Pessoa

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Faturamento  |  Cadastros  |  Pessoa

brsimples

 

..:: Última Modificação: 2 de abril de 2015

..:: Janelas: EMP_Pessoa, WWEMP_Pessoa

 

br_Objetivo

 

Permitir cadastrar pessoas físicas ou jurídicas classificadas como: Cliente, Fornecedor, Transportador, Assistência Técnica, Funcionário, Prospect, Associado/Cooperado, Produtor, Motorista, Negociador, Trading, Técnico, Centro de Distribuição, Poder Público, Suspect ou Representante, com o intuito de suportar as diversas necessidades de informações para os módulos do ERP.

 

btn_ABAS_V20140120 btn_BOTOES_V20140120 btn_PRE REQUISITOS_V20140120 btn_PASSO A PASSO_V20140120 btn_POSSIVEIS ERROS E ALERTAS_V20140120

 

brsimples

 

hmtoggle_plus1Filtros

 

Razão Social

Neste campo, é necessário informar a descrição da razão social que deseja filtrar na consulta.

 

Fantasia

Neste campo, é necessário informar o apelido ou nome mais conhecido e simplificado da pessoa para filtrar o registro através do nome fantasia.

 

Situação

Neste campo, é necessário informar a situação do cadastro da pessoa para que sejam filtrados somente os registros com a situação definida na consulta.

 

Pessoa

Neste campo, é necessário informar o código da pessoa que deseja pesquisar, neste campo deverá ser informado o código do cadastro da pessoa que deseja filtrar na consulta.

 

Validar

Neste campo, é necessário informar o tipo de validação do cadastro da pessoa que deseja filtrar. Ex. Endereço - Selecionando esse filtro somente as pessoas com endereço serão listadas na consulta.

 

Representante

Neste campo, é necessário informar o representante da pessoa que deseja filtrar, informando um representante no filtro, ao realizar a pesquisa por representante, somente os cadastros de pessoa que possuirem o representante informado, serão listados na tela de consulta.

 

Grupo Econômico

Neste campo, é necessário informar o grupo econômico da pessoa. Ao preencher este campo na tela de consulta, somente as pessoas daquele grupo econômico informado, serão listadas na tela de consulta. O grupo Econômico é utilizado também no financeiro, a qual, na baixa de um título, quando por cheque, poderá ser feito à um Grupo Econômico.

 

Padrão do Grupo Econômico

O campo deverá ser marcado caso a pessoa cadastrada é a pessoa Padrão do grupo Selecionado no campo anterior. É importante existir uma pessoa padrão para cada Grupo, para as funcionalidades do Financeiro funcionarem corretamente, na qual, se efetuar uma baixa para um Grupo Econômico com cheque, o mesmo será emitido nominal à pessoa selecionada como Padrão do Grupo Econômico.

 

 

Classificação (Listar apenas)

 

Cliente

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como cliente na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Prospect

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como prospect na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Técnico

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como técnico na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Fornecedor

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como fornecedor na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Produtor

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como produtor na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Centro de Distribuição

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como centro de distribuição na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Representante

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como representante na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Associado/Cooperado

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como associado/cooperado na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Poder Público

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como poder público na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Transportador

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como transportador na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Motorista

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como motorista na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Suspect

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como suspect na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Assistência Técnica

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como assistência técnica na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Negociador

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como negociador na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Favorecido (CF-e)

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como favorecido (cf-e) na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Funcionário

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como funcionário na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

Trading

Se a opção estiver marcada, serão mostradas somente as pessoas que estejam cadastradas como trading na tela de consulta. Se a opção estiver desmarcada, o filtro será ignorado.

 

 

Aniversariantes

 

Listar Aniversariantes

Neste campo, é necessário informar a data inicial que deseja pesquisar os aniversariantes cadastrados no sistema. Ex: 10

 

Até

Neste campo, é necessário informar a data final (até) que deseja pesquisar os aniversariantes cadastrados no sistema. Ex: 31

 

Mês

Neste campo, é necessário informar o mês que deseja pesquisar os aniversariantes cadastrados no sistema. Ex: Junho

 

Pessoa

Neste campo, é necessário informar o código desejado para o cadastro da pessoa, este código pode ser digitado ou se o campo não for preenchido com um código, o mesmo será gerado automaticamente pelo sistema.

 

Razão Social

Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa  se individualiza e exerce suas atividades. Trata-se da denominação e da assinatura pelos quais é conhecida uma empresa comercial, seja ela uma sociedade limitada ou sociedade anônima. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é, usualmente, referido como nome fantasia.

