Parâmetro Filial

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Fiscal  |  Parâmetros  |  Filial

brsimples

 

..:: Última Modificação: 30 de setembro de 2014

..:: Janelas: WWFIS_Parametro

 

br_Objetivo

 

Esta Tela tem o objetivo de configurar o Módulo Fiscal, estas configurações são necessárias em diversas partes do Módulos Fiscal entre outros Módulos. Aqui é parametrizado o Diretório para geração de Arquivos, este Diretório engloba alguns Arquivos Fiscais, tais como o SPED Fiscal, SINTEGRA, entre outros.

Também é parametrizado alguns Registros para a geração de uns Blocos em específico tanto para o SPED Fiscal de ICMS / IPI quanto para o SPED Fiscal de PIS / COFINS.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

Filial

O campo é carregado automaticamente de acordo com a empresa ativa no sistema.

 

Utiliza Módulo Fiscal

Informar se a Filial em questão utiliza o Módulo Fiscal.

 

Data Fechamento Fiscal

Informar qual foi a data do último Fechamento Fiscal. Esta Data é atualizada automaticamente quando é realizado algum Fechamento Fiscal.

 

Indicador de Rotina Exclusiva em Uso

Informa que Rotina Exclusiva está sendo utilizada no momento. Dependendo da Rotina que está em uso, algumas funcionalidades do Sistema ficam bloqueadas para manter a integridade dos Dados que estão sendo processados.

 

Ano de Implantação

Informar qual foi o ano que o Módulo Fiscal foi implantado na Filial.

 

Mês de Implantação

Informar qual foi o mês que o Módulo Fiscal foi implantado na Filial.

 

Data Center

Informar o repositório onde será gerado os Arquivos de SPED e SINTEGRA, deve ser informado um diretório válido para a geração dos Arquivos do SPED e SINTEGRA, não pode haver espaços ou caracteres acentuados, tais como ç, ã, õ, entre outros. Se no fim do diretório uma \ não for informada, ela será adicionada automaticamente. por exemplo: C:\   C:\Temp\   C:\Temp2\

 

 

Informações Tributárias

 

Enquadramento Tributário Estadual

Informar o Enquadramento Tributário Estadual da Filial. Esse conteúdo é apenas informativo, isto é, alterando o mesmo o Sistema não irá mudar seu comportamento no que diz respeito ao cálculo dos Impostos. Isto por que todo e qualquer Imposto é possível personalizá-lo bem como configurar suas regras de cálculo de forma independente ao Enquadramento Tributário (seja Municipal e/ou Estadual e/ou Federal).

1.Contribuinte Normal.
2.Contribuinte Substituto.
3.Contribuinte Microempresa (ME).
4.Contribuinte Empresa de Pequeno Porte (EPP).

 

Porte da Empresa

O Porte da Empresa é utilizado para a localização da faixa do faturamento para os cálculos do Simples Nacional (quando a empresa for Optante do Simples Nacional).

 

Categoria - Comércio?

Informar se filial configurada é da categoria Comércio, Indústria e/ou Serviço, selecionando os campos conforme o item correspondente.

 

Categoria - Indústria?

Informar se filial configurada é da categoria Comércio, Indústria e/ou Serviço, selecionando os campos conforme o item correspondente.

 

Categoria - Serviço?

Informar se filial configurada é da categoria Comércio, Indústria e/ou Serviço, selecionando os campos conforme o item correspondente.

 

Filial Predominante

É utilizada para definir a Empresa centralizadora, ou seja, qual Empresa que controla a Empresa do Parâmetro internamente. É possível imprimir livros e tirar relatórios da empresa "Centralizadora" toda a movimentação desta empresa que é controlada, sai nos livros e relatórios da Centralizadora.

