Item da Configuração

..:: DelsoftX  |  Gestão Comercial  |  Configuração de Produto  |  Cadastro  |  Cadastro de Produto

brsimples

 

..:: Última Modificação: 01 de Novembro de 2013

..:: Janelas: CFP_ConfigItem

 

br_Objetivo

 

Nessa aba concentram-se todos os itens da configuração que, conforme parametrizados, fazem com que as perguntas e respostas sigam vários fluxos diferentes. Na aba de itens também é possível Validar a configuração e Testar/Criar modelo através dos dois últimos ícones acima do grid. Também é possível validar individualmente cada item da configuração clicando no ícone contido dentro do grid.

 

br_Campos

 

Itens da configuração

 

Descrição do item

Serve para definir uma breve descrição do que está sendo configurado nesse item.

 

Operação

É necessário selecionar uma das operações disponíveis dentro do combo com as opções:

 01. Continuar configuração: Serve para dar andamento a um fluxo de configuração sem que seja alterado/criado nenhum produto. Normalmente essa opção é utilizada quando o item em questão é chamado por um Dado (explicado adiante) Opcional ou Alternativo.

 02. Alterar estrutura do produto: Serve para que ao invés de criar um novo produto, seja criada ou reutilizada uma estrutura existente no produto definido logo abaixo desse campo.

 03. Gerar novo código de produto sequencial: Serve para criar um produto através da próxima sequência encontrada para produtos, caso a empresa utilize o parâmetro de criação de produto sequencial. Se o parâmetro estiver desligado, será exigido ao usuário informar um código de produto no fim da configuração.

 04. Gerar novo código de produto informado: Serve para criar um produto através de um código informado que é solicitado ao usuário no fim da configuração.

 

Forma de atualizar produto já existente

Esse campo só está habilitado caso seja selecionada alguma das duas operações de Geração de produto. É necessário selecionar uma das operações disponíveis dentro do combo com as opções:

 01. Erro quando o produto já existir com o mesmo código: Procura se existe no cadastro um produto que tenha somente o mesmo código e se existir mostra um erro e não premite criar o produto.

 02. Erro quando o produto já existir com o mesmo código ou descrição: Procura se existe no cadastro um produto que tenha o mesmo código ou a descrição igual e se existir mostra um erro e não premite criar o produto.

 03. Não criar um novo produto caso encontre outro produto com o mesmo código: Procura se existe no cadastro um produto que tenha somente o mesmo código e se existir somente cria a estrutura para o produto.

 04. Não criar um novo produto caso encontre outro produto com o mesmo código ou descrição: Procura se existe no cadastro um produto que tenha o mesmo código ou a descrição igual e se existir somente cria a estrutura para o produto.

 05. Atualizar os cadastros abaixo do produto quando já existe o mesmo código: Procura se existe no cadastro um produto que tenha somente o mesmo código e se existir cria a estrutura para o produto, atualiza os dados do produto e nas tabelas filhas dele somente inclui novas linhas se o produto base contiver alguma diferente.

 06. Atualizar os cadastros abaixo do produto quando já existe o mesmo código ou descricao: Procura se existe no cadastro um produto que tenha o mesmo código ou a descrição igual e se existir  cria a estrutura para o produto, atualiza os dados do produto e nas tabelas filhas dele somente inclui novas linhas se o produto base contiver alguma diferente.

 07. Eliminar os cadastros abaixo antes de atualizar o produto quando já existe o mesmo código: Procura se existe no cadastro um produto que tenha somente o mesmo código e se existir cria a estrutura para o produto, atualiza os dados do produto, deleta as tabelas filhas e depois inclui as mesmas linhas das tabelas filhas do produto base.

 08. Eliminar os cadastros abaixo antes de atualizar o produto quando já existe o mesmo código ou descriçãoProcura se existe no cadastro um produto que tenha o mesmo código ou a descrição igual e se existir cria a estrutura para o produto, atualiza os dados do produto, deleta as tabelas filhas e depois inclui as mesmas linhas das tabelas filhas do produto base.

 

 

Produto base/Produto a alterar

Quando for selecionada a operação Alterar a estrutura do produto o produto informado nesse campo será utilizado diretamente na configuração. Será criada uma estrutura nova para esse produto caso não encontre uma estrutura existente exatamente igual a estrutura que está sendo configurada. Quando for selecionada uma das duas operações de Geração de produto, o produto informado nesse campo servirá como base para criação do um novo produto.

 

Alterar todas as estruturas do produto

Serve para que sejam alteradas todas as estruturas do produto que está sendo configurado, ignorando o campo Estrutura do produto a alterar. Esse campo só está habilitado caso seja selecionada a operação de Alterar a estrutura do produto.

 

Estrutura do produto base/Estrutura do produto a alterar

Esse campo segue a mesma explicação do campo acima Produto base/Produto a alterar,  referindo-se ao número da estrutura que o usuário deseja alterar ou ter como base. Para a estrutura padrão do produto deixe esse campo zerado. Esse campo só está habilitado caso não seja marcada a opção Alterar todas as estruturas do produto.

 

Descartar estrutura existente

Quando selecionado o programa não irá carregar a estrutura do Produto base/Produto a alterar para a configuração, podendo ser criada uma estrutura totalmente nova para o produto.  Quando não selecionado o Produto base/Produto a alterar é carregado juntamente com a sua estrutura e seus processos.

 

Fórmula para grade

Serve para definir uma fórmula que gerará a grade do produto.  Esse campo só está habilitado quando o produto utiliza controle de grade.

