Relatório Demonstrativo Fiscal

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 21 de Julho de 2014

..:: Janelas: FIS_DemonstrativoFiscalWR

 

br_Objetivo

 

Listar todos os Documentos Fiscais de Entrada de Saída mostrando um Resumo para conciliações com o SPED Fiscal e SINTEGRA.

Para gerar este relatório é considerado apenas Notas Fiscais Concluídas ou Canceladas da Filial, tudo de acordo com os Filtros Informados. Após ser feita a pesquisa das Notas, é montado o Demonstrativo de acordo com os Itens e Impostos destas mesmas Notas. É importante destacar que se o para a Regra que o Item utilizar não se credita do Imposto, o Valor do Item é lançado em outras, caso contrário os valores serão lançados em seus respectivos Campos.

Apenas Notas Fiscais Concluídas e Canceladas serão consideradas para a geração do Demonstrativo, porém apenas Notas Fiscais Concluídas serão utilizadas para o Cálculo do Demonstrativo, Notas Fiscais Canceladas não irão possuir os Valores dos Impostos e no seu Cabeçalho será apresentado um Asterisco Vermelho que significa que a Nota está Cancelada.

 

br_Campos

 

Seleção

 

Grupo        

Através deste campo o usuário poderá definir se o relatório será impresso utilizando como base um grupo de filiais, ao selecionar um grupo neste campo, não será possível selecionar a filial no próximo campo na tela de impressão. Se o usuário não selecionar nenhum grupo para a emissão do relatório, será possível no campo seguinte, selecionar uma única filial para a emissão do relatório.

 

Filial

Neste campo o usuário poderá selecionar a filial na qual será utilizada para a emissão do relatório do demonstrativo fiscal, é necessário que o usuário selecione um dos registros disponíveis na caixa de seleção.

 

Imposto

As opções são carregadas automaticamente de acordo com o número de Impostos cadastrados, o Imposto selecionado será utilizado como filtro, onde apenas as informações das Notas Fiscais que possuam a ocorrência do Imposto selecionado serão listadas.

 

Operação

Neste campo o usuário poderá informar um tipo de operação que será utilizado no momento da emissão do relatório, é necessário selecionar um dos tipos disponíveis dentro da caixa de seleção. Existem 2 (duas) opções disponíveis:

 01. Entrada - Apenas as Notas Fiscais de Entrada serão consideradas para a Geração do Demonstrativo

 02. Saída - Apenas as Notas Fiscais de Saída serão consideradas para a Geração do Demonstrativo.

 03. Entradas e Saídas - Neste caso as Notas Ficais serão ordenadas por Data e Número do Documento.

 

Data - Até (Entrada/Emissão)

Nestes campos o usuário deverá informar um intervalo entre as datas de entrada e emissão do demonstrativo fiscal, essas datas servirão como filtro das informações que serão listadas no relatório impresso.

 

CST

Neste campo o usuário poderá selecionar o CST (Código de Situação Tributária), que será utilizado como filtro para a emissão do relatório. As opções são carregadas automaticamente de acordo com o número de CST's cadastradas, a CST selecionada será utilizada como filtro, onde apenas as informações das Notas Fiscais que possuam a ocorrência da CST selecionada serão listadas. A opção "Todos" desconsidera esta filtro, listando a ocorrência de todos os Impostos utilizados.

 

Cliente/Fornecedor

Neste campo o usuário poderá informar o cliente/fornecedor, que deseja utilizar como filtro para a emissão dos registros no relatório. É necessário que o usuário informe o código ou selecione um registro de cliente/fornecedor existente no cadastro do sistema, através do prompt de pesquisa.

 

Pais/UF

Informar neste campo o País e Unidade Federativa a que se deseja utilizar como filtro para a emissão do relatório. É necessário informar primeiramente o país, para que sejam carregados os estados no campo seguinte.

 

Nota Fiscal - Até

Nestes campos o usuário poderá informar um intervalo de Filtro Inicial e Filtro Final para o Número da Nota Fiscal, que será utilizado como base para as informações que será geradas no momento da emissão do relatório.

 

Tipo de Movimento

Neste campo o usuário poderá informar um tipo de movimento que será utilizado como filtro para as informações que serão impressas no relatório. O usuário pode informar o código ou selecionar um dos tipos de movimento cadastrados no sistema, através do prompt de pesquisa.

 

Alíquota - Até

Neste campo o usuário poderá informar um intervalo entre os valores da alíquota de imposto se desejar filtrar as informações que serão impressas no relatório.