Neste campo, é necessário informar a descrição da razão social.

 

Abas

hmtoggle_plus1Geral

Fantasia

Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação popular de Título de Estabelecimento utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas.

Neste campo, é necessário informar o apelido ou nome mais conhecido e simplificado da Pessoa.

 

Empresa no Exterior

Neste campo, é necessário informar se a pessoa possui empresa no exterior, se o campo estiver selecionado, significa que a pessoa possui empresa no exterior, esta informação será útil para futuras movimentações com a empresa da pessoa, se a opção estiver desmarcada, o cadastro da pessoa não terá vículo com empresa no exterior.

 

Tipo de Pessoa

Neste campo, é necessário informar o tipo da pessoa que está sendo cadastrada, essa informação será útil para as movimentações internas no sistema, é ncessário definir o tipo da pessoa, pois em algumas movimentações do sistema necessitam de um tipo de pessoa com certas características. O tipo de pessoa deverá ser selecionado dentro de uma caixa de opções.

         01. Física - Quando a pessoa for do tipo Física.

         02. Jurídica - Quando a pessoa for do tipo Jurídica.

         03. Física com C.E.I.(Cadastro Específico do INSS) - Quando a pessoa for Física com C.E.I.

 

Consumidor Final

A doutrina brasileira estabelece que é consumidor o destinatário final, a exemplo da redação da Lei 8078/90 art. 2º do CDC: Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é consumidor final, se a opção estiver marcada, essa pessoa estará com o status de consumidor final, quando existirem movimentações com a pessoa relacionada significa que a mesma realizará o consumo do produto/material, se a opção estiver desmarcada, a pessoa não será considerada como consumidor final do produto/material.

 

Optante Simples Federal

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa possui optante simples federal, se a opção estiver selecionada, durante as movimentações do sistema a pessoa estará identificada como optante pelo simples, se a opção estiver desmarcada e o cadastro da pessoa não possuirá nenhuma identificação sobre o simples federal.

 

Incentivador Cultural

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é incentivadora cultural, essa informação é importante para a emissão de cupons fiscais e notas de serviço, pois se a pessoa estiver com essa opção marcada, a mesma terá algumas isenções e benefícios durante a emissão das notas e cupons fiscais.

 

Data de Fundação

Neste campo, é necessário informar a data de fundação da empresa, essa data deverá ser informada somente quando o cadastro for referente a pessoa jurídica, pois o mesmo refere-se à data de fundação da empresa.

 

Data de Nascimento

Neste campo, é necessário informar a data de nascimento da pessoa.

 

Situação

Neste campo, é necessário informar a situação do cadastro da pessoa no sistema, a situação deverá ser escolhida através de uma caixa de opções. Esta situação impacta diretamente na consulta do cadastro da pessoa no sistema, de acordo com a situação informada no cadastro.

 01. Inativo - Quando o cadastro da Pessoa está Inativo no sistema.

 02. Ativo - Quando o cadastro da Pessoa está Ativo no sistema.

 03. Bloqueado - Quando o cadastro da Pessoa está Bloqueado no sistema.

 04. Incompleto - Quando o cadastro da Pessoa está Incompleto.

 

Código Antigo

Neste campo, é necessário informar o código antigo, caso a pessoa tenha, esse número antigo refere-se a algum cadastro já existente da pessoa onde não queira perder o vínculo do antigo código de cadastro da pessoa no sistema.

 

Forma de Pagamento

Neste campo, é necessário informar a forma de pagamento, que será utilizada quando realizar movimentações com a pessoa que está sendo cadastrada, sempre que ocorrer um registro de uma nova movimentação com a pessoa, Ex: Pedido de venda, a forma de pagamento definida no cadastro da pessoa, será carregada automaticamente. Deverá ser escolhida uma Forma de Pagamento dentro de uma caixa de opções.

