Lançamentos do Lote

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 27 de Janeiro de 2014

..:: Janelas: WWCTB_MovtoItem, CTB_MovtoItem

 

br_Objetivo

 

O Objetivo desta Tela é criar os Lançamentos Contábeis de forma Manual dentro do Lote. Existe uma série de regras envolvidas, tais como: validação das datas, vínculos com Centro de Custo, entre outros.

Esta Tela recebe os Lançamentos realizados por outros Módulos, tais como Financeiro, Patrimônio, Nota Fiscal, entre outros. Este processo Ocorre em situações como Contabilização, Cálculo da Depreciação, isso se o Módulo Contábil estiver sendo utilizado.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

Filial

O campo é carregado automaticamente de acordo com a Filial Ativa no Sistema.

 

Lote

O Lote é carregado automaticamente informando qual o código do Lote que os Lançamentos estão sendo realizados.

 

Referência

A Referência é carregada automaticamente informando a Referência (Nome) do Lote na tela anterior.

 

Valor Débito

O Valor do Débito é carregado automaticamente informando o somatório das Contas Débitos.

 

Valor Crédito

O Valor do Crédito é carregado automaticamente informando o somatório das Contas Créditos.        

 

Valor Diferença

O Valor da Diferença é carregado automaticamente fazendo o cálculo da diferença entre os Débitos e os Créditos.

 

 

Plano de Contas

 

Item

O campo é carregado automaticamente informando um código para o item, após a confirmação do cadastro.

 

Plano de Contas

Informar a que Plano de Contas o Lançamento será realizado. As opções disponíveis são carregadas automaticamente dependendo do número de Plano de Contas cadastrados.

 

 

Débitos

 

Conta Contábil

Informar a Conta Contábil a Débito do Lançamento.

importante

 A Conta Débito deve obrigatoriamente ser Analítica, pois as Contas Sintéticas não recebem lançamentos, e caso a Conta Débito tiver vínculo com algum Centro de Custo, o mesmo deverá ser informado, caso contrário irá gerar um erro.

 

 

Centro de Custo

Informar o Centro de Custo a Débito do Lançamento, se a Conta Contábil receber Lançamentos por Centro de Custo.

importante

 Será validado se o Centro de Custo realmente tem vínculo com a Conta Contábil.

 

Projeto

Informar o Projeto a Débito do Lançamento.

 

importante

 Serão listados apenas os Projetos vinculados a Filial.

 

 

Manter Informações?

Optar se o sistema irá manter as Informações da Conta Débito salvas:

1.Sim - Os dados informados serão salvos e depois de confirmados serão recarregados na Tela dentro dos Débitos.
2.Não - Os dados informados não serão salvos, logo a Tela será recarregada com os Dados a Débito vazios.

importante

 Este campo não será salvo no Delsoft X, ele é apenas uma referência para poder fazer Partidas Dobradas, sendo que este campo sempre estará preenchido com os dados da última Conta Contábil confirmada. Pelo fato de estar definido em "NÃO", é incorreto pensar que os valores não serão salvo, os campos apenas retornarão vazios depois de confirmar os dados.

 

 

Créditos

 

Conta Contábil

Informar a Conta Contábil a Crédito do Lançamento.

importante

 A Conta Crédito deve obrigatoriamente ser Analítica, pois as Contas Sintéticas não recebem lançamentos, e caso a Conta Crédito tiver vínculo com algum Centro de Custo, o mesmo deverá ser informado, caso contrário irá gerar um erro.

 

 

Centro de Custo

Informar o Centro de Custo a Crédito do Lançamento, se a Conta Contábil receber Lançamentos por Centro de Custo.

importante

 Será validado se o Centro de Custo realmente tem vínculo com a Conta Contábil.

 

Projeto

Informar o Projeto a Crédito do Lançamento.

importante

 Serão listados apenas os Projetos vinculados a Filial.

 

Manter Informações?

Optar se o sistema irá manter as Informações da Conta Crédito salvas:

1.Sim - Os dados informados serão salvos, e depois de confirmados serão recarregados na Tela dentro dos Créditos.
2.Não - Os dados informados não serão salvos, logo a Tela será recarregada com os Dados a Crédito vazios.

importante

 Este campo não será salvo no Delsoft X, ele é apenas uma referência para poder fazer Partidas Dobradas, sendo que este campo sempre estará preenchido com os dados da última Conta Contábil confirmada. Pelo fato de estar definido em "NÃO", é incorreto pensar que os valores não serão salvo, os campos apenas voltarão vazios depois de confirmar os dados.

 

 

Informações Gerais

Histórico

Informar o Histórico Padrão para o Lançamento, selecionando um entre os históricos previamente cadastrados em Histórico.

 

Observação

Descrever a ação realizada neste lançamento. Poderá ser descrito o que for necessário para explicar o lançamento.

 

Data

Informar a Data que foi realizado o Lançamento Contábil. O sistema terá o campo preenchido com a data atual no sistema, como sugestão.

 

Valor

Informar qual foi o valor do Lançamento.

