Nota Fiscal de Saída

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Movimentação  |  Nota Fiscal de Saída

brsimples

 

..:: Última Modificação: 23 de abril de 2015

..:: Janelas: WWNFS_NotaFiscal, NFS_NotaFiscal

 

br_Objetivo

 

A Nota Fiscal é um documento que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa, pessoa física ou outra empresa. Nas situações em que a nota fiscal registra transferência de valor monetário entre as partes, a nota fiscal também destina-se ao recolhimento de impostos e a não utilização caracteriza sonegação fiscal. Entretanto, as notas fiscais podem também ser utilizadas em contextos mais amplos como na regularização de doações, transporte de bens, empréstimos de bens, ou prestação de serviços sem benefício financeiro à empresa emissora. Uma nota fiscal também pode cancelar a validade de outra nota fiscal, como por exemplo na devolução de produtos industrializados, cancelamento de contratos de serviços ou outros cancelamentos.

A nota fiscal eletrônica é o documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade), pela recepção, Administração Tributária, do documento eletrônico, antes da ocorrência do Fato Gerador.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Data de Emissão, Data de Entrega, Data de Saída

O usuário deverá informar as respectivas datas nos campos correspondentes de acordo com as datas do cadastro da nota fiscal.

 

Hora de Saída

O usuário deverá informar a Hora de Saída da Nota Fiscal, este campo corresponde ao horário da saída da nota para o cliente.

 

Data Base para Financeiro

Quando informada alguma data neste campo, esta será levada em consideração como data de geração das parcelas de acordo com a condição de pagamento selecionada. Por exemplo, emitindo-se uma nota fiscal na data de 15/05/2014, utilizando uma condição de pagamento com vencimento de parcela configurado para dois dias e, informado uma data base para financeiro sendo de 25/05/2014, o vencimento da parcela em questão será gerado em 27/05/2014.

 

Cliente / Fornecedor

Neste campo, é necessário informar o Cliente / Fornecedor na Nota Fiscal, deverá ser informado o código do cliente/fornecedor ou selecionar um cadastro dentro de um prompt de consulta.

 

Consumidor Final

Neste campo, é necessário informar se o cliente ou fornecedor é Consumidor Final, deverá escolher entre as opções SIM ou NÃO dentro de uma caixa de opções.

 

Atividade

Neste campo, é necessário informar uma Atividade do cliente/fornecedor na Nota Fiscal, deverá escolher uma Atividade dentro de uma caixa de opções, será listado apenas as atividades relacionadas a esse cliente/fornecedor.

 

Série

Neste campo, é necessário informar a Série da Nota Fiscal, deverá escolher uma Série Fiscal dentro de uma caixa de opções.

 

Tipo de Movimento

Neste campo, é necessário informar o Tipo de Movimento da Nota Fiscal, deverá ser informado o código ou escolher um Tipo de Movimento cadastrado dentro de um prompt de consulta. O cadastro poderá ser acessado através do seguinte local: Tipo de Movimento.

 

Condição de Pagamento

Neste campo, é necessário informar a Condição de Pagamento que será utilizada na emissão da Nota Fiscal, deverá ser informado o código ou escolher uma Condição de Pagamento cadastrado dentro de um prompt de consulta. Maiores detalhes poderão ser consultados através do seguinte local: Condição de Pagamento.

 

Banco

Neste campo, é necessário informar o banco do cliente / fornecedor que será realizada a cobrança da Nota Fiscal do cliente, deverá escolher um banco cadastrado através de prompt de consulta.

 

Conta

Neste campo, é necessário informar a Conta Corrente do banco onde será realizada a cobrança da Nota Fiscal, deverá escolher uma conta cadastrada através de prompt de consulta.

 

Carteira para Cobrança

Neste campo, é necessário informar a carteira de cobrança escolhida pelo cedente. Por exemplo, no Unibanco a carteira sem registro é conhecida como ESPECIAL e a registrada como REGISTRADA. Já no Itaú, a sem registro é conhecida como 174 ou 175 e a registrada como 109. Serão listadas as carteiras cadastradas no módulo gestão financeira (FIN_Carteira), deverá escolher uma Carteira vinculada a conta através de prompt de consulta.

 

Representante

Este campo servirá para mostrar o representante do cliente, esse representante será informado no cadastro do cliente (EMP_Pessoa), e durante o cadastro do pedido de vendas o representante informado no cadastro do cliente será carregado automaticamente na tela do pedido de vendas.