 01. A Vista - Quando a Forma de Pagamento selecionada for A Vista.

 02. Antecipado - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Antecipado.

 03. Bloqueto - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Bloqueto.

 04. Cartão de Crédito - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Cartão de Crédito.

 05. Conta Salário - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Conta Salário.

 06. Cheque - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Cheque.

 07. Cheque OP (Cheque Ordem de Pagamento) - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Cheque OP.

 08. Crédito em Conta Corrente - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Crédito em Conta Corrente.

 09. Depósito em Conta - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Depósito em Conta.

 10. Dinheiro - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Dinheiro.

 11. DOC (Documento de Crédito) - Quando a Forma de Pagamento selecionada for DOC.

 12. Duplicada - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Duplicada.

 13. Faturado - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Faturado.

 14. Não Fatura - Quando a Forma de Pagamento selecionada for Não Fatura.

 15. TED (Transmissão Eletrônica de Documentos) - Quando a Forma de Pagamento selecionada for TED.

 

Almoxarifado Principal

Neste campo, é necessário informar o almoxarifado padrão da pessoa, selecionando um dos almoxarifados cadastrados dentro de uma caixa de opções. Este almoxarifado informado no cadastro da pessoa, servirá para futuras movimentações nos demais módulos ERP. Essa informação é importante para os cadastros de pessoa jurídica, onde a mesma possua um local físico para recebimento das mercadorias adquiridas.

 

Grupo Econômico

Neste campo, é necessário informar o grupo econômico a qual a pessoa que está relacionado, este grupo corresponde a um grupo 

 

Padrão do Grupo Econômico

Neste campo, é necessário informar se o grupo econômico a qual a pessoa cadastrada pertence é o padrão do grupo, se a opção estiver selecionada, o grupo econômico informado anteriormente será considerado o padrão, se o campo não estiver marcado a pessoa não estará relacionada a nenhum grupo econômico.

 

Condição de Pagamento

Neste campo, é necessário informar a condição de pagamento desejada para o cadastro da pessoa, selecionando uma das condições de pagamento dentro de uma caixa de opções. Esta condição de pagamento informada no cadastro da pessoa, servirá para futuras movimentações nos demais módulos ERP, sendo a condição de pagamento carregada automaticamente de acordo com o cadastro da pessoa. As condições de pagamento poderão ser cadastradas e consultadas através do seguinte local:Condição de Pagamento.

 

Tipo de Movimento

Neste campo, é necessário informar o tipo de movimento que será registrado durante o cadastro da pessoa. O tipo de movimento poderá ser cadastrado através do seguinte local: Tipo de Movimento.

 

Representante

É o profissional que representa comercialmente determinada empresa sem manter vínculos empregatícios com a mesma. Os representantes comerciais podem representar mais de uma empresa.

Neste campo, é necessário informar um representante da pessoa, o representante poderá ser utilizado nas diversas movimentações dos módulos que utilizam o cadastro de pessoa. Para relacionar um representante ao cadastro da pessoa, é necessário que o mesmo esteja cadastrado no sistema no seguinte local: Representante.

 

Tabela de Preço

Neste campo, é necessário informar a tabela de preços que será utilizada para o produto, selecionando uma das tabelas de preço dentro de uma caixa de opções as tabelas cadastradas.

 

Site da Empresa

Neste campo, é necessário informar o endereço eletrônico da empresa. Ex: http://www.delsoftsistemas.com.br.

 

Descrição da Atividade

Neste campo, é necessário informar a descrição do ramo de atividade da empresa, este campo deverá ser informado manualmente, e poderá ser alterado a qualquer momento, deve-se especificar com a maior quantidade de detalhes possíveis o ramod e atividade da empresa que está sendo cadastrada.

 

Empresa para Cobrança

Neste campo, é necessário informar a empresa para cobrança do pedido, neste campo deverá ser informada qual será a empresa que deverá realizar o pagamento do pedido, no caso de existirem diversas filiais para uma empresa, a mesma poderá realizar um único pedido de vendas para todas as filiais, e o pagamento do pedido será realizado pela matriz. Deverá ser informado o código da empresa ou selecionar uma empresa cadastrada através de um prompt de consulta.

 

Transportadora

Neste campo, é necessário informar a transportadora da pessoa/empresa, selecionando uma transportador cadastrado através de um prompt de consulta. Esta transportadora será utilizada durante as movimentações realizadas com a pessoa, onde seja necessário informar uma transportadora. Ex: Transporte de Mercadorias.

 

Redespacho

O Redespacho é o processo acordado previamente por transportadores, empregado quando a mercadoria em trânsito, antes de ser entregue a seu destinatário final, tem o seu transporte assumido por uma segunda empresa, diversa da que o iniciou.

Neste campo, é necessário informar  o transportador de redespacho, selecionando um transportador de redespacho cadastrado através de um prompt de consulta.

 

% Desconto Especial Cliente        

Neste campo, é necessário informar  o percentual de desconto especial do cliente, este campo deverá ser informado de acordo com o crédito da pessoa, este campo poderá ser alterado a qualquer momento, sendo necessário somente acessar o cadastro da pessoa e informar o percentual de desconto especial para o cliente.

