Apuração de Comissão

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Controle de Comissão  |  Movimentação  |  Apuração de Comissão

brsimples

 

..:: Última Modificação: 2 de abril de 2015

..:: Janelas: COM_ApuraComissao

 

br_Objetivo

 

Através da Apuração de Comissão é possível realizar a efetivação da comissão, ou seja, gerar a movimentação financeira para as comissões que já passaram pelo processamento através do Processa Comissão.

 

br_pre-requisitos

 

Possuir algum processo de fechamento de comissão já executado, conforme o item Processa Comissão deste manual.

atencao

- Antes de realizar a apuração de comissão deve ser analizado as parametrizações configuradas em Parâmetros da Comissão por Filial.

- Se nos Parâmetros da Comissão por Filial. for selecionado o item Financeiro, deve-se obrigatoriamente executar o Recálculo da Comissão antes da Apuração.

 

 

br_Campos

 

Seleção

Filial

Através deste campo o usuário poderá  indicar qual empresa será utilizada para filtrar as informações para gerar o processo do fechamento de comissão. Por padrão, o campo é preenchido com a filial logada no sistema, sendo possível o usuário alterar conforme desejar.

 

Data

Através deste campo, o usuário poderá definir um período para o processamento das comissões, na qual, o sistema irá listar no grid logo abaixo as apurações já processadas do faturamento e/ou financeiro referentes ao período informado.

 

Sequência

O usuário deverá a partir deste campo, informar um intervalo de sequências a qual deseja filtrar. Este número pode ser identificado pelo grid, na coluna Sequência, bastando o usuário informar o número inicial e final da sequência desejada.

 

Representante

Através deste campo, o usuário poderá informar um Representante para efetuar a filtragem onde serão buscadas as comissões já processadas para o mesmo.

 

Tipo Agrupamento

Através deste campo o usuário deverá informar qual o tipo de agrupamento de informações que serão buscadas para a listagem das comissões já processadas, escolhendo uma das seguintes opções disponíveis: Notas. Produtos. Representante. Notas/Produtos.

1.Quando selecionada a opção Notas, o sistema irá listar todas as informações de comissões já processadas agrupadas por notas fiscais.
2.Quando selecionada a opção Produtos, o sistema irá listar todas as informações de comissões já processadas agrupadas por produto.
3.Quando selecionada a opção Representante, o sistema irá listar todas as informações de comissões já processadas agrupando por Representante.
4.Quando selecionada a opção Notas/Produtos, o sistema irá listar todas as informações de comissões já processadas agrupando por Notas Fiscais e Produtos.

 

Tipo Apuração

Através deste campo o usuário poderá selecionar se a listagem para processamento de comissão será efetuada apenas de comissões geradas pelo Faturamento, apenas do Financeiro ou de ambas as situações.

 

Tipo de Comissão

O usuário poderá selecionar neste campo se serão listados no grid apenas comissões de representantes Principais, apenas de representantes Comissionados ou de ambas as situações.

 

Status

O usuário deverá selecionar neste campo se deseja listar as comissões Geradas, para então realizar a apuração, ou, se deseja listar as comissões com Financeiro já gerado, na qual já passou pelo processo de Apuração de Comissão.

 

Informações para gerar o Financeiro

A partir deste tópico o usuário deverá informar as dados: Data do Pagamento, Tipo do Documento, Banco, Conta, Carteira, Tipo de Despesa e informações de Plano de Contas e Centro de Custo.

 

importante

As informações do tópico Plano de Contas aparecerão somente se a filial logada no sistema possuir o módulo contábil ativado em Parâmetros da Contabilidade.

 

br_passo_a_passo

 

1.O usuário deve informar as opções de filtragem de acordo com a necessidade.

com_apuracomissao

2.Após pressionar o botão Pesquisar, caso existam registros de comissões que já passaram pelo (Processa Comissão), irão ser apresentadas no grid, abaixo dos botões, os registros de comissões disponíveis para serem gerados.

 

3.Para gerar o documento financeiro, se faz necessário ao usuário informar os campos do tópico: Informações para gerar o Financeiro, onde, deverão ser informados os seguintes registros: Data de Pagamento, Tipo de Documento, Banco, Conta, Carteira, Centro de Custo e Tipo de Despesa.

 

4.O próximo passo é a geração do documento financeiro, onde, o usuário deverá marcar os registros desejados no grid e pressionar o botão Confirmar.

 

5.Após o usuário confirmar a geração do documento financeiro, o sistema irá gerar de forma automática o título para o respectivo representante, no valor da comissão que deverá ser paga, apurando assim as comissões. O documento pode ser visualizado em Gestão Financeira > Contas a Pagar > Movimentação > Manutenção dos Títulos a Pagar.

 

br_possiveis_erros_alertas

 

ERRO: Informe a data do Pagamento

Ocorre quando não foi informada uma data de pagamento ao confirmar a apuração de comissão.

 

ERRO: Informe o centro de custo

Ocorre quando não foi informado um centro de custo ao confirmar a apuração de comissão.

 

ERRO: Informe o tipo de despesa

Ocorre quando não foi informado um tipo de despesa ao confirmar a apuração de comissão.

 

ERRO: Informe o Plano de Contas

Ocorre quando não foi seleciona um plano de contas ao confirmar a apuração de comissão e a filial utilizar o módulo contábil.

 

ERRO: Informe a conta contábil

Ocorre quando não foi informada uma conta contábil ao confirmar a apuração de comissão e a filial utilizar o módulo contábil.

 

br_topicos_relacionados

 

Processo de Fechamento das Comissões: Processa Comissão.