Dados do Tanque

..:: Delsoft X  |  Gestão Combustíveis  |  Cadastros  |  Dados do Tanque

brsimples

 

..:: Última Modificação: 11 de agosto de 2014

..:: Janelas: WWCMB_Tanque, CMB_Tanque

 

br_Objetivo

 

Cadastrar Tanques que são recipientes onde os combustíveis serão devidamente armazenados (Almoxarifado), sendo que cada Tanque possui uma localização (Rua Posição) e suas devidas medidas, capacidade e o produto no qual está armazenado no mesmo.

Um tanque para armazenamento de derivados líquidos de petróleo é, geralmente, de forma cilíndrica, vertical ou horizontal. O tanque vertical é formado por chapas de aço soldadas formando anéis. Cada tanque tem tantos anéis quanto a altura exigir, considerando-se que a altura de um anel será a altura da chapa de aço utilizada.

Na parte superior há uma abertura para medição da quantidade de produto contida no tanque, que é chamada "boca de medição". Por esta abertura desce a trena até tocar no ponto inferior, conhecido como "mesa de medição". Como o fundo do tanque é irregular, a mesa de medição é soldada na lateral do tanque ou no fundo, sempre a uma certa altura do fundo. O volume, que pode ser água ou produto, que fica abaixo da mesa de medição é considerado como "lastro''. O produto realmente mensurável na utilização normal do tanque é o que fica acima da mesa.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Filial

Neste campo o sistema irá carregar automaticamente a descrição da filial na qual será cadastrado o novo Tanque.

 

Almoxarifado

Neste campo o usuário deverá informar o Almoxarifado, que é uma estrutura de armazenagem. É necessário preencher o código ou pesquisar o Almoxarifado previamente cadastrado através do prompt de consulta.

 

Rua

Neste campo o usuário deverá informar a Rua de localização do almoxarifado selecionado. É necessário preencher o código ou pesquisar a Rua previamente cadastrada através do prompt de consulta.

 

Posição

Neste campo o usuário deverá informar a Posição na rua do almoxarifado selecionado. É necessário preencher o código ou pesquisar uma posição previamente cadastrada através do prompt de consulta.

 

Produto

Neste campo o usuário deverá informar o Produto que será vinculado ao Tanque. É necessário preencher o código ou pesquisar um produto cadastrado através do prompt de consulta.

 

Número do Tanque

Neste campo o usuário deverá informar o Número do Tanque que está sendo adicionado ao cadastro do sistema, este número servirá para identificar o tanque junto aos demais cadastros existentes no sistema.

 

Nome do Tanque

Neste campo o usuário deverá informar o Nome do Tanque que está sendo adicionado ao cadastro do sistema, este nome servirá para diferenciar o tanque dos demais tanques cadastrados no sistema.

 

Altura

Neste campo o usuário deverá informar a Altura do Tanque que está sendo adicionado ao cadastro. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Diâmetro

Neste campo o usuário deverá informar o Diâmetro do Tanque. É dado pela fórmula (pi * raio do Tanque ² ). O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Capacidade em Metros Cúbicos

Neste campo o usuário deverá informar a Capacidade em metros cúbicos do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Capacidade em Litros

Neste campo o usuário deverá informar a Capacidade em litros do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Lastro

Neste campo o usuário deverá informar o valor do Lastro do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Volume de Linha

Neste campo o usuário deverá informar o Volume de Linha do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Volume Nominal

Neste campo o usuário deverá informar o Volume de Nominal do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Segurança

Neste campo o usuário deverá informar o valor limite de segurança do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Volume Operacional

Neste campo o usuário deverá informar o valor do Volume Operacional do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Altura de Referência

Neste campo o usuário deverá informar o valor da Altura de Referência do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Volume de Segurança

Neste campo o usuário deverá informar o valor do Volume de Segurança do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

 

Fator

Neste campo o usuário deverá informar o valor de Fator do Tanque. O campo aceita somente 10 posições numéricas com 3 casas decimais.

atencao

O lastro consiste em qualquer material usado para aumentar o peso e/ou manter a estabilidade de um objeto. Um exemplo são os sacos de areia carregados nos balões de ar quente tradicionais, que podem ser jogados fora para diminuir o peso do balão, permitindo que o mesmo suba.

O fator é o volume indicado para “1mm” na Tabela de Arqueação. O resultado será aproximado, lembrando-se de que quanto mais alto o produto, maior a aproximação com o volume correto.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Filiais cadastradas/personalizadas.

Ter Almoxarifados cadastrados/personalizados.

Ter Ruas e Posições do Almoxarifado cadastradas/personalizadas.

Ter Produtos cadastrados/personalizados.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo, o usuário poderá efetuar a inclusão de um novo Tanque, conforme demonstra a imagem abaixo:

wwcmb_tanque
 

2.Pressione o botão Insere para efetuar a inclusão dos dados da localização do tanque no cadastro do sistema, deverá abrir a seguinte tela:

cmb_tanque

3.O usuário deverá preencher todos os dados da tela, conforme explicado no tópico Campos do manual.

 

4.Pressione o botão Confirmar, para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Não existe 'Produto no Tanque de Combustível'.

Ocorre quando o produto informado é inválido ou não for preenchido.

 

ERRO: Não existe 'Informação da Posição do Tanque'.

Ocorre quando a posição informada é inválida ou não for preenchida.

 

ERRO: Número do Tanque é obrigatório!

Ocorre quando o Número do Tanque não é informado.

 

ERRO: Nome do Tanque é obrigatório!

Ocorre quando o Nome do Tanque não é informado.

 

ERRO: Altura é obrigatório!

Ocorre quando a Altura não é informada.

 

ERRO: Diâmetro é obrigatório!

Ocorre quando o Diâmetro não é informado.

 

ERRO: Capacidade em Metros Cúbicos é obrigatório!

Ocorre quando a Capacidade em Metros Cúbicos não é informada.

 

ERRO: Lastro é obrigatório!

Ocorre quando o valor do Lastro não é informado.

 

ERRO: Volume de Linha é obrigatório!

Ocorre quando o Volume de Linha não é informado.

 

ERRO: Volume Nominal é obrigatório!

Ocorre quando o Volume Nominal não é informado.

 

ERRO: Segurança é obrigatório!

Ocorre quando o valor de Segurança não é informado.

 

ERRO: Volume Operacional é obrigatório!

Ocorre quando o Volume Operacional não é informado.

 

ERRO: Altura de Referência é obrigatório!

Ocorre quando a Altura de Referência do Tanque não é informada.

 

ERRO: Volume de Segurança é obrigatório!

Ocorre quando o Volume de Segurança não é informado.

 

ERRO: Tipo é obrigatório!

Ocorre quando o Tipo do Tanque não é informado.

 

ERRO: Fator é obrigatório!

Ocorre quando o Fator não é informado.