 

% Desconto no Boleto        

Neste campo, é necessário informar  o percentual de desconto no boleto, quando a pessoa realizar um pagamento através de boleto, existindo um percentual de desconto no seu cadastro, o boleto emitido carregará automaticamente o valor do mesmo já aplicando o desconto informado no cadastro da pessoa. Se não existir informação preenchida neste campo, nenhum desconto será concedido automaticamente, sendo necessária uma intervenção manual para dar algum desconto ao cliente após a emissão do boleto.

 

% Juros

Neste campo, é necessário informar  o percentual de juros que será aplicado a pessoa no caso de atraso do pagamento de alguma parcela ou boleto. Ex: 5%

 

Dias para considerar títulos em atraso

Neste campo, é necessário informar a quantidade de dias que deverá ser considerada para o título da pessoa entrar em atraso. Se não existir nenhum valor informado neste campo o título entrará em atraso logo após seu vencimento.

 

Operadora Cartão Crédito

Neste campo, é necessário informar a operadora de cartão de crédito da pessoa. Selecionando uma operadora dentro de uma caixa de opções.

 01. American Express.

 02. Redecard.

 03. Visanet.

 04. Banrisul.

 05. Tecban.

 06. Não é Operadora - Quando não for operadora de cartão.

 

Capital Social

O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.

Neste campo, é necessário informar o valor do capital social da pessoa.

 

Bloqueio de Crédito

Neste campo, é informado se a pessoa possui bloqueio de crédito, este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, de acordo com os débitos da pessoa registrados no sistema.

 

Data do Cadastro

Neste campo, é informada a data do cadastro da pessoa no sistema, esta data é preenchida automaticamente com a data que a pessoa está sendo cadastrada no sistema.

 

Usuário que Cadastrou

Neste campo, é informado o usuário de sessão que fez o cadastrado da pessoa, este campo é informado automaticamente pelo sistema, de acordo com o usuário que está logado no sistema no momento do cadastro da pessoa.

 

Grupo

O Grupo serve para agrupar qualquer tipo de pessoas, para posteriormente realizar acompanhamento através de relatórios comerciais e financeiros. Diferente do Grupo Economico, onde o objetivo é agrupar pessoas que tem ligação entre si (matriz/filiais). Utilizando a opção de grupo, pode-se criar listas de clientes com características parecidas, que mais compram, que mais pagam em dia, etc.

Neste campo, é informado o Grupo a qual a pessoa cadastrada irá pertencer, para ser possível a emissão de futuros relatórios.        

 

Código CNAE

A CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.

Neste campo, é necessário informar o identificador único da pessoa, esse identificador servirá para identificar a pessoa quando existirem movimentações específicas no sistema.

 

País de Origem

Neste campo, é necessário informar o país de origem da pessoa cadastrada. O país de origem da pessoa deverá ser selecionado em uma caixa de opções.

 

Estado de Origem

Neste campo, é informado o estado de origem da pessoa cadastrada. O estado de origem da pessoa é carregado automaticamente de acordo com a cidade de origem selecionada.

 

Cidade de Origem

Neste campo, é necessário informar a cidade de origem da pessoa cadastrada. A cidade de oridem da pessoa deverá ser selecionada dentro de uma caixa de opções.

 

Classificação

 

Cliente

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um cliente, se a opção estiver selecionada no cadastro da pessoa, ao realizar uma pesquisa por cliente, a pessoa será mostrada na tela de consulta, se a opção estiver desmarcada a pessoa não será listada na pesquisa por cliente.

 

Prospect

São aquelas empresas ou indivíduos que se encaixam no perfil de futuros clientes, mas tem um diferencial sobre os suspects: Possuem os recursos financeiros e o poder de decisão para comprar o produto.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um prospect, se a opção estiver selecionada no cadastro da pessoal ao realizar uma consulta por prospect a pessoa será mostrada na tela de consulta, se a opção estiver desmarcada a pessoa não será listada na pesquisa por prospect.

 

Técnico

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um técnico especializado, se a opção estiver selecionada a pessoa estará classificada como um técnico no sistema podendo ser relacionada futuramente a movimentações internas do sistema que necessitem de um técnico específico.

