Atividade

..:: Delsoft X  |  Gestão de Clubes  |  Sócio e Título  |  Cadastros  |  Atividade

brsimples

 

..:: Última Modificação: 18 de dezembro de 2014

..:: Janelas: WWCLB_Atividade, CLB_Atividade

 

br_Objetivo

 

Esta tela serve para cadastrar todas as atividades relacionadas com a gestão de clubes, bem como, contribuição mensal, atividades esporádicas, atividades esportivas, exames médicos, atividades de reserva de objeto, atividade para movimentação de títulos, etc.

 

br_Campos

 

Informações Gerais

 

Atividade

Neste campo será carregado automaticamente o código da atividade que está sendo incluída no cadastro do sistema. O código será gerado logo após a confirmação do cadastro.

 

Descrição

Neste campo o usuário deverá preencher a descrição da atividade que está sendo adicionada ao cadastro do sistema.

 

Informações da Atividade

 

Grupo de atividade

Neste campo o usuário poderá escolher o grupo de atividade que será relacionado ao cadastro da atividade que está sendo inserida no sistema, é necessário selecionar um dos grupos.

 

Tipo

Neste campo o usuário deverá selecionar o tipo da atividade que está sendo cadastrada no sistema, é necessário escolher um dos tipos disponíveis na caixa de seleção:

 01. Turma: Serve para identificar atividades que serão utilizadas no cadastro de Turmas. Ex.: Natação, Hipismo, Musculação.

importante

Ao cadastrar uma atividade com esse Tipo, será habilitada uma nova aba no cadastro da atividade, para que o usuário possa efetuar a inclusão de Faixas Etárias para inscrição nessa atividade.

 02. Reserva: Serve para identificar atividades para efetuar as diversas reservas possíveis do clube. Ex.: Reserva pontual de churrasqueira, reserva recorrente de armário, etc.

 03. Contribuição Mensal: Serve para identificar a atividade que será utilizada para gerar a recorrência da mensalidade do sócio. É possível inserir diversos tipos de contribuição mensal.

 04. Taxa de dependente: Serve para identificar a atividade que será utilizada para gerar a recorrência da taxa por dependente do sócio. Só é permitido o cadastro de uma única atividade com esse tipo no sistema. A taxa de dependente só será gerada caso a Categoria do sócio esteja com o campo "Cobrar taxa por dependente" marcado.

 05. Exame médico: Serve para identificar os exames médicos do clube.

 06. Movimentação de título: Serve para identificar a atividade que será utilizada na movimentação de títulos. Só é permitido o cadastro de uma única atividade com esse tipo no sistema.

 07. Outras atividades: Serve para identificar outras atividades no sistema. Quando a atividade for desse tipo ela só poderá ser utilizada no lançamento de atividades avulsas.

atencao

O campo Tipo só fica habilitado na inclusão da atividade, sendo que após incluído o Tipo, não poderá mais ser alterado.

 

Permite lançamento de valor manual no lançamento avulso

Este campo quando marcado, permitirá ao usuário a realização de lançamento de valor manual no lançamento avulso de atividades para o sócio, se a opção permanecer desmarcada, não será permitido o lançamento de valor manual no lançamento avulso.

 

Recorrência

 

Recorrência

Neste campo o usuário deverá escolher uma recorrência para a atividade que está sendo adicionada ao cadastro do sistema. É necessário selecionar uma recorrência disponível dentro da caixa de seleção:

 01. Sem Recorrência

 02. Mensal

 03. Bimestral

 04. Trimestral

 05. Quadrimestral

 06. Semestral

 07. Anual

Esse campo irá definir o comportamento da periodicidade da geração do financeiro referente a atividade cadastrada.

 

Mês para recorrência anual

Caso a recorrência selecionada for "Anual", deve-se informar o mês em que será gerada a parcela para cobrança.

 

Prazo indeterminado

Quando a atividade não possuir um número de parcelas fixas, deve-se selecionar essa opção. O sistema irá gerar o financeiro dessa atividade sempre que a sua recorrência estiver no período. A geração do financeiro será feita pela tela de "Geração de financeiro de atividades com prazo indeterminado".