 

Nota Explicativa

Informar qual a Nota Explicativa que contemple o Lançamento se a mesma existir.

 

Manter Informações?

Informar se o sistema irá manter as Informações do Lançamento salvas, não inclui as Informações da Conta Débito e da Conta Crédito:

1.Sim - Os dados informados serão salvos, e depois de confirmados serão recarregados na Tela dentro dos Débitos.
2.Não - Os dados informados não serão salvos, logo a Tela será recarregada com os Dados a Débito vazios.

importante

 Este campo não será salvo no Delsoft X, ele é apenas uma referência para poder fazer Partidas Dobradas, sendo que este campo sempre estará preenchido com os dados da última Conta Contábil confirmada. Pelo fato de estar definido em "NÃO", é incorreto pensar que os valores não serão salvos, os campos apenas voltarão vazios depois de confirmar os dados.

 

Lançamento Padrão?

Define o Lançamento como Padrão, desta forma todos os Dados informados nos Campos serão listados na Tela de Lançamento Padrão.

1.Sim - Este Lançamento será definido como Padrão, logo aparecerá na Tela de Lançamento Padrão.
2.Não - Este Lançamento NÃO será Padrão, logo não aparecerá na Tela de Lançamento Padrão.

importante

 Poderão ser criados vários Lançamentos Padrões, estes Lançamentos são os Lançamentos que ocorrem sempre e são nas mesmas Contas Contábeis e Centro de Custo, tais como Lançamentos de Água ou Energia Elétrica, desta forma não é preciso informar os Dados referentes ao Lançamento, ele será carregado automaticamente.

 

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Lote Cadastrado para fazer os Lançamentos.

Ter Plano de Contas cadastrado e devidamente configurado.

Ter Centro de Custo para as Contas que Recebem Lançamentos Por Centro de Custo.

Ter Projetos Vinculados a Filial para os Lançamentos realizados em algum Projeto.

 

 

br_Botoes

 

WWCTB_MovtoItemBtnLancamentoPadrao Lançamento Padrão

Ao pressionar o Botão é aberta a Tela Lançamento Contábil Padrão que contém os Lançamentos Padrão que são salvos quando se marca o Campo Lançamento Padrão? como Sim. Quando é selecionado um Lançamento Padrão, é aberta a Tela de Lançamento com os Campos já carregados no Lote que o Lançamento Padrão pertence.

 

 

br_passo_a_passo

 

Para realizar um Lançamento Contábil:

 

1.Após criar ou entrar no modo de atualização de algum Lote, surgirá uma nova Tabela para Cadastrar os Lançamentos conforme abaixo:

WWCTB_MovtoItem

2.Clique no Botão Inserir para abrir a seguinte tela:

CTB_MovtoItem

3.Feito isto, preencha os dados da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
4.Clique em Confirmar para salvar as informações.
5.Após a confirmação os dados serão armazenados no grid abaixo, até que o usuário insira todos os itens desejados.

 

importante

 Apenas os Lançamentos Digitados superiores a Data do Último Fechamento Contábil, poderão ser eliminados ou modificados, caso contrário os respectivos Botões estarão desabilitados.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Conta Contábil é obrigatório!

Ocorre quando a Conta Contábil não foi informada.

 

ERRO: O valor não é um número correto!

Ocorre quando foi informado um número que não é aceito, por exemplo, números quebrados em campos que aceitam apenas números inteiros, ou foi colocado caracteres que não são números.

 

ERRO: Não existe 'Conta Contábil'!

Ocorre quando o código informado para a Conta Contábil não esta cadastrado.

 

ERRO: Não existe 'Centro de Custo'!

Ocorre quando o código informado para o Centro de Custo não esta cadastrado.

 

ERRO: Não existe 'Projeto'!

Ocorre quando o código informado para o Projeto não esta cadastrado.

 

ERRO: Conta Contábil à Débito deve ser diferente da Conta Contábil à Crédito!

Ocorre quando a Conta Contábil Informada para o Débito é igual a Conta Contábil Informada para o Crédito.

 

ERRO: Não existe 'Histórico'!

Ocorre quando o código informado para o Histórico não esta cadastrado.

 

ERRO: Observação é obrigatório!

Ocorre quando não é informado uma Observação.

 

ERRO: Data é obrigatório!

Ocorre quando não é informado uma Data para o Lançamento.

 

ERRO: Data Inválida!

Ocorre quando a Data Informada esta de forma incorreta, com um dia que não existe, ou com um mês que não existe.

 

ERRO: Valor é obrigatório!

Ocorre quando o Valor não é informado.

 

ERRO: Não existe 'Nota Explicativa'!

Ocorre quando o código informado para a Nota Explicativa não esta cadastrado.

 

importante

 Erros provenientes do CheckList poderão ser apresentados na Tela.

 

 

br_topicos_relacionados

 

Plano de Contas

Histórico Contábil

Notas Explicativas

Centro de Custo

Projeto

Integração de Lançamento

Erros Proveniente do CheckList Contábil