Romaneio

..:: Delsoft X  |  Gestão Agronegócio  |  Grãos e Sementes  |  Movimentação  |  Romaneio

brsimples

 

..:: Última Modificação: 2 de março de 2015

..:: Janelas: WWGRS_Romaneio, GRS_Romaneio

 

br_Objetivo

 

Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque. Também podemos definir como: documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes, ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado volume. Para definir um plano de corte em chapas de moderador, é preciso determinar a organização das peças de acordo com o seu tamanho e posição. Este processo é chamado de "romaneio de chapas".

Algumas empresas utilizam o termo "romaneio" também para definir um carregamento de mercadorias á serem entregues em uma determinada rota a um ou mais receptores (clientes) dentro ou fora da cidade em que está estabelecida, fazendo um tipo de listagem detalhada dos produtos que serão aplicados a essa entrega. Nesse caso é gerado um documento em que constam todos os produtos com seus dados respectivos, tais como: quantidade, preço, peso entre outros.

Com esse documento pode ser facilitada a prevenção contra erros na entrega das mercadorias ou até mesmo pode ajudar a prevenir furtos ou roubos de cargas. Esse procedimento não é muito diferente de uma transferência entre matrizes e filiais e é caracterizado da mesma forma, mas na maioria das vezes e na prática as empresas de pequeno porte tratam o romaneio simplesmente como um documento ou procedimento de controle.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Filial

Neste campo será carregada a descrição da filial que está ativa no sistema, no momento do cadastro do romaneio.

 

Número do Romaneio

Este campo será gerado automaticamente pelo sistema após a geração do Romaneio.

 

Data

Neste campo o usuário deverá informar a Data de emissão do Romaneio. É necessário preencher a data manualmente ou escolher uma data através do ícone calendário a direita. Por exemplo: 12/12/2012.

 

Situação

Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, conforme o andamento do romaneio:

 01. Aberta - Se o Romaneio ainda possui dados a serem inseridos ao seu cadastro.

 02. Pendente - Quando o Romaneio está com todos os dados necessários preenchidos.

 03. Fechado - Quando uma Nota Fiscal referente ao Romaneio foi emitida e concluída.

 

Tipo do Romaneio

Neste campo o usuário deverá selecionar o Tipo do Romaneio que está sendo emitido. É necessário escolher um dos tipos disponíveis dentro de uma caixa de opções:

 01. Avulsa

 02. Armazenagem

 03. Recebimento de Produto

 04. Venda

 

Safra

Neste campo o usuário deverá informar a Safra referente ao Romaneio que está sendo cadastrado. É necessário preencher o código ou escolher uma Safra dentro de um prompt de consulta.

 

Placa

Neste campo o usuário deverá informar o Patrimônio referente ao transporte do Romaneio. É necessário  escolher uma Placa dentro de um prompt de consulta, a mesma é automaticamente preenchida após a inclusão de um motorista vinculado a uma placa.

 

Motorista

Neste campo o usuário deverá informar o Motorista responsável pelo transporte no Romaneio. É necessário  preencher o código ou escolher um Motorista dentro de um prompt de consulta.

 

Produtor

Neste campo o usuário deverá informar o Produtor referente ao Romaneio. É necessário preencher o código ou escolher um Produtor dentro de um prompt de consulta.

 

Endereço

Neste campo o usuário poderá informar o identificador único do Endereço do Produtor. Campo preenchido automaticamente através do vinculo do Endereço com o Produtor.

 

Inscrição Estadual

Este campo será preenchido automaticamente através do vinculo do Endereço e Inscrição Estadual com o Produtor selecionado.

 

Variedade

Neste campo o usuário poderá informar a variedade que será relacionada ao romaneio que está sendo adicionado ao cadastro do sistema.

 

Produto

Neste campo o usuário deverá informar o Produto referente ao Romaneio. É necessário preencher o código ou escolher um Produto dentro de um prompt de consulta.

 

Valor Informado

Neste campo o sistema irá carregar automaticamente o valor informado no cadastro do produto para o romaneio.

 

Condição de Pagamento

Neste campo será carregada automaticamente pelo sistema, a condição de pagamento correspondente ao produto selecionado para o romaneio que está sendo cadastrado.

 

Massa

Neste campo o usuário poderá informar a situação da Massa dos grãos do carregamento. Escolher dentro de uma caixa de opções.

 B - Bom: Quando a avaliação geral dos grãos no romaneio for classificada como boa.