Obs: este campo será desabilitado quando o parâmetro Consiste Representante Usuário que se encontra no programa Parâmetros do Pedido de Venda (pdv_parametro) estiver marcado, deverá escolher um Representante cadastrado através de uma caixa de opções, será listado apenas os representantes ligados a esse cliente/fornecedor.

 

Moeda

Neste campo, é necessário informar a Moeda que será utilizada como base dos valores na Nota Fiscal, deverá escolher uma Moeda cadastrada dentro de uma caixa de opções, geralmente é escolhida a moeda marcada como padrão no cadastro de moeda (MOE_Moeda).

 

Volumes (Fórmula)

Neste campo, é informado o volume de produtos (itens) na Nota Fiscal, o campo é preenchido automaticamente através do somatório entre os conversores de compra de cada item incluído na nota fiscal.

 

Forma de Pagamento

Este cadastro tem como objetivo, permitir ao usuário definir a forma de pagamento da Nota Fiscal. Neste cadastro, o usuário deverá informar a forma de pagamento que será utilizado durante a emissão da nota fiscal. Essa forma de pagamento será validada durante a emissão da nota fiscal de saída.

Existem diversas formas de pagamento, que variam de acordo com a necessidade da empresa, segue lista de exemplos abaixo.

 01. A Vista;

 02. Antecipado;

 03. Bloqueto;

 04. Cartão de Crédito;

 05. Conta Salário;

 06. Cheque;

 07. Cheque OP (Cheque Ordem de Pagamento);

 08. Crédito em Conta Corrente;

 09. Depósito em Conta;

 10. Dinheiro;

 11. DOC (Documento de Crédito);

 12. Duplicada;

 13. Faturado;

 14. Não Fatura;

 15. TED (Transmissão Eletrônica de Documentos).

 

Tipo Condição

Neste campo, é informado o Tipo de Condição de Pagamento, este campo é preenchido automaticamente conforme o tipo de condição ligada a condição de pagamento escolhida. Os tipos podem ser:

 01 - Entrada;

 02 - Saída;

 03 - Ambos.

 

Nota Fiscal Tipo Mov Remessa

Neste campo, é informado o Tipo de Movimento de Remessa da Nota Fiscal, o campo é preenchido automaticamente conforme o tipo de movimento selecionado.

 

Informações Adicionais

 

Tipo Operação

Neste campo, é necessário informar o Tipo de Operação (venda) que será registrado durante a emissão da Nota Fiscal, deverá escolher o tipo de operação dentro de uma caixa de opções:

 01 - Venda Concessionária;

 02 - Venda Consumidor;

 03 - Venda Grandes Consumidores;

 04 - Outros.        

 

Tipo Restrição

Neste campo, é necessário informar o Tipo de Restrição que o cliente possui durante a emissão da nota fiscal, deverá escolher um tipo de restrição dentro de uma caixa de opções.

 01. Não Há;

 02. Alienação Fiduciária;

 03. Arrendamento Mercantil;

 04. Reserva Domínio;

 05. Penhor Veículos;

 06. Outros.

 

Nota Fiscal Complementar

Neste campo, é necessário informar o tipo da Nota Fiscal Complementar que ficará relacionado a Nota Fiscal, deverá escolher um tipo de nota fiscal complementar, dentro de uma caixa de opções.

 01 - Nenhum;

 02 - Transferência de Crédito;

 03 - Transferência de Débito;

 04 - Complemento de Preço;

 05 - Complemento de Imposto;

 06 - Ressarcimento de Imposto.

 

Centro de Custo

Neste campo, é necessário informar o Centro de Custos da Nota Fiscal, deverá ser informado o código ou escolher um centro de custos cadastrado através de um prompt de consulta.

 

UF de Embarque

Neste campo, é necessário informar a UF(Unidade Federativa) de Embarque dos itens da Nota Fiscal de Saída, deverá escolher uma UF cadastrada dentro de uma caixa de opções.

 

Local de Embarque

Neste campo, é necessário informar o Local de Embarque dos itens da Nota Fiscal, este campo deverá ser preenchido manualmente com a descrição detalhada do local de embarque da mercadoria relacionada a nota fiscal.

 

Empresa para NF Triangular

Neste campo, é necessário informar um Cliente/Fornecedor para uma operação triangular (envolve 3 pessoas), deverá escolher uma pessoa Cliente/Fornecedor dentro de um prompt de consulta.

 

Finame

Neste campo, é necessário informar se o veículo transportador é financiado, através do programa FINAME (Financiamento de Maquinas e Equipamentos), deverá escolher entre as opções, SIM ou NÃO.

