Endereço de Pessoa

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Pessoa  |  Endereço da Pessoa

brsimples

 

..:: Última Modificação: 14 de Maio de 2014

..:: Janelas: EMP_PessoaEndereco, WWEMP_PessoaEndereco

 

br_Objetivo

 

 Permitir cadastrar endereços das diversas classificações do cadastro de pessoas. Tem como um dos objetivos imprimir o endereço de cobrança nos boletos bancários, endereço de entrega nas notas fiscais, pedidos de venda e compra.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Pessoa

O campo é inalterável, sendo carregado com código e descrição do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Sequência

O campo é inalterável, sendo carregado com um número sequencial do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com a sequência referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Tipo de Pessoa

O campo é inalterável, sendo carregado com tipo de pessoa preenchido no cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o tipo referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Tipo

Neste campo, é necessário informar o tipo do endereço da pessoa, o tipo deverá ser selecionado dentro de uma caixa de opções:

 01. Entrega - Quando o tipo do endereço for de entrega.

 02. Cobrança - Quando o tipo do endereço for de cobrança.

 03. Principal - Quando o tipo do endereço for principal.

 

Ativo

Neste campo, é necessário informar se o endereço é ativo, deverá ser selecionado na tela de cadastro do endereço entre as opções disponíveis, sim ou não, se estiver selecionado sim, o endereço ficará ativo no cadastro da pessoa, se estiver selecionado não, o endereço não estará ativo no cadastro da pessoa.

 

País

Neste campo, é necessário informar o país de origem do endereço que está sendo cadastrado, o país deverá ser selecionado dentro de uma caixa de opções onde já existe uma lista de todos os países cadastrados para seleção.

 

Utiliza CEP

Neste campo, é necessário informar se o endereço utiliza CEP, essa opção deve ser informada no Cadastro de País, ao informar o país, este campo será preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do país.

 

CEP/Cidade

Neste campo, é necessário informar o CEP da cidade, deverá ser selecionado um registro válido dentro de um prompt de consulta.

 

Logradouro

Neste campo, é necessário informar a descrição do endereço. Ex. Nome da rua

 

Número

Informar o Número do Logradouro. Ex. Número da casa, estabelecimento comercial.

 

Complemento

Neste campo, é necessário informar o complemento do endereço.

 

Bairro

Neste campo, é necessário informar o bairro do endereço.

 

Endereço Completo

Neste campo, é informado o endereço completo da pessoa, concatenando o Logradouro com o Complemento e o Número preenchidos anteriormente.

 

Observações

Neste campo, é necessário informar as observações do endereço, estas observações deverão ser informadas com intúito de facilitar a localização do endereço durante a entrega de mercadorias, neste caso podem ser incluídas nas observações do endereço, um ponto de referência para uma melhor identificação.

 

Reside Desde

Neste campo, é necessário informar a data de quando a pessoa iniciou a residir no local do endereço.

 

Tipo de Propriedade

Neste campo, é necessário informar o tipo de propriedade da pessoa, deverá selecionar o tipo de propriedade dentro de uma caixa de opções:

 01 - Não informado.

 02 - Própria.

 03 - Própria Financiada.

 04 - Alugada.

 05 - Familiar.

 06 - Cedida.

 

E-mail

Neste campo, é necessário informar o endereço de email da pessoa.

 

Telefone

Neste campo, é necessário informar o número de telefone para contato da pessoa.

 

Fax

Neste campo, é necessário informar o número do fax da pessoa.

 

CPF / CNPJ

Neste campo, é necessário informar o CPF/CNPJ da pessoa, deverão ser informados somente os números, sem ponto ou traço, essa informação será carregada corretamente no campo seguinte: CPF / CNPJ Formatado.

 

CPF / CNPJ Formatado

Neste campo, é necessário informar o CPF/CNPJ da pessoa com o formato correto. O campo é preenchido automaticamente conforme o número passado no campo CPF/CNPJ só que formatado.

 

Inscrição Estadual (ISENTO para pessoas sem I.E.)

No Brasil, a Inscrição Estadual (IE) é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita Estadual do estado onde está estabelecido. Em alguns estados, o registro é solicitado com o preenchimento da Ficha Cadastral - FC. Essa ficha deve ser preenchida toda vez que o contribuinte fizer qualquer alteração cadastral. Em outros estados, as fichas de Inscrição Estadual podem possuir outro nome, como no Paraná, que se chama DUC - Documento Único de Cadastro. Em 2012, a maioria dos estados brasileiros já estão integrados com o Cadastro Sincronizado da Receita Federal Brasileira, onde podem ser realizadas inúmeras operações relacionadas com CNPJ e a Inscrição Estadual, não sendo mais necessário o preenchimento de FC ou DUC. Empresas não contribuintes do ICMS, estão desobrigadas de possuir inscrição Estadual, sendo o caso, por exemplo, dos bancos, hospitais, laboratórios, e de todas as outras empresas prestadoras de serviços sujeitos ao ISSQN.