 R - Regular: Quando a avaliação geral dos grãos no romaneio for classificada como regular.

 R - Ruim: Quando a avaliação geral dos grãos no romaneio for classificada como ruim.

 

Valor de PH

Neste campo o usuário poderá informar o valor de PH referente ao romaneio que está sendo adicionado ao cadastro do sistema.

 

Valor de PH Melhorado

Neste campo o usuário poderá informar o valor de PH melhorado referente ao romaneio que está sendo adicionado ao cadastro do sistema.

 

Identificação da Moega

Neste campo o usuário poderá informar a identificação da moega referente ao romaneio que está sendo adicionado ao cadastro do sistema.

 

Produto Transgênico

Neste campo o usuário poderá informar se o produto é transgênico. Escolher dentro de uma caixa de opções a opção desejada.

 01. Normal

 02. Transgênico

 03. Por Teste

 

Rendimento 1 x % em KG

Neste campo o usuário poderá informar o Rendimento do Produto vezes o percentual em quilo para o rendimento do produto do romaneio.

 

Tipo de Frete

Neste campo o usuário poderá informar o Tipo de Frete referente ao romaneio, que posteriormente será informado na Nota Fiscal. É necessário escolher um tipo de frete disponível dentro de uma caixa de opções.

 

Almoxarifado

 

Almoxarifado

Neste campo o usuário poderá informar o Almoxarifado que ficará relacionado ao cadastro do romaneio. É necessário preencher o código ou escolher um Almoxarifado dentro de um prompt de consulta.

 

Posição

Neste campo o usuário poderá informar a Posição do Almoxarifado selecionado no cadastro do romaneio. É necessário preencher o código ou escolher uma Posição dentro de um prompt de consulta.

 

Rua

Após selecionar o almoxarifado, este campo será preenchido conforme a posição escolhida.

 

Lote

Neste campo o usuário poderá informar o Lote do Almoxarifado.

 

Informações de Nota

 

Nota do Produtor

Neste campo o usuário poderá informar o número da Nota fiscal do Produtor para o romaneio. Por exemplo: 8212, 1234, 4354.

 

Série

Neste campo o usuário poderá informar a Série da Nota do Produtor. Após informado o número da nota, o sistema irá sugerir automaticamente o número de série já existente no cadastro da nota selecionada.

 

Nota de Entrada

Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, após a confirmação do cadastro da Nota Fiscal para o romaneio.

 

Série

O número de série da nota será carregado automaticamente pelo sistema, após a confirmação do cadastro da nota fiscal para o romaneio.

 

Informações do Peso de Entrada

 

Balança

Através dessa opção, o usuário poderá importar as informações do peso de entrada diretamente da balança, ao pressionar o botão ao lado do campo, o sistema realizará uma importação das informações apresentadas diretamente na balança para o sistema.

 

Peso de Entrada

Se o usuário não importar o peso de entrada através da balança, é possível preencher o Peso de Entrada do  romaneio (Transporte + Carga) manualmente.

 

Data de Entrada

O campo é gerado automaticamente no momento que o usuário informa o Peso de Entrada.

 

Informações do Peso de Saída

 

Balança

Através dessa opção, o usuário poderá importar as informações do peso de saída diretamente da balança, ao pressionar o botão ao lado do campo, o sistema realizará uma importação das informações apresentadas diretamente na balança para o sistema.

 

Peso de Saída

Neste campo o usuário poderá informar o Peso de Saída da carga do romaneio [ (Carga + Transporte) - Transporte ] manualmente.

 

Data de Saída

O campo é gerado automaticamente pelo sistema, no momento que o usuário informa o Peso de Saída.

 

Informações de Pesos e Saldos

 

importante

Os Campos não permitem edição, e são gerados conforme a geração das porcentagens de desconto dos itens no romaneio.

 

Peso Bruto

O campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Peso de Entrada e Saída.

 

Saldo Bruto

O campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do Peso Bruto.

 

Saldo de Devolução Bruto

O campo é preenchido com a quantidade que foi gerada através de uma ou mais notas de devolução a partir do romaneio selecionado. Somatório da quantidade de todas as notas fiscais de devoluções geradas a partir do romaneio selecionado.

 

Saldo de Transferência Bruto

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do saldo de todas as transferências feitas a partir do romaneio selecionado.

 

Saldo Geral Bruto

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Saldo Bruto e o somatório entre o Saldo de Devolução Bruto e Saldo de Transferência Bruto.