 

Série

Neste campo o usuário poderá informar uma série do documento fiscal na qual será utilizada como filtro das informações no momento da emissão do relatório

 

Modelo

Neste campo o usuário poderá informar um modelo de documento fiscal, o qual será utilizado como filtro das informações no momento da impressão.

 

Vincular Modelos SPED (Botão)

Selecionar através do botão, o modelo do SPED Fiscal que será utilizado para filtrar as informações que serão impressas no relatório.

 

Situação

Neste campo o usuário poderá informar a situação que encontra-se o documento selecionado e utilizado como filtro das informações no momento da emissão do relatório. É necessário selecionar uma das situações disponíveis dentro da caixa de seleção:

 01. Concluídas e Canceladas

 02. Apenas Concluídas        

 03. Apenas Canceladas

 

Situação da NF-e

Neste campo o usuário poderá informar a situação que encontra-se a NF-e que será utilizada como filtro no momento da emissão do relatório. É necessário selecionar uma das situações da NF-e disponíveis dentro da caixa de seleção:

 01. Todos

 02. Envio Pendente

 03. Enviada

 04. Possui Erros

 05. Em Processamento

 06. Autorizada

 07. Rejeitada

 08. Uso Denegado

 09. Cancelada

 

CSD - Código da Situação do Documento

Este filtro serve para diferenciar diferentes tipos de notas fiscais, por exemplo, nota de complemento possui a CSD 06, assim filtrando por CSD 06 é possível saber todas as notas fiscais de complemento que foram impressas no período.

 

 

Possuir Valor em

Neste campo o usuário poderá selecionar uma das opções disponíveis dentro da caixa de seleção, na qual será utilizada como um filtro no momento da emissão do relatório:

 01. Desconsiderar Filtro;

 02. Base de Cálculo;

 03. Valor do Imposto;

 04. Isentas;

 05. Outras.

 

Tipo do Grupo

Neste campo o usuário poderá informar um Tipo do Grupo que o Item da Nota Fiscal pertence, é necessário que o usuário selecione uma das 3 opções disponíveis:

 01. Ambos - Produtos e Serviços serão considerados.

 02. Produtos - Apenas os Itens que são Produtos serão considerados.

 03. Serviços - Apenas os Itens que são Serviços serão considerados.

 

Itens de Venda

Informar a impressão dos itens de venda, definindo como o sistema deverá tratar a opção, selecionando uma entre as opções:

1.Todos os Tipos de Item - Vai imprimir todos os tipos de Item, seja ele de vendas ou não;
2.Apenas Itens considerado como  Venda - imprimir apenas os Itens que for Venda;
3.Apenas Itens Não considerado como  Venda - Irá imprimir apenas os itens que não são considerados como Venda .

 

Itens de Devolução

Informar a impressão dos itens de devolução, definindo como o sistema deverá tratar a opção, selecionando uma entre as opções:

1.Todos os Tipos de Item - Vai imprimir todos os tipos de Item, seja ele de devolução ou não.
2.Apenas Itens considerado como  Devolução - imprimir apenas os Itens que for Devolução;
3.Apenas Itens Não considerado como  Devolução - Irá imprimir apenas os itens que não são considerados como Devolução.

 

 

Outras Opções

 

Imprimir Movimentação        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido a movimentação

 

Imprimir Resumo        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido um resumo das informações solicitadas.

 

Imprimir Resumo Sintegra        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido o resumo Sintegra das informações solicitadas.

 

Imprimir Resumo SPED        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido o resumo SPED das informações solicitadas.

 

Imprimir Resumo Diário        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido o resumo Diário das informações solicitadas.

 

Imprimir Totalizador Diário        

Caso o campo seja habilitado, ao imprimir o relatório será exibido o total por dia no Resumo Diário. O campo só será apresentado se o campo Imprimir Resumo Diário estiver habilitado.

 

Imprimir Resumo de Valores dos Itens

Quando marcado será impresso abaixo do documento e antes dos impostos um detalhamento básico dos itens da nota fiscal, por exemplo, o valor total, acréscimos, descontos, fretes entre outros, estes valores tem influência direta no valor contábil, assim é possível saber exatamente o que originou o valor contábil impresso.

 

Valores de CFOP baseadas na

Este campo possui a princípio "Escrita Fiscal" como opção apenas, porém como a GIA do Rio Grande do Sul tem uma tratativa diferente, quando configurada as CFOP's diferenciada, será adicionado uma nova Opção "GIA - RS".

 

Layout

Neste campo o usuário poderá selecionar uma das opções disponíveis para emissão do relatório, PDF, XLS - Padrão PDF ou XLS - Imprimir Documento em uma Linha.

 

Validar Documentos Fiscais?

