Itens dos Relatórios Contábeis

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 17 de dezembro de 2014

..:: Janelas: WWCTB_Relatorio, WWCTB_RelatorioItem, CTB_RelatorioItem

 

br_Objetivo

 

Tem como principal objetivo personalizar a estrutura (seja no padrão de Linha ou Coluna) do relatório que está sendo configurado. Através das opções definidas é possível personalizar o relatório desde as informações que serão listadas até sua aparência visual bem como as fórmula para cálculo, sejam estás para cálculo diretos e/ou para totalizadores.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Relatório Contábil

O campo é carregado automaticamente informando qual o Relatório Contábil que está sendo personalizado.

 

Padrão

O campo é carregado automaticamente para informar qual é o Padrão do Relatório Contábil que esta sendo personalizado.

 

Chave

Caso este campo seja deixado em branco, será gerado uma chave automaticamente, a forma que a chave é gerada está configurada em Parâmetro Geral onde é definido o Intervalo da Chave para re-sequenciar o Relatório Contábil. Caso seja preenchido, a Chave não será gerada automaticamente, logo os Itens serão ordenados em Ordem Crescente pela Chave.

 

Função

Definir o comportamento do registro que está sendo configurado, selecionando uma entre as opções:

1.Título (disponível apenas no Padrão de Linhas) - tem como objetivo descrever no relatório toda e qualquer informação desejada pelo usuário, usualmente utilizado para definições de Títulos (não será listado valores nas colunas).
2.Valor (disponível apenas no Padrão de Linhas) - quando definido, irá sumarizar os valores contábeis dentro da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
3.Saldo Anterior (disponível apenas no Padrão de Colunas) - irá listar uma coluna com o valor do Saldo Anterior da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
4.Débitos (disponível apenas no Padrão de Colunas) - irá listar uma coluna com o valor dos Débitos da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
5.Créditos (disponível apenas no Padrão de Colunas) - irá listar uma coluna com o valor dos Créditos da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
6.Saldo Atual (disponível apenas no Padrão de Colunas) - irá listar uma coluna com o valor do Saldo Atual da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
7.Movimento - irá listar uma coluna com o valor do Movimento (valor do Débito menos o Valor do Crédito) da faixa de Conta Contábil e Centro de Custo configurado.
8.Fórmula - utilizado para definir a fórmula, quando definido no padrão de Linhas irá listar a descrição e resultado da fórmula de forma horizontal / quando definido no padrão de Colunas irá listar a descrição e resultado da fórmula de forma vertical.

 

Descrição

Incluir uma descrição clara e objetiva, afim de identificar o item cadastrado entre os demais.

 

Imprimir

Por padrão, as informações definidas na estrutura do relatório serão impressas, porém, usualmente algumas fórmulas não são impressas. Logo, através deste campo pode-se definir se Linhas e/ou Colunas serão ou não impressas.

 

Sinal

Informar o sinal que será mostrado junto ao valor do item.

1.Nenhum - Não será mostrado nenhum sinal, independente do valor que o campo conter.
2.+ ou - - Será mostrado o valor normal caso positivo, porém se o valor for negativo virá com o sinal de "-" (menos) na frente, informando que o valor está negativo.
3.( ) - Será mostrado o valor normal caso positivo, porém se o valor for negativo virá com o valor entre "( )" (parênteses), informando que o valor está negativo.
4.D / C - Após o valor virá com o Sinal de D para Débitos, ou C para Créditos.
5.% - Caso o campo seja percentagem, será concatenado o sinal de % após o valor.

 

Inverter

Informar se o sistema deverá inverter o sinal do campo cadastrado.

 

Fórmula

 

Operação

Informar que operação matemática irá ser realizada.

 

Decimal

Informar o número de casas decimais que serão mostradas, selecionando uma entre as opções:

1.Será mostrada apenas a parte inteira do valor.
2.Será mostrado um valor com duas casas decimais.
3.Será mostrado um valor com quatro casas decimais.
4.Será mostrado um valor com seis casas decimais. 

 

Arredondar / Truncar Valor

Através deste campo o usuário poderá definir se o sistema irá Truncar ou Arredondar o Valor para os Cálculos realizados nas Fórmulas de Multiplicação e Divisão apenas (pois são as Únicas que podem ter várias casas decimais), para arredondar ou Truncar, o sistema leva em Consideração a quantidade de casas decimais especificadas, por exemplo:

 2 Casas decimais na Divisão 13/7 = 1,857142857142857:

---Arredondar: 1,86

---Truncar: 1,85

 3 Cases decimais

---Arredondar: 1,85

---Truncar: 1,85

 

Fórmula

Neste campo será possível efetuar cálculos utilizando a letra chave S para identificar a Sequência, as sequências obrigatoriamente deverão ser separadas por ponto e vírgula (.), opção de informar a sequência inicial e final identificando o intervalo com dois pontos (:), opção de montar um cálculo com valores inteiros. Abaixo alguns exemplos:

Na composição da Fórmula somente poderão ser utilizados os seguintes caracteres: espaço, S, :, ., 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Serão rejeitados os demais caracteres não permitindo a gravação da Fórmula. O caractere : é válido apenas para o Padrão de Linhas. Obrigatoriamente terá que ser informado pelo menos uma sequência para compor a Fórmula. Fórmula não poderá ser finalizada com ponto e vírgula (.), dois pontos (:) ou S, somente com números. Quando for utilizado a opção de dois pontos (:) para faixa de intervalo de sequência, obrigatoriamente terá que ser informado uma sequência (S) inicial e final, como por exemplo: S1:S7.