 

Peso Verde

O campo é preenchido com o Peso Verde da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Peso Bruto e a quantidade de Descontos Verdes encontrados.

 

Saldo Verde

O campo é preenchido com o Saldo Verde da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do Peso Verde.

 

Saldo de Devolução Verde

O campo é preenchido com a quantidade que foi gerada através de uma ou mais notas de devolução a partir do romaneio selecionado. Somatório da quantidade de todas as notas fiscais de devoluções geradas a partir do romaneio selecionado, considerando os descontos verdes.

 

Saldo de Transferência Verde

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do saldo de todas as transferências feitas a partir do romaneio selecionado, considerando os descontos verdes.

 

Saldo Geral Verde

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Saldo Bruto e o somatório entre o Saldo de Devolução Bruto e Saldo de Transferência Bruto, considerando os descontos verdes.

 

Peso Líquido

O campo é preenchido com o Peso Verde da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Peso Bruto e o Peso Verde.

 

Saldo Líquido

O campo é preenchido com o Saldo Verde da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do Peso Líquido.

 

Saldo de Devolução Líquido

O campo é preenchido com a quantidade que foi gerada através de uma ou mais notas de devolução a partir do romaneio selecionado. Somatório da quantidade de todas as notas fiscais de devoluções geradas a partir do romaneio selecionado, considerando a diferença entre os descontos verdes e brutos.

 

Saldo de Transferência Líquido

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme o somatório do saldo de todas as transferências feitas a partir do romaneio selecionado, considerando a diferença entre os descontos verdes e brutos.

 

Saldo Geral Líquido

O campo é preenchido com o Peso Bruto da carga referente ao produto no romaneio. Campo é preenchido automaticamente conforme a diferença entre o Saldo Bruto e o somatório entre o Saldo de Devolução Bruto e Saldo de Transferência Bruto, considerando a diferença entre os descontos verdes e brutos.

 

Legenda

Peso Bruto = Peso de Entrada - Peso de Saída

Peso Verde = Peso Bruto - Soma dos Descontos Verde

Peso Líquido = Peso Bruto - Soma dos Descontos

 

br_Botoes

 

btn_inserirromaneiocampoInserir Romaneio por Campo

Ao pressionar o botão acima, será aberta uma nova tela para que o usuário possa efetuar a inclusão de novos Romaneios por Campo.

 

romaneiosimplesListar Romaneio

Ao pressionar o botão será emitido um arquivo pdf com os dados do Romaneio de forma simplificada.

agrs_romaneiosimplesrp

 

romaneiodetalhadoEmissão Detalhada do Romaneio

Ao pressionar o botão será emitido um arquivo pdf com os dados do Romaneio de forma mais detalhada, contendo os somatórios dos descontos.

agrs_romaneioimpressao

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Filiais, Safras, Placas, Veículos, Produtores, Produtos e Almoxarifados cadastrados/personalizados.

Ter Descontos cadastrados e principalmente o vínculo com produtos.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo, o usuário poderá realizar a inclusão de um novo Romaneio, no cadastro do sistema.

WWGRS_Romaneio

 

2.Pressione o botão Insere para efetuar a inclusão de um novo romaneio, deverá ser aberta a seguinte tela:

grs_romaneio

3.O usuário deverá preencher todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos do manual.

 

4.Pressione o botão Confirmar para salvar as informações.
 
5.Após a confirmação do cadastro, ao entrar na tela de cadastro do romaneio novamente, a seguinte aba deverá estar habilitada: Descontos no Romaneio.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Produto é obrigatório!

Ocorre quando o campo Produto não é preenchido.

 

ERRO: Safra é obrigatória!

Ocorre quando o campo Safra não é preenchido.

 

ERRO: Produtor é obrigatório!

Ocorre quando o campo Produtor não é preenchido.

 

ERRO: Placa é obrigatório!

Ocorre quando o campo Placa não é preenchido.

 

ERRO: Motorista é obrigatório!

Ocorre quando o campo Produto não é preenchido.

 

ERRO: Data de lançamento do Romaneio deve ser informada!

Ocorre quando o campo Data não é preenchido.

 

ERRO: A Nota do Produtor deve ser informada!

Ocorre quando o campo Nota do Produtor não é preenchido.

 

ERRO: O Número de Série da Nota do Produtor deve ser informado!

Ocorre quando o campo Número de Série não é preenchido.

 

ERRO: Peso de Saída não pode ser maior que o Peso de Entrada!

Ocorre quando o campo Peso de Saída é maior que o Peso de Entrada informado.