Parâmetros da NF-e

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Parâmetros | Parâmetros da NF-e

brsimples

 

..:: Última Modificação:  13 de outubro de 2014

..:: Janelas: NFS_NFeParametro, WWNFS_NFeParametro.

 

br_Objetivo

 

Realizar as configurações necessárias para a emissão de NF-e(Nota Fiscal Eletrônica), CT-e(Conhecimento de Transporte Eletrônico) e NFS-e(Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e comunicação com a Receita Federal ou sistemas dos municípios,  além do envio de e-mails, configurações de rede e demais configurações relacionadas aos trâmites para emissão de documentos eletrônicos.

 

br_Campos

 

Aba Geral

Informações Gerais

 

Filial

Neste campo, é necessário informar a filial na qual serão definidos os parâmetros de emissão da NF-e.

 

Elimina Arquivos Após Envio

Neste campo, é necessário informar se os arquivos gerados durante o envio da nota fiscal deverão ser excluídos após o seu envio através do programa. Se a opção estiver selecionada, os arquivos serão eliminados após o envio para a Receita Federal, se a opção estiver desmarcada, os arquivos não serão eliminados após o envio dos mesmos para a Receita Federal.

 

Envia Email

Neste campo, é necessário informar se na autorização ou cancelamento do documento eletrônico será enviado email, este e-mail deverá ser configurado na aba e-mail. Se a opção estiver marcada, é necessário cadastrar um email para o qual será enviada a mensagem confirmando o envio do arquivo, se a opção estiver desmarcada, não será encaminhado nenhum email após o envio do arquivo.

 

Diretório Distribuição

Neste campo, é necessário informar o diretório onde os arquivos XML das notas serão salvos. Deverá ser informado o caminho no computador, onde os arquivos da notas ficarão armazenados. Por Exempo: C:\NFe.

 

Diretório Cópia XML

Neste campo, é necessário informar o diretório onde o sistema irá salvar uma cópia dos arquivos XML das notas geradas. Deverá ser informado o caminho no computador, onde os arquivos da notas ficarão armazenados. Por Exempo: C:\NFe\Cópia.

 

Envia NF-e na Confirmação

Neste campo, é necessário informar se ao confirmar a nota o sistema deverá realizar o envio da mesma para o SEFAZ(Secretaria do Estado da Fazenda). Se a opção estiver selecionada, após a confirmação de envio da NF-e, a nota será encaminhada para o SEFAZ, se a opção estiver desmarcada, a nota não será encaminhada após a SEFAZ.

 

Justificativa Padrão para Contingência

Neste campo, é necessário informar um texto, que será enviado como justificativa para notas comunicadas em modo contingência, esta justificativa padrão, será utilizada sempre que ocorrer uma comunicação de contigência durante o envio da NF-e.

 

Utiliza comunicação direta com a SEFAZ

Neste campo, é necessário informar se o cliente utiliza comunicação direta com a SEFAZ para encaminhamento das informações da NF-e, sem a necessidade de configuração de um Socket. Se a opção estiver selecionada, serão habilitadas as duas opções abaixo para preenchimento do caminho do diretório de armazenamento dos arquivos relacionados ao Schema e Certificado das Autorizadoras. Se a opção estiver desmarcada, as opções abaixo não estarão disponíveis para edição, sendo necessário o cliente informar manualmente as informações de envio da NF-e para o SEFAZ.

 

Diretório dos Arquivos de Schema (XSD)

Neste campo, é necessário informar o diretório onde o sistema irá salvar uma cópia dos arquivos de schema. Deverá ser informado o caminho no computador, onde os arquivos da notas ficarão armazenados. Por Exempo: /usr/Java/apache-tomcat-6.0.18/webapps/DelsoftERP/NF-e/Schema/.

 

Arquivo de Certificados das Autorizadoras

Neste campo, é necessário informar o diretório onde o sistema irá salvar uma cópia dos arquivos de Certificados das Autorizadoras. Deverá ser informado o caminho no computador, onde os arquivos da notas ficarão armazenados. Por Exempo: /usr/Java/apache-tomcat-6.0.18/webapps/DelsoftERP/NF-e/Certificado/NFeCacerts.

 

Certificado

 

Nome Arquivo Certificado

Neste campo, é necessário informar o nome do arquivo com a extensão do certificado digital que garantirá a validade na comunicação da nota.

 

Serial Certificado

Neste campo, é necessário informar o código serial do certificado digital, será utilizado para identificar o certificado que o sistema deverá usar quando o certificado é do tipo A3.

 

Modelo Certificado

Neste campo, é necessário informar se o parâmetro permite digitar manualmente o cupom fiscal ou não, o modelo do certificado, deverá ser selecionado dentro de uma caixa com as opções:

 01. A1 (Arquivo) - O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet. Quando o certificado é do tipo arquivo.

 02. A3 (Cartão / Token) - O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: HSM, cartão inteligente ou token, estes últimos proporcionando maior mobilidade. Quando o certificado for de cartão ou token.

 

Data Vencimento Certificado

Neste campo, é necessário informar a data de validade do certificado digital utilizado para envio das notas.

 

Senha Certificado

Neste campo, é necessário informar a senha do certificado digital, esta senha é necessária para a utilização do certificado no envio das notas.

 

Dias Vencimento Certificado

Neste campo, é necessário informar o número de dias anterior ao vencimento que o sistema deverá exibir avisos de vencimento, este prazo deve permitir um tempo hábil para providenciar um novo certificado. lembrando que com o certificado vencido não é possível autorizar notas.