 

Fornecedor

No Direito Brasileiro, e consequentemente, no Código de Defesa do Consumidor é considerado fornecedor toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvam atividades de produção, montagem, transformação, beneficiamento, acondicionamento ou reacondicionamento, renovação ou recondicionamento, criação, construção, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços (bancos, segurados, corretoras, etc). Isto é todo aquele que de alguma forma interfere no produto ou serviço assumido sua participação e responsabilidade pelo que fez.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um fornecedor, se o campo estiver selecionado a pessoa estará cadastrada no sistema como fornecedor, se o campo estiver desmarcado a pessoa não poderá ser relacionada como fornecedor de um produto/serviço.

 

Produtor

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um produtor, se o campo estiver selecionado a pessoa estará identificada no sistema como produtor de produtos/serviços, se a opção estiver desmarcada o mesmo não poderá ser utilizado como produtor em nenhuma movimentação do sistema.

 

Centro de Distribuição

Um centro de distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade construída por empresas industriais, retalhistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um centro de distribuição, se a opção estiver marcada no cadastro da pessoa a mesma estará identificada como um centro de distribuição no sistema, se a opção estiver desmarcada o cadastro da pessoa não poderá ser utilizado com centro de distribuição nas movimentações do sistema.

 

Representante

Revendedor ou representante comercial (designação adotada oficialmente) é, no Brasil, o profissional que representa comercialmente determinada empresa sem manter vínculos empregatícios com a mesma. Os representantes comerciais podem representar mais de uma empresa. De acordo com a Lei nº 4.886, de 09/12/65 com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.420, de 08/05/92: Art. 1º - Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um representante, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa poderá ser relacionado como representante de outra pessoa, se a opção estiver desmarcada a pessoa não poderá ser relacionada como representante no sistema.

 

Associado/Cooperado

Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um associado/cooperado, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa poderá ser associado a um cadastro de cooperativa, se a opção estiver desmarcado o cadastro não poderá ser associado a um cadastro de cooperativa.

 

Poder Público

Poder público é o conjunto dos órgãos com autoridade para realizar os trabalhos do Estado, constituído de Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. A expressão é utilizada também no plural (poderes públicos), também chamados de poderes políticos. Em sentido amplo, representa o próprio governo, o conjunto de atribuições legitimadas pela soberania popular.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é integrante do poder público, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa estará identificando como parte integrante do poder público, se a opção estiver desmarcada o cadastro da pessoa não estará relacionado ao poder público.

 

Transportador

O transportador é aquele responsável pelo transporte da carga, ou seja, empresas ou autônomos que possuem transporte a oferecer.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um transportador, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa será identificado como transportador, se a opção estiver desmarcada o cadastro da pessoa não poderá ser utilizado como transportador.

 

Motorista

Um motorista é o profissional responsável pela operação e manutenção de motores de combustão interna, em veículos terrestres ou aquáticos. Na linguagem comum, também são designados motoristas os automobilistas não profissionais.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um motorista, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa poderá ser relacionado as movimentações do sistema que exigem um motorista, se a opção estiver desmarcada o cadastro da pessoa não poderá ser utilizado como motorista.

 

Suspect

São aquelas empresas ou indivíduos que se encaixam no perfil de futuros clientes, mas, ainda não compram. São considerados como alvo.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um suspect, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa estará identificado como suspect, onde o cadastro estará identificado como futuro cliente, se a opção estiver desmarcada o cadastro da pessoa não estará identificado como futuro cliente.

 

Assistência Técnica

Neste campo, é necessário informar se a pessoa oferece assistência técnica, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa estará apto a executar serviços de assistência técnica, este cadastro da pessoa estará disponível no módulo de assistência técnica onde a pessoa identificada neste cadastro poderá ser relacionada as movimentações, se a opção estiver desmarcada o cadastro da mesma não poderá ser relacionado à movimentações de assistência técnica.

 

Negociador

É aquele que procura atingir um acordo com seu interlocutor com o objetivo de encontrar um ponto que satisfaça as partes envolvidas no processo. No âmbito comercial, a disponibilização dessa zona de acordo transforma o vendedor num negociador, fazendo com que possam ser aproveitadas até o limite do aceitável as oportunidades de negócio. Tecnicamente, equivale a dizer que o negociador estará exercendo toda sua capacidade de personalização da curva de oferta ao cliente, em busca do ponto de cruzamento dela com a curva de demanda deste, que por sua vez muito provavelmente, mesmo que intuitivamente, já construiu sua zona de acordo, dentro da qual aceitará fazer a compra.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um negociador, se o campo estiver selecionado o cadastro da pessoa estará identificado como negociador e o mesmo poderá ser relacionado a movimentações do sistema que necessitem de pessoas identificadas como negociador, se a opção estiver desmarcada o cadastro não poderá ser relacionado a movimentações de negociação no sistema.