 

Atividade cobrada mesmo com sócio em período de suspensão

Esse campo quando selecionado, servirá para cobrar a atividade do sócio, o sistema irá gerar o financeiro da recorrência dessa atividade mesmo que o sócio esteja suspenso do clube.

 

Número de parcelas

Serve para definir quantas parcelas deverá ser gerado o financeiro. As parcelas obedecerão a recorrência escolhida para a atividade.

 

Cálculo da proporcionalidade

 

Calcula valor proporcional a data da inscrição

Através desse campo o usuário poderá definir se a atividade cobra valor proporcional se a matrícula for feita depois da data de vencimento/fechamento da cobrança. O cálculo da proporcionalidade sempre é feito em cima do número de dias do mês contra o dia em que está sendo feita a inscrição.

 

Forma do cálculo proporcional

Neste campo o usuário deverá selecionar qual será a forma de cálculo a ser utilizada para a atividade, é necessário escolher uma das opções disponíveis na caixa de seleção.

 

Soma recorrência em inscrição posterior a data de competência

Este campo quando selecionado, irá somar a recorrência em inscrições posteriores a data de competência registrada nos parâmetros do sistema.

 

Criar um documento financeiro separado para o valor proporcional

Este campo quando selecionado fará com que seja gerado um documento financeiro separado para quando houver um lançamento que possua valor proporcional para o sócio. Sendo assim, nos registros financeiros, existirão dois registros, um que corresponderá ao valor integral da mensalidade e outro relacionado ao valor proporcional da mensalidade do sócio. Se a opção permanecer desmarcada, será efetuado o lançamento de um único registro financeiro onde serão agregados os valores integrais e proporcionais a mensalidade do sócio no financeiro.

 

Controle de transferência da atividade

 

Permite transferência de atividade para outra atividade

Caso esse campo esteja marcado, na tela de inscrição será permitido transferir a inscrição da atividade para uma outra atividade. Por Exemplo: Essa situação permitirá ao usuário, alterar a atividade principal do sócio, Futebol para uma nova atividade, Tênis.

 

Permite transferência de atividade para outro sócio

Caso esse campo esteja marcado, na tela de inscrição será permitido transferir a inscrição da atividade para um outro sócio.

 

Cancelamento/Reinscrição

 

Número de dias entre cancelamento e reinscrição para cobrança de multa

Esse campo é utilizado para gerar o documento financeiro da multa de reinscrição em atividade se nesse campo for informado um valor maior que zero e a reinscrição for feita num intervalo menor do que esse número de dias.

 

Exame Médico

 

Meses de validade do exame médico

Campo habilitado apenas quando o "Tipo" da atividade for "Exame médico". Esse campo é utilizado para calcular a validade do exame na tela de movimentação de "Atestado médico".

 

Exame de liberação temporária em inscrição

Essa opção quando marcada, irá fazer com que o sistema aceite liberação de inscrição do sócio em turma, quando a atividade exige exame médico e o sócio não trouxe o exame.

 

Pacote de Atividades

 

Pacote de atividades

Ao marcar esse campo, a atividade será identificada como um pacote de atividades, esse pacote será utilizado quando o clube possuir pacotes com diversas modalidades para os sócios, dentro desse pacote, poderão existir diversas atividades variadas, de acordo com a disponibilidade do clube.

 

Qtd. de inscrições totais

Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de inscrições totais que serão permitidas para o pacote de atividade.

 

Qtd. de inscrições especiais

Neste campo o usuário poderá definir a quantidade de inscrições especiais que serão permitidas dentro do pacote de atividades.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo o usuário poderá realizar a inclusão de novas Atividades conforme demonstra a imagem abaixo:

wwclb_atividade

 

2.Pressione o botão Insere para efetuar a inclusão de uma nova atividade, deverá ser aberta a seguinte tela:

clb_atividade

3.O usuário deverá preencher os dados da tela conforme explicado no tópico Campos do manual.
 
4.Pressione o botão Confirmar, para salvar as informações.
 
5.Após a confirmação do cadastro, deverão ser habilitadas as seguintes opções: Textos, Financeiro Filial, Valores Gerais, Valores por Categoria, Valores por Faixa Etária, Exames Médicos, Habilitações.