 

Número Nota Produtor

Neste campo, é necessário informar o Número da Nota do Produtor, este número deverá ser informado manualmente e poder variar de acordo com os índices do fornecedor, prazo, entrega, etc.

 

Combustível

atencao

A guia será mostrada somente se o módulo de combustíveis estiver ativado.

 

ANP Agente Regulador

Neste campo, é informado o identificador único para definir o Código ANP do Agente Regulado (do Fornecedor / Cliente). Esta informação é mantida pela ANP através da tabela auxiliar T001 - Agente Regulado. O campo é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com as informações parametrizadas no módulo de combustíveis.

 

ANP Instalação

Neste campo, é informado Identificador único para definir a Instalação (do Fornecedor / Cliente). Informação mantida pela ANP através da tabela auxiliar T008 - Instalações. O campo é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com as informações parametrizadas no módulo de combustíveis.

 

Data Instalação, à

Neste campo, é informada a data de início e fim da Instalação da Agência Petroleira de Notícia no carregamento do Combustível.

 

Data Validade, à

Neste campo, é informada a data inicial e final de validade da Instalação da Agência Petroleira de Notícia no carregamento do Combustível.

 

Lote

Neste campo, é necessário informar o Lote no qual serão agrupados os Lacres.

 

BO Conformidade

Neste campo, é necessário informar o número do registro do certificado de aprovação do combustível a ser carregado.

 

Atividade

Neste campo, é informado o identificador único para definir a Atividade (do Fornecedor / Cliente). Informação mantida pela ANP através da tabela auxiliar T002 - Atividades. O campo é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com as informações parametrizadas no módulo de combustíveis.

 

Modal

Neste campo, é necessário informar o identificador único para definir o Modal (forma em que o combustível será transportado). Informação mantida pela ANP através da tabela auxiliar T010 - Modais, deverá ser informado o código ou selecionar um Modal através do prompt de consulta.

 

Bandeira

Neste campo, é informada a Bandeira (Posto Revendedor) em que será emitida a nota fiscal de carregamento, o campo é carregado automaticamente pelo sistema.

 

Categoria

Neste campo, é informada a Categoria na qual o combustível enquadra-se, o campo é carregado automaticamente pelo sistema.

 

Detalhar Saída do Combustível

Neste campo, é necessário informar se a saída do combustível será detalhada, se a opção estiver selecionada, durante a emissão da Nota Fiscal de Saída, será realizado um detalhamento sobre a saída do combustível, se a opção estiver desmarcada, a saída do combustível não será detalhada.

atencao

O Módulo de Combustíveis, deverá possuir informações nos cadastros de Agentes Reguladores, Atividades, Modais e Instalações que encontra-se no Submenu Gestão de Combustível - Fiscal.

 

Legenda

 

NFE_CN

O processo de emissão normal é a situação desejada e mais adequada para o emissor, pois é a situação em que todos os recursos necessários para a emissão da NF-e estão operacionais e a autorização de uso da NF-e é concedida normalmente pela SEFAZ.

A nota fiscal, será identificada com esta situação, quando a Nota Fiscal Relaciona Nfe, estiver com a contingência Normal selecionada na aba Contingência.

 

NFE_CS

O Sistema de Contingência do Ambiente Nacional – SCAN é administrada pela Receita Federal do Brasil que pode assumir a recepção e autorização das NF-e de qualquer unidade da federação, quando solicitado pela UF interessada.

O SCAN somente tratará NF-e emitidas com numeração nas séries 900 a 999, inclusive. Esta regra aplica-se a todos os serviços (autorização, cancelamento, inutilização e consulta situação da NF-e).

A nota fiscal, será identificada com esta situação, quando a Nota Fiscal Relaciona Nfe, estiver com a contingência  SCAN selecionada na aba Contingência.

 

NFE_E

Para emissão do cupom fiscal, primeiramente o cliente deverá ter o módulo Frente de Caixa Delsoft.

Deve-se cadastrar nos Parâmetros do Pedido de Venda, as informações na aba Cupom/Pedido, para definir os cadastros básicos de emissão do cupom fiscal. Deverão ser definidos os parâmetros de faturamento e estoque durante o cadastro dos parâmetros do cupom/pedido.