 

Favorecido (CF-e)

A partir da publicação da RESOLUÇÃO No 3.658/11, DE 19 DE ABRIL DE 2011, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Regulamenta o art. 5o-A da Lei no 11.442, de 5 de janeiro de 2007, que “dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros mediante remuneração e revoga a Lei no 6.813, de 10 de julho de 1980”.

Dentro da nova sistemática, conforme consta no Art. 2, os Transportadores Autônomos de Carga (TAC), as Empresas de Transporte de Carga (ETC) que possuam em sua frota até 3 veículos de carga, e os membros de Cooperativas de Transportes de Cargas (CTC) não poderão mais receber os valores de frete por meio da tradicional carta-frete, e terão de obedecer o que dispõe o Art. 3 que estabelece como únicos meios válidos o Depósito em Conta ou outros meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é favorecido (CF-e) Contrado de Frete Eletrônico, com isso durante a realização de um frete, se a opção estiver selecionada, a pessoa favorecida receberá os valores correspondentes ao frete, se a opção estiver desmarcada, a pessoa nã terá direiro ao recebimento do valor do frete para a viagem.

 

Funcionário

É a pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, numa carga horária definida, mediante salário. O serviço necessariamente tem de ser subordinado, qual seja, o empregado não tem autonomia para escolher a maneira como realizará o trabalho, estando sujeito às determinações do empregador. No Brasil, o conceito de empregado encontra-se previsto no art. 3.º da Consolidação das Leis do Trabalho. A relação entre o empregado e o empregador é denominada relação de emprego. Apesar da subordinação, o empregado tem uma série de direitos, como por exemplo, as férias, a gratificação natalina (também chamado 13º salário), o aviso prévio, licença maternidade, entre outros.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa é um funcionário, se o campo estiver selecionado o cadastro da pessoa estará identificado como funcionário e o mesmo poderá ser relacionado a movimentações futuras nos sistemas ERP como funcionário de uma empresa, se o campo estiver desmarcado o cadastro da pessoa não poderá ser relacionado a movimentações como funcionário.

 

Trading

Empresa comercial que se dedica a operações no comércio internacional.

Neste campo, é necessário informar se a pessoa  é um trading, se a opção estiver selecionada o cadastro da pessoa estará identificado como trading e poderá ser associado a movimentações que necessitem de pessoas com este tipo de cadastro, se a opção estiver desmarcada a pessoa não poderá ser associada a movimentações que necessitem de pessoas com o tipo trading no cadastro.

 

Operadora de Cartão

Se a pessoa estiver marcada com esta classificação, será listada na tela de consulta e passível de edição no Cadastro de Operadora.

 

Classificação do Cliente

Através deste campo, o usuário poderá informar a classificação da pessoa de acordo com o que estiver cadastrado no programa Classificação das Contas/Prospect.

 

Observações                

 

Observações Gerais

Neste campo, é necessário informar observações gerais sobre a pessoa essas observações poderão ser utilizadas futuramente em consultas e relatórios com intenção de um maior detalhamento sobre a pessoa.

 

Observações Comerciais

Neste campo, é necessário informar as observações comerciais sobre a pessoa essas observações poderão ser utilizadas futuramente em consultas e relatórios sobre a pessoa.

 

Desbloqueio até

Neste campo, é necessário informar a data de vencimento do desbloqueio da pessoa no sistema, se o cadastro da pessoa estiver com algum bloqueio será possível definir através deste campo uma data para o desbloqueio do cadastro da pessoa.

 

Justificativa do Bloqueio

Neste campo, pode-se informar a justificativa do bloqueio sobre a pessoa, neste campo o responsável pelo cadastro da pessoa deverá descrever a justificativa sobre o bloqueio da pessoa no sistema, essas informações poderão ser utilizadas futuramente em consultas e relatórios e também servirão como histórico da pessoa no sistema.

 

Observações Financeiras

Neste campo, pode-se informar as observações financeiras sobre a pessoa, essas informações financeiras poderão ser descritas de acordo com a necessidade, essas informações poderão ser positivas ou negativas, de acordo com o cliente, as informações aqui cadastradas servirão futuramente para consultas e relatórios e também para histórico da pessoa no sistema.

 

Observações de Transporte

Informar alguma observação ou informação relevante ao processo de transporte. As informações descritas neste campo serão encaminhados à Agenda da Rota.

