Materiais do item da configuração

..:: DelsoftX | Gestão Comercial | Configuração de Produto | Cadastro | Cadastro de Produto

brsimples

 

..:: Última Modificação: 26 de Setembro de 2013

..:: Janelas: CFP_ConfigItemMat

 

br_Objetivo

 

Esta aba de cadastro, serve para que o usuário possa definir inclusões, alterações e exclusões de materiais de um item configurado. Os materiais mantidos nessa aba sempre serão Filhos do produto mencionado no item da configuração. É possível incluir quantos materiais o usuário achar necessário para o cadastro da configuração do produto no sistema.

 

br_Campos

 

Configuração, Item, Operação, Produto Base, Alterar todas as estruturas do produto, Estrutura do produto base, Descartar estrutura existente, Fórmula para grade, Seq. material.

Os campos acima, serão carregados automaticamente pelo sistema de acordo com o item selecionado para inclusão do material. As informações carregadas neste campo serão as mesmas existentes no cadastro do item da configuração.

 

Condição de escolha

Serve para definir uma condição para que o material seja executado ou não. Esse campo é uma fórmula que retorna verdadeiro ou falso.

 

Ação

Serve para definir o que deve ser feito com o material: Incluir, Alterar ou Eliminar.

 

Fórmula seq. do item na estrutura

Serve para definir qual a sequência que esse material filho deve estar na estrutura do item configurado. Quando a Ação é uma Inclusão, caso a seq. do item informada já existir na estrutura do item configurado então o sistema insere essa sequência e altera as demais sequências para uma sequência posterior para que ela fique na posição correta. Quando a Ação é uma Alteração ou Eliminação, se a sequência do item informada não existir na estrutura do item configurado, então o sistema não efetuará nenhuma alteração/eliminação. Ainda quando a Ação é uma Alteração ou Eliminação, é possível deixar esse campo em branco e só informar a fórmula do produto. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Fórmula produto

Serve para definir qual o código do material filho que deve ser Incluído/Alterado/Eliminado da estrutura do item configurado. Quando a Ação é uma Alteração ou Eliminação e não for informado a fórmula seq. do item na estrutura, então, se o material filho existir no item configurado independente de qual seq. do item ele estiver ele será alterado ou eliminado (conforme a ação escolhida). Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um literal.

 

Fórmula número da estrutura

Serve para definir qual a estrutura do material filho que deverá ser explodida no momento da Inclusão ou Alteração. Quando não informado, a explosão será feita pela fórmula padrão do material. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Fórmula grade

Serve para definir qual a grade do material filho que deverá ser utilizada. Quando não informado, a grade do material não será considerada. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um literal.

 

Fórmula posição

Serve para definir a posição do material filho na estrutura do item configurado. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um literal.

 

Fórmula qtd. peças

Serve para definir a quantidade de peças do material filho na estrutura do item configurado. Esse campo normalmente é utilizado apenas quando o material tem controle de dimensões (qtd x largura x comprimento x espessura). Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Arredondamento

Serve para definir o arredondamento do cálculo da fórmula qtd. peças. Os arredondamentos podem ser Matemático, Para cima ou Para baixo.

 

Fórmula comprimento

Serve para definir o comprimento do material filho na estrutura do item configurado. Esse campo normalmente é utilizado apenas quando o material tem controle de dimensões (qtd x largura x comprimento x espessura). Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Decimais

Serve para definir o número de casas decimais para o comprimento do material.

 

Arredondamento

Serve para definir o arredondamento do cálculo da fórmula do comprimento. Os arredondamentos podem ser Matemático, Para cima ou Para baixo.

 

Fórmula largura

Serve para definir a largura do material filho na estrutura do item configurado. Esse campo normalmente é utilizado apenas quando o material tem controle de dimensões (qtd x largura x comprimento x espessura). Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Decimais

Serve para definir o número de casas decimais para a largura do material.

 

Arredondamento

Serve para definir o arredondamento do cálculo da fórmula da largura. Os arredondamentos podem ser Matemático, Para cima ou Para baixo.

 

Fórmula espessura

Serve para definir a espessura do material filho na estrutura do item configurado. Esse campo normalmente é utilizado apenas quando o material tem controle de dimensões (qtd x largura x comprimento x espessura). Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Decimais

Serve para definir o número de casas decimais para a espessura do material.

 

Arredondamento

Serve para definir o arredondamento do cálculo da fórmula da espessura. Os arredondamentos podem ser Matemático, Para cima ou Para baixo.

 

Fórmula quantidade

Serve para definir a quantidade do material filho a ser baixada na estrutura do item configurado. Esse campo é calculado no momento da configuração caso o material utilize controle de dimensões. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Decimais

Serve para definir o número de casas decimais para a quantidade do material.

 

Arredondamento

Serve para definir o arredondamento do cálculo da fórmula da quantidade. Os arredondamentos podem ser Matemático, Para cima ou Para baixo.

 

Fórmula seq. operação atividade de baixa

Serve para definir qual a sequência de operação que o material irá sofrer a baixa. Esse campo pode conter uma fórmula que retorne um número.

 

Tipo

Serve para definir o tipo de estrutura do material no item configurado. O Tipo pode ser Não altera, Normal, Fantasma ou Não expande. O Tipo Não altera é utilizado apenas numa operação de Alteração onde o usuário deseja alterar outras informações menos o Tipo. Os outros tipos Normal, Fantasma e Não expande, seguem a funcionalidade descrita no módulo de manufatura.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através desta tela, o usuário deverá definir os materiais que serão incluídos no cadastro da configuração do produto.

cfp_configitem_materiais

 

2.Pressione o botão Incluir, para adicionar materiais na configuração do produto. Após pressionar o botão deverá ser aberta a seguinte tela:

cfp_configitemmat

3.O usuário deverá preencher as informações do material do cadastro de produto, conforme explicado no tópico Campos, do manual.

 

4.Após o preenchimento de todos os Campos da tela, deverá pressionar o botão, Confirmar, para salvar a inclusão do material no cadastro da configuração do produto.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição é obrigatório!

Este erro ocorre, quando a descrição do campo não é informada na tela de cadastro.

 

ERRO: O campo Fórmula produto deve ser informado quando é uma inclusão

Este erro ocorre, quando durante a inclusão de um novo material, a fórmula do produto não é informada.

 

ERRO: Ao menos um dos campos Fórmula seq. do item na estrutura ou Fórmula produto deve ser informado quando é uma alteração ou uma exclusão.

Este erro ocorre, quando um dos campos da estrutura do item, não é informado durante uma alteração ou eliminação do material no cadastro.