Manutenção de Controles

..:: Delsoft X  |  Gestão Agronegócio  |  Grãos e Sementes  |  Romaneio  |  Emissão da Nota Fiscal do Produtor

brsimples

 

..:: Última Modificação: 6 de outubro de 2014

..:: Janelas: GRS_ManutencaoControles

 

br_Objetivo

 

Gerenciamento de controle gerado a partir das Notas Fiscais, ou seja, toda nota fiscal possui um Tipo de Movimento, e no mesmo possui um controle, que pode ser do tipo Criar ou Baixar. Por exemplo, a Nota Fiscal do Produtor de saldo 100 possui o Tipo de Movimento com controle Criar, então será criado um controle dessa Nota Fiscal com saldo 100. Por ventura, o usuário deseja emitir uma Nota Fiscal de Devolução a partir desta Nota Fiscal do Produtor, sendo que a devolução terá um saldo de 30, então o Tipo de Movimento da Nota de Devolução deve ter um controle de Baixa, pois irá baixar a quantidade de 30 do controle criado da Nota Fiscal do Produtor, restando um saldo de 70 no controle original.

 

br_Campos

 

Filial

Neste campo será carregada a descrição da filial que está ativa no sistema, no momento do cadastro da manutenção de controles.

 

Período

Neste campo o usuário poderá informar um Período para listagem dos Romaneios no grid. É necessário preencher a data ou escolher uma data através do ícone calendário a direita.

 

Produtor

Neste campo o usuário poderá informar o Produtor que será aplicado o filtro. Escolher um Produtor dentro de um prompt de consulta.

 

Produto

Neste campo o usuário poderá informar o Produto que será aplicado o filtro. Escolher um Produto dentro de um prompt de consulta.

 

Número do Romaneio

Neste campo o usuário poderá informar o número de romaneio desejado para a listagem no grid. Campo numérico gerado automaticamente após a geração do Romaneio.

 

Nota Fiscal

Neste campo o usuário poderá informar o número da Nota Fiscal a ser filtrado. Campo aceita apenas números naturais.

 

Listar Somente Controles com Saldo

Quando o filtro acima estiver marcado, serão listados apenas os controles que tenham saldo a fixar no grid de consulta.

 

Baixa Unificada por Produtor

 

Pessoa

Neste campo o usuário poderá informar para qual pessoa será realizada a baixa unificada, será necessário preencher o código ou selecionar uma pessoa através do prompt de pesquisa.

 

Safra

Neste campo o usuário poderá informar para qual safra será realizada a baixa unificada, será necessário preencher o código ou selecionar uma safra através do prompt de pesquisa.

 

Produto

Neste campo o usuário poderá informar para qual produto será realizada a baixa unificada, será necessário preencher o código ou selecionar um produto através do prompt de pesquisa.

 

Valor Unitário da Fixação

Neste campo o usuário poderá informar o valor unitário da fixação que será utilizado para a baixa unificada do produtor.

 

Quantidade a Fixar

Neste campo o usuário poderá informar a quantidade a fixar que será utilizada para a baixa unificada do produtor.

 

atencao

Quando essas opções estiverem preenchidas, o sistema irá realizar automaticamente a baixa dos controles de saldo do produtor partindo do controle mais antigo para o mais atual.

 

br_Botoes

 

btn_grs_nfcompra Nota Fiscal de Compra

Ao pressionar o botão, irá ser gerada uma ou várias Notas de Fixação ou Compra a partir dos controles selecionados no grid ou uma Nota de Complemento de Preço a partir de vários controles.

 

importante

As Notas Fiscais de Fixação (Compra) são geradas se o usuário manter os valores unitários do controle, e ter pelo menos um Tipo de Movimento configurado da seguinte forma:

 - Tipo: Entrada.

 - Não Movimenta Estoque.

 - Gera Financeiro.

 - Informar uma Condição de Pagamento de Entrada.

 - Controle: Baixar.

 

A Nota Fiscal de Complemento de Preço é gerada a partir de vários controles do grid que sejam do mesmo produtor e possuam o mesmo produto. Sua finalidade se deve ao fato de muitas vezes haver negociação de preço conforme o dia de compra, ou seja, o Valor Unitário que pode ser informado no grid. Existem dois formatos de Nota Fiscal de Complemento de Preço, acréscimo ou decréscimo em virtude do valor original, ou seja, o valor original é a quantidade multiplicada pelo valor unitário oriundo do controle que possui os seguintes requisitos:

 

Parâmetros

 Tipo de Recebimento de Grãos: Com NF de Complemento de Preço

 

Tipo de Movimento

 - Tipo: Entrada.

 - Não Movimenta Estoque.

 - Gera Financeiro.

 - Informar uma Condição de Pagamento de Entrada.

 - Controle: Baixar.

 - Possui Complemento de Preço.

 

É importante lembrar que só é permitido gerar notas no mesmo formato, ou seja, não é permitido informar um valor unitário maior do que o original e outro menor na geração da mesma Nota de Complemento de Preço.

Quando a Nota de Complemento possui um acréscimo de valor a Quantidade recebe 0.01 e o Valor Unitário recebe o Valor da Diferença vezes 100, sendo que o Valor da Diferença é entre o Valor Total Calculado com o acréscimo com o Valor Total Original da Nota de Recebimento, por exemplo:

 Dados do Controle da Nota Fiscal de Recebimento:

         Valor Unitário : 1,00

         Quantidade a ser baixada informada no grid: 100,00

 Dados a ser informados para a Nota de Complemento de Preço com Acréscimo:

         Valor Unitário Informado no grid: 1,20

         Quantidade a ser baixada informada no grid: 100,00

Então o valor da diferença seria 120,00 menos 100,00 gerando um valor de 20,00 e um Valor unitário de 20000,00 na Nota Fiscal de Complemento de Preço.

