Movimentação da Escrita Fiscal

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Fiscal  |  Movimentações  |  Movimentação da Escrita Fiscal

brsimples

 

..:: Última Modificação: 1 de agosto de 2014

..:: Janelas: FIS_MovtoApuracaoWP

 

br_Objetivo

 

O objetivo principal do Apuração do Imposto é de efetuar o encontro do valor do crédito oriundo das operações de entradas em relação ao valor de débito oriundo das operações de saídas. Efetuar toda e qualquer manutenção no Apuração do Imposto.

Para fazer a Apuração do Imposto é considerado apenas os Impostos dos Itens das Notas Fiscais concluídas, onde o Campo Credita/Debita da Regra do Imposto estiver marcado.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

Filial

O campo é carregado automaticamente de acordo com a Filial Ativa no Sistema.

 

Período        

O Sistema sempre sugere o Período utilizado no Filtro na tela anterior, caso ele não consiga, será utilizado o Período do Mês anterior. O Ano além de ser obrigatório, deve ser superior a 1900.

 

Operação

1.Apurar: Deve ser executada quando não houver nenhuma Apuração para este Período, como no nosso exemplo. Caso contrário será apresentado um relatório de erros dizendo que o Período deve ser Reapurado. Não será permitido Apurar um Período que não possua Apuração, mas que tenha uma Apuração em um Mês futuro, a não ser que marque a opção de Eliminar Períodos Futuros ao da Apuração.
2.Reapurar: Esta opção é utilizada para reapurar o Período, ou seja, a Apuração Atual será eliminada, e será regerada novamente. Os Ajustes de Apurações não serão eliminados, a não ser que marque a opção Eliminar Ajustes de Apuração, desta forma não há com o que se preocupar com Ajustes de Apuração inseridos manualmente. Assim como a Opção Apurar, não será permitido Reapurar se houver Apuração em Períodos Futuros, a não ser que a Opção Eliminar Períodos Futuros esteja marcada. Esta opção tem influência da Opção Reapurar, que será explicada mais abaixo.
3.Eliminar: Esta opção é utilizada para Eliminar a Apuração do Período, ou seja, toda a Apuração será deletada, inclusive os Ajustes de Apuração, se marcada a Opção de Eliminar Períodos de Apuração Futuros, os Ajustes de Apuração Futuros também serão eliminados.

 

Reapurar

1.Todos os Impostos do Período: Todos os Impostos, sem exceção serão reapurados.
2.Impostos Pendentes de Apuração no Período: Apenas os Impostos que ficaram pendentes de Apuração, por terem sido eliminados ou um Imposto novo por exemplo, serão Apurados.

 

Eliminar Ajustes de Apuração?        

Se o campo for habilitado, todos os Ajustes de Apuração serão eliminados durante os Processos. Com exceção da Operação Eliminar, que irá eliminá-los sem verificar parâmetro.

 

Eliminar Períodos Futuros ao da Apuração?        

Se marcada, esta opção irá eliminar Períodos de Apuração Futuros, digamos que você queira reabrir 3 meses de Apuração porque esqueceu de lançar uma Nota Fiscal por exemplo, você irá Reabrir os Fechamentos Fiscais até OUT/2013, então aqui nesta tela, irá marcar para Reapurar ou Eliminar o Período OUT/2013 e marcar a Opção de Eliminar as Apurações futuras, assim basta apenas Reapurar o Período atual e os futuros.

Depois de Confirmar, a tela de Apuração de Impostos será mostrada novamente com todos os impostos apresentados.

wwfis_movto

Após Apurar o Mês de Janeiro, no nosso exemplo, é possível gerar o Financeiro dos Impostos com Saldo Devedor ou a Contabilização dos Impostos com Saldo a Transportar. Para isso basta Clicar no botão com imagem de uma cédula de dinheiro (btn_cedula). Este processo é o Responsável por encerrar o período Fiscal. Mas antes de explicar este processo, vamos passar pelas configurações necessárias para não dar relatório de erros futuramente. Quando dá relatório de erros tudo é abortado, sendo necessário primeiro corrigir o que for necessário para então poder dar continuidade.

 

Alterar a Data de Bloqueio do Módulo Fiscal

Quando o Campo estiver marcado e ser executado a "Apuração" ou "Reapuração", a Data que irá ser atualizada é o último dia do Mês/Ano informado. Caso seja executado a opção "Eliminar", a Data de Bloqueio do Módulo será definida para o Último dia do Mês passado.

 

br_passo_a_passo

 

Para Movimentação da Escrita Fiscal:

wwfis_movto

 

1.Pressione o botão Inserir no quadro correspondente e abrir a seguinte tela:

fis_movtoapuracaowp

2.Preencha os campos conforme o tópico Campos deste manual;
3.Confirme para efetivar o cadastro.
4.Ao entrar em modo Edição de cada item, será apresentada a seguinte tela:

FIS_Movto

5.Onde será possível verificar e conferir os dados carregados automaticamente e inserir o Detalhamento da Movimentação da Escrita Fiscal.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Ajuste da Apuração é obrigatório!

Ocorre quando o Ajuste da Apuração não foi informado.

 

ERRO: Observação é obrigatório!

Ocorre quando a Observação não foi informada.

 

ERRO: Valor é obrigatório!

Ocorre quando o Valor não foi informado.

 

ERRO: Tabela de Ajuste da Apuração inválido!

Ocorre quando o País do Ajuste da Apuração for diferente do País da Filial que está sofrendo alterações ou quando o Estado do Ajuste da Apuração for diferente do Estado da Filial que está sofrendo alterações ou quando o Imposto do Ajuste da Apuração for diferente do Imposto que está sofrendo alterações.

 

br_topicos_relacionados

 

Cadastro do Imposto

Detalhamento da Movimentação da Escrita Fiscal