Limite de Crédito da Pessoa

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Pessoa  |  Documentos

brsimples

 

..:: Última Modificação: 30 de Outubro de 2013

..:: Janelas: EMP_PessoaCredito, WWEMP_PessoaCredito

 

br_Objetivo

 

Esta tela tem como objetivo realizar o cadastro do limite de crédito da pessoa, para que durante as movimentações do sistema, seja possível validar os pedidos e valores que serão aprovados para a mesma no sistema.

 

br_Campos

 

Pessoa

O campo é inalterável, sendo carregado com código e descrição do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Informações Gerais

 

Código

O campo é inalterável, sendo carregado com código e descrição do cadastro da pessoa. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Descrição

Neste campo, é necessário informar a descrição do documento que está sendo cadastrado no sistema, essa descrição servirá para identificar e diferenciar o documento dos demais cadastrados para a pessoa.

 

Foto Padrão

Neste campo, é necessário informar se o documento que está sendo cadastrado é a foto padrão da pessoa, se a opção estiver selecionada o documento será considerado como foto padrão da pessoa, se a opção estiver desmarcada o documento ficará somente registrado no cadastro da pessoa.

 

Pessoa

Neste campo é necessário que o usuário informe o código de cadastro da pessoa, para inclusão do limite de crédito no sistema. O usuário deverá preencher o código de cadastro do cliente neste campo.

 

Nome

O nome do cliente é carregado automaticamente pelo sistema, após o usuário informar o código de cadastro do cliente no campo acima.

 

Limite Crédito Calculado

Neste campo o usuário irá definir o valor do limite de crédito que foi calculado para o cliente informado. Por exemplo: R$50.000,00

 

Validade Limite Calculado

Neste campo o usuário poderá informar uma data de validade para o limite de crédito concedido ao cliente, neste caso, se informada uma data, após o período definido o limite de crédito não estará mais disponível para utilização por parte do cliente.

 

Limite Crédito Extra

Neste campo é definido se o cliente possuirá um limite de crédito extra, esta situação ocorrerá quando o valor do limite de crédito calculado é totalmente utilizado pelo cliente, mas como o mesmo está enquadrado como bom pagador, ou cliente especial, pode ser concedido um limite extra para o mesmo, então o usuário informa neste campo o novo valor do limite de crédito que será liberado para o cliente. Por exemplo: R$10.000,00

 

Validade Limite Extra

Neste campo o usuário poderá informar uma data de validade para o limite de crédito extra concedido ao cliente, neste caso, se informada uma data, após o período definido o limite de crédito não estará mais disponível para utilização por parte do cliente.

 

Limite Tonelada

Neste campo o usuário poderá definir o valor limite em toneladas que estará disponível para o cliente, é posível definir que o cliente tenha um limite pré-estabelecido de 5000 toneladas de um produto por mês. Então o usuário definirá este valor no campo acima, sendo que a cada movimentação, serão realizadas validações no sistema, para verificar se a quantidade definida no limite do cliente, ainda não foi atingida.

 

Dias p/ Atraso de Duplicatas

Neste campo o usuário poderá definir a quantidade de dias em que o cliente poderá atrasar no pagamento das duplicatas. Esta informação é definida pelo setor de concessão dos limites de crédito ao cliente, podendo ou não definir uma quantidade de dias para o atraso por parte do cliente.

 

Limite Títulos em Atrasos

Neste campo o usuário poderá definir a quantidade de títulos em atraso que o cliente poderá possuir antes de ser encaminhado a protesto ou realizada cobrança judicial dos mesmos, ou até mesmo com relação a não concessão de novos limites de crédito para o cliente. É necessário que o usuário informe a quantidade limite de títulos que o cliente poderá possuir em atraso.

 

Verificar Aprovação

Neste campo o usuário poderá informar se deverá ser verificada a aprovação do limite de crédito da pessoa ou não. É necessário selecionar uma das opções dentro da caixa de seleção:

 01. Sim - Será verificada a aprovação do limite de crédito concedido para a pessoa após o cadastro do limite no sistema.

 02. Não - Não será realizada nenhuma verificação com relação ao limite concedido.

 

Crédito Bens Socios

Neste campo o usuário poderá informar o valor referente ao crédito relacionado aos bens dos sócios.