 

Sequências

 

Nº Lote Último Envio NF-e

Neste campo, é necessário informar o último número de nota fiscal eletrônica enviado.

 

Nº Lote Último Envio CF-e

Neste campo, é necessário informar o último número de conhecimento de transporte eletrônico enviado.

 

Ano NF-e

Neste campo, é necessário informar o ano vigente para envio da NF-e.

 

Ano CF-e

Neste campo, é necessário informar o ano vigente para envio da CF-e.

 

Sequência Cancelamento NF-e

Neste campo, é necessário informar a última sequência para cancelamento de nota fiscal eletrônica.

 

Sequência Cancelamento CF-e

Neste campo, é necessário informar a última sequência para cancelamento de conhecimento de transporte eletrônico.

 

Servidor Socket

 

Diretório Processamento

Neste campo, é necessário informar o diretório onde os arquivos serão gerados temporariamente para comunicação entre o Socket e o Web Service. Por exemplo: \\Servidor\NFe.

 

Servidor Socket

O elo entre os processos do servidor e do cliente é o socket. Ele é a “porta” na qual os processos enviam e recebem mensagens. De acordo com JAMES F KUROSE: “socket é a interface entre a camada de aplicação e a de transporte dentro de uma máquina”.

Neste campo, é necessário informar o IP do servidor onde o Socket responsável pelo envio das notas está em execução. Por exemplo: 10.0.10.51.

 

Porta Servidor Socket

Neste campo, é necessário informar a porta para conexão com o servidor onde o Socket responsável pelo envio das notas está em execução. Por exemplo: 60000.

 

Time Out Servidor Socket

Neste campo, é necessário informar o tempo que o sistema irá esperar por resposta no envio de uma nota em segundos. Por exemplo: 30, 25.

 

Nº Tentativas Ocupado        

Neste campo, é necessário informar o número vezes que o sistemas deverá tentar reconectar ao Socket quando inicialmente estiver ocupado. Por exemplo: 5, 3.

 

Segundos Entre Tentativas

Neste campo, é necessário informar em segundos o tempo entre uma tentativa de conexão e outra com o Socket. Por exemplo: 10, 3.

 

Carta de Correção Eletrônica (CC-e)

 

Horário de Verão

Neste campo, é necessário informar se o sistema deverá considerar horário de verão na comunicação das notas. Se a opção estiver selecionada, o sistema irá verificar e considerar o horário de verão durante o envio das notas, se a opção estiver desmarcada, não será realizada nenhuma verificação com relação ao horário de verão.

 

Fuso Horário        

Os fusos horários ou zonas horárias são cada uma das 24 partes em que se divide a Terra. Estas zonas horárias foram criadas para que se possa ter uma noção se é dia ou noite em determinado país ou seja com sol ou sem sol, isso serve para sabermos que quando forem 9 horas em determinado país todos saibam que está claro lá, já imaginou se todos países tivessem exatamente o mesmo horário a confusão que isto seria? Existem diversas formas de se medir o fuso de um país porém a mais conhecida e amplamente utilizada é o GMT (Greenwich Mean Time - Tempo Médio de Greenwich) , Greenwich é um cidade que fica exatamente no meio do planeta então os fusos horários pelo modelo GMT são cálculados sempre em relação a este local. Alguns outros modelos são o UTC (Tempo Universal) que tem por base a rotação da terra e o IAT (Tempo Atômico Internacional) sua base são os relógios atômicos.

Neste campo, é necessário informar o fuso horário que deverá ser considerado durante a emissão da carta de correção eletrônica, essa informação é muito importante para que não sejam realizadas movimentações onde o fuso horário do local de emissão da carta de correção eletrônica seja diferente do local de destino. Por exemplo: -03:00.

 

Diferença de Horas em Relação ao Servidor        

Neste campo, é necessário informar a diferença em horas do servidor para registro de carta de correção eletrônica. Por exemplo: 1, 3.

 

Nº Lote Último CC-e

Neste campo, é necessário informar o número do lote do último conhecimento de transporte eletrônico enviado. Por exemplo: 17, 125366.

 

Nº Lote Último Manifesto do Destinatário

Neste campo, é necessário informar o número do lote do último manifesto do destinatário enviado. Por exemplo: 1, 5, 10.

 

Aba NFS-e

Ver tópico: Parâmetros da NFS-e

 

Aba E-mail

Ver tópico: Emails a Serem Enviados

 

Aba Proxy

Ver tópico: Parâmetros de Proxy

 

br_Botoes

 

 Gera XML com dados para Configurar no Servidor

 Este botão gera um arquivo XML, contendo os dados par configurar o servidor de envio da NF-e.

 

 Duplicar_Parametros da NF-e

 Este botão duplica os parâmetros da nota fiscal eletrônica já cadastrados, para uma nova filial. Ao pressionar o botão, será aberta uma nova janela para selecionar a filial, após a confirmação, serão gerados exatamente os mesmos dados dos parâmetros da nota fiscal eletrônica para a nova filial selecionada.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter Filiais cadastradas.

 Ter parâmetros por estado cadastrados em Parâmetros por Estado da NFe.

 

br_passo_a_passo

 

wwnfs_nfeparametro

 

1.Pressione o botão Inserir para realizar a parametrização da NF-e, será exibida a tela abaixo:

nfs_nfeparametro

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Pressione o botão Confirmar, para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: O valor não e um número correto.

Ocorre quando não são informados apenas números nos campos numéricos.

 

ERRO: Já existe o registro
Quando já existe o registro selecionado que se deseja cadastrar.