Após a configuração dos parâmetros, e durante a emissão de um cupom fiscal, o cupom ficará dispnível da tela de cadastro da nota fiscal, ao emitir uma nota fiscal para o cupom fiscal, o cupom ficará identificado com esta cor em destaque, conforme demonstra a imagem abaixo:

CupomNota

 

NFE_EP

Para que a nota fiscal fique com este destaque, deverá existir no Cadastro de Tipo de Movimento, deverá estar habilitada a opção, Nota Fiscal de Entrada por Emissão Própria. Durante o cadastro da Nota Fiscal de Saída, o Tipo de Movimento selecionado, deverá estar com a opção citada anteriormente, selecionada para que após a confirmação do cadastro da nota fiscal, a mesma seja identificada com a legenda: NF de Entrada por Emissão Própria!

 

br_Botoes

 

Btn_ExcluirNF_ Excluir Nota Fiscal

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_GeraNF_ Gerar Nota Fiscal de Pedido de Venda/Controle

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_Devolucoes_ Devoluções

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_Confirmacao_ Confirmar NFS

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_RetornaConfirmacao_ Retorna a Confirmação da NFS

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_ConsultaStatusNF_ Consulta Status NF-e

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_EnviarNF_ Enviar NF-e

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_Ret.Processo_ Ret. Processo

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_ConsultarNFe_ Consultar NF-e

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_InutilizarNFe_ Inutilizar NF-e

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_CancelarNF_ Cancelar NF-e

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_EstornarNF_ Estornar Nota Fiscal

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

Durante estorno da Nota Fiscal, a partir de agora o sistema irá buscar a CFOP de estorno configurada no cadastro de CFOP.

 

 

Btn_GravaNFContingencia_ Gravar NF-em como Contingência

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_VisualizaDanfe_ Visualizar Danfe

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_EnviaEmail_ Enviar Email

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_ConsultaCadastro_ Consulta Cadastro

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_CartaCorrecaoEletronica_ Carta de Correção Eletrônica

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_GerarFinanceiroNota_ Gera Financeiro Nota

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_CalculaImpostoNF_ Calcular Imposto

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_GeraNotaCupom_Gerar Nota do Cupom Fiscal

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_ImprimirEtiqueta_ Imprimir etiquetas

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_RefazerGradeContabil_ Refazer Grade Contabil

Sobre o botão acima acesse Clique aqui

 

Btn_AnaliseQualidade_ Registro de Análises de Qualidade

Ao pressionar o botão, irá ser gerado um relatório do boletim de análise do produto vinculado ao módulo de combustíveis.

 

Btn_CancelarNFUsoDenegado_ Cancelar Nota Fiscal por Uso Denegado

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para realizar o cancelamento da nota fiscal por uso denegado.

 

Btn_GeraControles_ Gera Controles

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para Gerar os Controles da Nota Fiscal.

 

btn_imprimirduplicata Imprimir Boleto

Ao pressionar o botão, será exibida a tela:

fin_movimentoprogrecebimentobanco

No qual deverá ser selecionado o Banco, Conta e Carteira para a emissão do boleto. Ao confirmar, o banco selecionado será gravado na programação do título à receber gerado pelo cupom fiscal. Após selecionadas essas informações e pressionar o botão novamente, será apresentado o boleto, para impressão no formato .PDF em uma nova janela do navegador utilizado.

 

Botões do Grid

Btn_RetornaDadosNFSe_ Retorna dados NFS-e

Ao pressionar o botão, será aberta uma tela para retornar os dados da NFS-e.

 

Btn_DSF_ico_Despesas Consulta Financeiro

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova tela para realizar uma consulta à situação ao financeiro da filial.

Sobre o botão acima acesse Clique aqui.

 

Btn_DSF_ico_CalcularImpostos Consulta Contábil

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela contendo a consulta contábil da filial.

Sobre o botão acima acesse Clique aqui.

 

Btn_DSF_ico_ConsultaRegras Altera Parcelas

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para alterar as parcelas da nota fiscal.

Sobre o botão acima acesse Clique aqui.

 

Btn_clipboard_text Consulta Fiscal

Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para realização de uma consulta fiscal da filial.

Sobre o botão acima acesse Clique aqui.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter clientes e fornecedores cadastrados em Pessoa.

 Ter tipos de movimento cadastrados em Tipo de Movimento.

 Ter condições de pagamento cadastradas Condição de Pagamento.

 Ter representantes cadastrados em Representante

 Ter moedas cadastradas no módulo financeiro.

 Ter centros de custo cadastrados no módulo fiscal.

 Ter UF cadastradas em Estado.

 Ter Tipo de Frete cadastrados no módulo suprimentos.

 

br_passo_a_passo

 

wwnfs_notafiscal

1.Clique no botão Inserir, será aberta a seguinte tela:

 

nfs_notafiscal

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.