 

Informações do Fornecedor

 

Avaliação do Fornecedor

Neste campo, é necessário informar a avaliação do fornecedor, essas informações serão utilizadas durante as movimentações do sistema, sendo possível durante as movimentações visualizar a avaliação cadastrada para o fornecedor. A avaliação deverá ser selecionada em uma caixa de opções:

 01. Aprovado - Quando a Avaliação do Fornecedor for Aprovada.

 02. Qualificado - Quando a Avaliação do Fornecedor for Qualificada.

 03. Não se Aplica - Quando a Avaliação do Fornecedor Não se Aplica.

 04. Não Definida - Quando a Avaliação do Fornecedor Não for Definida.

 05. Reprovada -  Quando a Avaliação do Fornecedor for Reprovada.

 

Data Homologação

Neste campo, é necessário informar a data de homologação do fornecedor no sistema, esta data refere-se à data em que o fornecedor foi homologado (aceito) como fornecedor no sistema.

 

Fornecedor Contábil

Neste campo, é necessário informar se o fornecedor é contábil, se a opção estiver selecionada o fornecedor terá registros de movimentação contabilizados, se a opção estiver desmarcada as movimentações contábeis do fornecedor não serão registradas.

 

% Fornecedor

Neste campo, é necessário informar o percentual do fornecedor. Este percentual corresponderá ao percentual que o fornecedor receberá após realizar um frete.

 

Nota de Administração de Qualidade

Neste campo, é necessário informar uma nota de qualidade do transportador, esta nota deverá ser baseada no prazo de entrega, rapidez, agilidade, confiabilidade, etc, do transportador, o usuário deverá definir uma nota para o transportador e através desta nota será possível em movimentações futuras identificar o fornecedor com a maior nota de administração de qualidade no transporte.

 

Frete

Frete é a quantidade a ser paga por um contratante, por uma prestação de serviço de transporte.

Neste campo, é necessário informar o valor do frete cobrado pelo transporte da mercadoria por parte do transportador.

 

Percentual Excedente de Quantidade        

Neste campo, é necessário informar o percentual excedente de quantidade do pedido da pessoa. Por exemplo a pessoa solicitou cinquenta unidades de um produto e na hora do recebimento, haviam sessenta unidades, no momento de confirmar a movimentação no sistema, a quantidade informada excede o percentual da quantidade solicitada pelo cliente, sendo assim não será possível confirmar a movimentação.

 

Percentual Excedente de Valor Unitário

Neste campo, é necessário informar o percentual excedente de valor unitário. Por exemplo a pessoa solicitou cinquenta unidades de um produto por um valor específico e na hora do recebimento, as unidades estavam com um valor acima do valor do pedido, no momento de confirmar a movimentação no sistema, o valor informado irá exceder o percentual do valor unitário, sendo assim não será possível confirmar a movimentação.

 

Exige Tabela de Preço

Neste campo, é necessário informar se exige tabela de preço do fornecedor, essa tabela de preço será exigida no pedido de compra, onde o fornecedor deverá informar a tabela de preço dos produtos transportados.

 

Padrão Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)- Brasil, fundada em 15 de Maio de 1956, reúne empresas fabricantes de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus) e máquinas agrícolas automotrizes (tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras) com instalações industriais no Brasil.

Neste campo, é necessário informar o código padrão anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), do fornecedor, este código corresponde ao código do veículo do transportador baseado no padrão anfavea.

São disponibilizadas as opções: 

1.Com Tag CDATA -  o sistema gera a tag com descrição [CDATA]
2.Com Tag IAP0100 -  o sistema gera a tag com descrição [IAP0100]
3.Sem Tag -  Será possível a geração do arquivo de aviso de embarque e emissão de notas fiscais, porém, sem acrescentar informações no XML/DANFE. Esta opção libera os campos: Diretório para Cópia do XMLDiretório de Geração do Aviso de Embarque e Código Interno no Cliente.
4.Padrão CNH (FIAT) - na tag xProd será levada a referência do produto no cliente, que pode ser configurada no cadastro de produtos, aba FILIAL, aba Clientes.

 

Informações do Transportador

 

RNTRC

É uma inscrição obrigatória para todos que queiram exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração.

Neste campo, é necessário informar o código RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas ) do Transportador. Este campo deverá vir preenchido conforme os valores no informados no módulo TMS.

 

Categoria de RNTRC        

Neste campo, é necessário informar a Categoria de RNTRC, este campo vem preenchido conforme os valores informados no módulo TMS.