Neste campo o usuário poderá informar se deseja validar os documentos fiscais no momento da emissão do relatório. Selecionando a caixa de opções, os documentos serão validados durante a emissão do relatório do demonstrativo fiscal, se a opção permanecer desmarcada, os documentos não serão validados.

 

Apresentar Erros

Neste campo o usuário poderá informar onde os erros encontrados deverão ser impressos. É necessário selecionar uma das opções disponíveis dentro da caixa de seleção:

 01. No Documento;

 02. Final do Relatório.

 

Tipo do Relatório

Neste campo o usuário poderá informar o tipo de impressão que será utilizado para o relatório, é necessário que o usuário selecione uma das opções disponíveis dentro da caixa de seleção:

 01. Analítico;

 02. Sintético.

 

br_Botoes

 

Através desse botão, o usuário poderá informar um intervalo entre o CFOP's que serão utilizados como filtro durante a emissão do relatório. Se nenhum CFOP estiver informado, o relatório será impresso com todos os registros dentro do período selecionado para a impressão. As opções são carregadas automaticamente de acordo com o número de CFOP's cadastradas, as Notas Fiscais com ocorrência de CFOP's igual ou superior serão listadas, o limite é a CFOP final informada.

fis_demonstrativofiscalwrvincularCFOP

 

btn_vincularmodelossped

Ao pressionar o botão, o usuário será direcionado à tela:

fis_demonstrativofiscalwrvincular

No qual deverá vincular Modelos de Documentos SPED para Impressão do Relatório.

 

Imprimir

Ao clicar neste botão será realizada a pesquisa das Notas Fiscais e carregado os Impostos com sua CST, CFOP, entre outras informações juntamente com seus valores, base de cálculo entre outros.

A pesquisa é feita pelas Notas Fiscais geradas pela filial, filtradas por suas Datas Fiscais considerando apenas Notas Concluídas e Canceladas. Após ter as Notas Fiscais de acordo com os filtros informados é verificado os itens da Nota, onde apenas os Itens que sejam compatíveis com os filtros de Imposto, CST e CFOP serão listados.

A impressão do cabeçalho é feito pela Nota Fiscal, assim os Itens da Nota serão agrupados por Imposto, CST, CFOP, UF e Alíquota e serão sumarizados os valores que possuírem o mesmo agrupamento, se algum dos itens do agrupamento forem diferentes, uma nova linha será criada.

Ao final de tudo é gerado um Resumo Geral, onde mostra um somatório geral de todos os Itens com a mesma regra do Agrupamento.

É gerado um Resumo do SINTEGRA agrupando os Itens apenas por Imposto e CFOP, totalizando os mesmos por Agrupamento.

É gerado um Resumo do SPED Fiscal agrupando os Itens apenas por Imposto, CST, CFOP e Alíquota, totalizando os valores dos Itens por Agrupamento.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo, o usuário poderá realizar a emissão do Demonstrativo Fiscal deverá aparecer a seguinte tela:

FIS_DemonstrativoFiscalWR

 

2.Preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Após preencher todos os dados desejados para a emissão do relatório, pressione o botão Imprimir, para que seja realizada a impressão do relatório.
4.Deverá ser aberto um relatório com informações semelhantes as apresentadas abaixo:

afis_demonstrativofiscalrp

atencao

As informações apresentadas acima, foram editadas para que fosse possível uma melhor visualização do relatório em sua totalidade.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Selecione um Imposto na Caixa de Seleção ou Marcado! Quando informado o Imposto na Caixa de Seleção os Impostos Selecionados não podem ser Marcados, quando for selecionado algum Imposto, a Caixa de Seleção deve estar como "Selecionado Abaixo"!

 

ERRO: Selecione no Mínimo 1 Filial!

Ocorre quando nenhuma filial estiver selecionada no momento da emissão do relatório.

 

ERRO: Data Inválida!

Ocorre quando a Data Informada esta de forma incorreta, com um dia que não existe, ou com um mês que não existe.

 

ERRO: Data Inicial não pode ser maior que Data Final!

Ocorre quando a Data Inicial é maior que a Data Final.

 

ERRO: Data Inicial não pode estar vazia!

Ocorre quando a Data Inicial não foi informada.

 

ERRO: Data Final não pode estar vazia!

Ocorre quando a Data Final não foi informada.

 

ERRO: Data Inicial e uma data/hora inválida!

Ocorre quando a Data Inicial foi informada em uma máscara inválida.

 

ERRO: Data Final e uma data/hora inválida!

Ocorre quando a Data Final foi informada em uma máscara inválida.

 

br_topicos_relacionados

 

SPED Fiscal ICMS/IPI

SPED Fiscal PIS/COFINS

SINTEGRA