 

GIA/ICMS - Dia de Vencimento

Para alguns Arquivos do Fisco, sejam eles Estaduais ou Federais, é solicitado o Dia que vence a Parcela do Imposto a Recolher, e é neste campo que é configurado este dia.Paga-se o Imposto sempre no mês seguinte dos fatos, por exemplo, vende-se as mercadorias e elas tem destaque de imposto, no início do mês de fevereiro, soma-se todos os Impostos que devem ser pagos, é gerado a Guia de Recolhimento (pagamento) e tem-se até dia X para pagar. E Este dia X é o que é informado neste campo.

 

GIA/ICMS - Código da Receita

Mesma ideia do campo anterior, porém apenas para o ICMS. Ao invés de ser uma Data, é informado um Código, pois existem Empresas que pagam o ICMS de forma diferenciada, e este código é para informar qual é o Código da que a Empresa pertence.

 

Optante do Simples Nacional?

Apenas para informar se a Empresa é optante ou não do Simples Nacional, o que você configura aqui tem influência nos primeiros campos que comentei, e para emissão do XML da Nota Fiscal de Saída.

 

 

Fórmula Valor Contábil

 

Fórmula do Valor Contábil

O campo poderá ser utilizado para que o usuário personalize a forma de cálculo do Valor Contábil do Item da Nota Fiscal. É possível personalizar a fórmula (por Filial) conforme convenção da empresa.

Logo abaixo do campo Fórmula do Valor Contábil, temos a Legenda com as seguintes opções: ( $QUANTIDADE * $UNITARIO ) - $DESCONTORATEADO + $SEGURORATEADO + $DESPESARATEADO + $ACRESCIMORATEADO + $FRETERATEADO +/- TAGImposto.

 

$QUANTIDADE - Quantidade do Item informado na Nota Fiscal;

$UNITARIO - Valor Unitário do Item informado na Nota Fiscal;

$DESCONTORATEADO - Valor do Desconto Rateado relativo ao Item (informado na Nota Fiscal);

$SEGURORATEADO - Valor do Seguro Rateado relativo ao Item (informado na Nota Fiscal);

$DESPESARATEADO - Valor da Despesa Rateada relativo ao Item (informado na Nota Fiscal);

$ACRESCIMORATEADO - Valor do Acréscimo Rateado relativo ao Item (informado na Nota Fiscal);

$FRETERATEADO - Valor do Frete Rateado relativo ao Item (informado na Nota Fiscal);

TAGImposto - informar o Descritivo da Fórmula personalizado no Cadastro do Imposto (FIS_Imposto).

 

importante

Caso o usuário não optar em personalizar a Fórmula do Valor Contábil, o sistema irá calcular automaticamente o valor contábil com a seguinte regra:

Valor Contábil do Item = Valor Total do Item + somatório do Valor dos Impostos que serão somados ao Valor Total - somatório do Valor dos Impostos que serão subtraídos ao Valor Total - Valor de Desconto do Item + Valor de Acréscimo do Item + Valor de Despesa do Item + Valor de Frete do Item + Valor de Acessórios do Item + Valor de Seguro do Item.

 

 

 

SPED Fiscal ICMS/IPI

 

Bloco/Registro E116 (Obrigações do ICMS a Recolher) - Dia de Vencimento

Informar o Dia em que vence o pagamento das Obrigações do ICMS a Recolher. As opções disponíveis são os dias do mês, porém quando se seleciona um número de dias maior que o mês contém, o mesmo é alterado para o Último Dia do Mês, esta mudança não ocorre no cadastro, apenas no Registro que irá para o SPED.

 

Bloco/Registro E116 (Obrigações do ICMS a Recolher) - Código da Receita

Informar o Código da Receita para o Recolhimento das Obrigações do ICMS, este código é definido pela Receita Federal.

 

Bloco/Registro E250 (Obrigações do ICMS-ST a Recolher) - Dia de Vencimento

Informar o Dia em que vence o pagamento das Obrigações do ICMS a Recolher. As opções disponíveis são os dias do mês, porém quando se seleciona um número de dias maior que o mês contém, o mesmo é alterado para o Último Dia do Mês, esta mudança não ocorre no cadastro, apenas no Registro que irá para o SPED.

