados automaticamente pelo sistema, conforme vínculo no Cadastro de Pessoas realizado no módulo de combustíveis.

 

Detalhar Recebimento de Combustível

Neste campo o usuário deverá informar, se deverá habilitar ou não, aba de detalhamento do combustível nos Itens da Nota Fiscal.

 

Transportador

Neste campo o usuário deverá informar, o Transportador a ser vinculado com a Nota Fiscal de Entrada. O usuário deverá informar o código ou selecionar um transportador cadastrado através do prompt de consulta.

 

Motorista

Neste campo o usuário deverá informar, o Motorista a ser vinculado com a Nota Fiscal de Entrada. O usuário deverá informar o código ou selecionar um motorista cadastrado através do prompt de consulta.

 

Empresa Triangular (Compra e Ordem)

 

Empresa para NF Triangular

Neste campo o usuário deverá informar, a empresa que poderá ser utilizada nas movimentações triangulares com a nota fiscal de entrada.

 

Número NF Triangular

Neste campo o usuário deverá informar, o número da nota fiscal triangular referente ao transporte dos itens da nota fiscal de entrada no sistema.

 

Série NF Triangular

Neste campo o usuário deverá informar, o número de série da nota fiscal triangular. O usuário deverá selecionar uma das séries cadastradas no sistema, através do prompt de consulta.

 

Valores

Nesta aba, o usuário deverá informar todos os valores que serão contabilizados no fechamento da nota fiscal de entrada, deverão constar os valores do serviço, produtos, frete, despesas, etc.

Se a nota for importada, através de um pedido de venda, ou devolução, alguns desses valores já estarão previamente preenchidos com os valores referentes aos itens do pedido ou devolução.

 

Valor dos Serviços

Informe o valor dos serviços referentes a nota fiscal de entrada.

 

Valor dos Produtos

Informe o valor Total dos Produtos que constam na nota fiscal

 

Valor do Frete

Informe o valor do frete destacado na nota fiscal. Importante: Informe apenas o valor que está destacado na nota fiscal no campo correspondente ao frete.

 

Valor das Despesas Acessórias

Informe o valor correspondente a outras despesas acessórias.

 

Valor do Seguro

Informe o valor do seguro destacado na nota fiscal de entrada.

 

Valor do Acréscimo

Informe o valor do acréscimo a ser aplicado na nota fiscal de entrada.

 

Valor do Desconto

Informe o valor do desconto aplicado a nota fiscal.

 

Valor do Desconto em Serviço

Informe o valor do desconto em serviço aplicado a nota fiscal.

 

Valor Total

Informe o valor Total da Nota Fiscal. O sistema realizará automaticamente o cálculo de todos os valores informados nos campos acima automaticamente.

 

Digitação

 

Usuário que emitiu

Data de Digitação

Hora de Digitação

Os campos acima virão carregados automaticamente pelo sistema com os dados do usuário de emissão da nota fiscal de entrada, data e hora em que a digitação foi realizada no sistema.

 

br_Pre-requisitos

 

Cliente/Fornecedor Cadastrado.

Série cadastrada.

Espécie cadastrada.

Tipo de Movimento cadastrado.

Tipo de Frete cadastrado.

Moeda cadastrada.

 

br_passo_a_passo

 

1.Após o usuário pressionar o botão Insere, deverá ser aberta a seguinte tela:

NFS_NotaFiscalEntrada

2.O usuário deverá preencher todos os dados da tela, seguindo as explicações do tópico Campos.
 
3.Após o preenchimento dos dados, pressione o botão Confirmar para salvar as informações da nota fiscal de entrada no sistema. Serão habilitadas novas abas para complementar o cadastro da nota fiscal de entrada.

 

4.Ao confirmar o cadastro, serão habilitadas as abas: Impostos Sumarizados da Nota Fiscal de Entrada, Itens da Nota Fiscal de Entrada, Parcelas da Nota Fiscal de Entrada, Placas da Nota Fiscal de Entrada. Esta aba ficará disponível, somente se o módulo de combustíveis estiver liberado nos parâmetros do módulo, e Observações da Nota Fiscal.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Cliente/Fornecedor é obrigatório!

Ocorre quando o Cliente/Fornecedor não foi escolhido.

 

ERRO: Nota Fiscal é Obrigatório!

Ocorre quando o Número da Nota Fiscal não foi escolhido.

 

ERRO: Série é Obrigatório!

Ocorre quando a Série não foi escolhida.

 

ERRO: Espécie é Obrigatório!

Ocorre quando a Espécie não foi escolhida.

 

ERRO: Modelo é Obrigatório!

Ocorre quando o Modelo não foi escolhido.

 

ERRO: Data de Emissão é Obrigatório!

Ocorre quando o Data de Emissão não foi escolhido.

 

ERRO: Data de Chegada é Obrigatório!

Ocorre quando o Data de Chegada não foi escolhido.

 

ERRO: Tipo de Movimento é Obrigatório!

Ocorre quando o Tipo de Movimento não foi escolhido.

 

ERRO: O Tipo de Movimento não é Entrada!

Ocorre quando o Tipo de Movimento escolhido não é de entrada.

 

ERRO: A Nota Fiscal de Entrada já esta na Situação Concluída!

Ocorre quando a Nota Fiscal de Entrada já está Confirmada.

 

ERRO: A Data de Emissão não pode ser Maior que a Data de Chegada!

Ocorre quando a Data de Emissão está maior do que a Data de Chegada.

 

ERRO: A Data de Emissão não pode ser Maior que a Data Atual!

Ocorre quando a Data de Emissão está maior do que a Data Atual.

 

ERRO: O Fornecedor não tem o País cadastrado no Endereço Principal!

Ocorre quando o Fornecedor não tem o País cadastrado no Endereço Principal.

 

ERRO: O Fornecedor não tem o Cidade cadastrada no Endereço Principal!

Ocorre quando o Fornecedor não tem o Cidade cadastrado no Endereço Principal.

 

ERRO: O Fornecedor não tem o Logradouro cadastrada no Endereço Principal!

Ocorre quando o Fornecedor não tem o Logradouro cadastrado no Endereço Principal.

 

ERRO: O Fornecedor não tem o Bairro cadastrada no Endereço Principal!

Ocorre quando o Fornecedor não tem o Bairro cadastrado no Endereço Principal.

 

ERRO: Moeda é Obrigatório!

Ocorre quando a Moeda não é escolhida.

 

ERRO: Tipo de Frete é Obrigatório!

Ocorre quando a Tipo de Frete não é escolhida.

 

ERRO: Informe a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica!

Ocorre quando a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica não é escolhida, e o Modelo é de Nota Fiscal Eletrônica.

 

ERRO: A Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica deve conter 44 dígitos!

Ocorre quando a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica não tem 44 dígitos, e o Modelo é de Nota Fiscal Eletrônica.

 

ERRO: O Dígito Verificador da Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica não está correto!

Ocorre quando a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica não é uma chave válida.

 

ERRO: Motorista não informado ou não cadastrado!

Ocorre quando está habilitado módulo de combustível, e o modal vinculado do Fornecedor/Cliente utilizar placas e o Motorista não ter sido informado.

 

ERRO: Motorista não deve ser informado!

Ocorre quando está habilitado módulo de combustível, e o modal vinculado do Fornecedor/Cliente NÃO utilizar placas e o Motorista for informado.