A Nota de Complemento de Preço que possui acréscimo de valor terá no campo Valor Total da Nota Fiscal a quantidade a mais que precisa ser faturada, porém será gerado um título com o valor total original mais o valor de acréscimo em virtude da negociação menos o valor proporcional do Imposto FUNDERSUL gerado em base do Valor Total da Nota Fiscal de Recebimento do Produtor. Já a Nota de Complemento de Preço com decréscimo possui apenas o campo desconto da nota preenchido que é a quantidade de desconto ganho na negociação com os valores de Quantidade e Valor Unitário igual a 0.01.

 

atencao

No Estado do Mato Grosso do Sul o contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para obter o diferimento nas operações internas com bovinos, devem contribuir para o FUNDERSUL (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul). O FUNDERSUL consiste em pagar uma porcentagem sobre uma unidade de referência fiscal chamada UFERMS (Unidade de Referência Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul) por cabeça.

Para configurar o Imposto Fundersul, inicialmente deve inserir o Imposto Fundersul no cadastro de Impostos Padrões no Menu Administrativo com o código de Escrita Fiscal igual a 15 e marcar a opção Utiliza o Imposto Fiscal. Assim feito, deve vincular uma Regra de Imposto com a Alíquota, Base de Calculo e uma CST desejada, além do mesmo tipo de movimento escolhido para a geração de Notas Fiscais de Recebimento geradas a partir do Romaneio. No cadastro de Impostos deve ser marcado como Destacado, a Escrita Fiscal deve ser a FUNDERSUL, seu Descritivo para Fórmula deve ser VLRFUNDERSUL e sua Validação igual a CALCULADO.

O Imposto FUNDERSUL é destacado na Nota de Recebimento do Produtor e é somente descontado na geração das Notas de Fixação proporcional ao valor fixado. Por exemplo, se foi destacado um valor de U$ 10 numa quantidade recebida de 100 quando for feita uma compra (fixação) de 10, será descontado do produtor U$ 1 referente ao Imposto FUNDERSUL, sendo que este valor será transferido ao campo Desconto Total dos Itens na Nota Fiscal.

 

btn_nfdev Nota Fiscal de Devolução

Será gerada uma ou várias Notas Fiscais de Devolução dos controles selecionados. Para Devolução o Tipo de Movimento deve ser configurado da seguinte maneira:

 

Tipo de Movimento

 - Tipo: Saída.

 - Movimenta Estoque.

 - Não Gera Financeiro.

 - Informar uma Condição de Pagamento de Saída.

 - Controle: Baixar.

 - Devolução

 

btn_grs_nfdevsim Nota Fiscal de Devolução Simbólica

Será gerada uma ou várias Notas Fiscais de Devolução Simbólica dos controles selecionados. Para Devolução Simbólica o Tipo de Movimento deve ser configurado da seguinte maneira:

 

Tipo de Movimento

 - Tipo: Saída.

 - Não Movimenta Estoque.

 - Gera Financeiro.

 - Informar uma Condição de Pagamento de Saída.

 - Controle: Baixar.

 - Devolução

 

btn_grs_nftransf Manutenção de Transferências

Ao pressionar o botão irá abrir a tela Manutenção de Transferências para o usuário escolher um Destinatário e as Notas de Devolução para transferir.

 

importante

Os Tipos de Movimento configurados devem ser compatíveis com os Parâmetros de Safra escolhidos.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Controles lançados após as confirmações das Notas Fiscais no menu principal das Notas Fiscais.

Ter Tipos de Movimentos cadastados.

Ter o Imposto FUNDERSUL configurado.

 

br_passo_a_passo

 

1.Após pressionar o botão Efetuar Liquidação de Saldo, será aberta uma nova tela, para que o usuário possa realizar a manutenção dos controles para emissão da nota fiscal do produto.

GRS_ManutencaoControles

2.O usuário deverá preencher todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos do manual.
 
3.É necessário selecionar os Controles desejados no Grid e pressionar um dos botões para a Emissão da Nota Fiscal desejada.
 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: 'Quantidade a ser liquidada na Nota 'X' é maior que o saldo do produtor

Ocorre quando a quantidade informada é maior que o saldo do controle.

 

ERRO: Produtor deve ter pelo menos um Banco cadastrado!

Ocorre quando o produtor do romaneio não possui um Banco do tipo Principal cadastrado.

 

ERRO: Valores Unitários informados devem ser iguais para o Complemento de Preço!

Ocorre quando os valores unitários informados para a geração da Nota de Complemento de Preço estão fora da faixa de geração, ou seja, ou todos maiores que o valor original, ou todos menores que o valor original.

 

ERRO: Tipo de movimento para o Controle 'X' não informado para Compra nos Parâmetros da Safra

Ocorre quando o Tipo de Movimento do controle é diferente do cadastrado nos Parâmetros de Safra para a geração da Nota Fiscal de Fixação.

 

ERRO: Condição de Pagamento para o Controle 'X' não informado para Compra nos Parâmetros da Safra

Ocorre quando a Condição de Pagamento do controle é diferente do cadastrado nos Parâmetros de Safra para a geração da Nota Fiscal de Fixação.

 

ERRO: Foram encontrados produtos diferentes para a operação de complemento de preço

Ocorre quando os controles selecionados possuem produtos diferentes.        

 

ERRO: Foram encontrados produtores diferentes para a operação de complemento de preço

Ocorre quando os controles selecionados possuem produtores diferentes.        

 

ERRO: Controle 'XX' está com o Valor Unitário diferente para Devolução

Ocorre quando o Valor Unitário de algum controle selecionado foi alterado, ou seja, está diferente do valor cadastrado dentro do controle.