Equipamentos para Aplicação de Agrotóxicos

..:: DelsoftX  |  Gestão Agronegócios  |  Receituário Agronômico  |  Cadastros  |  Equipamentos para Aplicação de Agrotóxicos

brsimples

 

..:: Última Modificação: 07 de Julho de 2014

..:: Janelas: WWGRS_EquipamentoAplicacao, GRS_EquipamentoAplicacao

 

br_Objetivo

 

A Ficha de Emergência é um documento onde constam os principais riscos do produto durante o transporte e as providências essenciais a serem tomadas em caso de acidentes.

A Ficha de Emergência Vermelha, utilizada no transporte de produtos classificados como perigosos é obrigatória, conforme o artigo 22 do Regulamento para o Transporte Rodoviário de produtos Perigosos, aprovado pelo Decreto 96.044 do Ministério dos Transportes de 18.05.1988 e encontra-se padronizada pela ABNT, cujos padrões de dimensões e de preenchimento são definidos pela NBR 7503:2008.

Utiliza-se a tarja verde para produto não enquadrado na resolução em vigor sobre transporte de produtos perigosos.

 

br_Campos

 

Produto

Informar o código do  produto o qual será emitido a ficha.

 

Descrição do Produto

O campo é carregado automaticamente com a descrição do produto informado no campo anterior.

 

Tipo da Ficha

Informar a cor da tarja da ficha, selecionando uma entre as opções:

1.Vermelha - produtos classificados como perigosos;
2.Verde - produtos classificados como não perigosos.

 

Abas:

Uso

Precauções de Uso

O campo deve ser preenchido com as precauções a serem adotadas para utilização do produto.

 

Orientações de Manejo

O campo deve ser preenchido com as orientações a serem adotadas para manejo do produto.

 

Aspecto e EPI

Aspecto

Deve ser preenchido com a descrição do estado físico do produto, podendo-se citar cor e odor. Deve ser incluída a descrição do risco subsidiário do produto, quando existir. Incompatibilidades químicas não previstas na NBR 14619 devem ser expressas neste campo, bem como os produtos não perigosos que possam acarretar reações químicas que ofereçam risco.

 

EPI

Devem ser mencionados, única e exclusivamente, os equipamentos de proteção individual para o(s) integrante(s) da equipe que for atender a emergência,devendo-se citar a vestimenta apropriada (por exemplo, roupa, capacete, luva, bota etc.) e o equipamento de proteção respiratória: tipo de máscara (peça semi-facial etc.) tipo de filtro (químico, mecânico ou combinado).

 

Riscos

Fogo        

Essa área é destinada à descrição dos riscos que o produto apresenta em relação ao fogo. Devem ser mencionadas as características intrínsecas do produto em incendiar-se e/ou explodir, além dos riscos que o produto possa oferecer quando submetido a condições externas envolvendo calor, faísca, fogo, outras fontes de ignição e contatos com outros produtos não compatíveis com o(s) produto(s) transportado(s), se puderem gerar fogo / explosão. No caso de risco de risco de inflamabilidade, deve-se citar o ponto de fulgor. Devem ser citados os limites de explosividade, quando aplicável, de modo a facilitar o atendimento à emergência.

 

Saúde

Essa área é destinada à descrição dos riscos que o produto apresenta em relação à saúde. Devem ser mencionados os efeitos imediatos à exposição e/ou contato do produto com o corpo humano, tais como queimadura, irritação nas vias respiratórias e digestivas, asfixia, narcose, citando vias de absorção (inalação, contato ou ingestão), lesões agudas e/ou crônicas. Deve ser indicada a toxicidade inalatória (CL50 em ppm) dos produtos da subclasse 2.3 (gases tóxicos). Para os produtos da subclasse 6.1 (substâncias tóxicas) devem ser indicadas a dosagem letal (DL50 em mg/kg) e a concentração letal (CL50 em mg/L);

 

Meio Ambiente

Esta área é destinada à descrição dos riscos que o produto apresenta em relação ao meio ambiente. Devem ser relacionados os danos causados devido à possível alteração da qualidade do ar, da água e do solo, e se o produto é solúvel em água. Se aplicável, informar a densidade relativa dos líquidos, de vapores e de gases, se são mais pesados ou mais leves que a água ou o ar, e a reação com outros materiais.

 

 

Em caso de Acidente

Vazamento

Em caso de vazamento, devem ser mencionados os procedimentos a serem tomados tais como:

oIsolamento da área: indicar, caso necessário, a distância mínima de isolamento ou evacuação inicial;
oEstancamento do vazamento do recipiente: indicar procedimentos e equipamentos / materiais a serem utilizados;
oContenção das porções vazadas: indicar formas de contenção e citar os materiais incompatíveis;
oPrecauções que devem ser tomadas na realização de transbordo e as possíveis restrições do manuseio do produto.

 

Fogo        

Essa área é destinada à descrição dos procedimentos a serem tomados em caso de fogo. Devem ser mencionadas as precauções quanto à possibilidade de explosão, os agentes extintores ou outros meios de extinção recomendados, os contra-indicados e os meios de resfriamento.

 

Poluição        

Devem ser mencionados os procedimentos em caso de poluição ambiental: citar quando necessário, agentes neutralizantes para o risco do produto e proporção recomendada em relação a quantidade vazada.

 

Envolvimento de Pessoas

Devem ser mencionados os primeiros-socorros a serem prestados no caso de ingestão, inalação e contato com os olhos e pele.

 

Informações ao Médico

Deve ser mencionado o correspondente tratamento ao paciente e, quando recomendado, os antídotos e contra-indicações. Estas informações devem ser fornecidas por um serviço médico especializado.

 

Observação

Observações        

O campo pode conter informações complementares quando houver necessidades específicas para o produto, tais como:

oInclusão do nome do fabricante, com endereço e telefone, caso o fabricante do produto não seja o expedidor. Neste caso deve ser acrescentada a palavra Fabricante;
oFicha de emergência do fabricante, importador ou distribuidor, desde que sejam colocados neste campo o nome, o endereço e o telefone do expedidor. Neste caso, deve conter também o número do telefone (disponível 24 h por dia) da equipe que possa fornecer informações técnicas sobre o produto em caso de emergência. Este telefone pode ser do próprio expedidor, do transportador, do fabricante, do importador, do distribuidor ou de qualquer outra equipe contratada para atender a emergências. Pode ser colocado o logotipo da empresa expedidora nesta área. Neste caso deve ser acrescentada a palavra Expedidor após a identificação da empresa.
oInclusão do nome do expedidor, nos casos de devolução de embalagens vazias e contaminadas acompanhadas da nota fiscal de simples remessa. Neste caso deve ser acrescentada, após a identificação da empresa que está devolvendo as embalagens, a palavra Expedidor – Devolução de Embalagem.

 

 

br_Passo_a_Passo

 

Para cadastrar uma ficha de emergência:

wwgrs_fichaemergencia

1.Pressione o botão Inserir para realizar um novo cadastro a partir da tela:

GRS_FichaEmergencia

2.Preencha os campos da tela conforme explicado no tópico Campos.
3.Navegue pelas abas para preencher os demais campos conforme necessário;
4.Pressione Confirmar para salvar as informações.