Condição de Pagamento

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brsimples

 

..:: Última Modificação: 06 de Maio de 2014

..:: Janelas: CPG_CondicaoPagamento, WWCPG_CondicaoPagamento

 

br_Objetivo

 

As condições de pagamento representam os acordos típicos celebrados com os seus parceiros de negócios. Como tal, não terá de definir desde o princípio esta informação, para cada cliente e fornecedor.

O pagamento, no Direito Civil, é uma das formas de extinção de uma obrigação, caracterizando-se pelo cumprimento voluntário desta pelo devedor, geralmente pela entrega de dinheiro ao credor. Feito o pagamento, a obrigação é solucionada (solutio) e o devedor é liberado da obrigação.

Durante a execução do Pedido de vendas é verificado se na tabela de preço existe condição de pagamento cadastrada, então no pedido deverá vir carregada esta condição de pagamento, se não tiver a condição na tabela de preço então é pego a condição do cadastro do cliente, e se não tiver no cliente então pega dos parâmetros do pedido, e se ainda não tiver nos parâmetros o usuário informar a nova condição de pagamento.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Condição de Pagamento

O campo é inalterável, sendo carregado com um número sequencial após a confirmação do cadastro da condição de pagamento. Se for necessário uma alteração posterior, o campo virá preenchido com o número referente ao cadastro selecionado no grid para alteração.

 

Descrição da Condição de Pagamento

Deve-se neste campo, informar a descrição da condição de pagamento. Ex: 1 + 30/60.

 

Número de Parcelas

Deve-se neste campo, informar o número de parcelas da condição de pagamento. Ex: 3.

 

Taxa de Acréscimo sobre o Prazo Médio do Pedido

Deve-se neste campo, informar a taxa de acréscimo sobre o prazo médio do pedido.

 

Taxa sobre o Valor de Tabela dos Itens do Pedido

Deve-se neste campo, informar a taxa sobre o valor de tabela dos itens do pedido.

 

Tipo da Condição de Pagamento

Neste campo, é necessário selecionar um tipo para condição de pagamento. Esses tipos são referentes as movimentações de entrada ou de saída que ocorrem no sistema. São elas:

1.Entrada;
2.Saída;
3.Ambas.

 

Ação para Vencimento em Feriado

Neste campo, é necessário informar uma ação a ser tomada automaticamente pelo sistema, para quando o vencimento de alguma das parcelas for em um dia que seja feriado, selecionando uma das seguintes opções:

1.Adiar o Vencimento;
2.Antecipar o Vencimento;
3.Manter o Vencimento.

 

Dia para Pagamento Após Vencimento

Deve-se neste campo, informar o dia para pagamento após o vencimento. O dia para pagamento após o vencimento, deverá ser selecionado em uma caixa de opções. São eles:

1.Nenhum - Quando não se permite pagamento após o vencimento.
2.Segunda;
3.Terça;
4.Quarta;
5.Quinta;
6.Sexta.

 

Percentual de Desconto

Através deste campo, o usuário irá definir o percentual de desconto que será aplicado aos itens incluídos no sistema, em pedidos de venda e simulação do pedido commerce.

O usuário deverá informar o valor do percentual de desconto que será aplicado aos itens durante as movimentações do sistema, que utilizarem a condição selecionada.

Por exemplo: No cadastro de um pedido de venda, ao selecionar uma condição de pagamento, onde o percentual de desconto seja 10%, este percentual será descontado do valor total dos itens inseridos no pedido. No caso de um item do pedido de venda, possuir um valor unitário de R$10,00, com base no percentual de desconto existente na condição de pagamento selecionada, o valor final do item que será apresentado para o usuário será R$9,00, pois os 10% existentes no cadastro da condição de pagamento selecionada, serão aplicados ao valor total do item do pedido.

 

Data Base

Data a partir da qual as condições de pagamento se aplicam. A data base do pagamento é a base para determinação do desconto permitido ou do vencimento da fatura. Para cada condição de pagamento definida, é necessário especificar uma regra pela qual o sistema deve determinar a data base. Ex: Quinzena - Data base 16/06/2013 passa para 01/07/2013.

