Tabela de Arqueação

..:: Delsoft X  |  Gestão Combustíveis  |  Cadastros  |  Tabela de Arqueação

brsimples

 

..:: Última Modificação: 23 de Abril de 2014

..:: Janelas: WWCMB_TabArqueacao, CMB_TabArqueacao.

 

br_Objetivo

 

Cadastrar Tabelas de Arqueação, que consiste na medição geométrica para determinação do volume dos tanques de armazenamento de combustível instalados em refinarias de petróleo, distribuidoras e usinas termelétricas entre outras.

O termo arqueação, de modo geral, consiste na determinação de volume nos tanques com a emissão de uma tabela volumétrica que informa o volume contido em cada centímetro de altura.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Filial

Neste campo o sistema irá carregar automaticamente a descrição da filial na qual será cadastrada a Tabela de Arqueação.

 

Almoxarifado

Neste campo o usuário deverá informar o Almoxarifado, que será relacionado ao cadastro da tabela de arqueação, será necessário preencher o código ou selecionar um almoxarifado através do prompt de consulta.

 

Rua

Neste campo o usuário deverá informar a Rua de localização do almoxarifado, será necessário preencher o código ou selecionar uma rua de localização do  almoxarifado através do prompt de consulta.

 

Posição

Neste campo o usuário deverá informar a Posição dentro do almoxarifado, será necessário preencher o código ou selecionar uma posição da rua do almoxarifado através do prompt de consulta.

 

Tipo de Tanque

Neste campo o usuário deverá informar o Almoxarifado, que é uma estrutura de armazenagem. Escolher dentro de uma caixa de opções.

 01. Horizontal - Quando o formato do tanque for na Horizontal.

 02. Vertical - Quando o formato do tanque for na Vertical.

atencao

Todos os tanques precisam ser arqueados pelo INMETRO, ou seja, após verificação do tanque feita pelo INMETRO, este emite dois documentos: o Memorial de Cálculo e a Tabela de Arqueação.

O Memorial de Cálculo contém os fatores que devem ser considerados para cada anel e os respectivos volumes acumulados. A Tabela de Arqueação apresenta o volume correspondente a cada centímetro da altura do tanque, sendo calculados pelo Memorial de Cálculo.

O volume mais preciso sempre será obtido através dos cálculos pelo Memorial. Para uma idéia rápida do volume de produto em um tanque, também é possível utilizar a “altura x fator do tanque”. O fator é o volume indicado para “1mm” na Tabela de Arqueação. O resultado será aproximado, lembrando-se de que quanto mais alto o produto, maior a aproximação com o volume correto.

Porém, o volume obtido desta forma é conhecido por "volume ambiente". Como as condições climáticas influem na temperatura e densidade do produto, determinou-se que comercialmente o volume deve ser considerado a 20°C. Para isso é feita uma conversão do volume ambiente para o "volume a 20°C", em duas etapas: primeiro determina-se a densidade a 20°C, com base na temperatura e densidade de uma amostra do produto contido no tanque. depois determina-se o fator de correção, com base na temperatura do tanque e na densidade a 20°C calculada.

 

br_Pre-requisitos

 

Ter Filiais cadastradas/personalizadas.

Ter Almoxarifados cadastrados/personalizados.

Ter Ruas e Posições cadastradas/personalizadas.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo, o usuário poderá efetuar o cadastro da Tabela de Arqueação, conforme demonstra a imagem abaixo:

wwcmb_tabarqueacao

 

2.Pressione o botão Insere para efetuar a inclusão de uma nova tabela de arqueação, deverá ser aberta a seguinte tela:

cmb_tabarqueacao

3.O usuário deverá preencher todos os dados da tela conforme explicado no tópico Campos do manual.

 

4.Pressione o botão Confirmar, para salvar as informações.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Já existe o Registro!

Ocorre quando o registro informado já existe no sistema.

 

ERRO: Não existe 'CMB_ Almoxarifado'.

Ocorre quando o Almoxarifado informado não existe.