Cadastro do Imposto

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 07 de Maio de 2014

..:: Janelas: FIS_Imposto

 

br_Objetivo

 

Cadastrar e Parametrizar os Impostos para que possam ser utilizados. Esses Impostos são utilizados nas Notas Fiscais e nos Itens das Notas Fiscais de Entrada e Saída, Conhecimento de Transporte de Entrada e Saída, Nota Fiscal de Serviço, onde posteriormente serão utilizados para gerar o SPED Fiscal, SINTEGRA, entre outros. Os Impostos Cadastrados tem como Base o Imposto Fiscal que é utilizado pela Receita Federal.

 

br_Campos

 

 

Informações Gerais

Código do Imposto

O campo é preenchido automaticamente com um código sequencial após a confirmação do cadastro.

 

Descrição do Imposto

Preencher o campo com a descrição do imposto a ser cadastrado.

 

Data Inicial - Final da Vigência

Informar o período em que o imposto permanece em vigência, informando a data inicial e final nos campos correspondentes.

 

 

Escrita Fiscal

Escrita Fiscal

Informar qual é o Imposto Fiscal que é referenciado, é utilizado pelo fato de se poder Cadastrar Impostos com diferentes parâmetros, porém eles devem ter um imposto da Receita Federal em Comum.

 

importante

Em Modo de alteração, o campo "Escrita Fiscal" é passível de alteração. Quando é alterado o valor que está no Campo, o sistema apresenta um alerta para confirmação da Alteração. Confirmando a alteração e pressionando o botão Confirmar (Para salvar as alterações), as Notas Fiscais que possuem o Imposto com a Escrita Fiscal alterada, serão modificados também, para deixar o Cadastro de Imposto e as Notas fiscais iguais.

 

Descritivo para a Fórmula

O campo poderá ser utilizado na Fórmula, em forma de TAG que que será substituido por valor quando for utilizado em alguma Fórmula.

 

Validação

Através deste campo o usuário poderá informar como será tratado a validação nas Notas Fiscais de Entrada, selecionando entre:

1.Calculado - O Valor do Imposto informado será calculado automaticamente no Cabeçalho da Nota Fiscal de acordo com os valores informados nos Itens.
2.Informado - Quando uma Nota Fiscal de entrada for criada, deverá ser informado o Valor do Imposto no Cabeçalho da Nota, se o Valor dos Impostos dos Itens não bater com o Informado no Cabeçalho, será apresentado uma mensagem para correção dos mesmos.

 

Período de Controle

Informar o Período de Controle para a Apuração do Imposto, selecionando entre as opções:

1.Decendial - O Imposto será apurado a cada 10 dias.
2.Quinzenal - O Imposto será apurado a cada 15 dias.
3.Mensal - O Imposto será apurado a cada Mês.
4.Bimestral - O Imposto será apurado a cada 2 Meses.
5.Trimestral - O Imposto será apurado a cada 3 Meses.
6.Quadrimestral - O Imposto será apurado a cada 4 Meses.
7.Semestral - O Imposto será apurado a cada 6 Meses.
8.Anual - O Imposto será apurado a cada ano.

 

Registro de Apuração?

Informar se o Imposto irá ou não ser apurado, apenas os Impostos que possuem Registro de Apuração estarão disponíveis na Apuração do Imposto.

 

Ação no Valor

Informar qual será a ação tomada no valor decimal.

1.Trancar - O Número será cortado exatamente no Número de Casas Decimais Informada, exemplo, se o Número de Casas Decimais for 2 e o Valor for 50,168, na opção Trancar o Valor retornado seria 50,16.
2.Arredondar - O Número será arredondado exatamente no Número de Casas Decimais Informada, de acordo com as regras matemáticas, exemplo, se o Número de Casas Decimais for 2 e o Valor for 50,168, na opção Trancar o Valor retornado seria 50,17.

 

Casas Decimais

Informar o Número de Casas decimais que o Valor irá ter, selecionando uma entre as opções:

0 - O Valor não terá casas decimais, irá ser considerado apenas a parte inteira.

2 - O Valor terá 2 casas decimais;

3 - O Valor terá 3 casas decimais;

4 - O Valor terá 4 casas decimais;

5 - O Valor terá 5 casas decimais;

6 - O Valor terá 6 casas decimais.

 

Código da Receita

Informar o Código da Receita perante a Receita Estadual. A informação contida no campo é utilizada no momento de gerar as Guias.

 

Dia de Vencimento

Informar o Dia de Vencimento perante a Receita Estadual, A informação contida no campo é utilizada no momento de gerar as Guias.

 

Classe do Imposto na Nota Fiscal

Informar a Classe do Imposto nas Notas Fiscais.