Deve-se neste campo, informar a data base da condição de pagamento, selecionando uma data base dentro de uma caixa de opções. São elas:

 01 - Dia Atual - Quando a data base for o dia atual;

 02 - Fora Semana - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente na próxima semana com relação à data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 07/07/2013;

 03 - Fora Dezena - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente na próxima dezena, após ao dia da data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 11/07/2013;

 04 - Fora Quinzena - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente na quinzena, após a data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 16/07/2013;

 05 - Fora Mês - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente no mês seguinte a data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 01/08/2013;

 06 - Fora Bimestre - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente no segundo mês após a data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 01/09/2013;

 07 - Fora Trimestre - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente no terceiro mês após a data base atual.Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 01/10/2013;

 08 - Fora Semestre - Quando esta data base estiver selecionada, a data base será considerada somente  no sexto mês após a data base atual. Por exemplo: Data base atual 01/07/2013 passa para 01/01/2014;

 09 -  Anual - Quando a data base selecionada for anual.

 

Prazo Médio da Condição de Pagamento

Deve-se neste campo, informar o prazo médio da condição de pagamento. Ex: 40, esse valor refere-se a quantidade média em dias para a condição de pagamento.

 

Tipo de Vencimento Principal

Deve-se neste campo, informar o tipo de vencimento principal, selecionando o tipo de vencimento principal dentro de uma caixa de opções. São elas:

 - Pela Data de Emissão;

 - Pela Data de Chegada.

 

Atualização Monetária - Margem de Contribuição

Atualização Monetária - (AO 1945: Atualização Monetária) é o nome que se dá no Brasil para os ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país (atualmente o Real), em relação ao valor de outras moedas (ajuste cambial) ou índices de inflação ou cotação do mercado financeiro (atualização monetária propriamente dita). Em Economia é também chamado de Correção Monetária, ou seja, um ajuste feito periodicamente de certos valores na economia tendo em base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda. Em termos de contabilidade tributária, a atualização monetária pode ser uma receita (denomina-se variação monetária ativa), ou uma despesa (variação monetária passiva).

 

Margem de Contribuição - é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas. Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.

Neste campo,é necessário informar o valor da margem de contribuição para atualização monetária da condição de pagamento, se preenchido, este campo será contabilizado durante as movimentações do sistema, que utilizarem a condição de pagamento com o valor informado, geralmente aplica-se esta atualização monetária para compras à prazo, onde tem algum acréscimo de juros ou correção do valor final do produto.

 

Dia Fixo para Vencimento

Deve-se neste campo, informar o dia fixo para o vencimento da condição de pagamento. Preenchendo esse campo o pagamento deverá ser efetuado sempre no dia fixo cadastrado.

 

Usada no Cupom Fiscal

Deve-se neste campo, informar se a condição de pagamento é usada no cupom fiscal. Se a opção estiver selecionada a condição de pagamento será utilizada durante a emissão do cupom fiscal, se a opção estiver desmarcada e condição de pagamento não será utilizada durante a emissão do cupom fiscal.

 

Valor Mínimo da Parcela

Quando for informado um valor nesse campo, ao aprovar um pedido de venda o sistema irá verificar se as parcelas geradas para esse pedido estão com o valor maior que o Mínimo permitido, caso estiver menor irá bloquear o pedido, caso contrário vai aprovar o pedido normalmente, se o pedido for bloqueado por essa validação, o usuário terá que alterar o pedido, arrumando o valor total para que as parcelas estejam de acordo.

 

br_Botoes

 

Btn_filialFiliais

Através deste botão, o usuário poderá selecionar as filiais que utilizarão a Condição de Pagamento selecionada.

 

br_passo_a_passo

 

wwcpg_condicaopagamento
 

1.Pressione o botão Incluir, em seguida será exibida a seguinte tela.

cpg_condicaopagamento

 

2.Feito isto, preencha todos os campos da tela conforme explicado no tópico Campos deste manual.
3.Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição da Condição de Pagamento é obrigatório!

Ocorre quando a Descrição da Condição de Pagamento é nula.

 

ERRO: Número de Parcelas é obrigatório!

Ocorre quando o Número de Parcelas não é informado.