 

Fórmula para criação do código do produto

Quando a operação Gerar novo código de produto informado estiver selecionada,  nesse campo é possível definir uma fórmula para criar o novo código do produto, que será exibido no fim da configuração, podendo ser alterado pelo usuário.

 

Permite alteração do código na criação

Quando selecionado este campo será possivel o usuário que está utilizando o configurador alterar manualmente o código do produto a ser gerado, caso contrário ele não pode alterar o código.

 

Fórmula para criação da descrição do produto

Quando uma das operações de Geração de produto estiver selecionada, nesse campo é possível definir uma fórmula para criar a descrição do novo produto, que será exibida no fim da configuração, podendo ser alterada pelo usuário.

 

Permite alteração da descrição na criação

Quando selecionado este campo será possivel o usuário que está utilizando o configurador alterar manualmente a descrição do produto a ser gerado, caso contrário ele não pode alterar a descrição.

 

Fórmula para criação da descrição da estrutura

Nesse campo é possível definir uma fórmula para criar a descrição da estrutura que será gerada para o produto. Caso não seja informada será a mesma da estrutura do produto base.

 

Próximo item da configuração

Serve para definir qual o próximo item da configuração que o programa precisa ler para carregar os dados.  Normalmente esse campo é utilizado para que no mesmo instante sejam configurados mais de um produto.

 

atencao

 Ao final da inclusão de um item da configuração são exibidas as abas Dados, Materiais e Atividades,  a aba Características é exibida apenas quando uma das operações de Geração de produto é selecionada.

 

Dados do item da configuração

 

 Na aba Dados é que se definem as perguntas a serem apresentadas ao usuário para realização da configuração. Acima do grid dos dados, nos botões marcados na imagem abaixo, podemos incluir os diferentes tipos de Dados que são eles (em ordem de apresentação dos botões): Alternativo, Opcional, Editável, Lista de valores, Lista de produtos, Lista de produtos por grupo/subgrupo/família/subfamília e Grade.

 

br_Botoes

 

Btn_DSF_Ico_Copiar Copiar Item

Este botão serve para o usuário criar uma cópia do item da configuração, ao pressionar o botão sobre um item já cadastrado para a configuração, o sistema criará um novo item igual ao item selecionado para cópia, todos os dados do cadastro do item, incluindo a fórmula será copiado, a fórmula copiada, será relacionada automaticamente ao novo item da configuração, não necessitando de intervenção por parte do usuário.

 

btn_dadoalternativoInserir dado de alternativo

Serve para criar um Dado que tem mais de uma opção de resposta. Exemplificando, um alternativo em um carro seria Vidro manual ou Vidro elétrico, ou seja, uma das duas opções terá que ser obrigatoriamente escolhida.

 

btn_dadoopcionalInserir dado de opcional

Serve para criar um Dado que não é obrigatório mas que pode estar contido na configuração esse Dado é exibido na forma de um checkbox. Exemplificando, um opcional em um carro seria Teto solar, onde a resposta para isso seria Com (marcado) ou Sem (desmarcado).

 

btn_dadocampoeditavelInserir dado de campo editável

Serve para criar um Dado que será solicitado ao usuário na forma de um campo editável. Esse campo pode ser Caracter, Numérico, Numérico com sinal ou Data.

 

btn_dadolistadevaloresInserir dado de lista de valores

Serve para criar um Dado que será apresentado ao usuário com forma de combo, onde o usuário terá que selecionar uma das opções.  Esse tipo de Dado é parecido com o Dado Alternativo só que não direciona para um outro item da configuração,  ele serve apenas para utilizar o valor escolhido pelo usuário em alguma fórmula.

 

btn_dadolistadeprodutospelogruposubgrupofamiliasubfamiliaInserir dado de lista de produtos

Serve para criar um Dado que será apresentado ao usuário para que ele escolha um produto dessa lista.  Esse produto poderá ser utilizado para outros fins durante a configuração dependendo do fluxo em que a configuração estará caminhando.

 

btn_dadolistadeprodutosInserir dado de lista de produtos pelo grupo/subgrupo/familia/subfamilia

Segue a mesma explicação do Dado do tipo Lista de produtos só que ao invés de informar nessa lista produto por produto,  são informados os grupos/subgrupos/famílias/subfamílias. O programa irá montar uma lista de produtos com base nessas informações e será apresentado ao usuário apenas os produtos correspondentes as informações.

 

btn_dadodegradedoprodutoInserir dado de grade de produto

Serve para criar um Dado que será apresentado ao usuário em forma de combo de seleção de grade de produto. Se o tipo da Grade permitir inclusão,  ao lado do combo também será apresentado um campo com título de Nova grade que permitirá ao usuário criar uma nova grade no momento da configuração e utilizá-la.

 

br_passo_a_passo

 

1.Através da tela abaixo, será possível realizar a inclusão de itens para a configuração do produto.

wwcfp_configitem
 

2.Pressione o botão Incluir, para adicionar novos itens para a configuração do produto. Após pressionar o botão deverá ser aberta a seguinte tela:

cfp_configitem
 

3.Após a confirmação da inclusão do item da configuração, serão habilitadas as abas, Dados, Materiais, Atividades e Característica, esta última aba será habilitada somente se a operação selecionada for para gerar novo código de produto.

cfp_configitem_botoes

4.Através desta aba, o usuário deverá definir quais os dados serão incluídos no cadastro da configuração do produto, devendo escolher uma das opções através dos botões disponíveis na tela de cadastro.

 

br_Possiveis_Erros_Alertas

 

ERRO: Descrição é obrigatório!

Ocorre quando o código do campo não é informado na tela de cadastro.