Parâmetros de Custo no Estoque

..:: Delsoft X  |  Gestão Administrativa  |  Custo Contábil  |  Parâmetros  |  Parâmetros de Fechamento de Estoque

brsimples

 

..:: Última Modificação: 07 de Maio de 2014

..:: Janelas: WWEST_ParametrosCusto, EST_ParametrosCusto

 

br_Objetivo

 

Definir o comportamento do fechamento de estoque e custos por filiais, datas de permissões para lançamentos, fechamento inicial, entre outros.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

Filial

O campo é carregado automaticamente de acordo com a Filial ativa no sistema.

 

Movimentos Fechados até

O sistema não permitirá gravar movimentação de estoque até a data informada neste campo. O sistema preenche o campo automaticamente, porém o usuário pode alterar o campo para uma data posterior.

 

Reabertura Bloqueada até

Ao preencher o campo, o usuário define a data o qual não poderá ser realizado reabertura com data anterior à preenchida no campo. É uma segurança, no qual não será permitido que o sistema reabra o fechamento.

 

Forma de Calcular o Custo

Definir por padrão qual a forma de cálculo de custo, selecionando uma entre as opções:

1.Online: O custo é calculado de forma Online a cada lançamento efetuado no estoque;
2.Mensal: O custo é calculado mensalmente através de todos os lançamentos efetuados no mês.

 

Valor Tolerância Fechamento

Definir o Valor de Custo Total no Estoque para que seja feito acerto de valor no estoque, quando a quantidade de estoque do produto estiver zerado mas existir uma sobra de valor. Por exemplo, quando é zerado a quantidade do item no estoque e eventualmente o item possui diversas casas decimais, pode haver uma sobra de valor. Assim, se eu preencher este campo com, por exemplo, R$0,05 se houver sobra de até cinco centavos de diferença a mais ou a menos, o sistema vai ajustar este valor no item que possuir o maior valor no mês, fazendo assim que não sobre centavos no estoque.

O fato acontece quando há muitas casas decimais cadastradas para o produto pois a movimentação da contabilidade, entrada e saídas, o sistema arredonda para duas casas decimais.

 

Agrupamento Lançamento Contábil

Definir como serão agrupados os lançamentos na contabilidade, selecionando uma entre as opções:

1.Final Mês - Agrupar todos para o final do mês, independente da data. Ficarão todos juntos para a última data do mês. A data de cada um ainda permanece gravado um a um, o agrupamento que
2.Diário - Agrupar todos os lançamentos do dia, em um agrupamento único.

 

Bloqueia Movimentos após fechamento prévio

O campo quando habilitado possibilitará que sejam bloqueados os movimentos quando realizado quando realizado o fechamento prévio.

 

Fechamento Global Estoque        

Quando o campo estiver habilitado, o fechamento de estoque ocorrerá para todas as filiais juntas, não necessitando efetuar o fechamendo uma a uma.

importante_simbolo O campo deve ser marcado apenas na Matriz. Nas filiais o campo deve permanecer desabilitado.

 

Tipo de Cálculo NF Transferência

Definir como será o tipo de cálculo do fechamento quando houver notas de transferências entre filiais, selecionando uma entre as opções:

1.Custo NF Origem - Utilizar na outra empresa o mesmo custo apurado na empresa de origem;
2.Valor Nota - Contabiliza o custo apurado na empresa destino.

 

Utiliza Médio Anterior nos Dois Lados do Loop Transferência

Quando houver transferência de produto por exemplo, de matriz para filial e de volta de filial para matriz, o sistema, se este campo estiver habilitado, fará a mesma operação no fechamento das duas filiais utilizando média anterior.        

 

Tipo Rateio NF Transferência

Caso houver transferência onde da empresa A sai um produto e na empresa B o mesmo é lançado na empresa B em mais de um produto, há a opção de selecionar o valor que será utilizado como base no rateio dos itens:

1.Quantidade NFE;
2.Quantidade NFS;
3.Valor NFE;
4.Valor NFS.

 

Forma de Ratear Material Produção Parcial

Produção Parcial é quando para produção, por exemplo foram baixadas 100 peças de material de produção para produzir 10 peças. Quando selecionado neste campo a opção Nenhum, o sistema valorizará as dez peças com o custo de cem peças do material já baixado, não restando assim material para ser baixado caso, no mês seguinte, for produzido as outras 90 e não baixado nenhuma peça, causando assim erro no fechamento de custo.

É possível selecionar uma entre as opções:

Nenhum;

Tudo pela Quantidade Produzida Proporcional - O sistema não verifica os itens baixados, somente verifica o valor apurado no mês; Se, seguindo o exemplo anterior, foi apurado R$ 100,00 neste mês, foi lançado 10 e a ordem era para 100, sistema vai analisar 10% do valor e a remove da conta da elaboração e os outros 90 deste valor vão ficar para as próximas produções. Não considerando se foi baixado material previsto ou não para a realização.

 

Previsto proporcional e não rateia Não Previsto - Se para a produção de 100 peças estava previsto a utilização de 200 itens de matéria prima e foi baixado apenas 150 e foi produzido 10, será analizado somente o custo referente a 20, sendo que, é necessário 2 itens para a produção de uma peça;

 

Previsto proporcional e rateia Não Previsto - Realiza o rateio de itens não previstos de forma proporcional,  não levando em consideração o que foi baixado, seguindo o exemplo o sistema considera 10% do valor do material.

 

Forma de Ratear Horas Produção Parcial        

A forma de ratear horas na produção parcial segue a mesma lógica para com o rateio de material, analisando as horas previstas contra as horas efetivamente utilizadas e apontadas, gerando ou não o rateio conforme selecionado no campo uma entre as opções:

1.Nenhum;
2.Tudo pela Quantidade Produzida Proporcional;
3.Previsto proporcional e não rateia Não Previsto;
4.Previsto proporcional e rateia Não Previsto.

 

Fechamento Inicial

Quando o sistema é implantado, é necessário inserir uma data de inicialização neste campo. Toda e qualquer movimentação anterior a esta data será somada e calculado média, normalmente pelo sistema em sua total aplicabilidade, porém, apenas não gerando contabilização.

atencao

A data deve sempre ser preenchida com o último dia do mês.

importante_simbolo O Inventário pode estar na data menor ou igual ao fechamento inicial.

 

br_passo_a_passo

 

Para configurar os Parâmetros do Patrimônio:

wwest_parametroscusto

1.Clique no Botão Inserir para abrir a seguinte tela:

EST_ParametrosCusto

2.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Já existe o registro!

Ocorre quando já foi cadastrado um Parâmetro para a Filial Ativa no Sistema.