 

Classe do Imposto no Financeiro

Informar a Classe do Imposto no Financeiro.

 

Classe de Imposto no Custo

 

Geração no Financeiro

Informar onde o Imposto será gerado no Financeiro.

1.Nenhum - O Imposto não será gerado no Financeiro.
2.Contas a Pagar - O Imposto será gerado no Contas a Pagar.
3.Contas a Receber - O Imposto será gerado no Contas a Receber.
4.Ambos - O Imposto será gerado nas Contas a Pagar e a Receber.

 

Parcela do Imposto

Informar a Parcela do Imposto.

 

Valor Limite Mínimo da Retenção

Informar o Valor Mínimo de Retenção do imposto.

 

Valor Base do Início da Retenção

Informar o Valor de Base para Início para a Retenção.

 

Financeiro

Cliente/Fornecedor        

 

Categoria        

Tipo de Documento        

Tipo de Despesa        

 

Plano de Contas                Conta Contábil        

         

Ação para Sábado, Domingo e Feriados                Dia de Vencimento        

Valor do Imposto nas Parcelas da Condição de Pagamento

1. Nenhum - Nenhum tratamento será feito para os impostos nas parcelas da nota fiscal;

2. Soma valor do imposto na parcela - O valor dos impostos será somado na parcela da condição de pagamento que o campo "Somar Imposto?" estiver marcado, caso não tenha nenhuma parcela com esse campo marcado o sistema não vai somar o imposto em nenhuma parcela, gerando uma diferença no valor total das parcelas com o valor total da nota, isso acontece porque quando essa opção estiver configurada no imposto o sistema vai gerar as parcelas do valor total da nota descontando o valor desse imposto, que deve ser somado nas parcelas para igualar o valor;

3. Cria parcela para o imposto - O sistema vai gerar a primeira parcela especificamente para os impostos, essa parcela será independente das parcelas da condição de pagamento, por exemplo, a condição de pagamento possui 3 parcelas, o sistema vai gerar uma parcela adicional com a sequência 1, o restante seguirá desta sequência em diante, essa parcela gerada irá ter o vencimento igual a data de emissão da nota fiscal, caso seja necessário adiar o vencimento basta no cadastro de impostos, preencher o campo "Dia de Vencimento" com a quantidade de dias necessária, que o sistema vai somar a data de emissão, o campo "Ação para Sábado, Domingo e Feriados" também é tratado no cálculo da data de vencimento.

importante

Esse campo do cadastro de impostos somente será liberado para alteração caso o campo "Classe do Imposto na Nota Fiscal" estiver como "Somar" e os campos "Valor Limite Mínimo da Retenção" e "Valor Base do Início da Retenção" estiverem zerados para o imposto, outra condição para esse tratamento é que o tipo de movimento da nota fiscal possua o campo "Gera Financeiro" diferente de "Gerar Financeiro(Somente Impostos)". O campo de "Soma Imposto?" das parcelas da condição de pagamento possui uma validação para não permitir ao usuário selecionar mais de uma parcela para somar imposto, sempre deverá ser selecionado apenas uma parcela para somar impostos.                

Cálculo de Vencimento (Imposto Retido)

Data Base                Período        

br_passo_a_passo

 

Para cadastrar um Imposto:

 

1.Pressione o botão Inserir para que seja disponibilizada a seguinte tela:

FIS_Imposto

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição do Imposto é obrigatório!

Ocorre quando a Descrição do Imposto não foi informada.

 

ERRO: O valor não e um número correto.

Ocorre quando o valor informado para o campo é negativo, quebrado, ou contém caracteres alfanuméricos.

 

ERRO: Data Inicial da Vigência é obrigatório!

Ocorre quando não é informada a Data de Vigência Inicial.

 

ERRO: Data Final da Vigência é obrigatório!

Ocorre quando não é informada a Data de Vigência Final.

 

ERRO: Data Inválida!

Ocorre quando a Data Informada esta de forma incorreta, com um dia que não existe, ou com um mês que não existe.

 

ERRO: Data Final da Vigência deve ser maior que a Data Inicial da Vigência!

Ocorre quando a Data da Vigência Inicial é maior que a Data de Vigência Final.

 

ERRO: Campo Dia de Vencimento Fora da Faixa!

Ocorre quando no campo Dia de Vencimento foi informado um dia superior a 31.

 

ERRO: Quando Valor Limite Mínimo da Retenção for diferente de zero, Valor Base do Início da Retenção obrigatoriamente deverá ser zero!

Ocorre quando no campo Dia de Vencimento foi informado um dia superior a 31.

 

 

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