Grãos e Sementes

brsimples

 

O Tópico em questão tem como objetivo a emissão, consultas e gerenciamento das Notas Fiscais emitidas a partir de um Romaneio de Carga, oriundo de uma nota fiscal do produtor, na qual posteriormente será uma nota de compra (fixação) que a partir desta, pode-se realizar operações de devoluções e transferência a partir deste saldo inicial da nota fiscal a partir dos controles gerados, que serão explicados no tópico Gerenciamento de Controles;

O romaneio de carga é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada. O romaneio tem o objetivo de dar a conhecer detalhadamente como a mercadoria está apresentada, a fim de ajudar na identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque como no desembarque.

Não existe um modelo padrão para este documento. Contém comumente os seguintes elementos:

 - Quantidade total de volumes (embalagem);

 - Marcação dos volumes;

 - Identificação dos volumes por ordem numérica;

 - Espécie de embalagens (caixa, pallet entre outros) contendo peso líquido, peso bruto, dimensões unitárias e o volume total da carga.

Às cargas que não são compostas por vários volumes - por exemplo, granéis - e aquelas que elas próprias se identificam - por exemplo, automóveis, pelo número do chassi - não se aplica o uso de romaneio de carga.

O Romaneio de Carga necessita de cadastros especiais, que estão contemplados no tópico cadastros deste manual, como Safra, Variedades, Preços, Descontos e Desconto de Produtos.