 

Crédito Bens Socios Valor

Neste campo o usuário deverá informar o valor referente ao crédito dos bens dos sócios da pessoa, esta informação é necessária para que a empresa tenha uma seguraça com relação ao limite de crédito que está sendo concedido a pessoa.

 

Contador

Neste campo o usuário deverá informar o contador definido para realizar a contabilização dos valores liberados no limite de crédito para a pessoa, é necessário que o usuário informe o nome do contador neste campo para que o mesmo fique relacionado ao cadastro.

 

Responsável

Neste campo o usuário deverá informar o responsável pelo limite de crédito da pessoa, o usuário deve informar a descrição do responsável.

 

Nro Dias em Atraso para Negativar

Neste campo o usuário deverá informar o número de dias em atraso para que o título seja negativado. Por exemplo: 30.

 

Situação SPC/Serasa

Neste campo o usuário deverá informar a situação do SPC/Serasa da pessoa, é necessário que o usuário selecione uma das situações disponíveis através da caixa de seleção:

 01. Cliente Está Negativado;

 02. Cliente Não Está Negativado.

importante_simbolo

Quando o usuário cadastrar uma nova pessoa,  o cadastro de crédito relacionado a pessoa é cadastrado automaticamente igual a 'Cliente Não Está Negativado'.

 

Situação

Neste campo o usuário deverá informar a situação que ficará relacionada a pessoa, é necessário que o usuário selecione uma das situações disponíveis através da caixa de seleção:

 01. Pontual;

 02. Atrasa poucos dias;

 03. Atrasa muitos dias;

 04. Paga em Cartório;

 05. Cliente com Protesto/Ajuizados;

 06. Sem Permissão de Venda;

 07. Não analisado crédito (cliente novo);

 08. Assistente técnico autorizado;

 09. Recadastro de cliente.

importante_simbolo

Quando o usuário cadastrar uma nova pessoa,  o cadastro de crédito relacionado a pessoa é cadastrado automaticamente igual a 'Não analisado crédito (cliente novo)'.

 

Necessita Aprovação de Crédito no Pedido de Venda

Neste campo o usuário poderá definir se é necessário a aprovação de crédito da pessoa no momento do cadastro de um novo pedido de venda, selecionando a caixa de opções, quando o usuário estiver cadastrando um novo pedido de venda para a pessoa que possuir esta opção selecionada, será necessária uma aprovação de crédito no pedido de venda, se a opção estiver desmarcada, não será necessária nenhuma aprovação de crédito para a pessoa durante o cadastro de novos pedidos de venda.

 

Não Necessita Aprovação de Pedido de Venda

Neste campo o usuário poderá definir se não necessitará da aprovação do pedido de venda, após cadastrar um novo pedido de venda, se a caixa de opções estiver selecionada, não será necessária a aprovação do pedido de venda, então logo após o seu cadastro o mesmo ficará identificado com a situação aprovado, se a caixa de opções permanecer desmarcada, será necessária a aprovação de cada novo pedido de venda cadastrado para a pessoa.

 

Não necessita de Aprovação Financeira no Pedido de Venda - (Não irá validar: Consiste Títulos em Atraso, Consiste Serasa, Consiste Cheques Devolvidos e Consiste Limite de Crédito)

Neste campo o usuário poderá definir se não será necessária aprovação financeira para o pedido de venda, se a opção estiver selecionada, o sistema não realizará as validações que estão detalhadas ao lado do campo (Consiste Títulos em Atraso, Consiste Serasa, Consiste Cheques Devolvidos e Consiste Limite de Crédito). Se a opção estiver desmarcada todas as validações citadas anteriormente serão verificadas no momento da aprovação financeira do pedido de venda.

 

Observação

Neste campo o usuário poderá informar as observações referentes ao limite de crédito concedido para a pessoa.

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter pessoas cadastradas em Pessoa.

 

br_passo_a_passo

 

wwemp_pessoacredito

 

1.Para incluir um novo Limite de Crédito, pressione o botão Insere, deverá ser aberta a seguinte tela:

EMP_PessoaCredito

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual, após preencher os campos, pressione no botão para abrir a tela de seleção dos arquivos que serão anexados.
 
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

importante

Durante a aprovação do Pedido de Venda, quando o campo 'Validade Limite Calculado' estiver com a Data menor que a data de aprovação e a Pessoa não conter mais saldo de crédito, o sistema irá retornar a data que está configurada no campo 'Validade Limite Calculado' na mensagem de divergências na aprovação do Pedido.