 

3.Pressione o botão Confirmar, para gravar a nota fiscal de saída.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

importante

Ao gerar uma Nota Fiscal de Devolução de Compra com o Parâmetro 'Nome do Produto do XML de Importação para Devolução de Compra' marcado, irá trazer na descrição do produto que foi informada no XML de Importação que originou a Nota Fiscal de Entrada que será devolvida.

 

atencao

Após inclusão dos itens, ao confirmar a nota fiscal de saída serão gerados os controles para as embalagens retornáveis e/ou produtos (de acordo com o que estiver parametrizado). Estes controles serão baixados manualmente pelos usuários através do botão "Gera nota fiscal através do pedido de venda/controle" na tela de notas fiscais de saída (NFS_NotaFiscal). Assim, será gerada uma nota fiscal de entrada, de acordo com o tipo de movimento referenciado, para as embalagens e/ou itens da nota fiscal de saída.

 

ERRO: Data de Emissão é obrigatório

Ocorre quando a Data de Emissão não é informada.

 

ERRO: Selecione um registro!

Quando não foi selecionado nenhum registro no grid.

 

ERRO: Cliente / Fornecedor é obrigatório

Ocorre quando o Cliente / Fornecedor não é informada.

 

ERRO: Série é Obrigatório

Ocorre quando a Série não é informada.

 

ERRO: Não existe 'Cadastro de Pessoa'.

Ocorre quando o cliente / fornecedor informado manualmente não existe.

 

ERRO: Não existe 'Tipo de Frete na Nota Fiscal'.

Ocorre quando o Tipo de Frete informado não existe.

 

ERRO: Campo Tipo (E/S) fora da faixa

Quando o Tipo de Movimento não está cadastrado corretamente, indicando entrada ou saída.

 

ERRO: FORA - Servidor socket fora de operação

Ocorre quando o servidor de envio e consulta de NF-e está fora do ar.

 

ERRO: Para retornar o processo a NF-e deve estar com a situação ENVIADA!

Ocorre quando o usuário pressiona o botão de retornar processo e a situação da NF-e é diferente de Enviada.

 

ERRO: Não foi configurada corretamente uma conta para envio de e-mail

Ocorre quando os parâmetros da conta de email não estão configurados corretamente no cadastro de Endereços da Pessoa.

 

ERRO: Não foi configurado email para a operação

Ocorre quando não tem uma conta de email configurada no cadastro de Endereços da Pessoa.

 

ERRO: Não foram configurados os caminhos para o serviço para o pais .... estado ... Serviço NFeConsultaCadastro

Ocorre quando é pressionado o botão de Consulta de Cadastro e o caminho informado não está configurado.

 

ERRO: Data Inválida

Ocorre quando a data selecionada é inválida.

 

ERRO: Cliente/Fornecedor está definido com Produtor Rural, campo Numero Nota Produtor é obrigatório

Ocorre quando cliente/fornecedor está marcado como Produtor no cadastro de pessoa.

 

ERRO: Banco e/ou Conta e/ou Carteira estão Inválidos

O erro ocorre por existir bancos específicos de uso do usuário em Parâmetros por Usuário, limitando-se apenas a aqueles para qualquer movimentação. Se não tiver Banco/Conta para o usuário, o mesmo poderá utilizar-se de qualquer conta cadastrada no sistema, porém, havendo uma ou mais cadastradas, o usuário não poderá utilizar mais nenhuma conta bancária além destas.

 

ERRO: Não foi Definido Conta Contábil para uma Regra Válida com Operação "Contas de Compensação" Ação "Conta de Compensação a Crédito"! Quando o Item não gera Financeiro e a Nota não é nenhum tipo de Remessa com Item de Estoque Físico, a Conta Contábil a Crédito é obrigatória se for contabilizar como compensação, a Conta Contábil a Débito foi informada pela Regra "<Código da Regra de Contabilização>"! (Erro #34)

Esta mensagem de Erro é apresentada quando se configura a Conta de Compensação a Débito e não é informada a Conta de Compensação a Crédito!

 

ERRO: Não foi Definido Conta Contábil para uma Regra Válida com Operação "Contas de Compensação" Ação "Conta de Compensação a Débito"! Quando o Item não gera Financeiro e a Nota não é nenhum tipo de Remessa com Item de Estoque Físico, a Conta Contábil a Débito é obrigatória se for contabilizar como compensação, a Conta Contábil a Crédito foi informada pela Regra "<Código da Regra de Contabilização>"! (Erro #35)

Esta mensagem de Erro é apresentada quando se configura a Conta de Compensação a Crédito e não é informada a Conta de Compensação a Débito!