Impostos da Pessoa

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Pessoa  |  Impostos da Pessoa

brsimples

 

..:: Última Modificação: 18 de Junho de 2013

..:: Janelas: EMP_PessoaImposto, WWEMP_PessoaImposto

 

br_Objetivo

 

Tem como objetivo vincular tratamentos específicos de determinados impostos para a pessoa cadastrada.

Neste caso, podemos utilizar como exemplo o Suframa, onde a pessoa em questão deve calcular o Imposto do ICMS/IPI/COFINS/PIS.

O cliente em questão calcula os impostos nos dados adicionais e subtrai do total da Nota.

Também podemos utilizar este cadastro para indicar que o cliente é isento para determinado imposto, para isso basta identificá-lo como Não Calcula Imposto.

Outro caso que pode ser utilizado este cadastro é quando o cliente é do Simples e somente está repassando a substituição tributária através do destaque nos dados adicionais, para isso ele deve estar com a opção marcado como Calcular Imposto (nos Dados Adicionais).

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Pessoa

O campo é inalterável, sendo carregado com código e descrição do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Imposto

É a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um estado ou o equivalente funcional de um estado a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo, de forma que o não pagamento deste, acarreta irremediavelmente sanções civis e penais impostas à entidade ou indivíduo não-pagador, sob forma de leis. O imposto é uma das espécies do gênero tributo. Diferentemente de outros tributos, como taxas e contribuição de melhoria, é um tributo não vinculado: é devido pelo contribuinte independentemente de qualquer contraprestação por parte do Estado. Destina-se a atender as despesas gerais da administração, pelo que só pode ser exigido pela pessoa jurídica de direito público interno que tiver competência constitucional para tal.

Neste campo, é necessário informar o imposto que será cadastrado para a pessoa, este imposto deverá ser aplicado durante as movimentações da pessoa, onde os impostos informados no cadastro, serão aplicados automaticamente nas movimentações, para incluir ou alterar novos impostos, deverá acessar: Cadastro do Imposto.

 

Isenção

Neste campo, é necessário informar se a pessoa terá isenção do imposto ou não, deverá ser selecionada uma isenção dentro de uma caixa de opções.

 01. Não Calcular o Imposto - Quando não se deseja calcular os valores de impostos. (Utilizado quando o cliente é isento).

 02. Calcular o Imposto (nos Dados Adicionais)  e Diminuir do total da NF - Quando se deseja calcular os valores de impostos, porém o destaque deve ser nos dados adicionais e o valor do imposto deve ser subtraído do total da nota (Utilizado quando o cliente é do Suframa).

 03 . Calcular o Imposto (nos Dados Adicionais) - Quando se deseja calcular os valores de impostos, porém o destaque deve ser nos dados adicionais(Utilizado quando o cliente é do Simples e está repassando algum imposto, como por exemplo Substituição Tributária).

 

Calcular Imposto para Produtos Importados

Quando essa opção estiver marcada, o sistema irá calcular normalmente os impostos de acordo com as regras e não destacar nos dados adicionais ou então considerar como desconto o valor calculado em questão. Quando desmarcada a opção em questão, o tratamento dos impostos para zona franca continuará funcionando da maneira atual, ou seja, sem considerar se a mercadoria tem origem estrangeira ou não.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter pessoas cadastradas em Pessoa.

 

br_passo_a_passo

 

wwemp_pessoaimposto

 

1.Pressione o botão Inserir, será aberta a seguinte tela.

emp_pessoaimposto

 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela, conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.