Contas Contábeis da Pessoa

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Pessoa  |  Contas Contábeis da Pessoa

brsimples

 

..:: Última Modificação: 18 de Junho de 2013

..:: Janelas: EMP_PessoaPlanoContabil, WWEMP_PessoaPlanoContabil

 

br_Objetivo

 

Vincular as contas contábeis de clientes e fornecedores que serão utilizadas nas transações para movimentação contábil.

Na movimentação contábil será criado um Lote novo para o Lançamento, e dentro deste Lote serão gerados os lançamentos contábeis referente a Contabilização.

Este lote poderá ser visualizado nos lançamentos contábeis no módulo contábil.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Pessoa

O campo é inalterável, sendo carregado com código e descrição do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Plano Contábil

Dentro de uma visão abrangente, as contas fazem parte de um sistema contábil cujos objetivos do ponto de vista da Estrutura de uma Entidade Contábil tanto podem ser internos quanto externos, o que o torna de grande complexidade. O primeiro passo para que as contas tenham como atender a maioria desses objetivos, é a de organizá-las em um Plano de Contas (também conhecido como Quadro de Contas ou Estrutura de Contas). Antes do advento dos sistemas contábeis informatizados do tipo ERP, na qual se mesclam objetivos contábeis com administrativos, os Planos de contas eram elaborados para se possibilitar uma eficiente análise de contas, ou seja, utilizava-se o método cartesiano e racional da seguinte maneira:

As contas analíticas dividiam-se em contas analíticas propriamente ditas (subníveis de modalidade, elemento e item por exemplo) e contas de correntistas ou correspondentes (chamadas algumas vezes de contas-correntes). As contas sintéticas agrupavam-se em diferentes níveis, tais como: Grandes Grupos de Contas, Grupo de Contas, Subgrupo de contas etc.

Neste campo, é necessário informar o plano contábil que será utilizado para a pessoa durante as movimentações no sistema, o plano contábil deverá ser selecionado dentro de uma caixa de opções, onde todos os planos contábeis cadastrados estarão disponíveis para utilização. Para acessar ou cadastrar novos planos contábeis, deverá acessar: Plano de Contas

 

Conta Contábil Cliente

As Contas Contábeis são a essência da Contabilidade, que já foi chamada de Ciência das Contas. Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional e escrituradas pelo método das partidas dobradas, os sistemas de informação que se utilizam de dados empresariais devem ser denominados de Gerenciais ou Administrativos - e não Contábeis. As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

Neste campo, é necessário informar a conta contábil do cliente, esta conta contábil, deverá estar relacionada ao plano contábil informado no campo anterior, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Fornecedor

Neste campo, é necessário informar a conta contábil do fornecedor, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta para o fornecedor, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Adto Fornecedor

Neste campo, é necessário informar a conta contábil de adiantamento do fornecedor, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Compensacao 1

Neste campo, é necessário informar a conta contábil compensação 1, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Compensacao 2

Neste campo, é necessário informar a conta contábil compensação 2, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Representante

Neste campo, é necessário informar a conta contábil do representante, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contábil Adto Representante

Neste campo, é necessário informar a conta contábil de adiantamento do representante, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar: Conta Contábil.

 

Conta Contabil Adto Cliente

Neste campo, é necessário informar a conta contábil de adiantamento do cliente, esta conta deverá estar relacionada ao plano contábil, essa informação será utilizada no cadastro da pessoa para futuras movimentações no sistema relacionadas a cobrança e faturamento, para adicionar uma nova conta ao cadastro, deverá ser informado o código ou selecionado um registro através do prompt de consulta, para acessar o cadastro das contas contábeis, deverá acessar:Conta Contábil.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter pessoas cadastradas em Pessoa

 

br_passo_a_passo

 

wwemp_pessoaplanocontabil

 

1.Pressione o botão Inserir, será aberta a seguinte tela.

emp_pessoaplanocontabil

 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Adto Cliente'.

Quando não existe a Conta Contabil Adto Cliente informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Adto Representante'.

Quando não existe a Conta Contabil Adto Representante' informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Representante'.

Quando não existe a Conta Contabil Representante' informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Compensacao2 Fornec'.

Quando não existe a Conta Contabil Compensacao2 informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Compensacao1 Fornec'.

Quando não existe a Conta Contabil Compensacao1 informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Adto Fornec'.

Quando não existe a Conta Contabil Adto Fornec informada manualmente.

 

ERRO: Não existe 'SubTipo Conta Contabil Fornecedor'.

Quando não existe a Conta Contabil Fornecedor informada manualmente.

 

ERRO: Não existe ' Conta Contabil Cliente'.

Quando não existe a Conta Contabil Cliente informada manualmente.