 

Situação do RNTRC        

Neste campo, é informada a situação do RNTRC, este campo vem preenchido conforme os valores informados no módulo TMS.

 

Utiliza Tabela de Frete        

Neste campo, é necessário informar se o transportador utiliza tabela de frete, este campo vem preenchido conforme os valores informados no módulo TMS.

hmtoggle_plus1Endereços

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de Endereços da pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Contatos

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais informações sobre o cadastro de Contatos da pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Informações Pessoais

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais informações sobre o cadastro de Informações Pessoais, clique aqui.

hmtoggle_plus1Imóveis

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais informações sobre o cadastro de Imóveis para a pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Bancos

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de Bancos para a pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Contas Contábeis

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de Contas Contábeis da pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Referências

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de Referências Comerciais da Pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Serasa

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de Informações do Serasa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Impostos

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o vínculo de impostos específicos para a pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Comissionados

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de representantes e comissionados da pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Documentos

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o vínculo de arquivos à pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Histórico

Esta aba estará disponível após a confirmação do cadastro inicial ou acessando o modo de edição do cadastro.

Para mais detalhes sobre o cadastro de histórico à pessoa, clique aqui.

hmtoggle_plus1Pessoa X Filial

Esta aba estará disponível no cadastro inicial.

Para mais detalhes sobre o cadastro de informações da distância entre a filial e a pessoa, clique aqui

hmtoggle_plus1Foto

Esta aba estará disponível no cadastro inicial.

Para mais detalhes sobre o cadastro de foto à pessoa, clique aqui.

 

Voltar ao Topo

 

br_Botoes

 

Btn_botaoemail Enviar E-mail para Aniversariantes

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para enviar e-mail aos aniversariantes, dentro do mês corrente, de acordo com a data de aniversário existente no cadastro da pessoa.

 

Btn_Bloquear_clientes_inativos Bloquear clientes inativos

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para realizar o bloqueio de clientes inativos no sistema, nesta tela deverá ser informada a quantidade de dias sem movimentação ou o número de dias sem emissão de nota fiscal, para filtrar os fornecedores que podem ser bloqueados.

 

importante_simboloOs botões abaixo estão no grid, presente em cada registro de pessoa.

 

Btn_filial Filiais

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para relacionar filiais cadastradas a pessoa.

 

Btn_dsf_ico_atveconomica Atividades Econômicas

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para relacionar atividades econômicas, cadastradas em Atividade Econômica, à pessoa.

 

Btn_limitecredito Limite de Crédito

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para relacionar limites de crédito da pessoa. Limite de Crédito da Pessoa

 

btn_lupa_consulta Endereços

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para mostrar os endereços da pessoa.

 

btn_dsf_ico_contatos Contatos

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para mostrar os contatos da pessoa.

 

Btn_Ficha_cliente Ficha de Cliente

Ao pressionar no botão, irá abrir uma tela para imprimir a ficha de cliente, será solicitado ao usuário no momento da impressão da ficha que informe uma pessoa para receber autorização, esta informação é opcional, não sendo obrigatório o seu preenchimento.

 

btn_formulaclienteFórmula Base do Cliente

Ao pressionar o botão, o usuário será encaminhado à tela de Cadastro de Fórmula Base do Cliente.

 

btn_inserirdocsInserir Documentos

Ao pressionar o botão o usuário será encaminhado à tela de Cadastro de Documentos da pessoa.

 

Voltar ao Topo

 

br_Pre-requisitos

 

 Ter Grupos Econômicos cadastrados.

 Ter Tipo de Movimento cadastrado.

 Ter Almoxarifados cadastrados.

 Ter Condições de Pagamento cadastradas.

 Ter Tabela de Preços cadastradas.

 Ter Tipos de Frete cadastrados.

 Ter Pessoas já cadastradas como Clientes, Transportadores e Motoristas.

 

Voltar ao Topo

 

br_passo_a_passo

 

wwemp_pessoa

 

1.Pressione o botão Inserir, será aberta a seguinte tela.

EMP_Pessoa
 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
 
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

Voltar ao Topo

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Já existe o registro
Quando já existe o registro selecionado que se deseja cadastrar.

 

ERRO: Pessoa é obrigatório!
Quando o Cadastro de Pessoa não é informado.

 

ERRO: Razão Social é obrigatório!
Quando a Razão Social não é informada.

 

ERRO: Fantasia é obrigatório!
Quando o nome Fantasia não é informado.

 

ERRO: Data Inválida
Ocorre quando a data selecionada é inválida.

 

Voltar ao Topo