Formação do Preço de Venda

brsimples

 

A formação do preço de venda é uma questão de suma importância para as entidades, pois essa é a remuneração da empresa. Cabe ao gestor ter em mente que esse valor deve se refletir em uma maior satisfação do cliente, pois a competição mercadológica é muito grande, e é neste cenário, que o preço se torna o maior atrativo na decisão da compra por parte dos clientes.

Segundo Horngren (2006, p. 385) “o preço de um produto ou serviço depende da oferta e procura. As três influências que incidem sobre a oferta e procura são: clientes, concorrentes e custos”. Clientes, no memento em que estes demandam determinado produto ou serviço. concorrentes, pois a empresa está inserida em um ambiente competitivo. e custos, de uma vez que estes influenciam preços por afetarem a oferta.

Essa formação do preço está ligada a condições de mercado. O cálculo do preço de venda deve levar a um valor que possibilite a entidade maximizar seus lucros, manter a qualidade, através do atendimento dos anseios do mercado em que se encontram suas atividades, melhorar o aproveitamento dos níveis de produção.

Sendo assim, pode-se perceber que não existe um método mágico para a definição de preços de venda, pois existem diversos fatores que devem ser analisados, além disso, existem diversos setores dentro da entidade, que devem colaborar na tomada de decisões referentes a preço, o que muitas vezes acaba acarretando em divergências internas.

Observa-se que para formação do preço de venda, a maioria das empresas tem como base os preços impostos pelo mercado. Logo, a competitividade torna-se mais acentuada. O Mark-up é um método que pode ser utilizado a fim de reduzir o arbitramento utilizado por tais empresas.