Neste campo, é necessário informar o número da inscrição estadual da pessoa, se existir.

 

RG

É a abreviatura de Registro Geral: registro numérico das cédulas de identidade, no Brasil

Neste campo, é necessário informar o RG da Pessoa.

 

Emissor

Neste campo, é necessário informar órgão emissor do documento RG, é necessário também informar o estado de origem da emissão do documento que está sendo cadastrado.

 

Data de Emissão

Neste campo, é necessário informar a data de emissão do RG.

 

Inscrição Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus - ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Neste campo, é necessário informar o número da inscrição suframa da pessoa.

 

Inscrição Rural

Neste campo, é necessário informar o número da inscrição rural da pessoa, este número de inscrição deverá ser fornecido pela pessoa onde o mesmo identificará que o mesmo tem propriedade rural ou é produtor rural.

 

Matrícula CEI

Neste campo, é necessário informar o número da matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS) da pessoa.

 

Inscrição Municipal

No Brasil, a Inscrição Municipal (IM) é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. A inscrição municipal está no alvará que deve ficar, em local visível a todos, na sede da empresa.

Neste campo, é necessário informar o número da inscrição municipal da pessoa.

 

Conselho Regional

Neste campo, é necessário informar o número do conselho regional da pessoa. Ex: Conselho Regional de Medicina(CRM Nº 1234).

 

Favorecido (CF-e)

A partir da publicação da RESOLUÇÃO No 3.658/11, DE 19 DE ABRIL DE 2011, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Regulamenta o art. 5o-A da Lei no 11.442, de 5 de janeiro de 2007, que “dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros mediante remuneração e revoga a Lei no 6.813, de 10 de julho de 1980”.

Dentro da nova sistemática, conforme consta no Art. 2, os Transportadores Autônomos de Carga (TAC), as Empresas de Transporte de Carga (ETC) que possuam em sua frota até 3 veículos de carga, e os membros de Cooperativas de Transportes de Cargas (CTC) não poderão mais receber os valores de frete por meio da tradicional carta-frete, e terão de obedecer o que dispõe o Art. 3 que estabelece como únicos meios válidos o Depósito em Conta ou outros meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é favorecido (CF-e) Contrado de Frete Eletrônico, com isso durante a realização de um frete, se a opção estiver selecionada, a pessoa favorecida receberá os valores correspondentes ao frete, se a opção estiver desmarcada, a pessoa nã terá direiro ao recebimento do valor do frete para a viagem.

 

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística. seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

Neste campo, é informado o código do IBGE referente ao endereço que está sendo cadastrado para a pessoa.

 

Latitude

Latitude é o ângulo entre o plano do equador à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul e 90º norte, no Pólo Norte. A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul.

Neste campo, é necessário informar a latitude do endereço da pessoa, esta localização geográfica poderá ser utilizada para uma precisa localização do endereço da pessoa por equipamentos de GPS (Global Positioning System - sistema de posicionamento global).

 

Longitude

É algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido.

Neste campo, é necessário informar a longitude endereço da pessoa, esta localização geográfica poderá ser utilizada para uma precisa localização do endereço da pessoa por equipamentos de GPS (Global Positioning System - sistema de posicionamento global).

 

importante_simbolo No módulo CRM, é possível preencher automaticamente estas informações para Contas e Prospects através do Definir Latitude e Longitude.

 

 

atencao

Quando já existir endereço cadastrado e o usuário acessar esta tela para apenas alterá-lo, as alterações realizadas nos campos CEP, Logradouro, Bairro, CNPJ e Inscrição Estadual terão aplicação direta em Notas Fiscais e Pedidos de Venda que ainda estiverem am aberto para o referido cliente, fazendo assim com que ao entrar na nota ou pedido e confirma-los o sistema fará com que essas novas informações sejam automaticamente absorvervidas ao Pedido/Nota Fiscal.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter Pessoa cadastradas.

 Ter cadastro válido de Cidades.

 Ter cadastro válido de Países.

 

br_passo_a_passo

 

wwemp_pessoaendereco

 

1.Presisone o botão Inserir, será aberta a seguinte tela.

EMP_PessoaEndereco

 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.
 
4.Após finalizado o cadastro do endereço, ao acessar o cadastro através da opção Modificar, as informações da Região do Endereço poderão ser preenchidas.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: País é obrigatório!
Quando o País não é informado.

 

ERRO: Logradouro é obrigatório!
Quando o Logradouro não é informado.

 

ERRO: Bairro é obrigatório!
Quando o Bairro não é informado.

 

ERRO: Telefone é obrigatório!
Quando o Telefone não é informado.

 

br_topicos_relacionados

 

Pessoa, Endereços da Pessoa