 

Bloco/Registro E250 (Obrigações do ICMS-ST a Recolher) - Código da Receita

Informar o Código da Receita para o Recolhimento das Obrigações do ICMS-ST, este código é definido pela Receita Federal.

 

 

SPED Fiscal PIS/COFINS

Bloco/Registro 0110 (Regimes de Apuração) - Indicador de Incidência Tributária no Período

Informar a opção que a Empresa melhor se adequa ao Regime de Apuração. Selecionando uma entre as opções:

1.Escrituração de Operações com Incidência Exclusivamente no Regime Não-Cumulativo;
2.Escrituração de Operações com Incidência Exclusivamente no Regime Cumulativo;
3.Escrituração de Operações com Incidência nos Regimes Não-Cumulativo e Cumulativo.

 

Bloco/Registro 0110 (Regimes de Apuração) - Indicador do Método de Apropriação de Créditos Comuns

Informar a opção que a Empresa melhor se adequa ao Método de Apropriação de Créditos Comuns.

1.Método de Apropriação Direta;
2.Método de Rateio Proporcional (Receita Bruta).

importante

 Este campo receberá a opção 1 - Método de Apropriação Direta e o mesmo ficará desabilitado, isso se caso o Campo Bloco/Registro 0110 (Regimes de Apuração) - Indicador de Incidência Tributária no Período esteja com a opção 1 - Escrituração de Operações com Incidência Exclusivamente no Regime Não-Cumulativo.

 

Bloco/Registro 0110 (Regimes de Apuração) - Indicador do Tipo de Contribuição Apurada no Período

Informar a opção que a Empresa melhor se adequa ao Tipo de Contribuição Apurada no Período, selecionando uma entre as opções:

1.Apuração da Contribuição Exclusivamente a Alíquota Básica.
2.Apuração da Contribuição a Alíquotas Específicas.

 

Bloco/Registro 0110 (Regimes de Apuração) - Indicador do Critério de Escrituração

 Finalidade - Informar a opção que a Empresa melhor se adequa ao Critério de Escrituração.

1 - Regime de Caixa - Escrituração Consolidada (Registro F500).

2 - Regime de Competência - Escrituração Consolidada (Registro F550).

9 - Regime de Competência - Escrituração Detalhada, com base nos Registros dos Blocos “A”, “C”, “D” e “F”.

 

br_Botoes

 

 

btn_fichaCIAP Ficha CIAP

Após certificar-se que não há parametrização no Patrimônio, acessar os Parâmetros do Fiscal (opção disponível através do menu Gestão Administrativa - Fiscal - Parâmetros) e clicar no botão Ficha CIAP. O sistema irá atualizar as tabelas de retaguarda automaticamente para a utilização da Ficha CIAP independente do Patrimônio. Disponibilizado menu Ficha CIAP no menu Gestão Administrativa - Fiscal com as opções de parametrização da contabilização do Valor dos Créditos e Valor das Excluídas, parametrização dos Controles, manutenção no Fator, manutenção do Item da Ficha CIAP, Fechamento Mensal, Consulta e Relatório.

 

 

br_passo_a_passo

 

Para cadastrar os parâmetros da Filial, siga os passos:

WWFIS_Parametro

1.Clique no Botão Inserir para abrir a seguinte tela:

FIS_Parametro

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Clique em Confirmar para salvar as alterações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Ano Implantação Inválido!

Ocorre quando é informado um Ano quem contém menos de 4 (quatro) dígitos.

 

ERRO: Ano de Implantação Obrigatório!

Ocorre quando não é informado um Ano de Implantação.

 

ERRO: Já Existe o Registro!

Ocorre quando módulo que se quer cadastrar a Data de Bloqueio já esta com a mesma cadastrada para a Filial.

 

 

br_topicos_relacionados

 

Apuração do Imposto

SPED Fiscal ICMS/IPI

SPED Fiscal PIS/COFINS

SINTEGRA