 

Seleção

 

 atencao

 Painel disponível apenas quando o padrão escolhido for Linhas

 

Plano de Contas

Informar por qual Plano de Contas que serão filtradas as Contas Contábeis.

 

Conta Contábil Inicial - Final

Informar uma faixa de Conta Contábil Inicial que irá gerar uma faixa entre a Conta Contábil Inicial e a Conta Contábil Final.

 

Centro de Custo Inicial - Final

Informar uma faixa de Centros de Custo. Caso o campo seja deixado em branco será considerado a partir da primeira Classificação até a Classificação Final.

 

Projeto Inicial - Final

Informar uma faixa de Projetos. Caso o campo fique em branco serão considerados todos.

 

Listar Conta Contábil (CTB) / Centro de Custo (CCT)

Informar o que deve ser impresso, selecionando entre as opções:

1.Nenhum - Não irá listar nada.
2.Conta Contábil - Irá listar a Conta Contábil com as informações definidas no Tipo Impressão.
3.Centro de Custo - Irá listar o Centro de Custo com as informações definidas no Tipo Impressão.

 

Tipo impressão

Informar quais são e a ordem que aparecem a descrição dos itens informados do Listar Conta Contábil (CTB) / Centro de Custo (CCT). As opções já estão pré-definidas. A opção escolhida é a que será impressa, seguindo os itens que foram escolhidos e sua ordem.

 

Aparência

 

 atencao

 Painel disponível apenas quando o padrão escolhido for Linhas.

 

Formatação

Definir se o campo configurado aqui irá ter alguma formatação especial, selecionando uma entre as opções:

1.Normal
2.Itálico
3.Negrito
4.Negrito Itálico

 

Cor

Definir a cor que será impresso o Item aqui definido, selecionando uma entre as opções:

1.Preto.
2.Azul.
3.Verde.
4.Vermelho.

 

Colunas

 

 atencao

 Painel disponível apenas quando o padrão escolhido for Colunas:

 

Intervalo

Utilizado somente no Padrão de Colunas, tem funcionalidade essencial pois é responsável pela variação entre o período de referência e demais períodos podendo ser anteriores ou posteriores ao mês de referência, como por exemplo, configuração de um Padrão de Colunas por trimestre listando as colunas com a informação do movimento, personalizar uma sequência com a Função Movimento e Intervalo -02, outra sequência com a Função Movimento e Intervalo -01 e finalmente uma sequência com a Função Movimento e Intervalo Referência. Ao gerar a impressão do DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício o usuário irá selecionar o Mês/Ano desejado (no nosso exemplo, Janeiro/2012), as colunas listas serão: Movimento (NOV/2011) – Movimento (DEZ/2011) – Movimento (JAN/2012).

 

Filial

Informar para que filial este item está disponível.

 

br_Botoes

 

ctb_small Vincular Conta Contábil

 Ao clicar neste botão, será aberta uma janela para cadastrar as Contas Contábeis. Serão impressas essas Contas exclusivamente.

cct_small Vincular Centro de Custo

 Ao clicar neste botão, será aberta uma janela para cadastrar os Centros de Custos. Serão impressos esses Centros de Custos exclusivamente.

prj_small Vincular Projeto

 Ao clicar neste botão, será aberta uma janela para cadastrar os Projetos. Serão impressos esses Projetos exclusivamente.

 

atencao

Os botões acima serão habilitados apenas quando o padrão escolhido por Linhas e a Função for um Valor.

 

Print_Btn Imprimir

 Ao clicar neste botão, será aberto um arquivo no formato ".PDF" contendo a estrutura de como o relatório será gerado, lembrando que este não é o Relatório Personalizado Final, é apenas a estrutura dele, este Preview é idêntico ao Visualizar.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Plano de Contas cadastrados.

Ter Contas Contábeis cadastradas.

Ter Centro de Custo cadastrados.

 

br_passo_a_passo

 

Para cadastrar um Relatório Contábil Personalizado:

wwctb_relatorioitem

1.Itens dos Relatórios Contábeis: clique no botão de Inserir  para aparecer a seguinte Tela:
2.Se o Padrão for Linhas:

ctb_relatorioitem_linhas

 

3.Se o Padrão for Colunas:

ctb_relatorioitem_colunas

4.Feito isto, preencha todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
5.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição é obrigatório!

Ocorre quando a Descrição não foi informada.

 

ERRO: O valor não e um número correto.

Ocorre quando o valor informado para o campo é negativo, quebrado, ou contém caracteres alfanuméricos.

 

ERRO: Já existe o registro.

Ocorre quando a Chave informada já esta cadastrada para outro item.

 

ERRO: Não existe 'Conta Contábil'.

Ocorre quando a Conta Contábil informada manualmente é inválida.

 

ERRO: Não existe 'Centro de Custos'.

Ocorre quando o Centro de Custos informado manualmente é inválido.

 

ERRO: Não existe 'Projeto'.

Ocorre quando o Projeto informado manualmente é inválido.

 

br_topicos_relacionados

 

Parâmetro Geral

Plano de Contas

Centro de Custo

Relatório Configurado